CENA-CORPO-CÓDIGO: imagens e codificações do corpo e da cena
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27292 |
Resumo: | Esta pesquisa procurou refletir sobre o encontro entre as artes cênicas e as novas tecnologias digitais, utilizando como eixo de discussão as imagens que aparecem neste encontro. Apresentamos algumas teorias sobre o problema das imagens, para depois buscar compreender como as tecnologias digitais permitem às artes cênicas novas experimentações neste campo. Através do uso de programas computacionais, as imagens podem preencher a cena interagindo com o corpo e com a arquitetura do espaço. Os algoritmos e a digitalização da cena possibilitam uma identidade entre os sistemas de coordenadas espaciais e de coordenadas simuladas dentro do campo numérico. Isto torna possível a superposição de imagens codificadas em consonância com a geografia da cena e do corpo. Através disto as artes cênicas são capazes de absorver o universo das imagens-movimento em sua plenitude, podendo, inclusive, interagir com estas imagens-máquinas produzidas por circuitos algorítmicos aptos a ler o mundo e retornar sobre ele imagens sintetizadas. Apresentamos uma série de experiências práticas com programas computacionais e sensores digitais abordando a interatividade, a visão computacional e a codificação do espaço. Estes programas são as vias que escolhemos para refletir sobre o problema e construir um conhecimento prático que nos permita compreender como estas tecnologias poderiam suportar a produção de uma cena digitalizada e monitorada. |
id |
UFBA-2_46086f69041978066ee805af6ed7672d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/27292 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Costa, Paulo Henrique DiasLopes, Cássia Dolores Costa2018-09-11T13:17:06Z2018-09-11T13:17:06Z2018-09-112011http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27292Esta pesquisa procurou refletir sobre o encontro entre as artes cênicas e as novas tecnologias digitais, utilizando como eixo de discussão as imagens que aparecem neste encontro. Apresentamos algumas teorias sobre o problema das imagens, para depois buscar compreender como as tecnologias digitais permitem às artes cênicas novas experimentações neste campo. Através do uso de programas computacionais, as imagens podem preencher a cena interagindo com o corpo e com a arquitetura do espaço. Os algoritmos e a digitalização da cena possibilitam uma identidade entre os sistemas de coordenadas espaciais e de coordenadas simuladas dentro do campo numérico. Isto torna possível a superposição de imagens codificadas em consonância com a geografia da cena e do corpo. Através disto as artes cênicas são capazes de absorver o universo das imagens-movimento em sua plenitude, podendo, inclusive, interagir com estas imagens-máquinas produzidas por circuitos algorítmicos aptos a ler o mundo e retornar sobre ele imagens sintetizadas. Apresentamos uma série de experiências práticas com programas computacionais e sensores digitais abordando a interatividade, a visão computacional e a codificação do espaço. Estes programas são as vias que escolhemos para refletir sobre o problema e construir um conhecimento prático que nos permita compreender como estas tecnologias poderiam suportar a produção de uma cena digitalizada e monitorada.This research sought to reflect on the meeting between the arts and new digital technologies, using as a point of discussing the images that appear at this meeting. We present some theories about the problem of images, and then try to understand how digital technologies enable new experiments in performing arts camp. Through the use of computer programs, images can populate the scene and interact with the body and the architecture of the space. The algorithms scan the scene and make a possible identity between the coordinate systems and spatial coordinates in the simulated numeric field. This makes possible the superposition of images coded in accordance with the geography of the scene and the body. Thereby the performing arts are able to absorb the universe of images-movement in its fullness, and may also interact with these images-algorithmic