Graduação em Saúde Coletiva no Brasil: múltiplos olhares sobre a docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Vinício Oliveira da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32201
Resumo: Este estudo trata do processo de construção / reconstrução das identidades profissionais dos docentes dos cursos de graduação em Saúde Coletiva no Brasil e suas relações com a formação do sanitarista. Foi realizado um estudo exploratório, de natureza qualitativa, que toma por objeto a identidade dos docentes dos cursos de Graduação em Saúde Coletiva no Brasil, analisada com base na teoria da construção das identidades sociais e profissionais de Claude Dubar. O objetivo geral, portanto é analisar o processo de construção/reconstrução das identidades profissionais dos docentes dos cursos de graduação em Saúde Coletiva no Brasil. Os objetivos específicos incluem: a) caracteriza a formação, a trajetória socioprofissional e a prática dos docentes dos cursos de graduação em Saúde Coletiva; b) analisar a percepção dos docentes sobre os cursos e o campo da Saúde Coletiva; c) discutir a relação entre o processo de construção/reconstrução da identidade profissional dos docentes e a formação dos sanitaristas. A produção dos dados adotou a técnica de entrevistas semiestruturadas, do tipo individual - em profundidade. A análise do material foi realizada partindo da teoria da construção das identidades sociais e profissionais. Os resultados desse estudo evidenciam que, de fato, a implantação dos CGSC, envolveu docentes com diversas formações em Saúde e em Ciências Humanas e Sociais, diversidade característica do campo da Saúde Coletiva, desencadeando um processo de reconstrução da sua identidade profissional que pode se apresentar como uma sequência de formas identitárias ao longo da sua trajetória socioprofissional. Apontando a construção de uma identidade docente, a partir dos processos de socialização, influenciados tanto por fatores profissionais quanto pelas formas típicas de suas trajetórias individuais, de mundos sociais e sistemas de práticas. Espera-se que esses resultados e reflexões possam contribuir para identificação de questões e desafios que precisam ser superados no âmbito da formação em Saúde Coletiva, bem como no debate sobre a constituição deste campo.
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Os objetivos específicos incluem: a) caracteriza a formação, a trajetória socioprofissional e a prática dos docentes dos cursos de graduação em Saúde Coletiva; b) analisar a percepção dos docentes sobre os cursos e o campo da Saúde Coletiva; c) discutir a relação entre o processo de construção/reconstrução da identidade profissional dos docentes e a formação dos sanitaristas. A produção dos dados adotou a técnica de entrevistas semiestruturadas, do tipo individual - em profundidade. A análise do material foi realizada partindo da teoria da construção das identidades sociais e profissionais. Os resultados desse estudo evidenciam que, de fato, a implantação dos CGSC, envolveu docentes com diversas formações em Saúde e em Ciências Humanas e Sociais, diversidade característica do campo da Saúde Coletiva, desencadeando um processo de reconstrução da sua identidade profissional que pode se apresentar como uma sequência de formas identitárias ao longo da sua trajetória socioprofissional. 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