Campanhas políticas e redes sociais digitais: um estudo sobre o uso do twitter nas eleições presidenciais de 2010

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aggio, Camilo de Oliveira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25197
Resumo: Este trabalho tem três objetivos principais: (1) Discutir as principais questões teóricas e fenômenos empíricos presentes na literatura sobre campanhas online, com ênfase nos sites para redes sociais (social networking sites), em especial o Twitter; (b) Examinar aspectos metodológicos que têm norteado os estudos analíticos sobre a comunicaçãoeleitoral no Twitter; (c) Compreender, a partir da proposta metodológica desenvolvida, quais funções estratégicas e políticas foram atribuídas às diferentes dimensões comunicacionais do Twitter pelos três principais candidatos a presidente do Brasil em 2010. As análises dos perfis de campanha de Dilma Rousseff, então candidata pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Marina Silva, candidata pelo Partido Verde (PV), e José Serra, candidato pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), permitiram compreendes quas funcionalidades e sentidos foram atribuídos aos diferentes recursos do Twitter na primeira vez em que sites para redes sociais foram usados em campanhas políticas no Brasil. A pesquisa realizada apresenta similaridades e diferenças nos propósitos, objetivos e funções atribuídas às diferentes dimensões comunicativas do Twitter pelas três campanhas examinadas. Em termos conclusivos, as eleições presidenciais brasileiras de 2010 foram marcadas por um nível significativo de interação discursiva entre eleitores e campanhas no Twitter, contrariando uma das tendências de normalização das campanhas online.
id UFBA-2_3ba958b40fa44e71a65cef7988bd6bf6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/25197
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Aggio, Camilo de OliveiraGomes, Wilson da SilvaPrudêncio, Kelly CristinaMiola, EdnaAlmeida, Antônio Jorge Fonseca Sanches deSilva Filho, Emiliano José da2018-01-23T14:23:44Z2018-01-23T14:23:44Z2018-01-232014-05-12Tesehttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25197Este trabalho tem três objetivos principais: (1) Discutir as principais questões teóricas e fenômenos empíricos presentes na literatura sobre campanhas online, com ênfase nos sites para redes sociais (social networking sites), em especial o Twitter; (b) Examinar aspectos metodológicos que têm norteado os estudos analíticos sobre a comunicaçãoeleitoral no Twitter; (c) Compreender, a partir da proposta metodológica desenvolvida, quais funções estratégicas e políticas foram atribuídas às diferentes dimensões comunicacionais do Twitter pelos três principais candidatos a presidente do Brasil em 2010. As análises dos perfis de campanha de Dilma Rousseff, então candidata pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Marina Silva, candidata pelo Partido Verde (PV), e José Serra, candidato pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), permitiram compreendes quas funcionalidades e sentidos foram atribuídos aos diferentes recursos do Twitter na primeira vez em que sites para redes sociais foram usados em campanhas políticas no Brasil. A pesquisa realizada apresenta similaridades e diferenças nos propósitos, objetivos e funções atribuídas às diferentes dimensões comunicativas do Twitter pelas três campanhas examinadas. Em termos conclusivos, as eleições presidenciais brasileiras de 2010 foram marcadas por um nível significativo de interação discursiva entre eleitores e campanhas no Twitter, contrariando uma das tendências de normalização das campanhas online.This dissertation aims to reach three main goals: (a) contextualize and discuss the online campaigning’s ma in theoretical issues and empirical evidences, especially those regarding the actual phase of this phenomenon defined by social media use as a communication cha nnel for parties and candidate to performpolitical strategies, especially on Twitter; (b) Develop a new methodological approach to analyze different Twitter’s communication dimensions regarding its political functionalities in electoral contests(hyperlinks;hashtags;interactive features; with whom candidates interact; con tent and political functi ons of messages and what type of tweets attracts the greater number of retweets); (c) Verify how Twitter was used by the three main presidential candidates in 2010 Brazilian presidential election (the first time Brazilian Electoral Courte permitted the useof social media by political campaigns) using the methodological approach developed. The analysis ofofficial Twitter accounts of Dilma Rousseff (Labour Party), Marina Silva (Green Party) and José Serra (Brazilian Social Democracy Party) was helpful to test the methodological approach developed in this dissertation in order to fulfill some analytical gaps and mistakes in online campaigning’s literature such as the methods that are used by many scholars to verify if and how Twitter’s interactive features has being used by parties and candidates to communicate directly with citizens –and to fully comprehend what role Twitter played in the first Brazilian presidential election in which social media could be used by political campaigns. The empirical evidences reported in this study shed light to some singularities of Brazilian political campaigns on Twitter and make available important conclusions and data for future international comparative studies.Submitted by Pós-Com Pós-Com (pos-com@ufba.br) on 2015-04-01T12:18:10Z No. of bitstreams: 1 Camilo Aggio - Tese - Campanhas Políticas e Sites para Redes Sociais (1).pdf: 4723206 bytes, checksum: e2825476aa43b2a1bdeb34d28a04288f (MD5)Approved for entry into archive by Vania Magalhaes (magal@ufba.br) on 2018-01-23T14:23:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Camilo Aggio - Tese - Campanhas Políticas e Sites para Redes Sociais (1).pdf: 4723206 bytes, checksum: e2825476aa43b2a1bdeb34d28a04288f (MD5)Made available in DSpace on 2018-01-23T14:23:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Camilo