DANÇA IMANENTE: uma dissecação artística do corpo no processo criativo do espetáculo Avesso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Ana Flávia de Mello
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27316
Resumo: Esta tese compreende um estudo teórico e prático sobre o processo artístico da Companhia Moderno de Dança, de Belém do Pará. O objeto a partir do qual se dá a investigação é o processo de criação e encenação do espetáculo Avesso, concebido para a referida companhia e dirigido pela autora que aqui se apresenta. Tendo como objetivo criar e encenar o dito espetáculo, esta pesquisa focalizou a transfiguração dos movimentos orgânicos do corpo em movimentos de dança, na perspectiva de validar as opções metodológicas da criação coreográfica como recursos de uma poética contemporânea de dança, à qual é dada a denominação de dança imanente. Subsidiada nos preceitos da pós-modernidade em arte e nas noções contemporâneas de corpo vigentes nas diversas áreas do conhecimento, a análise propiciou a construção dos seguintes princípios criativos para o espetáculo: o princípio da imanência, consolidado a partir do conceito de corpo imanente; o princípio da metalinguagem, identificado na noção de metacorpo e o princípio da visibilidade, observado no conceito de corpo visivo. Estes princípios foram adotados como norteadores da noção de dissecação artística do corpo, tida aqui como procedimento metodológico gerador da poética da dança imanente. O produto cênico do espetáculo Avesso resultou em uma coreografia cujos padrões de movimento não foram construídos a partir de técnicas formais de dança, confirmando a hipótese de que esta experiência criativa instauraria um vocabulário de movimentos peculiar para a dança.
id UFBA-2_3adc736bcd542795b7d5ba5c04bbd147
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/27316
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Mendes, Ana Flávia de MelloMendes, Ana Flávia de MelloSilva, Eliana RodriguesSilva, Eliana RodriguesLoureiro, João de Jesus PaesSilva, Elizabeth Pessôa Gomes daJúnior, Miguel de Santa BrígidaFares, Josebel Akel2018-09-11T13:22:11Z2018-09-11T13:22:11Z2018-09-112008http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27316Esta tese compreende um estudo teórico e prático sobre o processo artístico da Companhia Moderno de Dança, de Belém do Pará. O objeto a partir do qual se dá a investigação é o processo de criação e encenação do espetáculo Avesso, concebido para a referida companhia e dirigido pela autora que aqui se apresenta. Tendo como objetivo criar e encenar o dito espetáculo, esta pesquisa focalizou a transfiguração dos movimentos orgânicos do corpo em movimentos de dança, na perspectiva de validar as opções metodológicas da criação coreográfica como recursos de uma poética contemporânea de dança, à qual é dada a denominação de dança imanente. Subsidiada nos preceitos da pós-modernidade em arte e nas noções contemporâneas de corpo vigentes nas diversas áreas do conhecimento, a análise propiciou a construção dos seguintes princípios criativos para o espetáculo: o princípio da imanência, consolidado a partir do conceito de corpo imanente; o princípio da metalinguagem, identificado na noção de metacorpo e o princípio da visibilidade, observado no conceito de corpo visivo. Estes princípios foram adotados como norteadores da noção de dissecação artística do corpo, tida aqui como procedimento metodológico gerador da poética da dança imanente. O produto cênico do espetáculo Avesso resultou em uma coreografia cujos padrões de movimento não foram construídos a partir de técnicas formais de dança, confirmando a hipótese de que esta experiência criativa instauraria um vocabulário de movimentos peculiar para a dança.This thesis comprehends a theoretical and practical study about the Companhia Moderno de Dança, group from Belém-Pará, in its artistic process. The object by which the investigation is done is the creation and staging process of the dance concert Avesso, conceived to the referred company and directed by the author here presented. The objective of this work is to create and perform the dance concert mentioned before. For this, the focus is centered in the organic body movements transfiguration into dance movements, with the perspective of validate the methodological option of choreographic creation as resources of a contemporary dance poetic, which is named immanent dance. Supported in post-modern art precepts and in contemporary notions of body established by several knowledge areas, the analysis propitiated the construction of the following creative principles to the dance concert: the principle of immanence, consolidated by the concept of immanent body; the principle of met language, identified in the notion of met body and the principle of visibility, observed in the concept of visive body. These principles were adopted as guides for the artistic body dissection notion, here understood as methodological procedure that generates the immanent dance poetics. The scenic product of the dance concert Avesso resulted in a choreography in which the movement patterns were not constructed by the use of formal dance techniques, confirming the hypothesis that this creative experience would establish a peculiar movement vocabulary for dancing.Submitted by Glauber Assunção Moreira (glauber.a.moreira@gmail.com) on 2018-09-04T16:13:02Z No. of bitstreams: 1 DANÇA IMANENTE - TESE - VERSÃO DEFESA.pdf: 6329107 bytes, checksum: 690efa7f5870cc1ae0c3e3f369d304d3 (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2018-09-11T13:22:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DANÇA IMANENTE - TESE - VERSÃO DEFESA.pdf: 6329107 bytes, checksum: 690efa7f5870cc1ae0c3e3f369d304d3 (MD5)Made available in DSpace on 2018-09-11T13:22:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DANÇA