Pretunhol: representação negra em livros didáticos de Espanhol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Douglas
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/29068
Resumo: Este trabalho examina a representação negra em livros didáticos de Espanhol para o Ensino Médio, possibilitando a reflexão crítica sobre racismo e desigualdade social na escola, bem como suas consequências fora dela. Para isso, foram selecionadas as coleções de espanhol para o Ensino Médio aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático em 2012 e 2018, primeiro e último ano em que a língua esteve presente no programa antes da retirada do componente curricular Língua Estrangeira Moderna da Educação Básica pela Medida Provisória 746/2016 (BRASIL, 2016), convertida na Lei no 13.415, de 2017 (BRASIL, 2017). Com base teórica na Sociologia do discurso do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 2003; VOLÓCHINOV, 2018; 2019) busca-se construir diálogos com reflexões teóricas que discutem sobre Letramento Visual Crítico (XAVIER, 2019), Epistemicídio (SANTOS, 1995; CARNEIRO, 2005), Lugar de fala (RIBEIRO, 2019a) e os reflexos do racismo na sociedade (FERNANDES, 1972; HALL, 2008; PIMENTEL, 2010; NASCIMENTO, 2016; ALMEIDA, 2019; KILOMBA, 2019; GONZÁLEZ, 2020), entre outros. Após um levantamento quantitativo de textos verbais, visuais e verbo-visuais que apresentem negros e negras nos livros didáticos selecionados, observa-se se os textos e as atividades em questão incentivam o pensamento crítico e se reproduzem ou combatem discursos estereotípicos e racistas, estabelecendo relações dialógicas de coexistência, de fricção, de colisão, de confrontação ou de adesão com outros enunciados (ARÁN, 2006; FREITAS; SELLES, 2021). Os resultados apontam que ainda há muito para avançar. Ainda assim, uma percepção positiva é que as coleções do PNLD 2018 apresentam uma preocupação maior com a presença de pessoas negras e com o estímulo à reflexão sobre o racismo na sociedade. Porém, o incentivo às práticas antirracistas não aparece de forma explícita na maioria dos materiais. Essa é uma questão que necessita ser aprimorada, pois além de perceber o racismo devemos questioná-lo e combatê-lo.
id UFF-2_1ad1d3c5bac9523d812bb1eb817754f3
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/29068
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Pretunhol: representação negra em livros didáticos de EspanholLivros didáticosEspanholNegros e negrasRepresentatividadeLíngua espanholaLivro didáticoLibros de textoEspañolNegros y negrasRepresentatividadEste trabalho examina a representação negra em livros didáticos de Espanhol para o Ensino Médio, possibilitando a reflexão crítica sobre racismo e desigualdade social na escola, bem como suas consequências fora dela. Para isso, foram selecionadas as coleções de espanhol para o Ensino Médio aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático em 2012 e 2018, primeiro e último ano em que a língua esteve presente no programa antes da retirada do componente curricular Língua Estrangeira Moderna da Educação Básica pela Medida Provisória 746/2016 (BRASIL, 2016), convertida na Lei no 13.415, de 2017 (BRASIL, 2017). Com base teórica na Sociologia do discurso do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 2003; VOLÓCHINOV, 2018; 2019) busca-se construir diálogos com reflexões teóricas que discutem sobre Letramento Visual Crítico (XAVIER, 2019), Epistemicídio (SANTOS, 1995; CARNEIRO, 2005), Lugar de fala (RIBEIRO, 2019a) e os reflexos do racismo na sociedade (FERNANDES, 1972; HALL, 2008; PIMENTEL, 2010; NASCIMENTO, 2016; ALMEIDA, 2019; KILOMBA, 2019; GONZÁLEZ, 2020), entre outros. Após um levantamento quantitativo de textos verbais, visuais e verbo-visuais que apresentem negros e negras nos livros didáticos selecionados, observa-se se os textos e as atividades em questão incentivam o pensamento crítico e se reproduzem ou combatem discursos estereotípicos e racistas, estabelecendo relações dialógicas de coexistência, de fricção, de colisão, de confrontação ou de adesão com outros enunciados (ARÁN, 2006; FREITAS; SELLES, 2021). Os resultados apontam que ainda há muito para avançar. Ainda assim, uma percepção positiva é que as coleções do PNLD 2018 apresentam uma preocupação maior com a presença de pessoas negras e com o estímulo à reflexão sobre o racismo na sociedade. Porém, o incentivo às práticas antirracistas não aparece de forma explícita na maioria dos materiais. Essa é uma questão que necessita ser aprimorada, pois além de perceber o racismo devemos questioná-lo e combatê-lo.Este trabajo examina la representación negra en libros de texto de español para la enseñanza secundaria (“Ensino Médio”), posibilitando la reflexión crítica sobre racismo y desigualdad social en la escuela, y sus consecuencias fuera de ella. Para eso, se seleccionó las colecciones de español para Ensino Médio aprobadas por el Programa Nacional do Livro Didático de Brasil en 2012 y 2018, primero y último año en que la lengua estuvo en el programa antes de la retirada del componente curricular Língua Estrangeira Moderna de la Educación Básica por la Medida Provisoria 746/2016, convertida en la Ley no 13.415, de 2017. Con base teórica en la Sociología del discurso del Círculo de Bajtín (BAKHTIN, 2003; VOLÓCHINOV, 2018; 2019) se busca construir diálogos con reflexiones teóricas que discuten sobre Literacidad Visual Crítica (XAVIER, 2019), Epistemicidio (SANTOS, 1995; CARNEIRO,2005), Lugar de habla (RIBEIRO, 2019a) y los reflejos del racismo en la sociedad (FERNANDES, 1972; HALL, 2008; PIMENTEL, 2010; NASCIMENTO, 2016; ALMEIDA, 2019; KILOMBA, 2019; GONZÁLEZ, 2020), entre otros. La investigación se inicia