Aggio - Tese - Campanhas Políticas e Sites para Redes Sociais (1).pdf: 4723206 bytes, checksum: e2825476aa43b2a1bdeb34d28a04288f (MD5)CNPQComunicação e Culturas ContemporâneasTwitterCampanhas eleitoraisRedes sociaisCampanhas políticas e redes sociais digitais: um estudo sobre o uso do twitter nas eleições presidenciais de 2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisFaculdade de ComunicaçãoDoutorado em Comunicação e Cultura ContemporâneasUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALCamilo Aggio - Tese - Campanhas Políticas e Sites para Redes Sociais (1).pdfCamilo Aggio - Tese - Campanhas Políticas e Sites para Redes Sociais (1).pdfapplication/pdf4723206https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25197/1/Camilo%20Aggio%20-%20Tese%20-%20Campanhas%20Pol%c3%adticas%20e%20Sites%20para%20Redes%20Sociais%20%281%29.pdfe2825476aa43b2a1bdeb34d28a04288fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25197/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTCamilo Aggio - Tese - Campanhas Políticas e Sites para Redes Sociais (1).pdf.txtCamilo Aggio - Tese - Campanhas Políticas e Sites para Redes Sociais (1).pdf.txtExtracted texttext/plain536910https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25197/3/Camilo%20Aggio%20-%20Tese%20-%20Campanhas%20Pol%c3%adticas%20e%20Sites%20para%20Redes%20Sociais%20%281%29.pdf.txtb9d3a4f11e84e3f8c323093aef87513aMD53ri/251972022-03-22 19:36:52.728oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-03-22T22:36:52Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Campanhas políticas e redes sociais digitais: um estudo sobre o uso do twitter nas eleições presidenciais de 2010
title Campanhas políticas e redes sociais digitais: um estudo sobre o uso do twitter nas eleições presidenciais de 2010
spellingShingle Campanhas políticas e redes sociais digitais: um estudo sobre o uso do twitter nas eleições presidenciais de 2010
Aggio, Camilo de Oliveira
Comunicação e Culturas Contemporâneas
Twitter
Campanhas eleitorais
Redes sociais
title_short Campanhas políticas e redes sociais digitais: um estudo sobre o uso do twitter nas eleições presidenciais de 2010
title_full Campanhas políticas e redes sociais digitais: um estudo sobre o uso do twitter nas eleições presidenciais de 2010
title_fullStr Campanhas políticas e redes sociais digitais: um estudo sobre o uso do twitter nas eleições presidenciais de 2010
title_full_unstemmed Campanhas políticas e redes sociais digitais: um estudo sobre o uso do twitter nas eleições presidenciais de 2010
title_sort Campanhas políticas e redes sociais digitais: um estudo sobre o uso do twitter nas eleições presidenciais de 2010
author Aggio, Camilo de Oliveira
author_facet Aggio, Camilo de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aggio, Camilo de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gomes, Wilson da Silva
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Prudêncio, Kelly Cristina
Miola, Edna
Almeida, Antônio Jorge Fonseca Sanches de
Silva Filho, Emiliano José da
contributor_str_mv Gomes, Wilson da Silva
Prudêncio, Kelly Cristina
Miola, Edna
Almeida, Antônio Jorge Fonseca Sanches de
Silva Filho, Emiliano José da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Comunicação e Culturas Contemporâneas
topic Comunicação e Culturas Contemporâneas
Twitter
Campanhas eleitorais
Redes sociais
dc.subject.por.fl_str_mv Twitter
Campanhas eleitorais
Redes sociais
description Este trabalho tem três objetivos principais: (1) Discutir as principais questões teóricas e fenômenos empíricos presentes na literatura sobre campanhas online, com ênfase nos sites para redes sociais (social networking sites), em especial o Twitter; (b) Examinar aspectos metodológicos que têm norteado os estudos analíticos sobre a comunicaçãoeleitoral no Twitter; (c) Compreender, a partir da proposta metodológica desenvolvida, quais funções estratégicas e políticas foram atribuídas às diferentes dimensões comunicacionais do Twitter pelos três principais candidatos a presidente do Brasil em 2010. As análises dos perfis de campanha de Dilma Rousseff, então candidata pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Marina Silva, candidata pelo Partido Verde (PV), e José Serra, candidato pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), permitiram compreendes quas funcionalidades e sentidos foram atribuídos aos diferentes recursos do Twitter na primeira vez em que sites para redes sociais foram usados em campanhas políticas no Brasil. A pesquisa realizada apresenta similaridades e diferenças nos propósitos, objetivos e funções atribuídas às diferentes dimensões comunicativas do Twitter pelas três campanhas examinadas. Em termos conclusivos, as eleições presidenciais brasileiras de 2010 foram marcadas por um nível significativo de interação discursiva entre eleitores e campanhas no Twitter, contrariando uma das tendências de normalização das campanhas online.
publishDate 2014
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2014-05-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-01-23T14:23:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-01-23T14:23:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-01-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25197
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv Tese
identifier_str_mv Tese
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Comunicação
dc.publisher.program.fl_str_mv Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25197/1/Camilo%20Aggio%20-%20Tese%20-%20Campanhas%20Pol%c3%adticas%20e%20Sites%20para%20Redes%20Sociais%20%281%29.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25197/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25197/3/Camilo%20Aggio%20-%20Tese%20-%20Campanhas%20Pol%c3%adticas%20e%20Sites%20para%20Redes%20Sociais%20%281%29.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e2825476aa43b2a1bdeb34d28a04288f
ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0
b9d3a4f11e84e3f8c323093aef87513a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502557876518912