Publicidade e a cultura nerd: representatividade em campanha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feitosa, Paulo José Prado
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53261
Resumo: A Cultura Pop conquistou um grande espaço na mídia nos últimos anos, apoiada pelo avanço da globalização. Ela atraiu admiradores de todas as idades e costumes, dando uma nova significação ao ecossistema que a compõe. A comunidade nerd é o objeto de estudo desta pesquisa, na qual analisou os fatores que constitui essa identidade e sua representação na publicidade, abrindo espaço para um estudo sobre posicionamento, consumo e representatividade. Utilizamos lentes analíticas baseadas em pesquisas teóricas na área da comunicação, bem como livros e artigos que abordam estudos culturais e antropológicos. Buscamos evidenciar fatos que contribuíram para a disseminação do entretenimento nerd na sociedade, tendo como enfoque teórico estudos de identidade cultural. Dessa maneira, conduzimos uma investigação da campanha “Para Nós, o Mundo é Assim” por meio do filme publicitário “Round 2”, a partir da abordagem proposta por Martine Joly para a análise de imagens publicitárias. Assim, revelamos como o sujeito consumidor do ecossistema de entretenimento está inserido nas campanhas, contribuindo de forma significativa nas relações sociais e impulsionando este mercado.
id UFRN_40a514f95c9a98d6da03d452f4b2d097
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/53261
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Feitosa, Paulo José PradoCarratore, Luis Roberto Rossi DelSantos, Rodrigo ParronNobre, Luiz Fernando Dal Pian2023-07-12T16:53:46Z2023-07-12T16:53:46Z2023-06-26FEITOSA, Paulo José Prado. Publicidade e a cultura nerd: representatividade em campanha. 2023. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53261A Cultura Pop conquistou um grande espaço na mídia nos últimos anos, apoiada pelo avanço da globalização. Ela atraiu admiradores de todas as idades e costumes, dando uma nova significação ao ecossistema que a compõe. A comunidade nerd é o objeto de estudo desta pesquisa, na qual analisou os fatores que constitui essa identidade e sua representação na publicidade, abrindo espaço para um estudo sobre posicionamento, consumo e representatividade. Utilizamos lentes analíticas baseadas em pesquisas teóricas na área da comunicação, bem como livros e artigos que abordam estudos culturais e antropológicos. Buscamos evidenciar fatos que contribuíram para a disseminação do entretenimento nerd na sociedade, tendo como enfoque teórico estudos de identidade cultural. Dessa maneira, conduzimos uma investigação da campanha “Para Nós, o Mundo é Assim” por meio do filme publicitário “Round 2”, a partir da abordagem proposta por Martine Joly para a análise de imagens publicitárias. Assim, revelamos como o sujeito consumidor do ecossistema de entretenimento está inserido nas campanhas, contribuindo de forma significativa nas relações sociais e impulsionando este mercado.Pop culture has gained significant prominence in the media in recent years, fueled by the advancements of globalization. It has attracted fans of all ages and backgrounds, providing a new significance to the ecosystem it encompasses. This research focuses on the nerd community as its subject of study, analyzing the factors that shape its identity and its representation in advertising, thereby paving the way for an examination of positioning, consumption, and representation. Analytical lenses derived from theoretical research in the field of communication, as well as relevant books and articles on cultural and anthropological studies, were employed. The aim was to highlight key factors that have contributed to the dissemination of nerd entertainment in society, with a theoretical emphasis on cultural identity studies. Accordingly, an investigation of the campaign "Para Nós, o Mundo é Assim" was conducted through the advertising film "Round 2," utilizing Martine Joly's approach to the analysis of advertising images. Thus, we unveil how the consumer subjects within the entertainment ecosystem are integrated into campaigns, making significant contributions to social relationships and propelling this market forward.Universidade Federal do Rio Grande do NorteComunicação Social - Publicidade e PropagandaUFRNBrasilDepartamento de Comunicação SocialAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessconsumo; cultura de massa; cultura pop; identidade; nerd; publicidade.consumption; mass culture; pop culture; identity; nerd; advertising.Publicidade e a cultura nerd: representatividade em campanhaAdvertising and nerd culture: representation in campaignsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPublicidadeEACulturaNerdRepresentatividadeEmCampanha_Feitosa_2023.pdfPublicidadeEACulturaNerdRepresentatividadeEmCampanha_Feitosa_2023.pdfPUBLICIDADE E A CULTURA NERD: REPRESENTATIVIDADE EM CAMPANHAapplication/pdf2187744https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53261/1/PublicidadeEACulturaNerdRepresentatividadeEmCampanha_Feitosa_2023.pdf0667b351ca9d9ca8afff2e6f47960a9eMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53261/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53261/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/532612023-07-12 13:53:47.755oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-07-12T16:53:47Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Publicidade e a cultura nerd: representatividade em campanha
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Advertising and nerd culture: representation in campaigns
title Publicidade e a cultura nerd: representatividade em campanha
spellingShingle Publicidade e a cultura nerd: representatividade em campanha
Feitosa, Paulo José Prado
consumo; cultura de massa; cultura pop; identidade; nerd; publicidade.
