Contribuição da competência em informação para os processos de gestão da informação e do conhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/48642/32122 http://hdl.handle.net/11449/115024 |
Resumo: | This study analyzes the interrelations between the models of information literacy (IL), information management (IM) and knowledge management (KM). In order to do so, we, at first, highlight some concepts and definitions related to these terms, then we present some models applied to, so that we know the steps/stages of these recurring models. Finally, we present a comparative study between thestages/phases of models in IL, IM and KM, in order to check whether there are interrelations between the steps/phases of IL and the steps/stages of IM and KM. As a result we show the interrelations between the models, and assert that IL can act in an integrated manner to provide greater effectiveness to the informational processes of IM and KM. The analysis provides the expansion of IL contributions, reachingbeyond the scope of libraries and contributing to the development of this theme in the context of the contemporary society. |
id |
UNSP_13113ba31501f17e345d4e2b64f8ad8f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/115024 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Contribuição da competência em informação para os processos de gestão da informação e do conhecimentoContribution of Information Literacy for the processes of Information Management and KnowledgeCompetência em InformaçãoGestão do ConhecimentoGestão da InformaçãoModelos de Competência em InformaçãoModelos de Gestão do ConhecimentoModelos de Gestão da InformaçãoThis study analyzes the interrelations between the models of information literacy (IL), information management (IM) and knowledge management (KM). In order to do so, we, at first, highlight some concepts and definitions related to these terms, then we present some models applied to, so that we know the steps/stages of these recurring models. Finally, we present a comparative study between thestages/phases of models in IL, IM and KM, in order to check whether there are interrelations between the steps/phases of IL and the steps/stages of IM and KM. As a result we show the interrelations between the models, and assert that IL can act in an integrated manner to provide greater effectiveness to the informational processes of IM and KM. The analysis provides the expansion of IL contributions, reachingbeyond the scope of libraries and contributing to the development of this theme in the context of the contemporary society.Este artigo analisa as relações entre competência em informação (COINFO), gestão da informação (GI) e gestão do conhecimento (GC). Para tanto, principia destacando alguns conceitos e definições relacionados aos referidos termos. Em seguida, apresenta alguns modelos aplicados, com o intuito de conhecer as etapas mais recorrentes dos referidos modelos. Por último, realiza um estudo comparativo entre as etapas/fases dos modelos de COINFO, GI e GC, com o intuito de verificar se há relação entre as etapas da COINFO com as etapas/fases da GI e da GC. Como resultado, apresenta a relação entre elas, e afirma que a COINFO pode atuar de forma integrada para propiciar maior efetividade aos processos informacionais da GI e da GC. A análise apresentada propicia a expansão das contribuições da COINFO, contribuindo para o desenvolvimento desta temática no contexto da sociedadecontemporânea.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciência da Informação, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Campus Universitário, Cidade Universitária, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciência da Informação, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Campus Universitário, Cidade Universitária, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidad de la Republica (UDELAR)Valentim, Marta Lígia Pomim [UNESP]Jorge, Carlos Francisco Bitencourt [UNESP]Soria, María Gladys Ceretta2015-02-24T13:57:41Z2015-02-24T13:57:41Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article207-231application/pdfhttp://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/48642/32122Em Questão, v. 20, n. 2, p. 207-231, 2014.1808-5245http://hdl.handle.net/11449/115024ISSN18085245-2014-20-02-207-231.pdf469618884403138714848085583969800000-0003-4248-5934Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEm Questãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-01T06:12:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/115024Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:12:06.953889Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuição da competência em informação para os processos de gestão da informação e do conhecimento Contribution of Information Literacy for the processes of Information Management and Knowledge |
title |
Contribuição da competência em informação para os processos de gestão da informação e do conhecimento |
spellingShingle |
Contribuição da competência em informação para os processos de gestão da informação e do conhecimento Valentim, Marta Lígia Pomim [UNESP] Competência em Informação Gestão do Conhecimento Gestão da Informação Modelos de Competência em Informação Modelos de Gestão do Conhecimento Modelos de Gestão da Informação |
title_short |
Contribuição da competência em informação para os processos de gestão da informação e do conhecimento |
title_full |
Contribuição da competência em informação para os processos de gestão da informação e do conhecimento |
title_fullStr |
Contribuição da competência em informação para os processos de gestão da informação e do conhecimento |
title_full_unstemmed |
Contribuição da competência em informação para os processos de gestão da informação e do conhecimento |
title_sort |
Contribuição da competência em informação para os processos de gestão da informação e do conhecimento |
author |
Valentim, Marta Lígia Pomim [UNESP] |
author_facet |
Valentim, Marta Lígia Pomim [UNESP] Jorge, Carlos Francisco Bitencourt [UNESP] Soria, María Gladys Ceretta |
author_role |
author |
author2 |
Jorge, Carlos Francisco Bitencourt [UNESP] Soria, María Gladys Ceretta |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Universidad de la Republica (UDELAR) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valentim, Marta Lígia Pomim [UNESP] Jorge, Carlos Francisco Bitencourt [UNESP] Soria, María Gladys Ceretta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência em Informação Gestão do Conhecimento Gestão da Informação Modelos de Competência em Informação Modelos de Gestão do Conhecimento Modelos de Gestão da Informação |
topic |
Competência em Informação Gestão do Conhecimento Gestão da Informação Modelos de Competência em Informação Modelos de Gestão do Conhecimento Modelos de Gestão da Informação |
description |
This study analyzes the interrelations between the models of information literacy (IL), information management (IM) and knowledge management (KM). In order to do so, we, at first, highlight some concepts and definitions related to these terms, then we present some models applied to, so that we know the steps/stages of these recurring models. Finally, we present a comparative study between thestages/phases of models in IL, IM and KM, in order to check whether there are interrelations between the steps/phases of IL and the steps/stages of IM and KM. As a result we show the interrelations between the models, and assert that IL can act in an integrated manner to provide greater effectiveness to the informational processes of IM and KM. The analysis provides the expansion of IL contributions, reachingbeyond the scope of libraries and contributing to the development of this theme in the context of the contemporary society. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2015-02-24T13:57:41Z 2015-02-24T13:57:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/48642/32122 Em Questão, v. 20, n. 2, p. 207-231, 2014. 1808-5245 http://hdl.handle.net/11449/115024 ISSN18085245-2014-20-02-207-231.pdf 4696188844031387 1484808558396980 0000-0003-4248-5934 |
url |
http://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/48642/32122 http://hdl.handle.net/11449/115024 |
identifier_str_mv |
Em Questão, v. 20, n. 2, p. 207-231, 2014. 1808-5245 ISSN18085245-2014-20-02-207-231.pdf 4696188844031387 1484808558396980 0000-0003-4248-5934 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Em Questão |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
207-231 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129032849457152 |