O TRÁGICO ENTRE NÓS: UMA CARTOGRAFIA DOS ELEMENTOS E EFEITOS DE TRAGICIDADE EM ADEUS, VELHO E UM TÁXI PARA VIENA D’ÁUSTRIA DE ANTÔNIO TORRES
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28705 |
Resumo: | Este trabalho consiste na análise dos romances Adeus, Velho (1981) e Um táxi para Viena d’Áustria (1991) do escritor Antônio Torres com o objetivo de estabelecer um mapeamento, nas duas obras, dos deslocamentos e recriações de seus elementos literários naquilo que entendemos como efeitos de tragicidade. Os efeitos de tragicidade são leituras possíveis dos acontecimentos, momentos e eventos da narrativa que se aproximem de características do trágico. Esse conceito, embora não seja novo na teoria, está sistematizado aqui através de uma delimitação bibliográfica que permita uma compreensão da questão do trágico fora da tragédia grega, mas sem a ela renunciar. Compreende-se o trágico não só no seu valor historicamente e teoricamente clássico, mas sobretudo no seu lugar pertencente ao contínuo que é a literatura. A autobiografia e os elementos autobiográficos se inserem nesse processo como realçadores de uma visão de predestinação e fatalidade que é demonstrada pelo autor e que se infiltra para a sua obra e seus personagens. Predestinação e fatalidade são, inclusive, caracteres tidos pela teoria como notoriamente trágicos, o que evidencia e viabiliza, portanto, um primeiro deslocamento no sentido de uma recriação do trágico enquanto efeito na vida. Esse intrincado jogo de caminhos, ressignificações e movimentos se situa diversamente entre o romance e o trágico, entre o antigo e o contemporâneo, entre o autor e sua obra mas, sobretudo, entre o narrador e o narratário. Dentro das delimitações propostas, esse trânsito será discutido aqui através das bibliografias literária e teórica e de materiais de suporte, tais como entrevistas, artigos, depoimentos e discursos, por exemplo. Esses materiais auxiliam a compreender também o caráter de Escritor múltiplo do autor, ou seja, como a sua literatura interage com os aspectos de sua vida, carreira e trajetória acadêmica. A literatura aparece em grande parte do trabalho como aliada da teoria, a fim de que as questões e afirmações feitas não se situem somente na abstração teórica, mas também na reflexão e contemplação do texto literário, nosso primeiro e definitivo objeto de estudo e prazer. |
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Silva, Bruno Carvalho de AquinoHerrera, Antonia TorreãoSerra, Ordep José TrindadeTelles, Lígia Guimarães2019-02-21T20:12:29Z2019-02-21T20:12:29Z2019-02-212018http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28705Este trabalho consiste na análise dos romances Adeus, Velho (1981) e Um táxi para Viena d’Áustria (1991) do escritor Antônio Torres com o objetivo de estabelecer um mapeamento, nas duas obras, dos deslocamentos e recriações de seus elementos literários naquilo que entendemos como efeitos de tragicidade. Os efeitos de tragicidade são leituras possíveis dos acontecimentos, momentos e eventos da narrativa que se aproximem de características do trágico. Esse conceito, embora não seja novo na teoria, está sistematizado aqui através de uma delimitação bibliográfica que permita uma compreensão da questão do trágico fora da tragédia grega, mas sem a ela renunciar. Compreende-se o trágico não só no seu valor historicamente e teoricamente clássico, mas sobretudo no seu lugar pertencente ao contínuo que é a literatura. A autobiografia e os elementos autobiográficos se inserem nesse processo como realçadores de uma visão de predestinação e fatalidade que é demonstrada pelo autor e que se infiltra para a sua obra e seus personagens. Predestinação e fatalidade são, inclusive, caracteres tidos pela teoria como notoriamente trágicos, o que evidencia e viabiliza, portanto, um primeiro deslocamento no sentido de uma recriação do trágico enquanto efeito na vida. Esse intrincado jogo de caminhos, ressignificações e movimentos se situa diversamente entre o romance e o trágico, entre o antigo e o contemporâneo, entre o autor e sua obra mas, sobretudo, entre o narrador e o narratário. Dentro das delimitações propostas, esse trânsito será discutido aqui através das bibliografias literária e teórica e de materiais de suporte, tais como entrevistas, artigos, depoimentos e discursos, por exemplo. Esses materiais auxiliam a compreender também o caráter de Escritor múltiplo do autor, ou seja, como a sua literatura interage com os aspectos de sua vida, carreira e trajetória acadêmica. A literatura aparece em grande parte do trabalho como aliada da teoria, a fim de que as questões e afirmações feitas não se situem somente na abstração teórica, mas também na reflexão e contemplação do texto literário, nosso primeiro e definitivo objeto de estudo e prazer.This work consists of the analysis of the novels Adeus, Velho (1981) and Um táxi para Viena d’Áustria (1991) both from the writer Antônio Torres aiming to establish a mapping, in both works, of the displacements and reconstructions of its literary elements in which we understand as tragicness effects. The tragicness effects are possible understandings of occurrences, moments, and events in the narrative that resemble the characteristics of the tragic. This concept, although it is not new in theory, is systematized here through a bibliographic delimitation that allows an understanding of the tragic issue outside the Greek tragedy, but without renouncing it. The tragic is understood not only in its historically and theoretically classical values, but also especially in its place belonging to the continuum that is the literature. The autobiography and the autobiographical elements are inserted in this process as enhancers of a vision of predestination and fatality that is demonstrated by the author and that infiltrates to its work and its characters. Predestination and fatality are themselves traits considered by the theory as notoriously tragic, which evidences and enables, therefore, a first displacement in the sense of a re-creation of the tragic as an effect in life. This intricate game of paths, resignifications and movements are situated between the novel and the tragic, between the old and the contemporary, between the author and his work, but especially between the narrator and the narratary. Within the proposed delimitations, this movement will be discussed here through the literary and theoretical bibliographies and supporting materials, such as interviews, articles, testimonies and speeches, for example. These materials also help to understand the Multiple Writer nuance, that is, how his literature interacts with the aspects of his life, career, and academic trajectory. Literature appears in much of this work as an ally of theory, in order to place the questions and affirmations being pointed here not only in a theoretical abstraction but also in the reflection and contemplation of the literary text, our first and definite object of study and pleasure.Submitted by Roberth Novaes (roberth.novaes@live.com) on 2019-02-21T14:13:13Z No. of bitstreams: 1 Dissertação de Mestrado em versão definitiva - Bruno Carvalho de Aquino Silva - 216121358.pdf: 910402 bytes, checksum: b8904056397ad1501818da3f5ecd2d4f (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-02-21T20:12:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação de Mestrado em versão definitiva - Bruno Carvalho de Aquino Silva - 216121358.pdf: 910402 bytes, checksum: b8904056397ad1501818da3f5ecd2d4f (MD5)Made available in DSpace on 2019-02-21T20:12:29Z (GMT). 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