Aspecto da relação entre consumo e identidade na cultura nerd
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31587 |
Resumo: | O presente trabalho tem a finalidade de estudar aspectos da cultura nerd, atrelando o objeto de estudo com a temática do consumo, para de tal forma, procurar entender como o consumo, inserido na atual esfera cultural se comporta e torna-se uma ação de caráter identitário. Pretende também analisar o que propiciou a formação desse tipo de consumo específico, na atualidade, associando esta modalidade de consumo- representado pela cultura nerd – a uma questão mais ampla que envolve a mudança de concepção do nerd no contexto social. Estes aspectos são analisados considerando-se o contexto das industrias culturais e mais especificamente, de traços identitários da cultura nerd, representados na ambiência midiática contemporânea. |
id |
UFBA-2_3a2fbbe055b671d323b59c8b74b4bd4d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/31587 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Silva, Alexandre Souza daPalácios, Annamaria da Rocha Jatobá2020-03-09T14:05:16Z2020-03-09T14:05:16Z2020-03-092015Tcchttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31587O presente trabalho tem a finalidade de estudar aspectos da cultura nerd, atrelando o objeto de estudo com a temática do consumo, para de tal forma, procurar entender como o consumo, inserido na atual esfera cultural se comporta e torna-se uma ação de caráter identitário. Pretende também analisar o que propiciou a formação desse tipo de consumo específico, na atualidade, associando esta modalidade de consumo- representado pela cultura nerd – a uma questão mais ampla que envolve a mudança de concepção do nerd no contexto social. Estes aspectos são analisados considerando-se o contexto das industrias culturais e mais especificamente, de traços identitários da cultura nerd, representados na ambiência midiática contemporânea.Submitted by Catalogador FACOM (ncefacom@ufba.br) on 2020-03-06T13:13:53Z No. of bitstreams: 1 TCC - ALEXANDRE SOUZA DA SILVA - ASPECTOS DA RELAÇÃO ENTRE CONSUMO E IDENTIDADES NA CULTURA NERD..pdf: 741044 bytes, checksum: 1e22de9dfd11cae911a37cea702e0fcb (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2020-03-09T14:05:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - ALEXANDRE SOUZA DA SILVA - ASPECTOS DA RELAÇÃO ENTRE CONSUMO E IDENTIDADES NA CULTURA NERD..pdf: 741044 bytes, checksum: 1e22de9dfd11cae911a37cea702e0fcb (MD5)Made available in DSpace on 2020-03-09T14:05:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - ALEXANDRE SOUZA DA SILVA - ASPECTOS DA RELAÇÃO ENTRE CONSUMO E IDENTIDADES NA CULTURA NERD..pdf: 741044 bytes, checksum: 1e22de9dfd11cae911a37cea702e0fcb (MD5)ComunicaçãoCultura da midiaConsumoCultura nerdCulturas juvenisAspecto da relação entre consumo e identidade na cultura nerdinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade de ComunicaçãoUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTCC - ALEXANDRE SOUZA DA SILVA - ASPECTOS DA RELAÇÃO ENTRE CONSUMO E IDENTIDADES NA CULTURA NERD..pdfTCC - ALEXANDRE SOUZA DA SILVA - ASPECTOS DA RELAÇÃO ENTRE