O ensino superior em contabilidade no Brasil: uma análise comparativa entre o ensino de graduação à distância e o ensino presencial a partir dos dados do Enade 2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattos, José Eduardo Guimarães Siqueira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32466
Resumo: A educação a distância no Brasil vem crescendo, nas duas últimas décadas, sobretudo pela sua inserção no Plano Nacional de Educação. O presente estudo tem como objetivo verificar, com base nos resultados da edição de 2018 do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), se o curso de Ciências Contábeis, na modalidade à distância, apresenta um melhor desempenho discente do que o ensino presencial. Buscou-se também relacionar os resultados encontrados à dimensão da “autonomia do aluno” proposta pela Teoria da Distância Transacional (TDT), associada a pessoa adulta, além de confrontar os resultados no exame entre as duas modalidades de ensino. Para tanto, foram obtidos os microdados do Enade através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), sendo analisados os resultados das variáveis de interesse para esta pesquisa, de acordo com as modalidades de ensino. Visando uma análise mais robusta, foi calculada a diferença padronizada, utilizando-se “d” de Cohen, assim como uma modelagem estatística para verificar o poder de explicação do fenômeno relacionado às variáveis da pesquisa. O tamanho do efeito associado à Nota Bruta da Prova das duas modalidades de ensino foi de d = 0,27, o que significou um efeito pequeno, não havendo portanto diferença estatisticamente significativa nas médias das notas entre duas modalidades de ensino. Contudo, matematicamente, o ensino presencial obteve uma média ligeiramente superior a modalidade a distância. Ademais, a pesquisa mostra que o discente de maior faixa etária (mais velho, mais adulto), no ensino na modalidade a distância, obteve em média, melhores resultados do que aqueles mais novos, o que encontra suporte na dimensão da “autonomia do aluno”, proposta na TDT.
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spelling Mattos, José Eduardo Guimarães SiqueiraSilva, Maria Valesca Damásio de CarvalhoMendes, Carlos Maurício CardealSilva, Marcelo SantanaRocha, Joseilton Silveira daMendes, Carlos Maurício CardealSilva, Maria Valesca Damásio de Carvalho2020-12-04T20:04:02Z2020-12-04T20:04:02Z2020-12-042020-10-05http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32466A educação a distância no Brasil vem crescendo, nas duas últimas décadas, sobretudo pela sua inserção no Plano Nacional de Educação. O presente estudo tem como objetivo verificar, com base nos resultados da edição de 2018 do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), se o curso de Ciências Contábeis, na modalidade à distância, apresenta um melhor desempenho discente do que o ensino presencial. Buscou-se também relacionar os resultados encontrados à dimensão da “autonomia do aluno” proposta pela Teoria da Distância Transacional (TDT), associada a pessoa adulta, além de confrontar os resultados no exame entre as duas modalidades de ensino. Para tanto, foram obtidos os microdados do Enade através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), sendo analisados os resultados das variáveis de interesse para esta pesquisa, de acordo com as modalidades de ensino. Visando uma análise mais robusta, foi calculada a diferença padronizada, utilizando-se “d” de Cohen, assim como uma modelagem estatística para verificar o poder de explicação do fenômeno relacionado às variáveis da pesquisa. O tamanho do efeito associado à Nota Bruta da Prova das duas modalidades de ensino foi de d = 0,27, o que significou um efeito pequeno, não havendo portanto diferença estatisticamente significativa nas médias das notas entre duas modalidades de ensino. Contudo, matematicamente, o ensino presencial obteve uma média ligeiramente superior a modalidade a distância. Ademais, a pesquisa mostra que o discente de maior faixa etária (mais velho, mais adulto), no ensino na modalidade a distância, obteve em média, melhores resultados do que aqueles mais novos, o que encontra suporte na dimensão da “autonomia do aluno”, proposta na TDT.Distance education in Brazil has been increasing in the last two decades, mainly with the inclusion of this modality in the National Education Plan. This study aims to verify,based on the results of the 2018 edition of the National Student performance Exam (Enade), whether the Accounting Science Distance education course has a better performance than presential. We also sought to relate the results found to the dimension of autonomy proposed in the Theory of Transactional Distance, associated with adults, in addition to comparing the exam results between the two modalities of education. For this purpose, Enade microdata was obtained through the Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), making possible the results of the variables of interest for this research, according to the teaching modalities. For a more robust analysis, the standardized difference was calculated, using Cohen's d, as well as statistical modeling to verify the power of explanation of the phenomenon related to the research variables. The effect size associated with the Gross Test Score of the two modalities was d = 0.27, which meant a small effect, therefore there was no statistically significant difference in the average scores between two modalities. However, mathematically, presential education obtained an average slightly higher than distance education. Furthermore, the research shows that the older age group (older, more adult), in distance education, obtained, on average, better results the younger, which is supported by the dimension of “student autonomy ”, proposed in DTT.Submitted by José Eduardo Mattos (jose.mattos@ufba.br) on 2020-12-04T16:23:21Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - José Eduardo G. S. Mattos (Final).pdf: 1749655 bytes, checksum: d651d66d6a73e0e44574d46938055e59 (MD5)Approved for entry into archive by Marivalda Araujo (masilva@ufba.br) on 2020-12-04T20:04:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação - José Eduardo G. S. Mattos (Final).pdf: 1749655 bytes, checksum: d651d66d6a73e0e44574d46938055e59 (MD5)Made available in DSpace on 2020-12-04T20:04:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - José Eduardo G. S. 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