Sympathy for Mr. Excess: a construção do excesso no universo fílmico de Park Chan-Wook

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Humberto Lima Saldanha Magalhães
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25242
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo investigar a obra do cineasta sul-coreano Park Chanwook, partindo da hipótese de que seu universo fílmico é fortemente marcado por uma retórica excessiva, que se manifesta através do modo como a narrativa se estrutura e mediante a manipulação dos materiais da linguagem e da técnica cinematográfica. Acreditamos que Park articula seu trabalho artístico sobre uma retórica de representação exacerbada da violência, construção hiperbólica dos protagonistas, além de colocar em primeiro plano os dramas, dores e sentimentos dos personagens. Sendo assim, esta pesquisa se estrutura sobre duas abordagens principais a respeito do excesso cinemático. A primeira delas leva em consideração os materiais plásticos e sonoros postos em cena de modo exagerado; enquanto a segunda perspectiva caracteriza o excesso a partir da construção de cenas e sequencias, cujos elementos estilísticos trabalham para produzir um engajamento emocional no espectador. A fim de limitarmos o corpus analítico, optamos por nos concentrar no exame dos filmes concernentes à Trilogia da vingança, a saber, Mr. Vingança (Boksuneun Naui Geot, 2002), Oldboy (idem, 2003) e Lady Vingança (Chinjeolhan Geumja-si, 2005), pois, dentro da filmografia do diretor, são as obras que melhor contemplam as singularidades de Park, uma vez que suas particularidades estão impressas na construção plástica, narrativa, temática, sonora, etc. Tendo essas questões em mente, nossos problemas de investigação são: 1) averiguar como o excesso é construído na trilogia e; 2) identificar quais são os efeitos programados para causar efeitos sentimentais no âmbito da apreciação. Além disso, tais questões serão contempladas levando em consideração o contexto de produção (campo) em que Park Chan-wook se insere, comparando sua obra com outras produções sul-coreanas, na tentativa de mostrar as distinções e semelhanças entre os trabalhos. Nossa pesquisa foi guiada por dois pressupostos teóricos vinculados à poética: o Neoformalismo, método de autoria dos pesquisadores David Bordwell e Kristim Thompson; e a poética do cinema, metodologia desenvolvida pelo pesquisador Wilson Gomes. Ambos os métodos consideram o filme um material expressivo, formado por programas e estratégias de conformação. Por fim, para auxiliar na observação das emoções fílmicas, chamamos em causa as pesquisas desenvolvidas pelos cognitivistas, especialmente as premissas de autoria de Noël Carroll. Atrelado a isso, pretende-se também lançar luz a um fenômeno presente na cinematografia mundial: a consolidação de uma indústria cinematográfica sul-coreana. Acreditamos que a ênfase em um diretor do país acrescentará questões relevantes para discussões sobre o assunto.
id UFBA-2_3760ef88411f4a18dc6ca74061af7ac8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/25242
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Silva, Humberto Lima Saldanha MagalhãesMaia, Guilherme Maia deBamba, MahomedSantos, Elisa Mendes Oliveira2018-01-30T14:39:02Z2018-01-30T14:39:02Z2018-01-302013-02-28Dissertaçãohttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25242O presente trabalho tem por objetivo investigar a obra do cineasta sul-coreano Park Chanwook, partindo da hipótese de que seu universo fílmico é fortemente marcado por uma retórica excessiva, que se manifesta através do modo como a narrativa se estrutura e mediante a manipulação dos materiais da linguagem e da técnica cinematográfica. Acreditamos que Park articula seu trabalho artístico sobre uma retórica de representação exacerbada da violência, construção hiperbólica dos protagonistas, além de colocar em primeiro plano os dramas, dores e sentimentos dos personagens. Sendo assim, esta pesquisa se estrutura sobre duas abordagens principais a respeito do excesso cinemático. A primeira delas leva em consideração os materiais plásticos e sonoros postos em cena de modo exagerado; enquanto a segunda perspectiva caracteriza o excesso a partir da construção de cenas e sequencias, cujos elementos estilísticos trabalham para produzir um engajamento emocional no espectador. A fim de limitarmos o corpus analítico, optamos por nos concentrar no exame dos filmes concernentes à Trilogia da vingança, a saber, Mr. Vingança (Boksuneun Naui Geot, 2002), Oldboy (idem, 2003) e Lady Vingança (Chinjeolhan Geumja-si, 2005), pois, dentro da filmografia do diretor, são as obras que melhor contemplam as singularidades de Park, uma vez que suas particularidades estão impressas na construção plástica, narrativa, temática, sonora, etc. Tendo essas questões em mente, nossos problemas de investigação são: 1) averiguar como o excesso é construído na trilogia e; 2) identificar quais são os efeitos programados para causar efeitos sentimentais no âmbito da apreciação. Além disso, tais questões serão contempladas levando em consideração o contexto de produção (campo) em que Park Chan-wook se insere, comparando sua obra com outras produções sul-coreanas, na