A história da biblioteca Infantil Monteiro Lobato: entrelaçamento de personagens e Instituição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Joseania Miranda
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33163
Resumo: Esta tese refere-se a uma pesquisa histórico-documental no campo da História da Educação, apresentando a História da Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (BIML) como resultante do entrelaçamento de personagens e instituição. Nas diversas fases da sua elaboração, partiu-se do conceito de documento, como sendo o conjunto de referências à vida cotidiana da instituição e de seus personagens com o objetivo de compreender o seu projeto educacional. A BIML foi criada por iniciativa pioneira da professora Denise Fernandes Tavares, que, com o seu vanguardismo, defendia os direitos da infância numa época em que não se falava de crianças e adolescentes como sujeitos de direitos. No novo espaço - biblioteca infantil - diferenciado da escola, privilegiava-se a participação cidadã. Neste sentido, o lazer e o entretenimento estavam associados a atividades culturais e formativas. Para elaboração dessa pesquisa fez-se necessário entrelaçar histórias individuais a da instituição, no caso a Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, tendo como principal ferramenta a memória, tanto a registrada nos documentos de arquivo quanto a das pessoas envolvidas. Os depoimentos foram coletados através de entrevistas convencionais e nas Sessões Especiais de Hora do Conto, técnica organizada de maneira interativa e coletiva, na qual os personagens lobatianos, vivenciados por entrevistadoras, realizaram esta tarefa. Com base na memória que os adultos entrevistados tinham sobre sua vivência na instituição, pôde-se compreender as concepções de infância defendidas pela sua criadora. Esta pesquisa foi organizada a partir do diálogo entre a produção teórica e empírica; desenvolvida a partir do olhar de uma educadora, buscando desvendar os elementos essenciais que caracterizam a BIML como uma instituição educacional.
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A BIML foi criada por iniciativa pioneira da professora Denise Fernandes Tavares, que, com o seu vanguardismo, defendia os direitos da infância numa época em que não se falava de crianças e adolescentes como sujeitos de direitos. No novo espaço - biblioteca infantil - diferenciado da escola, privilegiava-se a participação cidadã. Neste sentido, o lazer e o entretenimento estavam associados a atividades culturais e formativas. Para elaboração dessa pesquisa fez-se necessário entrelaçar histórias individuais a da instituição, no caso a Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, tendo como principal ferramenta a memória, tanto a registrada nos documentos de arquivo quanto a das pessoas envolvidas. Os depoimentos foram coletados através de entrevistas convencionais e nas Sessões Especiais de Hora do Conto, técnica organizada de maneira interativa e coletiva, na qual os personagens lobatianos, vivenciados por entrevistadoras, realizaram esta tarefa. Com base na memória que os adultos entrevistados tinham sobre sua vivência na instituição, pôde-se compreender as concepções de infância defendidas pela sua criadora. Esta pesquisa foi organizada a partir do diálogo entre a produção teórica e empírica; desenvolvida a partir do olhar de uma educadora, buscando desvendar os elementos essenciais que caracterizam a BIML como uma instituição educacional.ABSTRACT This thesis refers to a documentary and historical research in the Education History’s Knowledge, showing the history of the Monteiro Lobato kids library (Biblioteca Infantil Monteiro Lobato - BIML) like a consequence of the interlacing of personages and institution. In many periods of its elaboration, we start from the concept of document like being an aggregation of references about daily life of the institution and its personages, with the objective to understand its educational project. The BIML was created by the pioneer initiative of Denise Fernandes Tavares a teacher that, with her vanguard, defended childhood’s rights. Wen children and adolescents weren’t considered like subject of rights. In the new space - Children's library - different from the school, citizen participation was privileged. In this meaning, leisure and entertainment were associated to cultural and formative activities. To elaborate this research it was necessary the interlacing of individual histories with the institution’s history, in this case the BIML, having the memory such a principal tool, the memory registered in the archives’ documents and the engaged people’s memory too. The depositions were collected by conventional interviews and in the Fable Hour Especial Meeting, a technique organised in a collective and interactive way, where the Lobato’s personeges, lived by the interviewers, executed this task. Established on the memory that adults had about their experiences in the institution, we could understand the conceptions of childhood defended by its creator. This research was organised from the dialogue between the theoretical and empiric production; developed from the look of a teacher, seeking to disclose the essential elements that distinguished the BIML like an educational institution.Submitted by Joseania Freitas (joseania@ufba.br) on 2021-03-30T18:56:10Z No. of bitstreams: 1 2001 Joseania Miranda Freitas TESE.pdf: 9780890 bytes, checksum: 1a85180a9bf24df73d106f9be7454171 (MD5)Approved for entry into archive by Ana Miria Moreira (anamiriamoreira@hotmail.com) on 2021-03-30T20:18:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2001 Joseania Miranda Freitas TESE.pdf: 9780890 bytes, checksum: 1a85180a9bf24df73d106f9be7454171 (MD5)Made available in DSpace on 2021-03-30T20:18:54Z (GMT). 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