Melhor e mais caro um estudo sobre a associação entre a percepção dos preços e a qualidade dos produtos e serviços
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25448 |
Resumo: | O presente estudo tem o objetivo de avaliar a relação entre duas variáveis: preço e qualidade percebida. A precificação, enquanto variável mercadológica, faz com que o consumidor elabore associações com o produto, além de sua percepção do custo de aquisição. Sendo assim, a aplicação de preços deve focalizar a maximização dos benefícios dessas associações, tendo em vista os resultados da empresa. Tem-se que os preços superiores de produtos ou serviços tendem a indicar qualidade superior. Por outro lado, preços inferiores indicariam qualidade inferior. Foram aplicados 173 questionários, de dois tipos distintos, em uma amostra de consumidores soteropolitanos, escolhidos entre alunos de graduação, especialização e mestrado. Os testes estatísticos do qui-quadrado, a análise de variância, o teste t e o teste não paramétrico de Mann-Whitney permitiram concluir que preços superiores/inferiores provocam a percepção de uma qualidade superior/inferior, que uma qualidade superior/inferior provoca uma percepção de preço superior/inferior e que existem diferenças significativas de percepção de qualidade para leves variações de preço, a partir de um preço informado. |
id |
UFBA-2_4957c503e127a714ce33fc1974da144e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/25448 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Paixão, Roberto BrazileiroBruni, Adriano LealSilva, Sérgio Chamadoira MendonçaPaixão, Roberto BrazileiroBruni, Adriano LealSilva, Sérgio Chamadoira Mendonça2018-03-06T20:10:57Z2018-03-06T20:10:57Z20062177-8736http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25448v. 13, n. 4, p. 39-50O presente estudo tem o objetivo de avaliar a relação entre duas variáveis: preço e qualidade percebida. A precificação, enquanto variável mercadológica, faz com que o consumidor elabore associações com o produto, além de sua percepção do custo de aquisição. Sendo assim, a aplicação de preços deve focalizar a maximização dos benefícios dessas associações, tendo em vista os resultados da empresa. Tem-se que os preços superiores de produtos ou serviços tendem a indicar qualidade superior. Por outro lado, preços inferiores indicariam qualidade inferior. Foram aplicados 173 questionários, de dois tipos distintos, em uma amostra de consumidores soteropolitanos, escolhidos entre alunos de graduação, especialização e mestrado. Os testes estatísticos do qui-quadrado, a análise de variância, o teste t e o teste não paramétrico de Mann-Whitney permitiram concluir que preços superiores/inferiores provocam a percepção de uma qualidade superior/inferior, que uma qualidade superior/inferior provoca uma percepção de preço superior/inferior e que existem diferenças significativas de percepção de qualidade para leves variações de preço, a partir de um preço informado.Submitted by Núcleo de Pós-Graduação Administração (npgadm@ufba.br) on 2018-02-20T18:52:23Z No. of bitstreams: 1 Melhor e mais caro um estudo sobre a associação entre a percepção dos preços e a qualidade dos produtos e serviços..pdf: 245134 bytes, checksum: 179b446bef208f4c458f7d97e73af51e (MD5)Approved for entry into archive by Maria Angela Dortas (dortas@ufba.br) on 2018-03-06T20:10:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Melhor e mais caro um estudo sobre a associação entre a percepção dos preços e a qualidade dos produtos e serviços..pdf: 245134 bytes, checksum: 179b446bef208f4c458f7d97e73af51e (MD5)Made available in DSpace on 2018-03-06T20:10:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Melhor e mais caro um estudo sobre a associação entre a percepção dos preços e a qualidade dos produtos e serviços..pdf: 245134 bytes, checksum: 179b446bef208f4c458f7d97e73af51e (MD5) Previous issue date: 2006São PauloUSPBrasilhttp://dx.doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2006.36573reponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAProdutoPreçoQualidadeMelhor e mais caro um estudo sobre a associação entre a percepção dos preços e a qualidade dos produtos e serviçosRevista de Gestão USPinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessporORIGINALMelhor e mais caro um estudo sobre a associação entre a percepção dos preços e a qualidade dos produtos e serviços..pdfMelhor e mais caro um estudo sobre a associação entre a percepção dos preços e a qualidade dos produtos e serviços..pdfapplication/pdf245134https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25448/1/Melhor%20e%20mais%20caro%20um%20estudo%20sobre%20a%20associa%c3%a7%c3%a3o%20entre%20a%20percep%c3%a7%c3%a3o%20dos%20pre%c3%a7os%20e%20a%20qualidade%20dos%20produtos%20e%20servi%c3%a7os..pdf179b446bef208f4c458f7d97e73af51eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25448/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTMelhor e mais caro um estudo sobre a associação