Aspectos teórico-político-informacionais da emergência da gestão do conhecimento na sociedade da informação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7958 |
Resumo: | A presente dissertação efetua uma abordagem a respeito do contexto no qual a gestão do conhecimento emerge na Sociedade da Informação a partir de aspectos teórico-político-informacionais. Busca-se evidenciar que a Gestão do Conhecimento (GC) não se configura como um “produto” da organização para ela mesma, mas sim um produto social, mais especificamente da sociedade pósindustrial, sociedade esta que surge após a Segunda Guerra Mundial, mesmo período em que se origina a Ciência da Informação. São analisados aspectos relevantes do contexto sócio-político-informacional do qual emerge a GC, bem como se busca situar sócio-historicamente como esta surge na teoria organizacional. São tratados os importantes conceitos de informação, sociedade da informação, conhecimento, técnica, conhecimento técnico, tecnocracia, meritocracia, ideologia da competência, entre outros, com vistas a demonstrar a interação conceitual das diversas expressões e facetas do conhecimento hodierno. Esta pesquisa teórica não reflete “o estado da arte” devido às suas dimensões e limitações metodológicas, todavia, busca preencher importantes lacunas no que concerne às proposições de GC até então encontradas pelo autor. É evidenciado que a GC configura-se como uma ferramenta-processo de empowerment organizacional, seja a partir de um setor ou de toda organização, empreende-se a partir desta perspectiva uma compreensão mais antropotécnica do que tecnocêntrica, com vistas a novos caminhos e novas possibilidades de GC. |
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MNEMOSYNE, TennessyMNEMOSYNE, TennessyBurnham, Teresinha Fróes2013-01-16T20:49:35Z2013-01-16T20:49:35Z2006-10-30http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7958A presente dissertação efetua uma abordagem a respeito do contexto no qual a gestão do conhecimento emerge na Sociedade da Informação a partir de aspectos teórico-político-informacionais. Busca-se evidenciar que a Gestão do Conhecimento (GC) não se configura como um “produto” da organização para ela mesma, mas sim um produto social, mais especificamente da sociedade pósindustrial, sociedade esta que surge após a Segunda Guerra Mundial, mesmo período em que se origina a Ciência da Informação. São analisados aspectos relevantes do contexto sócio-político-informacional do qual emerge a GC, bem como se busca situar sócio-historicamente como esta surge na teoria organizacional. São tratados os importantes conceitos de informação, sociedade da informação, conhecimento, técnica, conhecimento técnico, tecnocracia, meritocracia, ideologia da competência, entre outros, com vistas a demonstrar a interação conceitual das diversas expressões e facetas do conhecimento hodierno. Esta pesquisa teórica não reflete “o estado da arte” devido às suas dimensões e limitações metodológicas, todavia, busca preencher importantes lacunas no que concerne às proposições de GC até então encontradas pelo autor. É evidenciado que a GC configura-se como uma ferramenta-processo de empowerment organizacional, seja a partir de um setor ou de toda organização, empreende-se a partir desta perspectiva uma compreensão mais antropotécnica do que tecnocêntrica, com vistas a novos caminhos e novas possibilidades de GC.Submitted by Duarte Zeny (zenydu@gmail.com) on 2013-01-16T20:49:35Z No. of bitstreams: 1 MNEMOSYNE-DISSERTAÇÃO-2006.pdf: 532240 bytes, checksum: df651ade9dbc26c72c4ec0818ab81c4f (MD5)Made available in DSpace on 2013-01-16T20:49:35Z (GMT). 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A presente dissertação efetua uma abordagem a respeito do contexto no qual a gestão do conhecimento emerge na Sociedade da Informação a partir de aspectos teórico-político-informacionais. Busca-se evidenciar que a Gestão do Conhecimento (GC) não se configura como um “produto” da organização para ela mesma, mas sim um produto social, mais especificamente da sociedade pósindustrial, sociedade esta que surge após a Segunda Guerra Mundial, mesmo período em que se origina a Ciência da Informação. São analisados aspectos relevantes do contexto sócio-político-informacional do qual emerge a GC, bem como se busca situar sócio-historicamente como esta surge na teoria organizacional. São tratados os importantes conceitos de informação, sociedade da informação, conhecimento, técnica, conhecimento técnico, tecnocracia, meritocracia, ideologia da competência, entre outros, com vistas a demonstrar a interação conceitual das diversas expressões e facetas do conhecimento hodierno. Esta pesquisa teórica não reflete “o estado da arte” devido às suas dimensões e limitações metodológicas, todavia, busca preencher importantes lacunas no que concerne às proposições de GC até então encontradas pelo autor. É evidenciado que a GC configura-se como uma ferramenta-processo de empowerment organizacional, seja a partir de um setor ou de toda organização, empreende-se a partir desta perspectiva uma compreensão mais antropotécnica do que tecnocêntrica, com vistas a novos caminhos e novas possibilidades de GC. |
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