ENTRE VISTAS: CORPO, DISCURSO E DANÇA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALVES, PATRICIA ZARSKE
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36992
Resumo: Esta pesquisa trata a coimplicação entre discurso e dança nos processos de criação do artista. Para isso, propõe a elaboração de uma equação entre os termos corpo, discurso e dança distante de uma lógica determinista. Discurso e dança aqui se caracterizam como duas maneiras de produzir conhecimento que sempre correspondem ao corpo, visto que são provenientes de sua condição de produzi-los. O corpo opera em fluxo de mudanças, constitui-se de estados provisórios e nesse caráter processual, discurso e dança vão coevoluindo como produções do corpo. Produzir uma dança e produzir um discurso sobre essa dança são ações de um mesmo corpo. A configuração da equação proposta nesta dissertação, apresenta uma maneira de compreender que corpo, discurso e dança são três instâncias desse mesmo processo. Embora tenham aspectos diferentes, se conjugam, pois no corpo, são processos simultâneos. A hipótese levantada é que corpo, discurso e dança operam em uma lógica de simultaneidade porque quando um está ocorrendo, o outro também está, e de alguma maneira ambos estão sendo reformulados, ou seja, são coafetados. Diferente de atestá-los a condição de unidade, a proposição é discutir as especificidades de cada ação, a de dançar e a de escrever/falar sobre a dança. A processualidade do corpo pressupõe como condição a não causalidade dessa relação. Para compreender essa equação cujos termos não se separam, cada termo foi apresentado como um ponto de vista do processo. Na perspectiva do corpo, a articulação com Dawkins (1979), Prigogine (2009), Bittencourt (2012) e Britto (2008), permitiu discutir a temporalidade do corpo, como possibilidade de entender sua natureza processual e instável. Sob a perspectiva do discurso, Brandão (1998), Maingueneau (2013) e Foucault (1999) possibilitaram a compreensão de discurso como uma construção de sentidos relacionados diretamente às suas condições de produção, seu caráter social e histórico. E na perspectiva do olhar para dança, as ideias de Setenta (2008) e Tridapalli (2008) foram os referenciais escolhidos para compartilhar a possibilidade de pensar a dança como um processo de constituição do sujeito. Cada uma dessas perspectivas, se apresenta como um ponto de vista sobre o processo de composição do artista da dança, nas relações estabelecidas com o que está no entrelugar, entre dançar e discursar, o que se vê nas entre vistas.
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A hipótese levantada é que corpo, discurso e dança operam em uma lógica de simultaneidade porque quando um está ocorrendo, o outro também está, e de alguma maneira ambos estão sendo reformulados, ou seja, são coafetados. Diferente de atestá-los a condição de unidade, a proposição é discutir as especificidades de cada ação, a de dançar e a de escrever/falar sobre a dança. A processualidade do corpo pressupõe como condição a não causalidade dessa relação. Para compreender essa equação cujos termos não se separam, cada termo foi apresentado como um ponto de vista do processo. Na perspectiva do corpo, a articulação com Dawkins (1979), Prigogine (2009), Bittencourt (2012) e Britto (2008), permitiu discutir a temporalidade do corpo, como possibilidade de entender sua natureza processual e instável. Sob a perspectiva do discurso, Brandão (1998), Maingueneau (2013) e Foucault (1999) possibilitaram a compreensão de discurso como uma construção de sentidos relacionados diretamente às suas condições de produção, seu caráter social e histórico. E na perspectiva do olhar para dança, as ideias de Setenta (2008) e Tridapalli (2008) foram os referenciais escolhidos para compartilhar a possibilidade de pensar a dança como um processo de constituição do sujeito. Cada uma dessas perspectivas, se apresenta como um ponto de vista sobre o processo de composição do artista da dança, nas relações estabelecidas com o que está no entrelugar, entre dançar e discursar, o que se vê nas entre vistas.This research deals with the coimplication between discourse and dance in the artist’s creative processes. For this, it proposes the elaboration of an equation between the terms body, speech and dance, far from a deterministic logic. Here, discourse and dance are characterized as two possibilities of producing knowledge that it is always related to the body, since they come from its condition of producing them. The body operates in a flow of changes, it is constituted of provisional states and in this procedural character, speech and dance are co-evolving as productions of the body. Producing a dance and producing a speech about this dance are actions of the same body. The configuration of the equation proposed in this dissertation presents a way of understanding that body, speech and dance as three instances of this same process. Although they have different aspects, they are intertwined, because in the body, they are simultaneous processes. The raised hypothesis is that the body, speech and dance operate in a logic of simultaneity because both occur at the same time, and somehow both are being reformulated, that is, are co-affected. Different from attesting to the condition of unity, the proposition is to discuss the specificities of each action, to dance and to write / talk about dance. The processuality of the body presupposes a condition of non-causality in this relational process. To understand this equation whose terms do not separate themselves from each other, each term was presented as a perspective of the process. In the perspective of the body, the articulation with Dawkins (1979), Prigogine (2009), Bittencourt (2012) and Britto (2008) allowed discussing the temporality of the body as a possibility to understand its procedural and unstable nature. From the perspective of discourse, Brandão (1998), Maingueneau (2013) and Foucault (1999) made possible the understanding of discourse as a construction of meanings related directly to its production conditions, its social and historical character. And from the perspective of dance, the accounts of Setenta (2008) and Tridapalli (2008) were the references chosen to share the possibility of thinking dance as a process of constitution of the subject. Each one of these perspectives presents itself as a point of view on the process of the artist’s dance composition in the relations established with what is in between, between dancing and discourse, which is seen in between-views.Submitted by Diana Alves (ppgdancaufba.adm@gmail.com) on 2023-05-15T15:09:53Z No. of bitstreams: 1 Dissertação PATRICIA ALVES.pdf: 5243710 bytes, checksum: 2bcf134112e31be67203872f1b2380a9 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2023-05-15T15:24:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação PATRICIA ALVES.pdf: 5243710 bytes, checksum: 2bcf134112e31be67203872f1b2380a9 (MD5)Made available in DSpace on 2023-05-15T15:24:18Z (GMT). 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