CONSUMO E IDENTIDADES NA CULTURA NERD..pdfapplication/pdf741044https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31587/1/TCC%20-%20ALEXANDRE%20SOUZA%20DA%20SILVA%20-%20ASPECTOS%20DA%20RELA%c3%87%c3%83O%20ENTRE%20CONSUMO%20E%20IDENTIDADES%20NA%20CULTURA%20NERD..pdf1e22de9dfd11cae911a37cea702e0fcbMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31587/2/license.txt817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1aMD52TEXTTCC - ALEXANDRE SOUZA DA SILVA - ASPECTOS DA RELAÇÃO ENTRE CONSUMO E IDENTIDADES NA CULTURA NERD..pdf.txtTCC - ALEXANDRE SOUZA DA SILVA - ASPECTOS DA RELAÇÃO ENTRE CONSUMO E IDENTIDADES NA CULTURA NERD..pdf.txtExtracted texttext/plain143187https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31587/3/TCC%20-%20ALEXANDRE%20SOUZA%20DA%20SILVA%20-%20ASPECTOS%20DA%20RELA%c3%87%c3%83O%20ENTRE%20CONSUMO%20E%20IDENTIDADES%20NA%20CULTURA%20NERD..pdf.txt90ff52709c1cc04d694f609bffeb0638MD53ri/315872022-02-21 00:22:28.468oai:repositorio.ufba.br:ri/31587VGVybW8gZGUgTGljZW7vv71hLCBu77+9byBleGNsdXNpdm8sIHBhcmEgbyBkZXDvv71zaXRvIG5vIFJlcG9zaXTvv71yaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRkJBLgoKIFBlbG8gcHJvY2Vzc28gZGUgc3VibWlzc8ODwqNvIGRlIGRvY3VtZW50b3MsIG8gYXV0b3Igb3Ugc2V1IHJlcHJlc2VudGFudGUgbGVnYWwsIGFvIGFjZWl0YXIgZXNzZSB0ZXJtbyBkZSBsaWNlbsODwqdhLCBjb25jZWRlIGFvIFJlcG9zaXTDg8KzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZGEgQmFoaWEgbyBkaXJlaXRvIGRlIG1hbnRlciB1bWEgY8ODwrNwaWEgZW0gc2V1IHJlcG9zaXTDg8KzcmlvIGNvbSBhIGZpbmFsaWRhZGUsIHByaW1laXJhLCBkZSBwcmVzZXJ2YcODwqfDg8Kjby4gCgpFc3NlcyB0ZXJtb3MsIG7Dg8KjbyBleGNsdXNpdm9zLCBtYW50w4PCqW0gb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IvY29weXJpZ2h0LCBtYXMgZW50ZW5kZSBvIGRvY3VtZW50byBjb21vIHBhcnRlIGRvIGFjZXJ2byBpbnRlbGVjdHVhbCBkZXNzYSBVbml2ZXJzaWRhZGUuCgogUGFyYSBvcyBkb2N1bWVudG9zIHB1YmxpY2Fkb3MgY29tIHJlcGFzc2UgZGUgZGlyZWl0b3MgZGUgZGlzdHJpYnVpw4PCp8ODwqNvLCBlc3NlIHRlcm1vIGRlIGxpY2Vuw4PCp2EgZW50ZW5kZSBxdWU6CgogTWFudGVuZG8gb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMsIHJlcGFzc2Fkb3MgYSB0ZXJjZWlyb3MsIGVtIGNhc28gZGUgcHVibGljYcODwqfDg8K1ZXMsIG8gcmVwb3NpdMODwrNyaW8gcG9kZSByZXN0cmluZ2lyIG8gYWNlc3NvIGFvIHRleHRvIGludGVncmFsLCBtYXMgbGliZXJhIGFzIGluZm9ybWHDg8Knw4PCtWVzIHNvYnJlIG8gZG9jdW1lbnRvIChNZXRhZGFkb3MgZGVzY3JpdGl2b3MpLgoKIERlc3RhIGZvcm1hLCBhdGVuZGVuZG8gYW9zIGFuc2Vpb3MgZGVzc2EgdW5pdmVyc2lkYWRlIGVtIG1hbnRlciBzdWEgcHJvZHXDg8Knw4PCo28gY2llbnTDg8KtZmljYSBjb20gYXMgcmVzdHJpw4PCp8ODwrVlcyBpbXBvc3RhcyBwZWxvcyBlZGl0b3JlcyBkZSBwZXJpw4PCs2RpY29zLgoKIFBhcmEgYXMgcHVibGljYcODwqfDg8K1ZXMgc2VtIGluaWNpYXRpdmFzIHF1ZSBzZWd1ZW0gYSBwb2zDg8KtdGljYSBkZSBBY2Vzc28gQWJlcnRvLCBvcyBkZXDDg8Kzc2l0b3MgY29tcHVsc8ODwrNyaW9zIG5lc3NlIHJlcG9zaXTDg8KzcmlvIG1hbnTDg8KpbSBvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgbWFzIG1hbnTDg8KpbSBhY2Vzc28gaXJyZXN0cml0byBhb3MgbWV0YWRhZG9zIGUgdGV4dG8gY29tcGxldG8uIEFzc2ltLCBhIGFjZWl0YcODwqfDg8KjbyBkZXNzZSB0ZXJtbyBuw4PCo28gbmVjZXNzaXRhIGRlIGNvbnNlbnRpbWVudG8gcG9yIHBhcnRlIGRlIGF1dG9yZXMvZGV0ZW50b3JlcyBkb3MgZGlyZWl0b3MsIHBvciBlc3RhcmVtIGVtIGluaWNpYXRpdmFzIGRlIGFjZXNzbyBhYmVydG8uCg==Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-21T03:22:28Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aspecto da relação entre consumo e identidade na cultura nerd |
