Tempo e espaço da sonata para cordas “O burrico de pau” de Carlos Gomes : uma análise estético-interpretativa em música sinfônico-camerista brasileira no séc. XIX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão, José Maurício Valle
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9079
Resumo: 339f.
id UFBA-2_440c2d482d02dbaa0d66997ae6da6f75
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/9079
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Brandão, José Maurício ValleBrandão, José Maurício ValleVasconcelos, Erick Magalhães2013-03-22T14:00:00Z2013-03-22T14:00:00Z2009http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9079339f.A presente pesquisa aborda aquela que julgamos ser uma das peças mais singulares da produção de Antonio Carlos Gomes: a Sonata para Cordas “O Burrico de Pau”. Não pela sua grandiosidade ou pela utilização de procedimentos inovadores, tal singularidade se justifica no fato de ser esta sua última peça composta integralmente, a única de suas peças composta apenas para conjunto de cordas, além de sua versatilidade de execução por grupos de disposição e tamanhos distintos. Pretendemos pois, tomando por base o estudo desta obra, situar estético-estilisticamente o compositor Carlos Gomes, ele também um nome singular na história da música, ainda que não lhe seja referendada tal importância: a de ser o primeiro compositor não europeu a obter reconhecimento em palcos da europa, e de ter suas peças incluídas no repertório operístico corrente de sua época. Metodologicamente, o presente estudo é composto de uma revisão histórica da música brasileira, com vistas a determinar os ascendentes de seu estilo; uma reflexão acerca do que se pode denominar nacional em música; uma avaliação histórica de Carlos Gomes, sua obra e seu estilo; e a análise histórica e estrutural da Sonata para cordas, além das conclusões acerca da estética gomesiana. À guisa de complementação, estão anexas uma edição moderna da partitura da Sonata para cordas, efetuada a partir dos manuscritos, e um catálogo das obras de Carlos Gomes. Como estudo de caso, o principal objetivo deste trabalho foi o de aferir resultados que possibilitassem a melhor interpretação dos conteúdos objetivos e subjetivos da peça abordada, e conseqüentemente de toda a obra de Carlos Gomes e de seu estilo.Submitted by Suelen Reis (suziy.ellen@gmail.com) on 2013-03-18T15:45:38Z No. of bitstreams: 3 Tese%20Jose%20Mauricio%20Brandao%20parte%203%20seg.pdf: 1711988 bytes, checksum: 2dd4fc4b794ab98049402f49a9da2111 (MD5) Tese%20Jose%20Mauricio%20Brandao%20parte%202%20seg.pdf: 7010073 bytes, checksum: a89395582f36d3de89a40e761b9019b8 (MD5) Tese%20Jose%20Mauricio%20Brandao%20parte%201%20seg.pdf: 7521344 bytes, checksum: b9c0962b52cc7d4b82d64e0711149cde (MD5)Approved for entry into archive by Rodrigo Meirelles(rodrigomei@ufba.br) on 2013-03-22T14:00:00Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Tese%20Jose%20Mauricio%20Brandao%20parte%203%20seg.pdf: 1711988 bytes, checksum: 2dd4fc4b794ab98049402f49a9da2111 (MD5) Tese%20Jose%20Mauricio%20Brandao%20parte%202%20seg.pdf: 7010073 bytes, checksum: a89395582f36d3de89a40e761b9019b8 (MD5) Tese%20Jose%20Mauricio%20Brandao%20parte%201%20seg.pdf: 7521344 bytes, checksum: b9c0962b52cc7d4b82d64e0711149cde (MD5)Made available in DSpace on 2013-03-22T14:00:00Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Tese%20Jose%20Mauricio%20Brandao%20parte%203%20seg.pdf: 1711988 bytes, checksum: 2dd4fc4b794ab98049402f49a9da2111 (MD5) Tese%20Jose%20Mauricio%20Brandao%20parte%202%20seg.pdf: 7010073 bytes, checksum: a89395582f36d3de89a40e761b9019b8 (MD5) Tese%20Jose%20Mauricio%20Brandao%20parte%201%20seg.pdf: 7521344 bytes, checksum: b9c0962b52cc7d4b82d64e0711149cde (MD5) Previous issue date: 2009SalvadorMúsica BrasileiraCarlos GomesRegência OrquestralTempo e espaço da sonata para cordas “O burrico de pau” de Carlos Gomes : uma análise estético-interpretativa em música sinfônico-camerista brasileira no