Nucontrapelo: autobiografia e contracultura em Eu me lembro, de Edgard Navarro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14410 |
Resumo: | Este trabalho analisa as representações da autobiografia e contracultura no longa-metragem Eu me lembro (2005), do cineasta baiano Edgard Navarro. Para tanto, primeiramente apresenta-se sua produção superoitista na década de 1970 e seus reflexos em filmes experimentais e anárquicos elaborados ao longo de sua carreira, como por exemplo, o média-metragem Superoutro (1989). Na segunda parte, examinam-se imagens e discursos abordados no filme sob estudo em que transparecem elementos característicos do movimento que se intitulou contracultura, com base nas reflexões de Marcos Alexandre Capellari, Armando Ferreira de Almeida, Ken Goffman e Dan Joy, Celso Favaretto, Gonçalo Júnior, Heloísa Buarque de Hollanda, Raimundo Matos de Leão, entre outros. Na terceira e última parte, debruça-se sobre os traços autobiográficos presentes na obra fílmica, destacando-se a maneira pela qual o diretor parece estar em busca de si mesmo, no que tenta se compreender, por em xeque suas elucubrações mais íntimas, bem como as de toda uma geração. Para tal, elegem-se como subsídio teórico os estudos que tratam de questões relativas à criação, autoria e autobiografia, desenvolvidos por Leonor Arfuch, Evelina Hoisel, Jean-Claude Bernardet, Michel Foucault, Diana Klinger, Philippe Lejeune, entre outros. |
id |
UFBA-2_475857e36023438fd1b2958f9586c25d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/14410 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Fernandes, PauloFernandes, PauloOliveira, Marinyze das Graças Prates deBarata, DanilloSantana, Marilda2014-01-21T20:50:32Z2014-01-21T20:50:32Z2014-01-212013-07-26http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14410Este trabalho analisa as representações da autobiografia e contracultura no longa-metragem Eu me lembro (2005), do cineasta baiano Edgard Navarro. Para tanto, primeiramente apresenta-se sua produção superoitista na década de 1970 e seus reflexos em filmes experimentais e anárquicos elaborados ao longo de sua carreira, como por exemplo, o média-metragem Superoutro (1989). Na segunda parte, examinam-se imagens e discursos abordados no filme sob estudo em que transparecem elementos característicos do movimento que se intitulou contracultura, com base nas reflexões de Marcos Alexandre Capellari, Armando Ferreira de Almeida, Ken Goffman e Dan Joy, Celso Favaretto, Gonçalo Júnior, Heloísa Buarque de Hollanda, Raimundo Matos de Leão, entre outros. Na terceira e última parte, debruça-se sobre os traços autobiográficos presentes na obra fílmica, destacando-se a maneira pela qual o diretor parece estar em busca de si mesmo, no que tenta se compreender, por em xeque suas elucubrações mais íntimas, bem como as de toda uma geração. Para tal, elegem-se como subsídio teórico os estudos que tratam de questões relativas à criação, autoria e autobiografia, desenvolvidos por Leonor Arfuch, Evelina Hoisel, Jean-Claude Bernardet, Michel Foucault, Diana Klinger, Philippe Lejeune, entre outros.This dissertation analyzes the representations of autobiography and counterculture in the film Eu me lembro (2005), by Edgard Navarro. To do so, first presents its production in the 1970s and their reflections in experimental films and anarchic developed throughout his career, such as Superoutro (1989). In the second part, we examine images and speeches addressed in the film under study which are reflected in the characteristic elements of the counterculture movement that was titled, based on the reflections of Marcos Alexandre Capellari, Armando Ferreira de Almeida, Ken Goffman and Dan Joy, Celso Favaretto, Gonçalo Júnior, Heloisa Buarque de Hollanda, Raymond Leo Matos, among others. In the third and final part focuses on the autobiographical present in film work, highlighting the way in which the director seems to be in search of himself, in trying to understand, in check by their innermost musings and as a whole generation. To do this, choose themselves as subsidy theoretical studies dealing with issues concerning the creation, authorship and autobiography, developed by Leonor Arfuch, Evelina Hoisel, Jean-Claude Bernardet, Michel Foucault, Diana Klinger, Philippe Lejeune, among others.Submitted by Paulo Fernandes (psfernandes@gmail.com) on 2013-12-17T11:05:07Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO PAULO FERNANDES.pdf: 1031492 bytes, checksum: 15f6ecb67f6cff1987480d6aac7d6114 (MD5)Approved for entry into archive by Alda Lima da Silva (sivalda@ufba.br) on 2014-01-21T20:50:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO PAULO FERNANDES.pdf: 1031492 bytes, checksum: 15f6ecb67f6cff1987480d6aac7d6114 (MD5)Made available in DSpace on 2014-01-21T20:50:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO PAULO FERNANDES.pdf: 1031492 bytes, checksum: 15f6ecb67f6cff1987480d6aac7d6114 (MD5)artes, comunicação, culturaEu me lembrocinemaContraculturaAutobiografiaNavarro, Edgard - Análise e críticaNucontrapelo: autobiografia e contracultura