entre a percepção dos preços e a qualidade dos produtos e serviços..pdf.txtMelhor e mais caro um estudo sobre a associação entre a percepção dos preços e a qualidade dos produtos e serviços..pdf.txtExtracted texttext/plain44219https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25448/3/Melhor%20e%20mais%20caro%20um%20estudo%20sobre%20a%20associa%c3%a7%c3%a3o%20entre%20a%20percep%c3%a7%c3%a3o%20dos%20pre%c3%a7os%20e%20a%20qualidade%20dos%20produtos%20e%20servi%c3%a7os..pdf.txta32ba394769bdd9d546096cf28a408e1MD53ri/254482022-07-05 14:03:59.219oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:59Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Melhor e mais caro um estudo sobre a associação entre a percepção dos preços e a qualidade dos produtos e serviços |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Revista de Gestão USP |
title |
Melhor e mais caro um estudo sobre a associação entre a percepção dos preços e a qualidade dos produtos e serviços |
spellingShingle |
Melhor e mais caro um estudo sobre a associação entre a percepção dos preços e a qualidade dos produtos e serviços Paixão, Roberto Brazileiro Produto Preço Qualidade |
title_short |
Melhor e mais caro um estudo sobre a associação entre a percepção dos preços e a qualidade dos produtos e serviços |
title_full |
Melhor e mais caro um estudo sobre a associação entre a percepção dos preços e a qualidade dos produtos e serviços |
title_fullStr |
Melhor e mais caro um estudo sobre a associação entre a percepção dos preços e a qualidade dos produtos e serviços |
title_full_unstemmed |
Melhor e mais caro um estudo sobre a associação entre a percepção dos preços e a qualidade dos produtos e serviços |
title_sort |
Melhor e mais caro um estudo sobre a associação entre a percepção dos preços e a qualidade dos produtos e serviços |
author |
Paixão, Roberto Brazileiro |
author_facet |
Paixão, Roberto Brazileiro Bruni, Adriano Leal Silva, Sérgio Chamadoira Mendonça |
author_role |
author |
author2 |
Bruni, Adriano Leal Silva, Sérgio Chamadoira Mendonça |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paixão, Roberto Brazileiro Bruni, Adriano Leal Silva, Sérgio Chamadoira Mendonça Paixão, Roberto Brazileiro Bruni, Adriano Leal Silva, Sérgio Chamadoira Mendonça |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Produto Preço Qualidade |
topic |
Produto Preço Qualidade |
description |
O presente estudo tem o objetivo de avaliar a relação entre duas variáveis: preço e qualidade percebida. A precificação, enquanto variável mercadológica, faz com que o consumidor elabore associações com o produto, além de sua percepção do custo de aquisição. Sendo assim, a aplicação de preços deve focalizar a maximização dos benefícios dessas associações, tendo em vista os resultados da empresa. Tem-se que os preços superiores de produtos ou serviços tendem a indicar qualidade superior. Por outro lado, preços inferiores indicariam qualidade inferior. Foram aplicados 173 questionários, de dois tipos distintos, em uma amostra de consumidores soteropolitanos, escolhidos entre alunos de graduação, especialização e mestrado. Os testes estatísticos do qui-quadrado, a análise de variância, o teste t e o teste não paramétrico de Mann-Whitney permitiram concluir que preços superiores/inferiores provocam a percepção de uma qualidade superior/inferior, que uma qualidade superior/inferior provoca uma percepção de preço superior/inferior e que existem diferenças significativas de percepção de qualidade para leves variações de preço, a partir de um preço informado. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-03-06T20:10:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-03-06T20:10:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25448 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
2177-8736 |
dc.identifier.number.pt_BR.fl_str_mv |
v. 13, n. 4, p. 39-50 |
identifier_str_mv |
2177-8736 v. 13, n. 4, p. 39-50 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25448 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
USP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
USP |
dc.source.pt_BR.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2006.36573 |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25448/1/Melhor%20e%20mais%20caro%20um%20estudo%20sobre%20a%20associa%c3%a7%c3%a3o%20entre%20a%20percep%c3%a7%c3%a3o%20dos%20pre%c3%a7os%20e%20a%20qualidade%20dos%20produtos%20e%20servi%c3%a7os..pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25448/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/25448/3/Melhor%20e%20mais%20caro%20um%20estudo%20sobre%20a%20associa%c3%a7%c3%a3o%20entre%20a%20percep%c3%a7%c3%a3o%20dos%20pre%c3%a7os%20e%20a%20qualidade%20dos%20produtos%20e%20servi%c3%a7os..pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
179b446bef208f4c458f7d97e73af51e ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0 a32ba394769bdd9d546096cf28a408e1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459555111174144 |