Equipamentos culturais: gestão territorializada pela identidade cultural local
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21718 |
Resumo: | Equipamento cultural designa organizações culturais das mais diversas tipologias como teatros, cinemas, bibliotecas, galerias, museus e espaços polivalentes. Essenciais na dinamização dos territórios com os quais se relacionam, os equipamentos culturais são pontos de encontro entre a produção artística, o público e a cidade. Todavia, as práticas de gestão dessas organizações se traduzem em muitos desafios territoriais e identitários para seus gestores. O objetivo desta pesquisa é propor estratégias que estimulem seus gestores a considerar plenamente a identidade territorial nos seus processos de gestão, estabelecendo uma correlação entre as dimensões gerenciais da organização (cultura, imagem e visão) e os aspectos territoriais em prol de uma maior sinergia entre identidade organizacional e territorial. O método de pesquisa adotado foi a pesquisa-ação, realizada com um grupo de equipamentos culturais de Salvador e envolvendo também organizações culturais colombianas. Trata-se de uma contribuição de caráter técnicoprofissional voltada a gestores culturais, administradores e gestores sociais. O processo de territorialização da gestão de equipamentos culturais se apresenta como uma possibilidade de articular desenvolvimento cultural e desenvolvimento territorial, destacando o papel das organizações culturais num cenário mais amplo de atuação social. |
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Santos, Fabiana PimentelSantos, Fabiana PimentelPaes Barreto Davel, EduardoPaes Barreto Davel, EduardoRocha Ipiranga, Ana SilviaDantas, MarceloFerreira, Fábio AlmeidaPaiva Neto, Carlos Beyrondt2017-03-21T18:10:32Z2017-03-21T18:10:32Z2017-03-212016http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21718Equipamento cultural designa organizações culturais das mais diversas tipologias como teatros, cinemas, bibliotecas, galerias, museus e espaços polivalentes. Essenciais na dinamização dos territórios com os quais se relacionam, os equipamentos culturais são pontos de encontro entre a produção artística, o público e a cidade. Todavia, as práticas de gestão dessas organizações se traduzem em muitos desafios territoriais e identitários para seus gestores. O objetivo desta pesquisa é propor estratégias que estimulem seus gestores a considerar plenamente a identidade territorial nos seus processos de gestão, estabelecendo uma correlação entre as dimensões gerenciais da organização (cultura, imagem e visão) e os aspectos territoriais em prol de uma maior sinergia entre identidade organizacional e territorial. O método de pesquisa adotado foi a pesquisa-ação, realizada com um grupo de equipamentos culturais de Salvador e envolvendo também organizações culturais colombianas. Trata-se de uma contribuição de caráter técnicoprofissional voltada a gestores culturais, administradores e gestores sociais. O processo de territorialização da gestão de equipamentos culturais se apresenta como uma possibilidade de articular desenvolvimento cultural e desenvolvimento territorial, destacando o papel das organizações culturais num cenário mais amplo de atuação social.Cultural facility designates cultural organizations of various types such as theaters, cinemas, libraries, galleries, museums and multipurpose spaces. Essential to activate the territories in which they operate, the cultural facilities are meeting points between the artistic production, the public and the city. However, managing these organizations has many territorial and identity challenges. The purpose of this article is to discuss the role of territorial identity in cultural facilities’ management as a strategy to bring together these organizations and their operating territories, establishing a correlation between managerial dimensions of the organization (culture, image and vision) and territorial aspects in order to establish more synergy between organizational and territorial identity. The research method adopted was action research, conducted with a group of cultural facilities in Salvador, involving also some Colombian cultural organizations. It is a contribution of professional nature elaborated for executives, cultural and social managers. The process represents an opportunity to articulate cultural and territorial development, highlighting the role of cultural organizations in a broader social contextSubmitted by Fabiany Feitosa (fabiany.sousa@ufba.br) on 2017-03-21T14:20:27Z No. of bitstreams: 1 Fabiana Pimentel Santos.pdf: 3345877 bytes, checksum: c7414368a98da107f0bed57c97283699 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Angela Dortas (dortas@ufba.br) on 2017-03-21T18:10:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Fabiana Pimentel Santos.pdf: 3345877 bytes, checksum: c7414368a98da107f0bed57c97283699 (MD5)Made available in DSpace on 2017-03-21T18:10:32Z (GMT). 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