produced by machinist circuits able to read and return to the world as synthesized images. We present a series of practical experiments with digital sensors and computer programs dealing with the interaction, computer vision and codification of space. These programs are the way we choose to think about the problem and build a practical knowledge that enables us to understand how these technologies could support the production of a digitalized and monitored scene.Submitted by Glauber Assunção Moreira (glauber.a.moreira@gmail.com) on 2018-08-30T19:41:30Z No. of bitstreams: 1 2011.MINTER.Paulo.Texto.Completo.Nov2011.Revisado.apos.qualificacao.pdf: 1062234 bytes, checksum: 9a0426abf5529cc3ee255ed5dd44c48b (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2018-09-11T13:17:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2011.MINTER.Paulo.Texto.Completo.Nov2011.Revisado.apos.qualificacao.pdf: 1062234 bytes, checksum: 9a0426abf5529cc3ee255ed5dd44c48b (MD5)Made available in DSpace on 2018-09-11T13:17:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011.MINTER.Paulo.Texto.Completo.Nov2011.Revisado.apos.qualificacao.pdf: 1062234 bytes, checksum: 9a0426abf5529cc3ee255ed5dd44c48b (MD5)Lingüística, Letras e ArtesNovas mídiasInteratividadeImagens digitaisNew mediaInteractivityDigital imagesCENA-CORPO-CÓDIGO: imagens e codificações do corpo e da cenainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de TeatroPrograma de Pós-graduação em Artes CênicasUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINAL2011.MINTER.Paulo.Texto.Completo.Nov2011.Revisado.apos.qualificacao.pdf2011.MINTER.Paulo.Texto.Completo.Nov2011.Revisado.apos.qualificacao.pdfapplication/pdf1062234https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27292/1/2011.MINTER.Paulo.Texto.Completo.Nov2011.Revisado.apos.qualificacao.pdf9a0426abf5529cc3ee255ed5dd44c48bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27292/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXT2011.MINTER.Paulo.Texto.Completo.Nov2011.Revisado.apos.qualificacao.pdf.txt2011.MINTER.Paulo.Texto.Completo.Nov2011.Revisado.apos.qualificacao.pdf.txtExtracted texttext/plain272847https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27292/3/2011.MINTER.Paulo.Texto.Completo.Nov2011.Revisado.apos.qualificacao.pdf.txte3765b26ab6e0836d7a9f89cf46e522bMD53ri/272922022-02-21 00:27:16.223oai:repositorio.ufba.br:ri/27292VGVybW8gZGUgTGljZW7vv71hLCBu77+9byBleGNsdXNpdm8sIHBhcmEgbyBkZXDvv71zaXRvIG5vIFJlcG9zaXTvv71yaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRkJBLgoKIFBlbG8gcHJvY2Vzc28gZGUgc3VibWlzc++/vW8gZGUgZG9jdW1lbnRvcywgbyBhdXRvciBvdSBzZXUgcmVwcmVzZW50YW50ZSBsZWdhbCwgYW8gYWNlaXRhciAKZXNzZSB0ZXJtbyBkZSBsaWNlbu+/vWEsIGNvbmNlZGUgYW8gUmVwb3NpdO+/vXJpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRhIEJhaGlhIApvIGRpcmVpdG8gZGUgbWFudGVyIHVtYSBj77+9cGlhIGVtIHNldSByZXBvc2l077+9cmlvIGNvbSBhIGZpbmFsaWRhZGUsIHByaW1laXJhLCBkZSBwcmVzZXJ2Ye+/ve+/vW8uIApFc3NlcyB0ZXJtb3MsIG7vv71vIGV4Y2x1c2l2b3MsIG1hbnTvv71tIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yL2NvcHlyaWdodCwgbWFzIGVudGVuZGUgbyBkb2N1bWVudG8gCmNvbW8gcGFydGUgZG8gYWNlcnZvIGludGVsZWN0dWFsIGRlc3NhIFVuaXZlcnNpZGFkZS4KCiBQYXJhIG9zIGRvY3VtZW50b3MgcHVibGljYWRvcyBjb20gcmVwYXNzZSBkZSBkaXJlaXRvcyBkZSBkaXN0cmlidWnvv73vv71vLCBlc3NlIHRlcm1vIGRlIGxpY2Vu77+9YSAKZW50ZW5kZSBxdWU6CgogTWFudGVuZG8gb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMsIHJlcGFzc2Fkb3MgYSB0ZXJjZWlyb3MsIGVtIGNhc28gZGUgcHVibGljYe+/ve+/vWVzLCBvIHJlcG9zaXTvv71yaW8KcG9kZSByZXN0cmluZ2lyIG8gYWNlc3NvIGFvIHRleHRvIGludGVncmFsLCBtYXMgbGliZXJhIGFzIGluZm9ybWHvv73vv71lcyBzb2JyZSBvIGRvY3VtZW50bwooTWV0YWRhZG9zIGVzY3JpdGl2b3MpLgoKIERlc3RhIGZvcm1hLCBhdGVuZGVuZG8gYW9zIGFuc2Vpb3MgZGVzc2EgdW5pdmVyc2lkYWRlIGVtIG1hbnRlciBzdWEgcHJvZHXvv73vv71vIGNpZW5077+9ZmljYSBjb20gCmFzIHJlc3Ryae+/ve+/vWVzIGltcG9zdGFzIHBlbG9zIGVkaXRvcmVzIGRlIHBlcmnvv71kaWNvcy4KCiBQYXJhIGFzIHB1YmxpY2Hvv73vv71lcyBzZW0gaW5pY2lhdGl2YXMgcXVlIHNlZ3VlbSBhIHBvbO+/vXRpY2EgZGUgQWNlc3NvIEFiZXJ0bywgb3MgZGVw77+9c2l0b3MgCmNvbXB1bHPvv71yaW9zIG5lc3NlIHJlcG9zaXTvv71yaW8gbWFudO+/vW0gb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMsIG1hcyBtYW5077+9bSBhY2Vzc28gaXJyZXN0cml0byAKYW8gbWV0YWRhZG9zIGUgdGV4dG8gY29tcGxldG8uIEFzc2ltLCBhIGFjZWl0Ye+/ve+/vW8gZGVzc2UgdGVybW8gbu+/vW8gbmVjZXNzaXRhIGRlIGNvbnNlbnRpbWVudG8KIHBvciBwYXJ0ZSBkZSBhdXRvcmVzL2RldGVudG9yZXMgZG9zIGRpcmVpdG9zLCBwb3IgZXN0YXJlbSBlbSBpbmljaWF0aXZhcyBkZSBhY2Vzc28gYWJlcnRvLgo=Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-21T03:27:16Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
