Melhor e mais caro um estudo sobre a associação entre a percepção dos preços e a qualidade dos produtos e serviços

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paixão, Roberto Brazileiro
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Bruni, Adriano Leal, Silva, Sérgio Chamadoira Mendonça
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25448
Resumo: O presente estudo tem o objetivo de avaliar a relação entre duas variáveis: preço e qualidade percebida. A precificação, enquanto variável mercadológica, faz com que o consumidor elabore associações com o produto, além de sua percepção do custo de aquisição. Sendo assim, a aplicação de preços deve focalizar a maximização dos benefícios dessas associações, tendo em vista os resultados da empresa. Tem-se que os preços superiores de produtos ou serviços tendem a indicar qualidade superior. Por outro lado, preços inferiores indicariam qualidade inferior. Foram aplicados 173 questionários, de dois tipos distintos, em uma amostra de consumidores soteropolitanos, escolhidos entre alunos de graduação, especialização e mestrado. Os testes estatísticos do qui-quadrado, a análise de variância, o teste t e o teste não paramétrico de Mann-Whitney permitiram concluir que preços superiores/inferiores provocam a percepção de uma qualidade superior/inferior, que uma qualidade superior/inferior provoca uma percepção de preço superior/inferior e que existem diferenças significativas de percepção de qualidade para leves variações de preço, a partir de um preço informado.
id UFBA-2_4957c503e127a714ce33fc1974da144e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/25448
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Paixão, Roberto BrazileiroBruni, Adriano LealSilva, Sérgio Chamadoira MendonçaPaixão, Roberto BrazileiroBruni, Adriano LealSilva, Sérgio Chamadoira Mendonça2018-03-06T20:10:57Z2018-03-06T20:10:57Z20062177-8736http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25448v. 13, n. 4, p. 39-50O presente estudo tem o objetivo de avaliar a relação entre duas variáveis: preço e qualidade percebida. A precificação, enquanto variável mercadológica, faz com que o consumidor elabore associações com o produto, além de sua percepção do custo de aquisição. Sendo assim, a aplicação de preços deve focalizar a maximização dos benefícios dessas associações, tendo em vista os resultados da empresa. Tem-se que os preços superiores de produtos ou serviços tendem a indicar qualidade superior. Por outro lado, preços inferiores indicariam qualidade inferior. Foram aplicados 173 questionários, de dois tipos distintos, em uma amostra de consumidores soteropolitanos, escolhidos entre alunos de graduação, especialização e mestrado. Os testes estatísticos do qui-quadrado, a análise de variância, o teste t e o teste não paramétrico de Mann-Whitney permitiram concluir que preços superiores/inferiores provocam a percepção de uma qualidade superior/inferior, que uma qualidade superior/inferior provoca uma percepção de preço superior/inferior e que existem diferenças significativas de percepção de qualidade para leves variações de preço, a partir de um preço informado.Submitted by Núcleo de Pós-Graduação Administração (npgadm@ufba.br) on 2018-02-20T18:52:23Z No. of bitstreams: 1 Melhor e mais caro um estudo sobre a associação entre a percepção dos preços e a qualidade dos produtos e serviços..pdf: 245134 bytes, checksum: 179b446bef208f4c458f7d97e73af51e (MD5)Approved for entry into archive by Maria Angela Dortas (dortas@ufba.br) on 2018-03-06T20:10:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Melhor e mais caro um estudo sobre a associação entre a percepção dos preços e a qualidade dos produtos e serviços..pdf: 245134 bytes, checksum: 179b446bef208f4c458f7d97e73af51e (MD5)Made available in DSpace on 2018-03-06T20:10:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Melhor e mais caro um estudo sobre a associação entre a percepção dos preços e a qualidade dos produtos e serviços..pdf: 245134 bytes, checksum: 179b446bef208f4c458f7d97e73af51e (MD5) Previous issue date: 2006São PauloUSPBrasilhttp://dx.doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2006.36573reponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAProdutoPreçoQualidadeMelhor e mais caro um estudo sobre a associação entre a percepção dos preços e a qualidade dos produtos e serviçosRevista de Gestão USPinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessporORIGINALMelhor e mais caro um estudo sobre a associação entre a percepção dos preços e a qualidade dos produtos e serviços..pdfMelhor e mais caro um estudo sobre a associação entre a percepção dos preços e a qualidade dos produtos e serviços..pdfapplication/pdf245134https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25448/1/Melhor%20e%20mais%20caro%20um%20estudo%20sobre%20a%20associa%c3%a7%c3%a3o%20entre%20a%20percep%c3%a7%c3%a3o%20dos%20pre%c3%a7os%20e%20a%20qualidade%20dos%20produtos%20e%20servi%c3%a7os..pdf179b446bef208f4c458f7d97e73af51eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25448/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTMelhor e mais caro um estudo sobre a associação entre a percepção dos preços e a qualidade dos produtos e serviços..pdf.txtMelhor e mais caro um estudo sobre a associação entre a percepção dos preços e a qualidade dos produtos e serviços..pdf.txtExtracted texttext/plain44219https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25448/3/Melhor%20e%20mais%20caro%20um%20estudo%20sobre%20a%20associa%c3%a7%c3%a3o%20entre%20a%20percep%c3%a7%c3%a3o%20dos%20pre%c3%a7os%20e%20a%20qualidade%20dos%20produtos%20e%20servi%c3%a7os..pdf.txta32ba394769bdd9d546096cf28a408e1MD53ri/254482022-07-05 14:03:59.219oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:59Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Melhor e mais caro um estudo sobre a associação entre a percepção dos preços e a qualidade dos produtos e serviços
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Revista de Gestão USP
title Melhor e mais caro um estudo sobre a associação entre a percepção dos preços e a qualidade dos produtos e serviços
spellingShingle Melhor e mais caro um estudo sobre a associação entre a percepção dos preços e a qualidade dos produtos e serviços
Paixão, Roberto Brazileiro
Produto
Preço
Qualidade
title_short Melhor e mais caro um estudo sobre a associação entre a percepção dos preços e a qualidade dos produtos e serviços
title_full Melhor e mais caro um estudo sobre a associação entre a percepção dos preços e a qualidade dos produtos e serviços
title_fullStr Melhor e mais caro um estudo sobre a associação entre a percepção dos preços e a qualidade dos produtos e serviços
title_full_unstemmed Melhor e mais caro um estudo sobre a associação entre a percepção dos preços e a qualidade dos produtos e serviços
title_sort Melhor e mais caro um estudo sobre a associação entre a percepção dos preços e a qualidade dos produtos e serviços
author Paixão, Roberto Brazileiro
author_facet Paixão, Roberto Brazileiro
Bruni, Adriano Leal
Silva, Sérgio Chamadoira Mendonça
author_role author
author2 Bruni, Adriano Leal
Silva, Sérgio Chamadoira Mendonça
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paixão, Roberto Brazileiro
Bruni, Adriano Leal
Silva, Sérgio Chamadoira Mendonça
Paixão, Roberto Brazileiro
Bruni, Adriano Leal
Silva, Sérgio Chamadoira Mendonça
dc.subject.por.fl_str_mv Produto
Preço
Qualidade
topic Produto
Preço
Qualidade
description O presente estudo tem o objetivo de avaliar a relação entre duas variáveis: preço e qualidade percebida. A precificação, enquanto variável mercadológica, faz com que o consumidor elabore associações com o produto, além de sua percepção do custo de aquisição. Sendo assim, a aplicação de preços deve focalizar a maximização dos benefícios dessas associações, tendo em vista os resultados da empresa. Tem-se que os preços superiores de produtos ou serviços tendem a indicar qualidade superior. Por outro lado, preços inferiores indicariam qualidade inferior. Foram aplicados 173 questionários, de dois tipos distintos, em uma amostra de consumidores soteropolitanos, escolhidos entre alunos de graduação, especialização e mestrado. Os testes estatísticos do qui-quadrado, a análise de variância, o teste t e o teste não paramétrico de Mann-Whitney permitiram concluir que preços superiores/inferiores provocam a percepção de uma qualidade superior/inferior, que uma qualidade superior/inferior provoca uma percepção de preço superior/inferior e que existem diferenças significativas de percepção de qualidade para leves variações de preço, a partir de um preço informado.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-06T20:10:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-03-06T20:10:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25448
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2177-8736
dc.identifier.number.pt_BR.fl_str_mv v. 13, n. 4, p. 39-50
identifier_str_mv 2177-8736
v. 13, n. 4, p. 39-50
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25448
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv USP
dc.source.pt_BR.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2006.36573
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25448/1/Melhor%20e%20mais%20caro%20um%20estudo%20sobre%20a%20associa%c3%a7%c3%a3o%20entre%20a%20percep%c3%a7%c3%a3o%20dos%20pre%c3%a7os%20e%20a%20qualidade%20dos%20produtos%20e%20servi%c3%a7os..pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25448/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25448/3/Melhor%20e%20mais%20caro%20um%20estudo%20sobre%20a%20associa%c3%a7%c3%a3o%20entre%20a%20percep%c3%a7%c3%a3o%20dos%20pre%c3%a7os%20e%20a%20qualidade%20dos%20produtos%20e%20servi%c3%a7os..pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 179b446bef208f4c458f7d97e73af51e
ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0
a32ba394769bdd9d546096cf28a408e1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459555111174144