ENTRE VISTAS: CORPO, DISCURSO E DANÇA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29608 |
Resumo: | Esta pesquisa trata a coimplicação entre discurso e dança nos processos de criação do artista. Para isso, propõe a elaboração de uma equação entre os termos corpo, discurso e dança distante de uma lógica determinista. Discurso e dança aqui se caracterizam como duas maneiras de produzir conhecimento que sempre correspondem ao corpo, visto que são provenientes de sua condição de produzi-los. O corpo opera em fluxo de mudanças, constitui-se de estados provisórios e nesse caráter processual, discurso e dança vão coevoluindo como produções do corpo. Produzir uma dança e produzir um discurso sobre essa dança são ações de um mesmo corpo. A configuração da equação proposta nesta dissertação, apresenta uma maneira de compreender que corpo, discurso e dança são três instâncias desse mesmo processo. Embora tenham aspectos diferentes, se conjugam, pois no corpo, são processos simultâneos. A hipótese levantada é que corpo, discurso e dança operam em uma lógica de simultaneidade porque quando um está ocorrendo, o outro também está, e de alguma maneira ambos estão sendo reformulados, ou seja, são coafetados. Diferente de atestá-los a condição de unidade, a proposição é discutir as especificidades de cada ação, a de dançar e a de escrever/falar sobre a dança. A processualidade do corpo pressupõe como condição a não causalidade dessa relação. Para compreender essa equação cujos termos não se separam, cada termo foi apresentado como um ponto de vista do processo. Na perspectiva do corpo, a articulação com Dawkins (1979), Prigogine (2009), Bittencourt (2012) e Britto (2008), permitiu discutir a temporalidade do corpo, como possibilidade de entender sua natureza processual e instável. Sob a perspectiva do discurso, Brandão (1998), Maingueneau (2013) e Foucault (1999) possibilitaram a compreensão de discurso como uma construção de sentidos relacionados diretamente às suas condições de produção, seu caráter social e histórico. E na perspectiva do olhar para dança, as ideias de Setenta (2008) e Tridapalli (2008) foram os referenciais escolhidos para compartilhar a possibilidade de pensar a dança como um processo de constituição do sujeito. Cada uma dessas perspectivas, se apresenta como um ponto de vista sobre o processo de composição do artista da dança, nas relações estabelecidas com o que está no entrelugar, entre dançar e discursar, o que se vê nas entre vistas. |
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A configuração da equação proposta nesta dissertação, apresenta uma maneira de compreender que corpo, discurso e dança são três instâncias desse mesmo processo. Embora tenham aspectos diferentes, se conjugam, pois no corpo, são processos simultâneos. A hipótese levantada é que corpo, discurso e dança operam em uma lógica de simultaneidade porque quando um está ocorrendo, o outro também está, e de alguma maneira ambos estão sendo reformulados, ou seja, são coafetados. Diferente de atestá-los a condição de unidade, a proposição é discutir as especificidades de cada ação, a de dançar e a de escrever/falar sobre a dança. A processualidade do corpo pressupõe como condição a não causalidade dessa relação. Para compreender essa equação cujos termos não se separam, cada termo foi apresentado como um ponto de vista do processo. 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Cada uma dessas perspectivas, se apresenta como um ponto de vista sobre o processo de composição do artista da dança, nas relações estabelecidas com o que está no entrelugar, entre dançar e discursar, o que se vê nas entre vistas.Submitted by Diana Alves (ppgdancaufba.adm@gmail.com) on 2019-04-09T12:17:53Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Final - PATRICIA ALVES.pdf: 5243710 bytes, checksum: 2bcf134112e31be67203872f1b2380a9 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-05-20T19:28:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Final - PATRICIA ALVES.pdf: 5243710 bytes, checksum: 2bcf134112e31be67203872f1b2380a9 (MD5)Made available in DSpace on 2019-05-20T19:28:18Z (GMT). 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Esta pesquisa trata a coimplicação entre discurso e dança nos processos de criação do artista. Para isso, propõe a elaboração de uma equação entre os termos corpo, discurso e dança distante de uma lógica determinista. Discurso e dança aqui se caracterizam como duas maneiras de produzir conhecimento que sempre correspondem ao corpo, visto que são provenientes de sua condição de produzi-los. O corpo opera em fluxo de mudanças, constitui-se de estados provisórios e nesse caráter processual, discurso e dança vão coevoluindo como produções do corpo. Produzir uma dança e produzir um discurso sobre essa dança são ações de um mesmo corpo. A configuração da equação proposta nesta dissertação, apresenta uma maneira de compreender que corpo, discurso e dança são três instâncias desse mesmo processo. Embora tenham aspectos diferentes, se conjugam, pois no corpo, são processos simultâneos. A hipótese levantada é que corpo, discurso e dança operam em uma lógica de simultaneidade porque quando um está ocorrendo, o outro também está, e de alguma maneira ambos estão sendo reformulados, ou seja, são coafetados. Diferente de atestá-los a condição de unidade, a proposição é discutir as especificidades de cada ação, a de dançar e a de escrever/falar sobre a dança. A processualidade do corpo pressupõe como condição a não causalidade dessa relação. Para compreender essa equação cujos termos não se separam, cada termo foi apresentado como um ponto de vista do processo. Na perspectiva do corpo, a articulação com Dawkins (1979), Prigogine (2009), Bittencourt (2012) e Britto (2008), permitiu discutir a temporalidade do corpo, como possibilidade de entender sua natureza processual e instável. Sob a perspectiva do discurso, Brandão (1998), Maingueneau (2013) e Foucault (1999) possibilitaram a compreensão de discurso como uma construção de sentidos relacionados diretamente às suas condições de produção, seu caráter social e histórico. E na perspectiva do olhar para dança, as ideias de Setenta (2008) e Tridapalli (2008) foram os referenciais escolhidos para compartilhar a possibilidade de pensar a dança como um processo de constituição do sujeito. Cada uma dessas perspectivas, se apresenta como um ponto de vista sobre o processo de composição do artista da dança, nas relações estabelecidas com o que está no entrelugar, entre dançar e discursar, o que se vê nas entre vistas. |
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