em Eu me lembro, de Edgard Navarroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton SantosPrograma multidisciplinar de pós-graduação em cultura e sociedadeIHAC - UFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDISSERTAÇÃO PAULO FERNANDES.pdfDISSERTAÇÃO PAULO FERNANDES.pdfapplication/pdf1031492https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/14410/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20PAULO%20FERNANDES.pdf15f6ecb67f6cff1987480d6aac7d6114MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/14410/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTDISSERTAÇÃO PAULO FERNANDES.pdf.txtDISSERTAÇÃO PAULO FERNANDES.pdf.txtExtracted texttext/plain205936https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/14410/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20PAULO%20FERNANDES.pdf.txt41f3e9db74b1b0cfa993f19e263cc2ffMD53ri/144102022-07-05 14:03:53.375oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:53Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Nucontrapelo: autobiografia e contracultura em Eu me lembro, de Edgard Navarro |
title |
Nucontrapelo: autobiografia e contracultura em Eu me lembro, de Edgard Navarro |
spellingShingle |
Nucontrapelo: autobiografia e contracultura em Eu me lembro, de Edgard Navarro Fernandes, Paulo artes, comunicação, cultura Eu me lembro cinema Contracultura Autobiografia Navarro, Edgard - Análise e crítica |
title_short |
Nucontrapelo: autobiografia e contracultura em Eu me lembro, de Edgard Navarro |
title_full |
Nucontrapelo: autobiografia e contracultura em Eu me lembro, de Edgard Navarro |
title_fullStr |
Nucontrapelo: autobiografia e contracultura em Eu me lembro, de Edgard Navarro |
title_full_unstemmed |
Nucontrapelo: autobiografia e contracultura em Eu me lembro, de Edgard Navarro |
title_sort |
Nucontrapelo: autobiografia e contracultura em Eu me lembro, de Edgard Navarro |
author |
Fernandes, Paulo |
author_facet |
Fernandes, Paulo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Paulo Fernandes, Paulo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Marinyze das Graças Prates de |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Barata, Danillo Santana, Marilda |
contributor_str_mv |
Oliveira, Marinyze das Graças Prates de Barata, Danillo Santana, Marilda |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
artes, comunicação, cultura |
topic |
artes, comunicação, cultura Eu me lembro cinema Contracultura Autobiografia Navarro, Edgard - Análise e crítica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Eu me lembro cinema Contracultura Autobiografia Navarro, Edgard - Análise e crítica |
description |
Este trabalho analisa as representações da autobiografia e contracultura no longa-metragem Eu me lembro (2005), do cineasta baiano Edgard Navarro. Para tanto, primeiramente apresenta-se sua produção superoitista na década de 1970 e seus reflexos em filmes experimentais e anárquicos elaborados ao longo de sua carreira, como por exemplo, o média-metragem Superoutro (1989). Na segunda parte, examinam-se imagens e discursos abordados no filme sob estudo em que transparecem elementos característicos do movimento que se intitulou contracultura, com base nas reflexões de Marcos Alexandre Capellari, Armando Ferreira de Almeida, Ken Goffman e Dan Joy, Celso Favaretto, Gonçalo Júnior, Heloísa Buarque de Hollanda, Raimundo Matos de Leão, entre outros. Na terceira e última parte, debruça-se sobre os traços autobiográficos presentes na obra fílmica, destacando-se a maneira pela qual o diretor parece estar em busca de si mesmo, no que tenta se compreender, por em xeque suas elucubrações mais íntimas, bem como as de toda uma geração. Para tal, elegem-se como subsídio teórico os estudos que tratam de questões relativas à criação, autoria e autobiografia, desenvolvidos por Leonor Arfuch, Evelina Hoisel, Jean-Claude Bernardet, Michel Foucault, Diana Klinger, Philippe Lejeune, entre outros. |
publishDate |
2013 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2013-07-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-01-21T20:50:32Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-01-21T20:50:32Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-01-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14410 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14410 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa multidisciplinar de pós-graduação em cultura e sociedade |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
IHAC - UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/14410/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20PAULO%20FERNANDES.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/14410/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/14410/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20PAULO%20FERNANDES.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
15f6ecb67f6cff1987480d6aac7d6114 ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0 41f3e9db74b1b0cfa993f19e263cc2ff |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459466798006272 |