(Re) descobrindo o corpo na dança: ações educacionais emancipatórias com grupos da terceira idade
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33578 |
Resumo: | A dissertação “(Re)descobrindo o Corpo na Dança: ações educacionais emancipatórias com grupos da terceira idade”, vinculada à linha de pesquisa “Dança, corpo e cognição do PPG Dança – UFBA”, tem como objetivo fomentar processos emancipatórios em mulheres que se autodenominam da terceira idade ou “idosas”, residentes do município de Araras (SP), a partir de experiências artístico-educacionais através da dança. A proposta discute de que modo a dança, no “pensamento contemporâneo” e nas experiências do mundo atual, pode contribuir para o empoderamento e o reconhecimento do processo de envelhecimento, princípios centrais das formas de emancipação dessas mulheres. Neste sentido, este modo de “agir-pensar” é trazido como experiências de (se) conhecer/autoconhecer, em constantes trocas de saberes, gerando, inclusive, perspectivas de resistência político-social. A pesquisa, portanto, se constitui em vivências com dança, relacionando referenciais que transversalizam as ações pedagógicas emancipadas, junto ao compartilhamento com as participantes. Neste trabalho, tais ações foram descritas e analisadas, incluindo os procedimentos metodológicos que incentivaram o fazer em dança, de maneira que as potências de cada mulher fossem reconhecidas, questionando, finalmente, um conjunto de estereótipos e discriminações. No ano de 2020, em particular, esta pesquisa encontrou maneiras remotas de permanecer viva durante à pandemia do “novo coronavírus”. Os principais referenciais utilizados foram GOMES (2012) sobre uma proposta emancipatória do corpo; AGAMBEN (2009) com o conceito de “ser contemporâneo”; ARRUZZA; BHATTACHARYA; FRASER (2019) em discussões sobre o empoderamento feminino. Para tratar questões ao corpo enquanto potência, referencio SANTOS (2007-2010) e MACHADO (2008-2017); DOWBOR (2007) é um dos aportes para as estratégias metodológicas. Os resultados da pesquisa mostraram a importância de se refletir sobre o processo de envelhecimento para que a dança seja compartilhada também com a terceira idade e reverter ideias estigmatizadas e discriminatórias sobre a velhice. Incentivar (e participar de) ações de empoderamento colabora para que essas mulheres se apropriem de suas próprias histórias, em seus contextos sociais. Considera-se, por fim, que a pesquisa contribui para o desenvolvimento e produção de conhecimento em dança na terceira idosa, campo de investigação ainda incipiente e em formação no Brasil. |
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Neste sentido, este modo de “agir-pensar” é trazido como experiências de (se) conhecer/autoconhecer, em constantes trocas de saberes, gerando, inclusive, perspectivas de resistência político-social. A pesquisa, portanto, se constitui em vivências com dança, relacionando referenciais que transversalizam as ações pedagógicas emancipadas, junto ao compartilhamento com as participantes. Neste trabalho, tais ações foram descritas e analisadas, incluindo os procedimentos metodológicos que incentivaram o fazer em dança, de maneira que as potências de cada mulher fossem reconhecidas, questionando, finalmente, um conjunto de estereótipos e discriminações. No ano de 2020, em particular, esta pesquisa encontrou maneiras remotas de permanecer viva durante à pandemia do “novo coronavírus”. Os principais referenciais utilizados foram GOMES (2012) sobre uma proposta emancipatória do corpo; AGAMBEN (2009) com o conceito de “ser contemporâneo”; ARRUZZA; BHATTACHARYA; FRASER (2019) em discussões sobre o empoderamento feminino. Para tratar questões ao corpo enquanto potência, referencio SANTOS (2007-2010) e MACHADO (2008-2017); DOWBOR (2007) é um dos aportes para as estratégias metodológicas. Os resultados da pesquisa mostraram a importância de se refletir sobre o processo de envelhecimento para que a dança seja compartilhada também com a terceira idade e reverter ideias estigmatizadas e discriminatórias sobre a velhice. Incentivar (e participar de) ações de empoderamento colabora para que essas mulheres se apropriem de suas próprias histórias, em seus contextos sociais. Considera-se, por fim, que a pesquisa contribui para o desenvolvimento e produção de conhecimento em dança na terceira idosa, campo de investigação ainda incipiente e em formação no Brasil.Submitted by Diana Alves (ppgdancaufba.adm@gmail.com) on 2021-06-15T12:47:15Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Marília Daniel.pdf: 4263748 bytes, checksum: ece7e570543217dbd70bbbdc03311bd8 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2021-06-16T13:01:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Marília Daniel.pdf: 4263748 bytes, checksum: ece7e570543217dbd70bbbdc03311bd8 (MD5)Made available in DSpace on 2021-06-16T13:01:51Z (GMT). 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