Usos e possibilidades do “Provinha Brasil” como instrumento de avaliação em contexto de classe hospitalar.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33049 |
Resumo: | Esta pesquisa do tipo exploratória teve como objetivo avaliar quantitativa e qualitativamente o uso e exploração da Provinha Brasil um instrumento de avaliação do nível de alfabetização, elaborado pelo MEC, aplicado numa amostra de 20 alunos-pacientes da Classe Hospitalar do Hospital de Clínicas da UFBA, sendo 13 meninos e 7 meninas, nas idades de 7 a 13 anos. Provenientes da capital: 13 e do interior do estado: 7, avaliados no primeiro semestre de 2010 pelo exame, nas versões: primeiro e segundo semestre de 2008. A pesquisa evidenciou que à pedagogia faltam instrumentos padronizados de avaliação dos níveis de alfabetização e que, os instrumentos antigos, a priori, não são ágeis, hábeis para a aplicação numa Classe Hospitalar, pelas especificidades e demandas do ambiente hospitalar e condicionantes da doença, por isto, dentre os outros instrumentos de avaliação recentemente elaborados, adotouse a Provinha Brasil, para a aplicação inédita em Classe Hospitalar, para tornar o instrumento realizável, foram criadas novas formas de aplicação, além das descritas nos documentos do MEC. Após a realização dos testes, foi realizada uma descrição e análise dos dados, dos escores contendo a avaliação do nível de alfabetização dos alunos-pacientes, verificamos como o instrumento Provinha Brasil pôde contribuir no diagnóstico destes níveis, para conhecendo-os, nortear a prática do professor, no sentido do amplo desenvolvimento da alfabetização dos alunos-pacientes, pela perspectiva da inclusão. |
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A pesquisa evidenciou que à pedagogia faltam instrumentos padronizados de avaliação dos níveis de alfabetização e que, os instrumentos antigos, a priori, não são ágeis, hábeis para a aplicação numa Classe Hospitalar, pelas especificidades e demandas do ambiente hospitalar e condicionantes da doença, por isto, dentre os outros instrumentos de avaliação recentemente elaborados, adotouse a Provinha Brasil, para a aplicação inédita em Classe Hospitalar, para tornar o instrumento realizável, foram criadas novas formas de aplicação, além das descritas nos documentos do MEC. Após a realização dos testes, foi realizada uma descrição e análise dos dados, dos escores contendo a avaliação do nível de alfabetização dos alunos-pacientes, verificamos como o instrumento Provinha Brasil pôde contribuir no diagnóstico destes níveis, para conhecendo-os, nortear a prática do professor, no sentido do amplo desenvolvimento da alfabetização dos alunos-pacientes, pela perspectiva da inclusão.Submitted by Eliene Batista (elienebastos@ufba.br) on 2021-03-04T13:47:37Z No. of bitstreams: 1 JESSICA SUELLI OLIVEIRA SANTANA.pdf: 1198878 bytes, checksum: 52b49ef82271e2b6124f5e0aa66a0fd7 (MD5)Approved for entry into archive by Ana Miria Moreira (anamiriamoreira@hotmail.com) on 2021-03-15T17:57:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 JESSICA SUELLI OLIVEIRA SANTANA.pdf: 1198878 bytes, checksum: 52b49ef82271e2b6124f5e0aa66a0fd7 (MD5)Made available in DSpace on 2021-03-15T17:57:28Z (GMT). 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