IMANENTE - TESE - VERSÃO DEFESA.pdf: 6329107 bytes, checksum: 690efa7f5870cc1ae0c3e3f369d304d3 (MD5)Lingüística, Letras e ArtesCorpoDissecação artísticaProcesso criativoDançaDança imanenteBodyArtistic dissectionCreative processDanceImmanent danceDANÇA IMANENTE: uma dissecação artística do corpo no processo criativo do espetáculo Avessoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEscola de TeatroPrograma de Pós-graduação em Artes CênicasUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDANÇA IMANENTE - TESE - VERSÃO DEFESA.pdfDANÇA IMANENTE - TESE - VERSÃO DEFESA.pdfapplication/pdf6329107https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27316/1/DAN%c3%87A%20IMANENTE%20-%20TESE%20-%20VERS%c3%83O%20DEFESA.pdf690efa7f5870cc1ae0c3e3f369d304d3MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27316/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTDANÇA IMANENTE - TESE - VERSÃO DEFESA.pdf.txtDANÇA IMANENTE - TESE - VERSÃO DEFESA.pdf.txtExtracted texttext/plain576083https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27316/3/DAN%c3%87A%20IMANENTE%20-%20TESE%20-%20VERS%c3%83O%20DEFESA.pdf.txtf1ba1a300913cb3c17cc91378508719bMD53ri/273162022-07-05 14:03:54.645oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:54Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv DANÇA IMANENTE: uma dissecação artística do corpo no processo criativo do espetáculo Avesso
title DANÇA IMANENTE: uma dissecação artística do corpo no processo criativo do espetáculo Avesso
spellingShingle DANÇA IMANENTE: uma dissecação artística do corpo no processo criativo do espetáculo Avesso
Mendes, Ana Flávia de Mello
Lingüística, Letras e Artes
Corpo
Dissecação artística
Processo criativo
Dança
Dança imanente
Body
Artistic dissection
Creative process
Dance
Immanent dance
title_short DANÇA IMANENTE: uma dissecação artística do corpo no processo criativo do espetáculo Avesso
title_full DANÇA IMANENTE: uma dissecação artística do corpo no processo criativo do espetáculo Avesso
title_fullStr DANÇA IMANENTE: uma dissecação artística do corpo no processo criativo do espetáculo Avesso
title_full_unstemmed DANÇA IMANENTE: uma dissecação artística do corpo no processo criativo do espetáculo Avesso
title_sort DANÇA IMANENTE: uma dissecação artística do corpo no processo criativo do espetáculo Avesso
author Mendes, Ana Flávia de Mello
author_facet Mendes, Ana Flávia de Mello
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Ana Flávia de Mello
Mendes, Ana Flávia de Mello
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Eliana Rodrigues
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Silva, Eliana Rodrigues
Loureiro, João de Jesus Paes
Silva, Elizabeth Pessôa Gomes da
Júnior, Miguel de Santa Brígida
Fares, Josebel Akel
contributor_str_mv Silva, Eliana Rodrigues
Silva, Eliana Rodrigues
Loureiro, João de Jesus Paes
Silva, Elizabeth Pessôa Gomes da
Júnior, Miguel de Santa Brígida
Fares, Josebel Akel
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Lingüística, Letras e Artes
topic Lingüística, Letras e Artes
Corpo
Dissecação artística
Processo criativo
Dança
Dança imanente
Body
Artistic dissection
Creative process
Dance
Immanent dance
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo
Dissecação artística
Processo criativo
Dança
Dança imanente
Body
Artistic dissection
Creative process
Dance
Immanent dance
description Esta tese compreende um estudo teórico e prático sobre o processo artístico da Companhia Moderno de Dança, de Belém do Pará. O objeto a partir do qual se dá a investigação é o processo de criação e encenação do espetáculo Avesso, concebido para a referida companhia e dirigido pela autora que aqui se apresenta. Tendo como objetivo criar e encenar o dito espetáculo, esta pesquisa focalizou a transfiguração dos movimentos orgânicos do corpo em movimentos de dança, na perspectiva de validar as opções metodológicas da criação coreográfica como recursos de uma poética contemporânea de dança, à qual é dada a denominação de dança imanente. Subsidiada nos preceitos da pós-modernidade em arte e nas noções contemporâneas de corpo vigentes nas diversas áreas do conhecimento, a análise propiciou a construção dos seguintes princípios criativos para o espetáculo: o princípio da imanência, consolidado a partir do conceito de corpo imanente; o princípio da metalinguagem, identificado na noção de metacorpo e o princípio da visibilidade, observado no conceito de corpo visivo. Estes princípios foram adotados como norteadores da noção de dissecação artística do corpo, tida aqui como procedimento metodológico gerador da poética da dança imanente. O produto cênico do espetáculo Avesso resultou em uma coreografia cujos padrões de movimento não foram construídos a partir de técnicas formais de dança, confirmando a hipótese de que esta experiência criativa instauraria um vocabulário de movimentos peculiar para a dança.
publishDate 2008
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-11T13:22:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-09-11T13:22:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-09-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27316
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Teatro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Escola de Teatro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27316/1/DAN%c3%87A%20IMANENTE%20-%20TESE%20-%20VERS%c3%83O%20DEFESA.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27316/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27316/3/DAN%c3%87A%20IMANENTE%20-%20TESE%20-%20VERS%c3%83O%20DEFESA.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 690efa7f5870cc1ae0c3e3f369d304d3
ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0
f1ba1a300913cb3c17cc91378508719b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502654559420416