CENA-CORPO-CÓDIGO: imagens e codificações do corpo e da cena |
title |
CENA-CORPO-CÓDIGO: imagens e codificações do corpo e da cena |
spellingShingle |
CENA-CORPO-CÓDIGO: imagens e codificações do corpo e da cena Costa, Paulo Henrique Dias Lingüística, Letras e Artes Novas mídias Interatividade Imagens digitais New media Interactivity Digital images |
title_short |
CENA-CORPO-CÓDIGO: imagens e codificações do corpo e da cena |
title_full |
CENA-CORPO-CÓDIGO: imagens e codificações do corpo e da cena |
title_fullStr |
CENA-CORPO-CÓDIGO: imagens e codificações do corpo e da cena |
title_full_unstemmed |
CENA-CORPO-CÓDIGO: imagens e codificações do corpo e da cena |
title_sort |
CENA-CORPO-CÓDIGO: imagens e codificações do corpo e da cena |
author |
Costa, Paulo Henrique Dias |
author_facet |
Costa, Paulo Henrique Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Paulo Henrique Dias |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lopes, Cássia Dolores Costa |
contributor_str_mv |
Lopes, Cássia Dolores Costa |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Lingüística, Letras e Artes |
topic |
Lingüística, Letras e Artes Novas mídias Interatividade Imagens digitais New media Interactivity Digital images |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Novas mídias Interatividade Imagens digitais New media Interactivity Digital images |
description |
Esta pesquisa procurou refletir sobre o encontro entre as artes cênicas e as novas tecnologias digitais, utilizando como eixo de discussão as imagens que aparecem neste encontro. Apresentamos algumas teorias sobre o problema das imagens, para depois buscar compreender como as tecnologias digitais permitem às artes cênicas novas experimentações neste campo. Através do uso de programas computacionais, as imagens podem preencher a cena interagindo com o corpo e com a arquitetura do espaço. Os algoritmos e a digitalização da cena possibilitam uma identidade entre os sistemas de coordenadas espaciais e de coordenadas simuladas dentro do campo numérico. Isto torna possível a superposição de imagens codificadas em consonância com a geografia da cena e do corpo. Através disto as artes cênicas são capazes de absorver o universo das imagens-movimento em sua plenitude, podendo, inclusive, interagir com estas imagens-máquinas produzidas por circuitos algorítmicos aptos a ler o mundo e retornar sobre ele imagens sintetizadas. Apresentamos uma série de experiências práticas com programas computacionais e sensores digitais abordando a interatividade, a visão computacional e a codificação do espaço. Estes programas são as vias que escolhemos para refletir sobre o problema e construir um conhecimento prático que nos permita compreender como estas tecnologias poderiam suportar a produção de uma cena digitalizada e monitorada. |
publishDate |
2011 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-09-11T13:17:06Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-09-11T13:17:06Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-09-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27292 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27292 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Teatro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Teatro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27292/1/2011.MINTER.Paulo.Texto.Completo.Nov2011.Revisado.apos.qualificacao.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27292/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27292/3/2011.MINTER.Paulo.Texto.Completo.Nov2011.Revisado.apos.qualificacao.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9a0426abf5529cc3ee255ed5dd44c48b ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0 e3765b26ab6e0836d7a9f89cf46e522b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459572050919424 |