Práticas integrativas e complementares em saúde (PICS): atividades corporais como meio para uma educação em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Bruno Anunciação dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29234
Resumo: O trabalho em tela aborda as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) e suas ações em saúde para o processo de educação em saúde dos usuários das unidades de saúde da família e da atenção especializada no município de Camaçari-BA, região metropolitana de Salvador. Nossa questão de estudo é: a inserção das PICS no Sistema Único de Saúde (SUS) pode contribuir para a progressão educacional do processo saúde-doença dos usuários? A partir dessa questão, apontamos como hipótese que os profissionais de saúde que utilizam as terapêuticas da perspectiva de cuidado das PICS demonstram uma melhor resolução do processo de saúde-doença dos pacientes através da educação em saúde e do autocuidado. Nessa perspectiva, nosso objetivo foi analisar como os profissionais que atuam com as PICS compreendem o processo de saúde-doença dos usuários a partir desse olhar e, por dentro disso, analisar os processos pedagógicos sistematizados presentes nas práticas corporais utilizadas por esses profissionais de saúde, bem como problematizar a utilização das práticas alopáticas hegemônicas no sistema de saúde brasileiro, como principal alternativa em detrimento do uso das PICS. A justificativa do estudo toma por base a necessidade de ampliação do debate sobre educação em saúde e de como ele vem sendo realizada no sistema de saúde brasileiro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou o estudo de caso e, como instrumento para obtenção dos dados para a pesquisa, a entrevista semiestruturada. Foram entrevistadas dez profissionais de saúde da atenção básica e especializada que utilizavam como terapêutica nos seus pacientes alguma das PICS. Como resultado, obtivemos relatos desses profissionais nos quais diziam haver uma melhora significativa dos seus pacientes quando tratados com as PICS, principalmente no que diz respeito à autonomia do sujeito no seu processo saúde/doença e no autocuidado para obtenção da cura.
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A partir dessa questão, apontamos como hipótese que os profissionais de saúde que utilizam as terapêuticas da perspectiva de cuidado das PICS demonstram uma melhor resolução do processo de saúde-doença dos pacientes através da educação em saúde e do autocuidado. Nessa perspectiva, nosso objetivo foi analisar como os profissionais que atuam com as PICS compreendem o processo de saúde-doença dos usuários a partir desse olhar e, por dentro disso, analisar os processos pedagógicos sistematizados presentes nas práticas corporais utilizadas por esses profissionais de saúde, bem como problematizar a utilização das práticas alopáticas hegemônicas no sistema de saúde brasileiro, como principal alternativa em detrimento do uso das PICS. A justificativa do estudo toma por base a necessidade de ampliação do debate sobre educação em saúde e de como ele vem sendo realizada no sistema de saúde brasileiro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou o estudo de caso e, como instrumento para obtenção dos dados para a pesquisa, a entrevista semiestruturada. Foram entrevistadas dez profissionais de saúde da atenção básica e especializada que utilizavam como terapêutica nos seus pacientes alguma das PICS. Como resultado, obtivemos relatos desses profissionais nos quais diziam haver uma melhora significativa dos seus pacientes quando tratados com as PICS, principalmente no que diz respeito à autonomia do sujeito no seu processo saúde/doença e no autocuidado para obtenção da cura.ABSTRACT: The on-screen work addresses the Integrative and Complementary Practices in Health (PICS) and its actions in health for the process of health education of the users of the family health units and the specialized care of the municipality of Camaçari-BA metropolitan region of Salvador. Our question of study is: the insertion of integrative and complementary practices in health in SUS can contribute to the educational progression of the health-disease process of users? Based on this question, we hypothesized that health professionals who use the therapies from the PICS care perspective demonstrate a better resolution of the patients’ health-disease process through health education and self-care. In this perspective, our objective was to analyze how the professionals that work with the PICS understand the health-disease process of the users from this perspective and, within that, analyze the systematized pedagogical processes present in the corporal practices used by these health professionals and still to problematize the use of hegemonic allopathic practices in the Brazilian health system, as the main alternative to the use of PICS. The justification of the study is based on the need to broaden the debate on health education and how it has been carried out in the Brazilian health system. It is a qualitative research that used the case study and as instrument to obtain the data for the research the semi-structured interview. We interviewed 10 health professionals from basic and specialized care who used as therapy in their patients some of the PICS. As a result we obtained the reports of these professionals where they said that there is a significant improvement of their patients when treated with the PICS, mainly regarding the autonomy of the subject in their health / illness process and in the self care to obtain the cure.Submitted by Bruno Santos (bruno.kibro@gmail.com) on 2019-04-05T15:02:49Z No. of bitstreams: 1 Brunofinal.pdf: 902454 bytes, checksum: 3fe596dd4959007777b3b6e7d1c372b2 (MD5)Approved for entry into archive by Eleonora Guimaraes (esilva@ufba.br) on 2019-04-08T20:18:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Brunofinal.pdf: 902454 bytes, checksum: 3fe596dd4959007777b3b6e7d1c372b2 (MD5)Made available in DSpace on 2019-04-08T20:18:59Z (GMT). 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