DANÇA IMANENTE: uma dissecação artística do corpo no processo criativo do espetáculo Avesso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27316 |
Resumo: | Esta tese compreende um estudo teórico e prático sobre o processo artístico da Companhia Moderno de Dança, de Belém do Pará. O objeto a partir do qual se dá a investigação é o processo de criação e encenação do espetáculo Avesso, concebido para a referida companhia e dirigido pela autora que aqui se apresenta. Tendo como objetivo criar e encenar o dito espetáculo, esta pesquisa focalizou a transfiguração dos movimentos orgânicos do corpo em movimentos de dança, na perspectiva de validar as opções metodológicas da criação coreográfica como recursos de uma poética contemporânea de dança, à qual é dada a denominação de dança imanente. Subsidiada nos preceitos da pós-modernidade em arte e nas noções contemporâneas de corpo vigentes nas diversas áreas do conhecimento, a análise propiciou a construção dos seguintes princípios criativos para o espetáculo: o princípio da imanência, consolidado a partir do conceito de corpo imanente; o princípio da metalinguagem, identificado na noção de metacorpo e o princípio da visibilidade, observado no conceito de corpo visivo. Estes princípios foram adotados como norteadores da noção de dissecação artística do corpo, tida aqui como procedimento metodológico gerador da poética da dança imanente. O produto cênico do espetáculo Avesso resultou em uma coreografia cujos padrões de movimento não foram construídos a partir de técnicas formais de dança, confirmando a hipótese de que esta experiência criativa instauraria um vocabulário de movimentos peculiar para a dança. |
id |
UFBA-2_3adc736bcd542795b7d5ba5c04bbd147 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/27316 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Mendes, Ana Flávia de MelloMendes, Ana Flávia de MelloSilva, Eliana RodriguesSilva, Eliana RodriguesLoureiro, João de Jesus PaesSilva, Elizabeth Pessôa Gomes daJúnior, Miguel de Santa BrígidaFares, Josebel Akel2018-09-11T13:22:11Z2018-09-11T13:22:11Z2018-09-112008http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27316Esta tese compreende um estudo teórico e prático sobre o processo artístico da Companhia Moderno de Dança, de Belém do Pará. O objeto a partir do qual se dá a investigação é o processo de criação e encenação do espetáculo Avesso, concebido para a referida companhia e dirigido pela autora que aqui se apresenta. Tendo como objetivo criar e encenar o dito espetáculo, esta pesquisa focalizou a transfiguração dos movimentos orgânicos do corpo em movimentos de dança, na perspectiva de validar as opções metodológicas da criação coreográfica como recursos de uma poética contemporânea de dança, à qual é dada a denominação de dança imanente. Subsidiada nos preceitos da pós-modernidade em arte e nas noções contemporâneas de corpo vigentes nas diversas áreas do conhecimento, a análise propiciou a construção dos seguintes princípios criativos para o espetáculo: o princípio da imanência, consolidado a partir do conceito de corpo imanente; o princípio da metalinguagem, identificado na noção de metacorpo e o princípio da visibilidade, observado no conceito de corpo visivo. Estes princípios foram adotados como norteadores da noção de dissecação artística do corpo, tida aqui como procedimento metodológico gerador da poética da dança imanente. O produto cênico do espetáculo Avesso resultou em uma coreografia cujos padrões de movimento não foram construídos a partir de técnicas formais de dança, confirmando a hipótese de que esta experiência criativa instauraria um vocabulário de movimentos peculiar para a dança.This thesis comprehends a theoretical and practical study about the Companhia Moderno de Dança, group from Belém-Pará, in its artistic process. The object by which the investigation is done is the creation and staging process of the dance concert Avesso, conceived to the referred company and directed by the author here presented. The objective of this work is to create and perform the dance concert mentioned before. For this, the focus is centered in the organic body movements transfiguration into dance movements, with the perspective of validate the methodological option of choreographic creation as resources of a contemporary dance poetic, which is named immanent dance. Supported in post-modern art precepts and in contemporary notions of body established by several knowledge areas, the analysis propitiated the construction of the following creative principles to the dance concert: the principle of immanence, consolidated by the concept of immanent body; the principle of met language, identified in the notion of met body and the principle of visibility, observed in the concept of visive body. These principles were adopted as guides for the artistic body dissection notion, here understood as methodological procedure that generates the immanent dance poetics. The scenic product of the dance concert Avesso resulted in a choreography in which the movement patterns were not constructed by the use of formal dance techniques, confirming the hypothesis that this creative experience would establish a peculiar movement vocabulary for dancing.Submitted by Glauber Assunção Moreira (glauber.a.moreira@gmail.com) on 2018-09-04T16:13:02Z No. of bitstreams: 1 DANÇA IMANENTE - TESE - VERSÃO DEFESA.pdf: 6329107 bytes, checksum: 690efa7f5870cc1ae0c3e3f369d304d3 (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2018-09-11T13:22:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DANÇA IMANENTE - TESE - VERSÃO DEFESA.pdf: 6329107 bytes, checksum: 690efa7f5870cc1ae0c3e3f369d304d3 (MD5)Made available in DSpace on 2018-09-11T13:22:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DANÇA IMANENTE - TESE - VERSÃO DEFESA.pdf: 6329107 bytes, checksum: 690efa7f5870cc1ae0c3e3f369d304d3 (MD5)Lingüística, Letras e ArtesCorpoDissecação artísticaProcesso criativoDançaDança imanenteBodyArtistic dissectionCreative processDanceImmanent danceDANÇA IMANENTE: uma dissecação artística do corpo no processo criativo do espetáculo Avessoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEscola de TeatroPrograma de Pós-graduação em Artes CênicasUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDANÇA IMANENTE - TESE - VERSÃO DEFESA.pdfDANÇA IMANENTE - TESE - VERSÃO DEFESA.pdfapplication/pdf6329107https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27316/1/DAN%c3%87A%20IMANENTE%20-%20TESE%20-%20VERS%c3%83O%20DEFESA.pdf690efa7f5870cc1ae0c3e3f369d304d3MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27316/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTDANÇA IMANENTE - TESE - VERSÃO DEFESA.pdf.txtDANÇA IMANENTE - TESE - VERSÃO DEFESA.pdf.txtExtracted texttext/plain576083https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27316/3/DAN%c3%87A%20IMANENTE%20-%20TESE%20-%20VERS%c3%83O%20DEFESA.pdf.txtf1ba1a300913cb3c17cc91378508719bMD53ri/273162022-07-05 14:03:54.645oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:54Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
DANÇA IMANENTE: uma dissecação artística do corpo no processo criativo do espetáculo Avesso |
title |
DANÇA IMANENTE: uma dissecação artística do corpo no processo criativo do espetáculo Avesso |
spellingShingle |
DANÇA IMANENTE: uma dissecação artística do corpo no processo criativo do espetáculo Avesso Mendes, Ana Flávia de Mello Lingüística, Letras e Artes Corpo Dissecação artística Processo criativo Dança Dança imanente Body Artistic dissection Creative process Dance Immanent dance |
title_short |
DANÇA IMANENTE: uma dissecação artística do corpo no processo criativo do espetáculo Avesso |
title_full |
DANÇA IMANENTE: uma dissecação artística do corpo no processo criativo do espetáculo Avesso |
title_fullStr |
DANÇA IMANENTE: uma dissecação artística do corpo no processo criativo do espetáculo Avesso |
title_full_unstemmed |
DANÇA IMANENTE: uma dissecação artística do corpo no processo criativo do espetáculo Avesso |
title_sort |
DANÇA IMANENTE: uma dissecação artística do corpo no processo criativo do espetáculo Avesso |
author |
Mendes, Ana Flávia de Mello |
author_facet |
Mendes, Ana Flávia de Mello |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Ana Flávia de Mello Mendes, Ana Flávia de Mello |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Eliana Rodrigues |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Silva, Eliana Rodrigues Loureiro, João de Jesus Paes Silva, Elizabeth Pessôa Gomes da Júnior, Miguel de Santa Brígida Fares, Josebel Akel |
contributor_str_mv |
Silva, Eliana Rodrigues Silva, Eliana Rodrigues Loureiro, João de Jesus Paes Silva, Elizabeth Pessôa Gomes da Júnior, Miguel de Santa Brígida Fares, Josebel Akel |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Lingüística, Letras e Artes |
topic |
Lingüística, Letras e Artes Corpo Dissecação artística Processo criativo Dança Dança imanente Body Artistic dissection Creative process Dance Immanent dance |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Corpo Dissecação artística Processo criativo Dança Dança imanente Body Artistic dissection Creative process Dance Immanent dance |
description |
Esta tese compreende um estudo teórico e prático sobre o processo artístico da Companhia Moderno de Dança, de Belém do Pará. O objeto a partir do qual se dá a investigação é o processo de criação e encenação do espetáculo Avesso, concebido para a referida companhia e dirigido pela autora que aqui se apresenta. Tendo como objetivo criar e encenar o dito espetáculo, esta pesquisa focalizou a transfiguração dos movimentos orgânicos do corpo em movimentos de dança, na perspectiva de validar as opções metodológicas da criação coreográfica como recursos de uma poética contemporânea de dança, à qual é dada a denominação de dança imanente. Subsidiada nos preceitos da pós-modernidade em arte e nas noções contemporâneas de corpo vigentes nas diversas áreas do conhecimento, a análise propiciou a construção dos seguintes princípios criativos para o espetáculo: o princípio da imanência, consolidado a partir do conceito de corpo imanente; o princípio da metalinguagem, identificado na noção de metacorpo e o princípio da visibilidade, observado no conceito de corpo visivo. Estes princípios foram adotados como norteadores da noção de dissecação artística do corpo, tida aqui como procedimento metodológico gerador da poética da dança imanente. O produto cênico do espetáculo Avesso resultou em uma coreografia cujos padrões de movimento não foram construídos a partir de técnicas formais de dança, confirmando a hipótese de que esta experiência criativa instauraria um vocabulário de movimentos peculiar para a dança. |
publishDate |
2008 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-09-11T13:22:11Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-09-11T13:22:11Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-09-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27316 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27316 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Teatro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Teatro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27316/1/DAN%c3%87A%20IMANENTE%20-%20TESE%20-%20VERS%c3%83O%20DEFESA.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27316/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27316/3/DAN%c3%87A%20IMANENTE%20-%20TESE%20-%20VERS%c3%83O%20DEFESA.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
690efa7f5870cc1ae0c3e3f369d304d3 ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0 f1ba1a300913cb3c17cc91378508719b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801502654559420416 |