title |
Aspecto da relação entre consumo e identidade na cultura nerd |
spellingShingle |
Aspecto da relação entre consumo e identidade na cultura nerd Silva, Alexandre Souza da Comunicação Cultura da midia Consumo Cultura nerd Culturas juvenis |
title_short |
Aspecto da relação entre consumo e identidade na cultura nerd |
title_full |
Aspecto da relação entre consumo e identidade na cultura nerd |
title_fullStr |
Aspecto da relação entre consumo e identidade na cultura nerd |
title_full_unstemmed |
Aspecto da relação entre consumo e identidade na cultura nerd |
title_sort |
Aspecto da relação entre consumo e identidade na cultura nerd |
author |
Silva, Alexandre Souza da |
author_facet |
Silva, Alexandre Souza da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Alexandre Souza da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Palácios, Annamaria da Rocha Jatobá |
contributor_str_mv |
Palácios, Annamaria da Rocha Jatobá |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Comunicação |
topic |
Comunicação Cultura da midia Consumo Cultura nerd Culturas juvenis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura da midia Consumo Cultura nerd Culturas juvenis |
description |
O presente trabalho tem a finalidade de estudar aspectos da cultura nerd, atrelando o objeto de estudo com a temática do consumo, para de tal forma, procurar entender como o consumo, inserido na atual esfera cultural se comporta e torna-se uma ação de caráter identitário. Pretende também analisar o que propiciou a formação desse tipo de consumo específico, na atualidade, associando esta modalidade de consumo- representado pela cultura nerd – a uma questão mais ampla que envolve a mudança de concepção do nerd no contexto social. Estes aspectos são analisados considerando-se o contexto das industrias culturais e mais especificamente, de traços identitários da cultura nerd, representados na ambiência midiática contemporânea. |
publishDate |
2015 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-03-09T14:05:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-03-09T14:05:16Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-03-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31587 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
Tcc |
identifier_str_mv |
Tcc |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31587 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31587/1/TCC%20-%20ALEXANDRE%20SOUZA%20DA%20SILVA%20-%20ASPECTOS%20DA%20RELA%c3%87%c3%83O%20ENTRE%20CONSUMO%20E%20IDENTIDADES%20NA%20CULTURA%20NERD..pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31587/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31587/3/TCC%20-%20ALEXANDRE%20SOUZA%20DA%20SILVA%20-%20ASPECTOS%20DA%20RELA%c3%87%c3%83O%20ENTRE%20CONSUMO%20E%20IDENTIDADES%20NA%20CULTURA%20NERD..pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1e22de9dfd11cae911a37cea702e0fcb 817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1a 90ff52709c1cc04d694f609bffeb0638 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459610633273344 |