Educação Permanente na Estratégia Saúde da Família: uma possibilidade de constituição de sujeitos.
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38157 |
Resumo: | A Educação Permanente em Saúde é uma proposta político-pedagógica para transformar as Práticas de saúde a partir dos problemas dos serviços. O debate ganhou força no Brasil a datar de 2004, com a publicação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, com reflexo na produção científica, principalmente no contexto da Atenção Primária. Este trabalho teve como objetivo analisar se as experiências de Educação Permanente em Saúde desenvolvidas na Estratégia de Saúde da Família do município de Guanambi-BA têm possibilitado a constituição de sujeitos transformadores das práticas de saúde. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, acerca da constituição de sujeitos por meio dos processos de Educação Permanente em Saúde. Para tanto, foram selecionadas 03 equipes da Estratégia de Saúde da Família de um total de 24 equipes, por se tratar de unidades vinculadas aos Programas de Residência Médica em Saúde da Família e Residência Multiprofissional em Saúde. Foram incluídos como sujeitos da pesquisa, 08 profissionais de saúde distribuídos da seguinte forma: 06 profissionais de nível superior das equipes da ESF, 01 apoiadora institucional e 01 coordenador de Atenção Primária. A produção dos dados se deu por meio de entrevista semiestruturada e de uma ficha de identificação do participante. O processo de análise foi feito mediante a técnica da Análise de Conteúdo de Bardin (2016), ancorado na pedagogia crítica de Freire (1987) e da constituição de sujeitos de Testa (2007). Os resultados apontaram fragilidades no processo de gestão da EPS pela secretaria de saúde, tais como: ausência de Núcleo de Educação Permanente em Saúde, planejamento fragmentado e verticalizado e falta de monitoramento e avaliação. Foram identificadas diferenças de escolha pedagógicas pelas equipes investigadas: uma das equipes utiliza a pedagogia tradicional, com uso da metodologia da transmissão do conhecimento e que não tem gerado mudanças no fazer em saúde; duas equipes priorizam a pedagogia crítica, ancorada em metodologias ativas e na aprendizagem significativa, com resultados que sugerem ressignificação dos processos e mudança das práticas. Conclui-se que a EPS, no contexto investigado, tem possibilitado a constituição de sujeitos e sujeitas nas equipes promotoras de processos educativos ancorados na problematização dos problemas do cotidiano e na prática colaborativa dos trabalhadores e trabalhadoras. |
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2023-10-21T17:30:07Z2023-10-21T17:30:07Z2021-12-17https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38157A Educação Permanente em Saúde é uma proposta político-pedagógica para transformar as Práticas de saúde a partir dos problemas dos serviços. O debate ganhou força no Brasil a datar de 2004, com a publicação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, com reflexo na produção científica, principalmente no contexto da Atenção Primária. Este trabalho teve como objetivo analisar se as experiências de Educação Permanente em Saúde desenvolvidas na Estratégia de Saúde da Família do município de Guanambi-BA têm possibilitado a constituição de sujeitos transformadores das práticas de saúde. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, acerca da constituição de sujeitos por meio dos processos de Educação Permanente em Saúde. Para tanto, foram selecionadas 03 equipes da Estratégia de Saúde da Família de um total de 24 equipes, por se tratar de unidades vinculadas aos Programas de Residência Médica em Saúde da Família e Residência Multiprofissional em Saúde. Foram incluídos como sujeitos da pesquisa, 08 profissionais de saúde distribuídos da seguinte forma: 06 profissionais de nível superior das equipes da ESF, 01 apoiadora institucional e 01 coordenador de Atenção Primária. A produção dos dados se deu por meio de entrevista semiestruturada e de uma ficha de identificação do participante. O processo de análise foi feito mediante a técnica da Análise de Conteúdo de Bardin (2016), ancorado na pedagogia crítica de Freire (1987) e da constituição de sujeitos de Testa (2007). Os resultados apontaram fragilidades no processo de gestão da EPS pela secretaria de saúde, tais como: ausência de Núcleo de Educação Permanente em Saúde, planejamento fragmentado e verticalizado e falta de monitoramento e avaliação. Foram identificadas diferenças de escolha pedagógicas pelas equipes investigadas: uma das equipes utiliza a pedagogia tradicional, com uso da metodologia da transmissão do conhecimento e que não tem gerado mudanças no fazer em saúde; duas equipes priorizam a pedagogia crítica, ancorada em metodologias ativas e na aprendizagem significativa, com resultados que sugerem ressignificação dos processos e mudança das práticas. Conclui-se que a EPS, no contexto investigado, tem possibilitado a constituição de sujeitos e sujeitas nas equipes promotoras de processos educativos ancorados na problematização dos problemas do cotidiano e na prática colaborativa dos trabalhadores e trabalhadoras.Continuing Education in Health is a political-pedagogical proposal to transform health practices based on service problems. The debate gained strength in Brazil from 2004 onwards, with the publication of the National Policy on Permanent Education in Health, which reflected on scientific production, especially in the context of Primary Care. This study aimed to analyze whether the experiences of Continuing Education in Health developed in the Family Health Strategy of the city of Guanambi-BA have enabled the constitution of subjects Transformers of Health Practices. This is a study with a qualitative, exploratory and descriptive approach, about the constitution of subjects / subjects through the processes of Continuing Education in Health. For this purpose, 03 teams of the Family Health Strategy were selected from a total of 24 teams, as they are units linked to the Medical Residency Program in Family Health and Multiprofessional Residency in Health. Eight health professionals were included as research subjects, distributed as follows: 06 higher education professionals from the ESF teams, 01 institutional supporter and 01 Primary Care coordinator. Data production took place through semi-structured interviews and a participant identification form. The analysis process was carried out using the technique of Content Analysis by Bardin (2016), anchored in the critical pedagogy of Freire (1987) and the constitution of subjects of Testa (2007). The results pointed out weaknesses in the EPS management process by the health department, such as: absence of a Center for Continuing Education in Health, fragmented and vertical planning, and lack of monitoring and evaluation. Differences in pedagogical choice were identified by the investigated teams: one of the teams uses a traditional pedagogy, using the methodology of transmission and knowledge that has not generated changes in health care; two teams prioritize critical pedagogy, anchored in active methodologies and correct learning, with results that seek to reframe processes and change practices. It is concluded that EPS, in the investigated context, has enabled the constitution of subjects and factors in teams that promote educational processes anchored in the problematization of everyday problems and in the collaborative practice of workers.Submitted by Maria Creuza Silva (mariakreuza@yahoo.com.br) on 2023-10-20T10:59:45Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5) Dissertacão-EDMILSON-NASCIMENTO-2021.pdf: 1981205 bytes, checksum: 8256977217e5e4c13bdb2064fba9fd1c (MD5)Approved for entry into archive by Maria Creuza Silva (mariakreuza@yahoo.com.br) on 2023-10-21T17:30:07Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacão-EDMILSON-NASCIMENTO-2021.pdf: 1981205 bytes, checksum: 8256977217e5e4c13bdb2064fba9fd1c (MD5) license_rdf: 1037 bytes, checksum: 996f8b5afe3136b76594f43bfda24c5e (MD5)Made available in DSpace on 2023-10-21T17:30:07Z (GMT). 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