Entre o esquecer e o lembrar: o lugar do esquecimento na formação docente.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Fabrízia Pires de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24174
Resumo: Esta tese se move na seara da temática Esquecimento e Memória; analisa as implicações doesquecimento nos currículos de formação de professores. Investiga as relações entre memória e esquecimento a partir do Programa de Formação de Professores da Universidade Federal da Bahia/Faculdade de Educação, em parceria com as Prefeituras Municipais de Irecê e Tapiramutá/BA, conhecido como Projeto Irecê. A pesquisa busca apresentar tanto questões conceituais e teóricas ligados ao esquecimento, como a discussão do lugar do esquecimento no Curso de Pedagogia do Projeto Irecê. Destacaremos o conceito de esquecimento na filosofia nietzschiana. O esquecimento é entendido como atividade, força possibilitadora do novo,simbolizando uma forma de saúde forte, uma força plástica. Esse conceito se relacionará com outros conceitos essenciais para a compreensão do sentido de atividade, apoiados em autores como Ricoeur e Freud. A pesquisa bibliográfica pautou-se em referências sobre memórias,autobiografias e esquecimento. A investigação foi inscrita na abordagem qualitativa de base fenomenológica e existencial, para a análise interpretativa das fontes (memoriais, diários de ciclos, e-mails, pareceres avaliativos etc.), é apresentada à taxionomia do esquecimento com oito dimensões. A formação do educador diante dessa perspectiva envolve as múltiplas referências que compuseram o seu saber ser e seu saber fazer ao longo da existência de cada ser-no-mundo, como um processo de criação, para inaugurar novas possibilidades de vida e formação de uma cultura autêntica, num constante devir singular da arte de esquecer e lembrar.
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O esquecimento é entendido como atividade, força possibilitadora do novo,simbolizando uma forma de saúde forte, uma força plástica. Esse conceito se relacionará com outros conceitos essenciais para a compreensão do sentido de atividade, apoiados em autores como Ricoeur e Freud. A pesquisa bibliográfica pautou-se em referências sobre memórias,autobiografias e esquecimento. A investigação foi inscrita na abordagem qualitativa de base fenomenológica e existencial, para a análise interpretativa das fontes (memoriais, diários de ciclos, e-mails, pareceres avaliativos etc.), é apresentada à taxionomia do esquecimento com oito dimensões. A formação do educador diante dessa perspectiva envolve as múltiplas referências que compuseram o seu saber ser e seu saber fazer ao longo da existência de cada ser-no-mundo, como um processo de criação, para inaugurar novas possibilidades de vida e formação de uma cultura autêntica, num constante devir singular da arte de esquecer e lembrar.ABSTRACT This thesis moves on the theme of TForgetting and Memory and analyzes the implications of forgetting in teachers training curricula. It investigates the relations between memory and forgetfulness from the Teachers Training Program of Universidade Federal da Bahia-UFBA (Federal University of Bahia/College of Education) in partnership with municipal government of Irecê and Tapiramutá/BA, known as Irecê Project. The research seeks to present conceptual and theoretical issues related to forgetfulness, as well as the discussion of the place of forgetfulness in Irecê Pedagogy Course Project. We will highlight the concept of forgetfulness in Nietzsche´s Philosophy. Forgetfulness is understood as activity, an enabling force of the new, symbolizing a strong health form and seen like a plastic force. This concept will be related to other one that is essential to understanding the sense of activity, based on authors as Ricoeur and Freud. The bibliographic research was based on references about memories,autobiographies, and forgetfulness. It was inscribed in a qualitative approach of phenomenological and existential basis, for the interpretative analysis of the sources (memorials, diaries of cycles, e-mails, evaluative opinions, etc.) and it is presented to the taxonomy of oblivion with eight dimensions. Educator´s formation in this perspective involves multiple references that made up her/his knowledge and his/her know-how throughout the existence of each being-in-the-world, as a process of creation that inaugurates new possibilities of life and formation in a authentic culture that is in a constant and singular becoming in the forgetting and remembering art. Keywords: Forgetfulness. Teacher Training. Memories. Taxonomy.Submitted by Fabrizia Pires de Oliveira (fabriziapiresdeoliveira@yahoo.com.br) on 2017-09-05T19:13:12Z No. of bitstreams: 1 Fabrizia Pires de Oliveira_Tese 2016.pdf repositório.pdf: 10707380 bytes, checksum: 6d0ead5cfa90cc8c69b8bed17f2c7c0e (MD5)Approved for entry into archive by Maria Auxiliadora da Silva Lopes (silopes@ufba.br) on 2017-09-06T19:43:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Fabrizia Pires de Oliveira_Tese 2016.pdf repositório.pdf: 10707380 bytes, checksum: 6d0ead5cfa90cc8c69b8bed17f2c7c0e (MD5)Made available in DSpace on 2017-09-06T19:43:07Z (GMT). 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