tentativa de mostrar as distinções e semelhanças entre os trabalhos. Nossa pesquisa foi guiada por dois pressupostos teóricos vinculados à poética: o Neoformalismo, método de autoria dos pesquisadores David Bordwell e Kristim Thompson; e a poética do cinema, metodologia desenvolvida pelo pesquisador Wilson Gomes. Ambos os métodos consideram o filme um material expressivo, formado por programas e estratégias de conformação. Por fim, para auxiliar na observação das emoções fílmicas, chamamos em causa as pesquisas desenvolvidas pelos cognitivistas, especialmente as premissas de autoria de Noël Carroll. Atrelado a isso, pretende-se também lançar luz a um fenômeno presente na cinematografia mundial: a consolidação de uma indústria cinematográfica sul-coreana. Acreditamos que a ênfase em um diretor do país acrescentará questões relevantes para discussões sobre o assunto.The pres ent study aims to investigate the work of South Korean filmmaker Park Chan - wook, assuming that its film ic universe is strongly marked by excessive rhetoric, which is manifested through the way the narrative structure s itself and the manipulation material o f language and cinematic technique. We believe that Pa rk articulates his artwork on rhetoric of representation exacerbated violence, hyperbolic construction of the protagonists, beyond put in the foreground the tragedies, pains and feelings of the characte rs. Thus, this research is structured on two main approaches regarding the cinematic excess. The first one takes into accou nt the plastic and sound effects put in place in a much exaggerated way , while the second perspective is based on the construction of scenes and sequences, whose stylistic elements work to produce an emotional engagement in the viewer. In order to limit the analytical corpus , we chose to focus on the examination of films concerning the Revenge Trilogy : Sympathy For Mr. Vengeance ( Boksun eun Naui Geot , 2002), Oldboy ( idem , 2003) and Sympathy For Lady Vengeance ( Chinjeolhan Geumja - si , 2005) , because, in the director's filmography, those works contemplate better the singularities of Park ’s work since these peculiarities are printed on its pl astic construction, narrative, thematic , sound, etc.. With these aspects in mind, our research problems are: 1) find out how the excess is built in the trilogy and, 2) identify what the effects are progr ammed to cause emotional reactions in the spectator . Moreover, such issues will be addressed taking into account the context of production ( field ) in which Par k Chan - wook is located , comparing his work with other South Korean productions in an attempt to show the differen ces and similarities between those wo rks. Our research was guided by two theoretical assumptions related to poetry : the Neoformalism , method authored by researchers David Bordwell and Thompson Kristim, and the Poética do Cinema , methodology developed by researcher Wilson Gomes. Both methods c onsider the film an expressive material, consisting of programs and strategies conformation. Eventually , to assist in the observation of fil mic emotions, this work call into attention the research developed by cognitivists, especially the assumptions writt en by Noël Carroll. Linked to this, the aim is also to shed light on a phenomenon present on cinematographic world: the consolidation of a South Korean film industry. We believe that the emphasis on a country director add relevant questions to discussions about this subject.Submitted by Pós-Com Pós-Com (pos-com@ufba.br) on 2015-01-15T13:47:50Z No. of bitstreams: 1 Humberto_Saldanha.pdf: 1633909 bytes, checksum: adf534744bcdcad8dffeaf8605f8475e (MD5)Approved for entry into archive by Vania Magalhaes (magal@ufba.br) on 2018-01-30T14:39:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Humberto_Saldanha.pdf: 1633909 bytes, checksum: adf534744bcdcad8dffeaf8605f8475e (MD5)Made available in DSpace on 2018-01-30T14:39:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Humberto_Saldanha.pdf: 1633909 bytes, checksum: adf534744bcdcad8dffeaf8605f8475e (MD5)CNPQComunicação e cultura contemporâneasAnálise fílmicaEmoçãoPark Chan-wookCinemaPoéticaNeoformalismoSympathy for Mr. Excess: a construção do excesso no universo fílmico de Park Chan-Wookinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFaculdade de ComunicaçãoMestrado em Comunicação e Cultura ContemporâneasUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBATEXTHumberto_Saldanha.pdf.txtHumberto_Saldanha.pdf.txtExtracted texttext/plain389444https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25242/3/Humberto_Saldanha.pdf.txt0ddae91b129a3952b85cc124fc0445dbMD53ORIGINALHumberto_Saldanha.pdfHumberto_Saldanha.pdfapplication/pdf1633909https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25242/1/Humberto_Saldanha.pdfadf534744bcdcad8dffeaf8605f8475eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25242/2/license.txt0d4b811ef71182510d2015daa7c8a900MD52ri/252422021-12-30 09:50:46.018oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322021-12-30T12:50:46Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sympathy for Mr. Excess: a construção do excesso no universo fílmico de Park Chan-Wook
