Contribuição da competência em informação para os processos de gestão da informação e do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valentim, Marta Lígia Pomim [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Jorge, Carlos Francisco Bitencourt [UNESP], Soria, María Gladys Ceretta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/48642/32122
http://hdl.handle.net/11449/115024
Resumo: This study analyzes the interrelations between the models of information literacy (IL), information management (IM) and knowledge management (KM). In order to do so, we, at first, highlight some concepts and definitions related to these terms, then we present some models applied to, so that we know the steps/stages of these recurring models. Finally, we present a comparative study between thestages/phases of models in IL, IM and KM, in order to check whether there are interrelations between the steps/phases of IL and the steps/stages of IM and KM. As a result we show the interrelations between the models, and assert that IL can act in an integrated manner to provide greater effectiveness to the informational processes of IM and KM. The analysis provides the expansion of IL contributions, reachingbeyond the scope of libraries and contributing to the development of this theme in the context of the contemporary society.
id UNSP_13113ba31501f17e345d4e2b64f8ad8f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/115024
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Contribuição da competência em informação para os processos de gestão da informação e do conhecimentoContribution of Information Literacy for the processes of Information Management and KnowledgeCompetência em InformaçãoGestão do ConhecimentoGestão da InformaçãoModelos de Competência em InformaçãoModelos de Gestão do ConhecimentoModelos de Gestão da InformaçãoThis study analyzes the interrelations between the models of information literacy (IL), information management (IM) and knowledge management (KM). In order to do so, we, at first, highlight some concepts and definitions related to these terms, then we present some models applied to, so that we know the steps/stages of these recurring models. Finally, we present a comparative study between thestages/phases of models in IL, IM and KM, in order to check whether there are interrelations between the steps/phases of IL and the steps/stages of IM and KM. As a result we show the interrelations between the models, and assert that IL can act in an integrated manner to provide greater effectiveness to the informational processes of IM and KM. The analysis provides the expansion of IL contributions, reachingbeyond the scope of libraries and contributing to the development of this theme in the context of the contemporary society.Este artigo analisa as relações entre competência em informação (COINFO), gestão da informação (GI) e gestão do conhecimento (GC). Para tanto, principia destacando alguns conceitos e definições relacionados aos referidos termos. Em seguida, apresenta alguns modelos aplicados, com o intuito de conhecer as etapas mais recorrentes dos referidos modelos. Por último, realiza um estudo comparativo entre as etapas/fases dos modelos de COINFO, GI e GC, com o intuito de verificar se há relação entre as etapas da COINFO com as etapas/fases da GI e da GC. Como resultado, apresenta a relação entre elas, e afirma que a COINFO pode atuar de forma integrada para propiciar maior efetividade aos processos informacionais da GI e da GC. A análise apresentada propicia a expansão das contribuições da COINFO, contribuindo para o desenvolvimento desta temática no contexto da sociedadecontemporânea.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciência da Informação, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Campus Universitário, Cidade Universitária, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Ciência da Informação, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Campus Universitário, Cidade Universitária, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidad de la Republica (UDELAR)Valentim, Marta Lígia Pomim [UNESP]Jorge, Carlos Francisco Bitencourt [UNESP]Soria, María Gladys Ceretta2015-02-24T13:57:41Z2015-02-24T13:57:41Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article207-231application/pdfhttp://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/48642/32122Em Questão, v. 20, n. 2, p. 207-231, 2014.1808-5245http://hdl.handle.net/11449/115024ISSN18085245-2014-20-02-207-231.pdf469618884403138714848085583969800000-0003-4248-5934Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEm Questãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-01T06:12:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/115024Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:12:06.953889Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuição da competência em informação para os processos de gestão da informação e do conhecimento
Contribution of Information Literacy for the processes of Information Management and Knowledge
title Contribuição da competência em informação para os processos de gestão da informação e do conhecimento
spellingShingle Contribuição da competência em informação para os processos de gestão da informação e do conhecimento
Valentim, Marta Lígia Pomim [UNESP]
Competência em Informação
Gestão do Conhecimento
Gestão da Informação
Modelos de Competência em Informação
Modelos de Gestão do Conhecimento
Modelos de Gestão da Informação
title_short Contribuição da competência em informação para os processos de gestão da informação e do conhecimento
title_full Contribuição da competência em informação para os processos de gestão da informação e do conhecimento
title_fullStr Contribuição da competência em informação para os processos de gestão da informação e do conhecimento
title_full_unstemmed Contribuição da competência em informação para os processos de gestão da informação e do conhecimento
title_sort Contribuição da competência em informação para os processos de gestão da informação e do conhecimento
author Valentim, Marta Lígia Pomim [UNESP]
author_facet Valentim, Marta Lígia Pomim [UNESP]
Jorge, Carlos Francisco Bitencourt [UNESP]
Soria, María Gladys Ceretta
author_role author
author2 Jorge, Carlos Francisco Bitencourt [UNESP]
Soria, María Gladys Ceretta
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidad de la Republica (UDELAR)
dc.contributor.author.fl_str_mv Valentim, Marta Lígia Pomim [UNESP]
Jorge, Carlos Francisco Bitencourt [UNESP]
Soria, María Gladys Ceretta
dc.subject.por.fl_str_mv Competência em Informação
Gestão do Conhecimento
Gestão da Informação
Modelos de Competência em Informação
Modelos de Gestão do Conhecimento
Modelos de Gestão da Informação
topic Competência em Informação
Gestão do Conhecimento
Gestão da Informação
Modelos de Competência em Informação
Modelos de Gestão do Conhecimento
Modelos de Gestão da Informação
description This study analyzes the interrelations between the models of information literacy (IL), information management (IM) and knowledge management (KM). In order to do so, we, at first, highlight some concepts and definitions related to these terms, then we present some models applied to, so that we know the steps/stages of these recurring models. Finally, we present a comparative study between thestages/phases of models in IL, IM and KM, in order to check whether there are interrelations between the steps/phases of IL and the steps/stages of IM and KM. As a result we show the interrelations between the models, and assert that IL can act in an integrated manner to provide greater effectiveness to the informational processes of IM and KM. The analysis provides the expansion of IL contributions, reachingbeyond the scope of libraries and contributing to the development of this theme in the context of the contemporary society.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-02-24T13:57:41Z
2015-02-24T13:57:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/48642/32122
Em Questão, v. 20, n. 2, p. 207-231, 2014.
1808-5245
http://hdl.handle.net/11449/115024
ISSN18085245-2014-20-02-207-231.pdf
4696188844031387
1484808558396980
0000-0003-4248-5934
url http://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/48642/32122
http://hdl.handle.net/11449/115024
identifier_str_mv Em Questão, v. 20, n. 2, p. 207-231, 2014.
1808-5245
ISSN18085245-2014-20-02-207-231.pdf
4696188844031387
1484808558396980
0000-0003-4248-5934
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Em Questão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 207-231
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129032849457152