Identidade do “Sanitarista” no Brasil: um estudo sobre as concepções das lideranças estudantis dos cursos de graduação em Saúde Pública/Coletiva.
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18273 |
Resumo: | A emergência dos cursos de Graduação em Saúde Coletiva tem colocado a questão da identidade dos trabalhadores desse campo em debate, problematizando-se a diversidade de processos que conferem legitimidade à atuação e implicam o reconhecimento da identidade do “novo” sanitarista. Nesse sentido, esta pesquisa teve o objetivo de analisar a percepção das lideranças estudantis dos cursos de graduação em Saúde Pública/Coletiva acerca da identidade do sanitarista no Brasil. Foi realizado um estudo exploratório, de natureza qualitativa. A produção dos dados adotou a realização de grupo focal com as lideranças estudantis dos cursos de Graduação em Saúde Pública/Coletiva no Brasil. Após a análise e sistematização das informações, emergiram três categorias, a saber: Categoria 1 - A Inserção no Curso/Motivações; Categoria 2 - A Formação em Saúde Pública/ Coletiva; Categoria 3 - Movimentos de Emprego, Mercado de Trabalho e Possibilidades de Profissionalização. Os resultados apontam tanto para a construção/reconstrução das identidades dos atores da Saúde Coletiva no Brasil quanto para os desdobramentos e processos de mudanças que vem sendo produzidos nesse campo, seja no âmbito da formação/ensino, dos saberes e práticas, seja no mercado de trabalho. A maneira como se definem e se apresentam revela que os sujeitos têm uma visão da dimensão político-social do seu papel na sociedade em que está inserida sua intervenção, expressando assim um compromisso com o social e com os valores inerentes à prática nesse campo. |
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Após a análise e sistematização das informações, emergiram três categorias, a saber: Categoria 1 - A Inserção no Curso/Motivações; Categoria 2 - A Formação em Saúde Pública/ Coletiva; Categoria 3 - Movimentos de Emprego, Mercado de Trabalho e Possibilidades de Profissionalização. Os resultados apontam tanto para a construção/reconstrução das identidades dos atores da Saúde Coletiva no Brasil quanto para os desdobramentos e processos de mudanças que vem sendo produzidos nesse campo, seja no âmbito da formação/ensino, dos saberes e práticas, seja no mercado de trabalho. A maneira como se definem e se apresentam revela que os sujeitos têm uma visão da dimensão político-social do seu papel na sociedade em que está inserida sua intervenção, expressando assim um compromisso com o social e com os valores inerentes à prática nesse campo.Submitted by Maria Creuza Silva (mariakreuza@yahoo.com.br) on 2015-11-23T19:28:15Z No. of bitstreams: 1 DISS ACADEM. 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A emergência dos cursos de Graduação em Saúde Coletiva tem colocado a questão da identidade dos trabalhadores desse campo em debate, problematizando-se a diversidade de processos que conferem legitimidade à atuação e implicam o reconhecimento da identidade do “novo” sanitarista. Nesse sentido, esta pesquisa teve o objetivo de analisar a percepção das lideranças estudantis dos cursos de graduação em Saúde Pública/Coletiva acerca da identidade do sanitarista no Brasil. Foi realizado um estudo exploratório, de natureza qualitativa. A produção dos dados adotou a realização de grupo focal com as lideranças estudantis dos cursos de Graduação em Saúde Pública/Coletiva no Brasil. Após a análise e sistematização das informações, emergiram três categorias, a saber: Categoria 1 - A Inserção no Curso/Motivações; Categoria 2 - A Formação em Saúde Pública/ Coletiva; Categoria 3 - Movimentos de Emprego, Mercado de Trabalho e Possibilidades de Profissionalização. Os resultados apontam tanto para a construção/reconstrução das identidades dos atores da Saúde Coletiva no Brasil quanto para os desdobramentos e processos de mudanças que vem sendo produzidos nesse campo, seja no âmbito da formação/ensino, dos saberes e práticas, seja no mercado de trabalho. A maneira como se definem e se apresentam revela que os sujeitos têm uma visão da dimensão político-social do seu papel na sociedade em que está inserida sua intervenção, expressando assim um compromisso com o social e com os valores inerentes à prática nesse campo. |
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