Sobre uma pedagogia para o autoconhecimento: diálogo com algumas concepções educacionais de Jiddu Krishnamurti

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Noemi Salgado
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29802
Resumo: Esta tese apresenta algumas reflexões pedagógicas sobre a possibilidade do desenvolvimento de uma educação transdisciplinar, direcionada para o autoconhecimento do ser humano. Circunstancializada pela perspectiva da UNESCO, registrada no “Relatório da Comissão Internacional sobre a educação para o século XXI”, o seu conteúdo é a expressão científica de uma resposta às propostas que os autores deste documento fazem aos órgãos governamentais, de todos os países do mundo, responsáveis pela educação, no sentido de investirem no financiamento de pesquisas e trabalhos científicos educacionais, que contemplem a articulação pedagógica do desenvolvimento de disciplinas do currículo escolar, capazes de abarcarem o autoconhecimento do educando e do educador. Ela mostra, para os autores deste Relatório, que consideram que não existe um específico trabalho científico sobre a prática de uma ação educativa fundamentada no autoconhecimento, que o educador Jiddu Krishnamurti, de 1928 a 1986, vivenciou, desenvolveu e teorizou, pedagogicamente, uma abordagem científica sobre uma prática educacional direcionada para o autoconhecimento do ser humano. Para apresentar uma abordagem sobre algumas das concepções pedagógicas deste educador, a respeito da função e do significado da educação para a vivência do autoconhecimento ou da arte de aprender a arte de viver, esta tese desenvolve uma síntese de algumas das suas principais compreensões concernentes à estrutura e à natureza psicológica da mente humana. Ela também desenvolve uma abordagem sobre algumas das suas principais concepções a respeito dos fundamentos pedagógicos da educação correta e da educação incorreta. Alicerçada na perspectiva educacional de Jiddu Krishnamurti, esta tese apresenta uma proposta de uma pedagogia do autoconhecimento, que evidencia uma compreensão de que o movimento da rede das relações interdisciplinares e o processo da educação transdisciplinar também estão centrados no eixo da vivência da arte de autoconhecer-se.
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Circunstancializada pela perspectiva da UNESCO, registrada no “Relatório da Comissão Internacional sobre a educação para o século XXI”, o seu conteúdo é a expressão científica de uma resposta às propostas que os autores deste documento fazem aos órgãos governamentais, de todos os países do mundo, responsáveis pela educação, no sentido de investirem no financiamento de pesquisas e trabalhos científicos educacionais, que contemplem a articulação pedagógica do desenvolvimento de disciplinas do currículo escolar, capazes de abarcarem o autoconhecimento do educando e do educador. Ela mostra, para os autores deste Relatório, que consideram que não existe um específico trabalho científico sobre a prática de uma ação educativa fundamentada no autoconhecimento, que o educador Jiddu Krishnamurti, de 1928 a 1986, vivenciou, desenvolveu e teorizou, pedagogicamente, uma abordagem científica sobre uma prática educacional direcionada para o autoconhecimento do ser humano. 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Circunstancializada por la perspectiva de la UNESCO, registrada en el “Relatorio de la Comisión Internacional sobre la educación para el siglo XXI”, su contenido es la expresión científica de una repuesta a las propuestas que los autores de este documento hacen a los órganos gobernamentales de todos los países del mundo, responsables por la educación, en el sentido de invertir en el financiamiento de investigaciones y trabajos científicos educacionales, que contemplem la articulación pedagógica del desenvolvimiento de disciplinas del currículo escolar, capaces de abarcar el autoconocimiento del alumno y del educador. Ella muestra, para los autores de este Relatório, que consideran que no existe un específico trabajo científico sobe la práctica de una acción educativa fundamentada en el autoconocimiento, que el educador Jiddu Krishnamurti, de 1928 a 1986, vivenció, desenvolvió y teorizo, pedagógicamente, un abordaje científico sobre una práctica educacional fundamentada y direccionada para el autoconocimiento del ser humano. Para presentar un abordaje sobre algunas de las concepciones pedagógicas de este educador, concernientes a la función y el significado de la educación para la vivencia del autoconocimiento o del arte de aprender el arte de vivir, esta tesis desenvuelve una síntesis de algunas de sus principales comprensiones a respecto de la estructura y la naturaleza psicológica de la mente humana. Ella desenvuelve un abordaje sobre algunas de sus principales concepciones a sobre los fundamentos pedagógicos de la educación correcta y de la educación incorrecta. Apoyada en el entendimiento educacional deJiddu Krishnamurti, esta tesis presenta una propuesta de una pedagógia del autoconocimiento, que evidencia una comprensión de que el movimiento de la red de las relaciones interdisciplinares e el proceso de la educación transdisciplinar también estan centrados en el eje de la vivencia del arte de autoconocer-se.ABSTRACT: This thesis presents some pedagogic reflections about the possibility of the development of transdisciplinary education directed to the selfknowledge of the human being. Based on UNESCO’s perspective, registered in the “Report for UNESCO of the International Commission about the education for the XXI century ”, its content is the scientific expression of na answer to the proposals that the authors of this document make to the governamental organs of all the countries in the world responsible for education, in the sense of investing in the financing of research and scientific educational papers wich consider the pedagogic articulation of the development of subjects in the school curriculum that embrace the selfknowledge of teacher and student. This thesis shows, to the authors of this document who consider non-existant a specific scientific project about the practice of on educational action founded on selfknowledge, that the educator Jiddu Krishnamurti, from 1928 to 1986, lived out, developed and theorized, pedagogically, a scientific approach about na educational practice directed to the human being’s selfknowledge. To present na approach about some pedagogic conceptions of this educator, concerning the function and meaning of education for experiencing selfknowledge, or the art of learning and art of living, this thesis develops a synthesis of some of his main comprehensions about the struture and psychological nature of the human mind. It also develops na approach about some of his main conceptions concerning pedagogic fundations of correct education and incorrect education. Based upon the educational understanding of Jiddu Krishnamurti, this thesis presents a proposal for a pedagogy selfknowledge, which also shows an understanding that the movement of the network of interdisciplinary relations and the process of transdisciplinary education also are centered upon the axle of experiencing the art of selfknowledge.Submitted by PPGE PPGE (pgedu@ufba.br) on 2019-05-31T17:04:46Z No. of bitstreams: 1 1ª a 3ª partes Tese Dout 6 Jan 2009.pdf: 231294488 bytes, checksum: f34ccbcf28be14a0b11428bdab8184c1 (MD5)Approved for entry into archive by Eleonora Guimaraes (esilva@ufba.br) on 2019-06-05T22:21:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 1ª a 3ª partes Tese Dout 6 Jan 2009.pdf: 231294488 bytes, checksum: f34ccbcf28be14a0b11428bdab8184c1 (MD5)Made available in DSpace on 2019-06-05T22:21:43Z (GMT). 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