CULTURAS DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA EM NARRATIVAS E NA SALA DE AULA DE UM CURSO DE LETRAS
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27985 |
Resumo: | Tomando como ponto de partida a perspectiva dos estudantes, o propósito deste estudo consistiu em investigar como as culturas de aprendizagem de língua inglesa, em narrativas e na sala de aula, poderiam contribuir para a discussão da aprendizagem de inglês em um contexto universitário, bem como refletir sobre essa aprendizagem, com as suas implicações e complexidades e, assim sendo, cooperar para o debate sobre o ensino-aprendizagem de língua na universidade. Desse modo, a geração dos dados ocorreu por intermédio de três instrumentos, a saber, a escrita de narrativas de aprendizagem, a aplicação de um questionário e, o terceiro, a observação de aulas e de atividades extraclasse, que consistiram em dois projetos de extensão. O período da coleta se estendeu por um semestre letivo com vinte alunos, futuros professores, de língua inglesa de um curso de licenciatura em Letras de uma universidade pública do interior baiano. Foram selecionados cinco alunos, de quatro semestres diferentes, totalizando os 20 sujeitos. A metodologia adotada está contextualizada na área da linguística aplicada, mais especificamente, inserindo-se na linha aquisição, ensino e aprendizagem de línguas. Assim, o uso da pesquisa documental de cunho etnográfico se justificou neste estudo por fazer uso de narrativas de aprendizagem e por tentar compreender os vários comportamentos e relações entre indivíduos, dentro de um contexto social específico que, no caso do presente estudo, foi a sala de aula dos autores das narrativas. Os resultados mostraram-se úteis e relevantes para futuras discussões de implicações metodológicas e políticas, mas principalmente, para discussões voltadas para o ensino-aprendizagem da língua inglesa em um curso de Letras por proporcionar a reflexão sobre pontos que podem contribuir para a formação do estudante-professor da língua global da contemporaneidade. |
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Cruz, Giêdra Ferreira daCruz, Giêdra Ferreira daScheyerl, Denise Chaves de MenezesSiqueira, Domingos Sávio PimentelSilva, Kleber Aparecido daLima, Diógenes Cândido deFonseca, Jael GlauceRamos, Elizabeth Santos2018-11-19T19:32:43Z2018-11-19T19:32:43Z2018-11-192015http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27985Tomando como ponto de partida a perspectiva dos estudantes, o propósito deste estudo consistiu em investigar como as culturas de aprendizagem de língua inglesa, em narrativas e na sala de aula, poderiam contribuir para a discussão da aprendizagem de inglês em um contexto universitário, bem como refletir sobre essa aprendizagem, com as suas implicações e complexidades e, assim sendo, cooperar para o debate sobre o ensino-aprendizagem de língua na universidade. Desse modo, a geração dos dados ocorreu por intermédio de três instrumentos, a saber, a escrita de narrativas de aprendizagem, a aplicação de um questionário e, o terceiro, a observação de aulas e de atividades extraclasse, que consistiram em dois projetos de extensão. O período da coleta se estendeu por um semestre letivo com vinte alunos, futuros professores, de língua inglesa de um curso de licenciatura em Letras de uma universidade pública do interior baiano. Foram selecionados cinco alunos, de quatro semestres diferentes, totalizando os 20 sujeitos. A metodologia adotada está contextualizada na área da linguística aplicada, mais especificamente, inserindo-se na linha aquisição, ensino e aprendizagem de línguas. Assim, o uso da pesquisa documental de cunho etnográfico se justificou neste estudo por fazer uso de narrativas de aprendizagem e por tentar compreender os vários comportamentos e relações entre indivíduos, dentro de um contexto social específico que, no caso do presente estudo, foi a sala de aula dos autores das narrativas. Os resultados mostraram-se úteis e relevantes para futuras discussões de implicações metodológicas e políticas, mas principalmente, para discussões voltadas para o ensino-aprendizagem da língua inglesa em um curso de Letras por proporcionar a reflexão sobre pontos que podem contribuir para a formação do estudante-professor da língua global da contemporaneidade.Taking students’ own perspectives as a starting point, this study aimed at investigating how English learning cultures, manifested in narratives and in the classroom, could collaborate to the discussion of the English language learning in the context of higher education, as much as to the pondering over this learning process, with its implications and complexities; hence, it sought to contribute to the debate on the teaching-learning of English at the aforementioned context. Accordingly, data gathering occurred via three instruments, comprised of the narratives written by the students, a questionnaire, and classroom observation along with activities in two extracurricular projects. Time frame for data collection was of one semester with twenty pre-service teachers of English from a Letters program at a public university in Bahia, Brazil. Five students, from four different semesters, were selected, tallying the twenty main participants. The methodology is contextualized within the field of Applied Linguistics, specifically in the area of language teaching and learning. Therefore, the application of documental and ethnographic strategies of inquiry was applied as this study used students’ language learning stories and the understanding of the several behaviors and relations among people within a specific social context, which, in this research, was the language classroom. Results have proved to be useful and relevant for future methodological and political discussions, and above all, to contribute to the debate on the teaching and learning of English in Letters programs, as it provides reflections concerning the education of teachers of the global language of current times.Submitted by Roberth Novaes (roberth.novaes@live.com) on 2018-11-14T19:12:22Z No. of bitstreams: 1 Trabalho de Tese Giêdra Ferreira da Cruz PDF.pdf: 5219926 bytes, checksum: c44d8e6386dd5047033036931d1583dc (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2018-11-19T19:32:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Trabalho de Tese Giêdra Ferreira da Cruz PDF.pdf: 5219926 bytes, checksum: c44d8e6386dd5047033036931d1583dc (MD5)Made available in DSpace on 2018-11-19T19:32:43Z (GMT). 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