title Sympathy for Mr. Excess: a construção do excesso no universo fílmico de Park Chan-Wook
spellingShingle Sympathy for Mr. Excess: a construção do excesso no universo fílmico de Park Chan-Wook
Silva, Humberto Lima Saldanha Magalhães
Comunicação e cultura contemporâneas
Análise fílmica
Emoção
Park Chan-wook
Cinema
Poética
Neoformalismo
title_short Sympathy for Mr. Excess: a construção do excesso no universo fílmico de Park Chan-Wook
title_full Sympathy for Mr. Excess: a construção do excesso no universo fílmico de Park Chan-Wook
title_fullStr Sympathy for Mr. Excess: a construção do excesso no universo fílmico de Park Chan-Wook
title_full_unstemmed Sympathy for Mr. Excess: a construção do excesso no universo fílmico de Park Chan-Wook
title_sort Sympathy for Mr. Excess: a construção do excesso no universo fílmico de Park Chan-Wook
author Silva, Humberto Lima Saldanha Magalhães
author_facet Silva, Humberto Lima Saldanha Magalhães
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Humberto Lima Saldanha Magalhães
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maia, Guilherme Maia de
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Bamba, Mahomed
Santos, Elisa Mendes Oliveira
contributor_str_mv Maia, Guilherme Maia de
Bamba, Mahomed
Santos, Elisa Mendes Oliveira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Comunicação e cultura contemporâneas
topic Comunicação e cultura contemporâneas
Análise fílmica
Emoção
Park Chan-wook
Cinema
Poética
Neoformalismo
dc.subject.por.fl_str_mv Análise fílmica
Emoção
Park Chan-wook
Cinema
Poética
Neoformalismo
description O presente trabalho tem por objetivo investigar a obra do cineasta sul-coreano Park Chanwook, partindo da hipótese de que seu universo fílmico é fortemente marcado por uma retórica excessiva, que se manifesta através do modo como a narrativa se estrutura e mediante a manipulação dos materiais da linguagem e da técnica cinematográfica. Acreditamos que Park articula seu trabalho artístico sobre uma retórica de representação exacerbada da violência, construção hiperbólica dos protagonistas, além de colocar em primeiro plano os dramas, dores e sentimentos dos personagens. Sendo assim, esta pesquisa se estrutura sobre duas abordagens principais a respeito do excesso cinemático. A primeira delas leva em consideração os materiais plásticos e sonoros postos em cena de modo exagerado; enquanto a segunda perspectiva caracteriza o excesso a partir da construção de cenas e sequencias, cujos elementos estilísticos trabalham para produzir um engajamento emocional no espectador. A fim de limitarmos o corpus analítico, optamos por nos concentrar no exame dos filmes concernentes à Trilogia da vingança, a saber, Mr. Vingança (Boksuneun Naui Geot, 2002), Oldboy (idem, 2003) e Lady Vingança (Chinjeolhan Geumja-si, 2005), pois, dentro da filmografia do diretor, são as obras que melhor contemplam as singularidades de Park, uma vez que suas particularidades estão impressas na construção plástica, narrativa, temática, sonora, etc. Tendo essas questões em mente, nossos problemas de investigação são: 1) averiguar como o excesso é construído na trilogia e; 2) identificar quais são os efeitos programados para causar efeitos sentimentais no âmbito da apreciação. Além disso, tais questões serão contempladas levando em consideração o contexto de produção (campo) em que Park Chan-wook se insere, comparando sua obra com outras produções sul-coreanas, na tentativa de mostrar as distinções e semelhanças entre os trabalhos. Nossa pesquisa foi guiada por dois pressupostos teóricos vinculados à poética: o Neoformalismo, método de autoria dos pesquisadores David Bordwell e Kristim Thompson; e a poética do cinema, metodologia desenvolvida pelo pesquisador Wilson Gomes. Ambos os métodos consideram o filme um material expressivo, formado por programas e estratégias de conformação. Por fim, para auxiliar na observação das emoções fílmicas, chamamos em causa as pesquisas desenvolvidas pelos cognitivistas, especialmente as premissas de autoria de Noël Carroll. Atrelado a isso, pretende-se também lançar luz a um fenômeno presente na cinematografia mundial: a consolidação de uma indústria cinematográfica sul-coreana. Acreditamos que a ênfase em um diretor do país acrescentará questões relevantes para discussões sobre o assunto.
publishDate 2013
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2013-02-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-01-30T14:39:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-01-30T14:39:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-01-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25242
dc.identifier.other.none.fl_str_mv Dissertação
identifier_str_mv Dissertação
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Comunicação
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25242/3/Humberto_Saldanha.pdf.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25242/1/Humberto_Saldanha.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25242/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0ddae91b129a3952b85cc124fc0445db
adf534744bcdcad8dffeaf8605f8475e
0d4b811ef71182510d2015daa7c8a900
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502552937725952