IDENTIDADES NEGRAS NO LIVRO DIDÁTICO DE ESPANHOL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Joseane Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27983
Resumo: Esta pesquisa, de base qualitativa, tem por objetivo mostrar e discutir as representações que negras e negros recebem em suas aparições nos Livros Didáticos, - Enlaces español para jóvenes brasileños e Cercanía Joven-, selecionados pelo edital do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2015 para o ensino de Espanhol no Ensino Médio. A relevância desse trabalho se configura porque as discussões sobre as identidades negras ainda têm pouca ressonância dentro das universidades brasileiras, nos cursos de formação de professores, contrariando a necessidade de atualização do conhecimento epistêmico nas diversas áreas educacionais. No entanto, é necessário salientar que as culturas negras, através de seus protagonistas, vêm requisitando seu reconhecimento por representar as “novas” vozes, antes tidas como periféricas, mas que já podem ser consideradas como os novos centros. Por isso é necessário que os estudantes em formação, bem como os professores de línguas-literaturas, tenham acesso a essas culturas, refletindo sobre sua importância e criando novos espaços de empoderamento entre seus pares. A pesquisa se justifica, também, por atender à Lei 10.639/03, que tem como prerrogativa instituir o ensino e os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira, de forma interdisciplinar. Levando em consideração que a disciplina de Língua Espanhola é obrigatória no Ensino Médio e facultada ao Ensino Fundamental, através da Lei 11.161/05, essa disciplina tem, portanto, compromisso de trabalhar temáticas para que haja o reconhecimento das identidades dos estudantes, pautadas numa pedagogia sensível, crítica e autônoma. Com base nos dados analisados, a pesquisa constatou que as culturas e as pessoas negras ainda permanecem em lugar de pouco protagonismo no livro didático; que suas imagens e atuações, na maior parte do tempo, estão descontextualizadas ou são insuficientes. Os resultados evidenciaram, portanto, que é imprescindível que sejam mantidas e amplificadas as políticas públicas voltadas para a afirmação das identidades da população negra, assim como mostrou que a educação de professores, apoiada no paradigma da interculturalidade, esteja comprometida com a diversidade.
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No entanto, é necessário salientar que as culturas negras, através de seus protagonistas, vêm requisitando seu reconhecimento por representar as “novas” vozes, antes tidas como periféricas, mas que já podem ser consideradas como os novos centros. Por isso é necessário que os estudantes em formação, bem como os professores de línguas-literaturas, tenham acesso a essas culturas, refletindo sobre sua importância e criando novos espaços de empoderamento entre seus pares. A pesquisa se justifica, também, por atender à Lei 10.639/03, que tem como prerrogativa instituir o ensino e os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira, de forma interdisciplinar. Levando em consideração que a disciplina de Língua Espanhola é obrigatória no Ensino Médio e facultada ao Ensino Fundamental, através da Lei 11.161/05, essa disciplina tem, portanto, compromisso de trabalhar temáticas para que haja o reconhecimento das identidades dos estudantes, pautadas numa pedagogia sensível, crítica e autônoma. Com base nos dados analisados, a pesquisa constatou que as culturas e as pessoas negras ainda permanecem em lugar de pouco protagonismo no livro didático; que suas imagens e atuações, na maior parte do tempo, estão descontextualizadas ou são insuficientes. Os resultados evidenciaram, portanto, que é imprescindível que sejam mantidas e amplificadas as políticas públicas voltadas para a afirmação das identidades da população negra, assim como mostrou que a educação de professores, apoiada no paradigma da interculturalidade, esteja comprometida com a diversidade.Esta investigación, de base cualitativa, tiene el objetivo de demonstrar y discutir las representaciones de negras y negros en los Libros Didácticos, - Enlaces español para jóvenes brasileños y Cercanía Joven-, seleccionados por el Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2015 para la enseñanza de Español en la Enseñanza Media. La relevancia de este trabajo se configura porque las discusiones sobre las identidades negras aún tienen poca resonancia dentro de las universidades brasileñas, en los cursos de formación de profesores, contrariando la necesidad de actualización del conocimiento epistémico en las diversas áreas educacionales. Sin embargo, es necesario resaltar que las culturas negras, a través de sus protagonistas, vienen requisando su reconocimiento por representar las “nuevas” voces, antes creídas como periféricas, pero que ya pueden ser consideradas como los nuevos centros. Por lo tanto es necesario que los estudiantes en formación, así como los profesores de lenguas-literaturas, tengan acceso a esas culturas, reflejando sobre su importancia y creando nuevos espacios de empoderamiento entre sus pares. La investigación se justifica, también, por atender a la Ley 10.639/03, que tiene como prerrogativa instituir la enseñanza y los contenidos referentes a la Historia y Cultura Afro-Brasileña, de manera interdisciplinar. Llevando en consideración que la asignatura de Lengua Española es obligatoria en la Enseñanza Media y facultada a la Enseñanza Fundamental, a través de la Ley 11.161/05, esa asignatura tiene, por lo tanto, compromiso de trabajar las temáticas para que haya un reconocimiento de las identidades de los estudiantes, basadas en una pedagogía sensible, crítica y autónoma. Con base en los dados analizados, la investigación constató que las culturas y las personas negras aún permanecen en un lugar de poco protagonismo en el libro didáctico; que sus imágenes y actuaciones, en la mayor parte del tiempo, están descontextualizadas o son insuficientes. Los resultados evidenciaron, por lo tanto, que se mantengan y amplíen las políticas públicas para la afirmación de las identidades de la población negra, así como mostró que la educación de profesores, apoyada en el paradigma de la interculturalidad, esté comprometida con la diversidad.This research, based on a qualitative study, focus on showing and debating the representations that black people get in the textbooks, - Enlaces and Cercanía Joven -, selected by the 2015 Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) to teach Spanish in High School. The relevance of this work is due to the fact that the discussions about black identities still have little resonance in Brazilian universities, teacher trainning courses, contrary to the need for updating epistemic knowledge in a variety of educational areas. Nonetheless, it should be noted that black cultures, through their protagonists, have been requesting recognition as they represent the “new” voices, before seen as peripheral, which may already be considered as the new centers. Therefore it is necessary that students in trainning, as well as language-literature teachers, have access to these cultures, reflecting upon their importance and creating new empowering spaces among their peers. The research is also justified for its compliance with the law 10.639/03, which has as prerogative to establish the teaching of and the contents related to the Afro-brazilian history and culture, in an interdisciplinary way. Taking into consideration that Spanish language as a school subject is mandatory for High School and optional for primary education by the law 11.161/05, this subject has committed to working with themes so there is a recognition of students identities guided by a sensitive, critical and autonomous pedagogy. Based on the analyzed data, the research found that black cultures and black people still have little protagonism in textbooks; their images and actions are mostly decontextualized or insufficient. The results showed that it is vital that the new public policies to affirm black people’s identities are kept and amplified and also showed that the education of teachers, based on the paradigm of interculturality, be committed to diversity.Submitted by Roberth Novaes (roberth.novaes@live.com) on 2018-11-19T13:57:18Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO VERSÃO FINAL.pdf: 31627068 bytes, checksum: 8f68b72cac3eb48a3e41b961828d7946 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2018-11-19T17:53:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO VERSÃO FINAL.pdf: 31627068 bytes, checksum: 8f68b72cac3eb48a3e41b961828d7946 (MD5)Made available in DSpace on 2018-11-19T17:53:19Z (GMT). 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