consumption; mass culture; pop culture; identity; nerd; advertising.
title_short Publicidade e a cultura nerd: representatividade em campanha
title_full Publicidade e a cultura nerd: representatividade em campanha
title_fullStr Publicidade e a cultura nerd: representatividade em campanha
title_full_unstemmed Publicidade e a cultura nerd: representatividade em campanha
title_sort Publicidade e a cultura nerd: representatividade em campanha
author Feitosa, Paulo José Prado
author_facet Feitosa, Paulo José Prado
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Carratore, Luis Roberto Rossi Del
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Santos, Rodrigo Parron
dc.contributor.author.fl_str_mv Feitosa, Paulo José Prado
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nobre, Luiz Fernando Dal Pian
contributor_str_mv Nobre, Luiz Fernando Dal Pian
dc.subject.por.fl_str_mv consumo; cultura de massa; cultura pop; identidade; nerd; publicidade.
consumption; mass culture; pop culture; identity; nerd; advertising.
topic consumo; cultura de massa; cultura pop; identidade; nerd; publicidade.
consumption; mass culture; pop culture; identity; nerd; advertising.
description A Cultura Pop conquistou um grande espaço na mídia nos últimos anos, apoiada pelo avanço da globalização. Ela atraiu admiradores de todas as idades e costumes, dando uma nova significação ao ecossistema que a compõe. A comunidade nerd é o objeto de estudo desta pesquisa, na qual analisou os fatores que constitui essa identidade e sua representação na publicidade, abrindo espaço para um estudo sobre posicionamento, consumo e representatividade. Utilizamos lentes analíticas baseadas em pesquisas teóricas na área da comunicação, bem como livros e artigos que abordam estudos culturais e antropológicos. Buscamos evidenciar fatos que contribuíram para a disseminação do entretenimento nerd na sociedade, tendo como enfoque teórico estudos de identidade cultural. Dessa maneira, conduzimos uma investigação da campanha “Para Nós, o Mundo é Assim” por meio do filme publicitário “Round 2”, a partir da abordagem proposta por Martine Joly para a análise de imagens publicitárias. Assim, revelamos como o sujeito consumidor do ecossistema de entretenimento está inserido nas campanhas, contribuindo de forma significativa nas relações sociais e impulsionando este mercado.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-12T16:53:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-12T16:53:46Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-06-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FEITOSA, Paulo José Prado. Publicidade e a cultura nerd: representatividade em campanha. 2023. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53261
identifier_str_mv FEITOSA, Paulo José Prado. Publicidade e a cultura nerd: representatividade em campanha. 2023. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53261/1/PublicidadeEACulturaNerdRepresentatividadeEmCampanha_Feitosa_2023.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53261/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53261/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0667b351ca9d9ca8afff2e6f47960a9e
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1823686818368847872