con el levantamiento cuantitativo de textos verbales, visuales y verbo visuales que presenten negros y negras en los libros de textos seleccionados. Posteriormente, se observa si los textos y las actividades incentivan la reflexión crítica y se reproducen o combaten discursos estereotípicos y racistas, estableciendo relaciones dialógicas de coexistencia, fricción, colisión, confrontación o adhesión a otros enunciados (ARÁN, 2006; FREITAS; SELLES, 2021). Los resultados apuntan que los libros de 2018 presentan una mayor preocupación con la representatividad negra, pero aún hay mucho para avanzar. Los resultados apuntan que aún hay mucho para avanzar. Aun así, una percepción positiva es que las colecciones del PNLD 2018 presentan una preocupación mayor con la presencia de personas negras y con el estímulo a la reflexión sobre el racismo en la sociedad. Pero, el incentivo a las prácticas antirracistas no aparece de forma explícita en la mayoría de los materiales. Esa es una cuestión que necesita ser primoreada, pues más que percibir el racismo debemos cuestionarlo y combatirlo.209 p.Freitas, Luciana Maria Almeida deAntunes, Viviane ConceiçãoMonteiro, ElaineXavier, João PauloCoelho, Douglas2023-06-06T15:04:51Z2023-06-06T15:04:51Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOELHO, Douglas. Pretunhol: representação negra em livros didáticos de Espanhol. 2022. 209 f. Dissertação(Mestrado em Estudos de Linguagem) – Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/29068CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-06-06T15:04:55Zoai:app.uff.br:1/29068Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-06-06T15:04:55Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Pretunhol: representação negra em livros didáticos de Espanhol
title Pretunhol: representação negra em livros didáticos de Espanhol
spellingShingle Pretunhol: representação negra em livros didáticos de Espanhol
Coelho, Douglas
Livros didáticos
Espanhol
Negros e negras
Representatividade
Língua espanhola
Livro didático
Libros de texto
Español
Negros y negras
Representatividad
title_short Pretunhol: representação negra em livros didáticos de Espanhol
title_full Pretunhol: representação negra em livros didáticos de Espanhol
title_fullStr Pretunhol: representação negra em livros didáticos de Espanhol
title_full_unstemmed Pretunhol: representação negra em livros didáticos de Espanhol
title_sort Pretunhol: representação negra em livros didáticos de Espanhol
author Coelho, Douglas
author_facet Coelho, Douglas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Luciana Maria Almeida de
Antunes, Viviane Conceição
Monteiro, Elaine
Xavier, João Paulo
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Douglas
dc.subject.por.fl_str_mv Livros didáticos
Espanhol
Negros e negras
Representatividade
Língua espanhola
Livro didático
Libros de texto
Español
Negros y negras
Representatividad
topic Livros didáticos
Espanhol
Negros e negras
Representatividade
Língua espanhola
Livro didático
Libros de texto
Español
Negros y negras
Representatividad
description Este trabalho examina a representação negra em livros didáticos de Espanhol para o Ensino Médio, possibilitando a reflexão crítica sobre racismo e desigualdade social na escola, bem como suas consequências fora dela. Para isso, foram selecionadas as coleções de espanhol para o Ensino Médio aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático em 2012 e 2018, primeiro e último ano em que a língua esteve presente no programa antes da retirada do componente curricular Língua Estrangeira Moderna da Educação Básica pela Medida Provisória 746/2016 (BRASIL, 2016), convertida na Lei no 13.415, de 2017 (BRASIL, 2017). Com base teórica na Sociologia do discurso do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 2003; VOLÓCHINOV, 2018; 2019) busca-se construir diálogos com reflexões teóricas que discutem sobre Letramento Visual Crítico (XAVIER, 2019), Epistemicídio (SANTOS, 1995; CARNEIRO, 2005), Lugar de fala (RIBEIRO, 2019a) e os reflexos do racismo na sociedade (FERNANDES, 1972; HALL, 2008; PIMENTEL, 2010; NASCIMENTO, 2016; ALMEIDA, 2019; KILOMBA, 2019; GONZÁLEZ, 2020), entre outros. Após um levantamento quantitativo de textos verbais, visuais e verbo-visuais que apresentem negros e negras nos livros didáticos selecionados, observa-se se os textos e as atividades em questão incentivam o pensamento crítico e se reproduzem ou combatem discursos estereotípicos e racistas, estabelecendo relações dialógicas de coexistência, de fricção, de colisão, de confrontação ou de adesão com outros enunciados (ARÁN, 2006; FREITAS; SELLES, 2021). Os resultados apontam que ainda há muito para avançar. Ainda assim, uma percepção positiva é que as coleções do PNLD 2018 apresentam uma preocupação maior com a presença de pessoas negras e com o estímulo à reflexão sobre o racismo na sociedade. Porém, o incentivo às práticas antirracistas não aparece de forma explícita na maioria dos materiais. Essa é uma questão que necessita ser aprimorada, pois além de perceber o racismo devemos questioná-lo e combatê-lo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-06T15:04:51Z
2023-06-06T15:04:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COELHO, Douglas. Pretunhol: representação negra em livros didáticos de Espanhol. 2022. 209 f. Dissertação(Mestrado em Estudos de Linguagem) – Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/29068
identifier_str_mv COELHO, Douglas. Pretunhol: representação negra em livros didáticos de Espanhol. 2022. 209 f. Dissertação(Mestrado em Estudos de Linguagem) – Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/29068
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135490495774720