Publicidade e a cultura nerd: representatividade em campanha
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53261 |
Resumo: | A Cultura Pop conquistou um grande espaço na mídia nos últimos anos, apoiada pelo avanço da globalização. Ela atraiu admiradores de todas as idades e costumes, dando uma nova significação ao ecossistema que a compõe. A comunidade nerd é o objeto de estudo desta pesquisa, na qual analisou os fatores que constitui essa identidade e sua representação na publicidade, abrindo espaço para um estudo sobre posicionamento, consumo e representatividade. Utilizamos lentes analíticas baseadas em pesquisas teóricas na área da comunicação, bem como livros e artigos que abordam estudos culturais e antropológicos. Buscamos evidenciar fatos que contribuíram para a disseminação do entretenimento nerd na sociedade, tendo como enfoque teórico estudos de identidade cultural. Dessa maneira, conduzimos uma investigação da campanha “Para Nós, o Mundo é Assim” por meio do filme publicitário “Round 2”, a partir da abordagem proposta por Martine Joly para a análise de imagens publicitárias. Assim, revelamos como o sujeito consumidor do ecossistema de entretenimento está inserido nas campanhas, contribuindo de forma significativa nas relações sociais e impulsionando este mercado. |
id |
UFRN_40a514f95c9a98d6da03d452f4b2d097 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/53261 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Feitosa, Paulo José PradoCarratore, Luis Roberto Rossi DelSantos, Rodrigo ParronNobre, Luiz Fernando Dal Pian2023-07-12T16:53:46Z2023-07-12T16:53:46Z2023-06-26FEITOSA, Paulo José Prado. Publicidade e a cultura nerd: representatividade em campanha. 2023. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53261A Cultura Pop conquistou um grande espaço na mídia nos últimos anos, apoiada pelo avanço da globalização. Ela atraiu admiradores de todas as idades e costumes, dando uma nova significação ao ecossistema que a compõe. A comunidade nerd é o objeto de estudo desta pesquisa, na qual analisou os fatores que constitui essa identidade e sua representação na publicidade, abrindo espaço para um estudo sobre posicionamento, consumo e representatividade. Utilizamos lentes analíticas baseadas em pesquisas teóricas na área da comunicação, bem como livros e artigos que abordam estudos culturais e antropológicos. Buscamos evidenciar fatos que contribuíram para a disseminação do entretenimento nerd na sociedade, tendo como enfoque teórico estudos de identidade cultural. Dessa maneira, conduzimos uma investigação da campanha “Para Nós, o Mundo é Assim” por meio do filme publicitário “Round 2”, a partir da abordagem proposta por Martine Joly para a análise de imagens publicitárias. Assim, revelamos como o sujeito consumidor do ecossistema de entretenimento está inserido nas campanhas, contribuindo de forma significativa nas relações sociais e impulsionando este mercado.Pop culture has gained significant prominence in the media in recent years, fueled by the advancements of globalization. It has attracted fans of all ages and backgrounds, providing a new significance to the ecosystem it encompasses. This research focuses on the nerd community as its subject of study, analyzing the factors that shape its identity and its representation in advertising, thereby paving the way for an examination of positioning, consumption, and representation. Analytical lenses derived from theoretical research in the field of communication, as well as relevant books and articles on cultural and anthropological studies, were employed. The aim was to highlight key factors that have contributed to the dissemination of nerd entertainment in society, with a theoretical emphasis on cultural identity studies. Accordingly, an investigation of the campaign "Para Nós, o Mundo é Assim" was conducted through the advertising film "Round 2," utilizing Martine Joly's approach to the analysis of advertising images. Thus, we unveil how the consumer subjects within the entertainment ecosystem are integrated into campaigns, making significant contributions to social relationships and propelling this market forward.Universidade Federal do Rio Grande do NorteComunicação Social - Publicidade e PropagandaUFRNBrasilDepartamento de Comunicação SocialAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessconsumo; cultura de massa; cultura pop; identidade; nerd; publicidade.consumption; mass culture; pop culture; identity; nerd; advertising.Publicidade e a cultura nerd: representatividade em campanhaAdvertising and nerd culture: representation in campaignsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPublicidadeEACulturaNerdRepresentatividadeEmCampanha_Feitosa_2023.pdfPublicidadeEACulturaNerdRepresentatividadeEmCampanha_Feitosa_2023.pdfPUBLICIDADE E A CULTURA NERD: REPRESENTATIVIDADE EM CAMPANHAapplication/pdf2187744https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53261/1/PublicidadeEACulturaNerdRepresentatividadeEmCampanha_Feitosa_2023.pdf0667b351ca9d9ca8afff2e6f47960a9eMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53261/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53261/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/532612023-07-12 13:53:47.755oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-07-12T16:53:47Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Publicidade e a cultura nerd: representatividade em campanha |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Advertising and nerd culture: representation in campaigns |
title |
Publicidade e a cultura nerd: representatividade em campanha |
spellingShingle |
Publicidade e a cultura nerd: representatividade em campanha Feitosa, Paulo José Prado consumo; cultura de massa; cultura pop; identidade; nerd; publicidade. consumption; mass culture; pop culture; identity; nerd; advertising. |
title_short |
Publicidade e a cultura nerd: representatividade em campanha |
title_full |
Publicidade e a cultura nerd: representatividade em campanha |
title_fullStr |
Publicidade e a cultura nerd: representatividade em campanha |
title_full_unstemmed |
Publicidade e a cultura nerd: representatividade em campanha |
title_sort |
Publicidade e a cultura nerd: representatividade em campanha |
author |
Feitosa, Paulo José Prado |
author_facet |
Feitosa, Paulo José Prado |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Carratore, Luis Roberto Rossi Del |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Santos, Rodrigo Parron |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Feitosa, Paulo José Prado |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nobre, Luiz Fernando Dal Pian |
contributor_str_mv |
Nobre, Luiz Fernando Dal Pian |
dc.subject.por.fl_str_mv |
consumo; cultura de massa; cultura pop; identidade; nerd; publicidade. consumption; mass culture; pop culture; identity; nerd; advertising. |
topic |
consumo; cultura de massa; cultura pop; identidade; nerd; publicidade. consumption; mass culture; pop culture; identity; nerd; advertising. |
description |
A Cultura Pop conquistou um grande espaço na mídia nos últimos anos, apoiada pelo avanço da globalização. Ela atraiu admiradores de todas as idades e costumes, dando uma nova significação ao ecossistema que a compõe. A comunidade nerd é o objeto de estudo desta pesquisa, na qual analisou os fatores que constitui essa identidade e sua representação na publicidade, abrindo espaço para um estudo sobre posicionamento, consumo e representatividade. Utilizamos lentes analíticas baseadas em pesquisas teóricas na área da comunicação, bem como livros e artigos que abordam estudos culturais e antropológicos. Buscamos evidenciar fatos que contribuíram para a disseminação do entretenimento nerd na sociedade, tendo como enfoque teórico estudos de identidade cultural. Dessa maneira, conduzimos uma investigação da campanha “Para Nós, o Mundo é Assim” por meio do filme publicitário “Round 2”, a partir da abordagem proposta por Martine Joly para a análise de imagens publicitárias. Assim, revelamos como o sujeito consumidor do ecossistema de entretenimento está inserido nas campanhas, contribuindo de forma significativa nas relações sociais e impulsionando este mercado. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-12T16:53:46Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-12T16:53:46Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-06-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FEITOSA, Paulo José Prado. Publicidade e a cultura nerd: representatividade em campanha. 2023. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53261 |
identifier_str_mv |
FEITOSA, Paulo José Prado. Publicidade e a cultura nerd: representatividade em campanha. 2023. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53261 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Comunicação Social - Publicidade e Propaganda |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53261/1/PublicidadeEACulturaNerdRepresentatividadeEmCampanha_Feitosa_2023.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53261/2/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/53261/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0667b351ca9d9ca8afff2e6f47960a9e e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1823686818368847872 |