A contribuição das estratégias metacognitivas para o desenvolvimento da autonomia do aprendiz
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29814 |
Resumo: | O propósito deste estudo consiste em investigar a contribuição das estratégias metacognitivas para o desenvolvimento da autonomia dos alunos no processo de aprendizagem de uma língua estrangeira. Para tal, buscou-se constatar até que ponto essas estratégias podem contribuir para a formação de aprendizes autônomos. A pesquisa foi realizada, no período de março a julho de 2004, com vinte alunos do Curso de Letras, com habilitação em inglês, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia como sujeitos informantes do estudo. Dos vinte alunos, somente dez foram submetidos a um período de intervenção. O estudo está contextualizado na área da lingüística aplicada, mais especificamente no que se refere à linha do ensino e da aprendizagem de línguas estrangeiras. A pesquisa tem uma natureza interpretativista, com base etnográfica. A escolha da abordagem proposta proporcionou a inclusão de entrevistas, questionários, gravações de áudios, diários reflexivos e anotações de campo, como instrumentos na coleta dos dados. Com o intuito de contribuir para o desenvolvimento da autonomia dos alunos, foram realizadas discussões semanais, com as quais se verificou que os sujeitos do grupo da intervenção, ao fazerem uso das estratégias metacognitivas, refletindo sobre suas práticas diárias enquanto aprend izes de língua estrangeira, tiveram mudanças significativas nos seus comportamentos e nas suas ações. Tais mudanças ocorreram a partir de uma conscientização de que é preciso se responsabilizar pelo próprio processo de aprendizagem. Esses dados foram comparados aos do grupo não submetido à intervenção e, constatou-se que tais sujeitos não apresentaram mudanças em comparação à postura inicial. Assim, após a análise, concluiu- se que é possível ajudar no desenvolvimento da autonomia dos aprendizes e que para tal, as estratégias metacognitivas estudadas desempenham papel relevante no processo de desenvolvimento da autonomia do aluno na aprendizagem de língua estrangeira. |
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Cruz, Giêdra Ferreira daAnastácio, Sílvia Maria Guerra2019-06-07T21:09:30Z2019-06-07T21:09:30Z2019-06-072005http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29814O propósito deste estudo consiste em investigar a contribuição das estratégias metacognitivas para o desenvolvimento da autonomia dos alunos no processo de aprendizagem de uma língua estrangeira. Para tal, buscou-se constatar até que ponto essas estratégias podem contribuir para a formação de aprendizes autônomos. A pesquisa foi realizada, no período de março a julho de 2004, com vinte alunos do Curso de Letras, com habilitação em inglês, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia como sujeitos informantes do estudo. Dos vinte alunos, somente dez foram submetidos a um período de intervenção. O estudo está contextualizado na área da lingüística aplicada, mais especificamente no que se refere à linha do ensino e da aprendizagem de línguas estrangeiras. A pesquisa tem uma natureza interpretativista, com base etnográfica. A escolha da abordagem proposta proporcionou a inclusão de entrevistas, questionários, gravações de áudios, diários reflexivos e anotações de campo, como instrumentos na coleta dos dados. Com o intuito de contribuir para o desenvolvimento da autonomia dos alunos, foram realizadas discussões semanais, com as quais se verificou que os sujeitos do grupo da intervenção, ao fazerem uso das estratégias metacognitivas, refletindo sobre suas práticas diárias enquanto aprend izes de língua estrangeira, tiveram mudanças significativas nos seus comportamentos e nas suas ações. Tais mudanças ocorreram a partir de uma conscientização de que é preciso se responsabilizar pelo próprio processo de aprendizagem. Esses dados foram comparados aos do grupo não submetido à intervenção e, constatou-se que tais sujeitos não apresentaram mudanças em comparação à postura inicial. Assim, após a análise, concluiu- se que é possível ajudar no desenvolvimento da autonomia dos aprendizes e que para tal, as estratégias metacognitivas estudadas desempenham papel relevante no processo de desenvolvimento da autonomia do aluno na aprendizagem de língua estrangeira.The purpose of this research is to investigate the contribution of the metacognitive strategies to the development of students’ autonomy as they learn English as a foreign language. It was investigated to what extent metacognitive strategies may contribute to the autonomy development, when students have the opportunity to reflect upon their practices as English learners. The work was carried out, from March to July, 2004, with twenty students informants of Letters, English as a Foreign Language, at State University of Southwestern Bahia, Ten of these students were submitted to a training period. Since this research is in the field of Applied Linguistics, based on the teaching and the learning of foreign languages, the use of interviews, questionnaires, recording, reflexive diaries, and conversation along with the informants together with the researcher’s notes were the means employed to investigate the role of metacognitive strategies in helping students’ autonomy development. In order to implement such autonomy, it was scheduled weekly meetings, which were intended to promote the opportunity for the learners to reflect on their daily practices as English students. It was observed that there were considerable changes in the students’ attitudes towards language learning, and that such changes were started with the awareness of becoming responsible for their own learning. According to the data collected, those students who were not submitted to the training did not prove to be responsible for their learning. After the analysis of the data results, it was concluded that it is possible to help developing learners’ autonomy, and that the metacognitive strategies are relevant to the achievement of the students’ autonomy, when they are learning a foreign language.Submitted by Glauber de Assunção Moreira (glauber.moreira@ufba.br) on 2019-06-07T20:15:36Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Giêdra da Cruz - UFBA.pdf: 1991817 bytes, checksum: a8e0b8b25673421f3a681271f417c9cd (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-06-07T21:09:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Giêdra da Cruz - UFBA.pdf: 1991817 bytes, checksum: a8e0b8b25673421f3a681271f417c9cd (MD5)Made available in DSpace on 2019-06-07T21:09:30Z (GMT). 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