séc. XIXinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTese%20Jose%20Mauricio%20Brandao%20parte%201%20seg.pdfTese%20Jose%20Mauricio%20Brandao%20parte%201%20seg.pdfParte 1application/pdf7521344https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9079/1/Tese%2520Jose%2520Mauricio%2520Brandao%2520parte%25201%2520seg.pdfb9c0962b52cc7d4b82d64e0711149cdeMD51Tese%20Jose%20Mauricio%20Brandao%20parte%202%20seg.pdfTese%20Jose%20Mauricio%20Brandao%20parte%202%20seg.pdfParte 2application/pdf7010073https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9079/2/Tese%2520Jose%2520Mauricio%2520Brandao%2520parte%25202%2520seg.pdfa89395582f36d3de89a40e761b9019b8MD52Tese%20Jose%20Mauricio%20Brandao%20parte%203%20seg.pdfTese%20Jose%20Mauricio%20Brandao%20parte%203%20seg.pdfParte 3application/pdf1711988https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9079/3/Tese%2520Jose%2520Mauricio%2520Brandao%2520parte%25203%2520seg.pdf2dd4fc4b794ab98049402f49a9da2111MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1762https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9079/4/license.txt1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9MD54ri/90792022-07-05 14:03:00.088oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tempo e espaço da sonata para cordas “O burrico de pau” de Carlos Gomes : uma análise estético-interpretativa em música sinfônico-camerista brasileira no séc. XIX
title Tempo e espaço da sonata para cordas “O burrico de pau” de Carlos Gomes : uma análise estético-interpretativa em música sinfônico-camerista brasileira no séc. XIX
spellingShingle Tempo e espaço da sonata para cordas “O burrico de pau” de Carlos Gomes : uma análise estético-interpretativa em música sinfônico-camerista brasileira no séc. XIX
Brandão, José Maurício Valle
Música Brasileira
Carlos Gomes
Regência Orquestral
title_short Tempo e espaço da sonata para cordas “O burrico de pau” de Carlos Gomes : uma análise estético-interpretativa em música sinfônico-camerista brasileira no séc. XIX
title_full Tempo e espaço da sonata para cordas “O burrico de pau” de Carlos Gomes : uma análise estético-interpretativa em música sinfônico-camerista brasileira no séc. XIX
title_fullStr Tempo e espaço da sonata para cordas “O burrico de pau” de Carlos Gomes : uma análise estético-interpretativa em música sinfônico-camerista brasileira no séc. XIX
title_full_unstemmed Tempo e espaço da sonata para cordas “O burrico de pau” de Carlos Gomes : uma análise estético-interpretativa em música sinfônico-camerista brasileira no séc. XIX
title_sort Tempo e espaço da sonata para cordas “O burrico de pau” de Carlos Gomes : uma análise estético-interpretativa em música sinfônico-camerista brasileira no séc. XIX
author Brandão, José Maurício Valle
author_facet Brandão, José Maurício Valle
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandão, José Maurício Valle
Brandão, José Maurício Valle
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vasconcelos, Erick Magalhães
contributor_str_mv Vasconcelos, Erick Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Música Brasileira
Carlos Gomes
Regência Orquestral
topic Música Brasileira
Carlos Gomes
Regência Orquestral
description 339f.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-03-22T14:00:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-03-22T14:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9079
url http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9079
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9079/1/Tese%2520Jose%2520Mauricio%2520Brandao%2520parte%25201%2520seg.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9079/2/Tese%2520Jose%2520Mauricio%2520Brandao%2520parte%25202%2520seg.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9079/3/Tese%2520Jose%2520Mauricio%2520Brandao%2520parte%25203%2520seg.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9079/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b9c0962b52cc7d4b82d64e0711149cde
a89395582f36d3de89a40e761b9019b8
2dd4fc4b794ab98049402f49a9da2111
1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502475360927744