Experiência e significado no retorno ao trabalho para trabalhadores com transtorno mental.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21621 |
Resumo: | Nas sociedades contemporâneas, o transtorno mental continua sendo um problema de saúde importante cujas repercussões também se expressam no mundo do trabalho. No Brasil, esta realidade tem contornos preocupantes, pois os transtornos mentais têm aumentado e são responsáveis pela terceira maior causa de afastamento do trabalho. Contudo, no Brasil, ainda são escassas as informações sobre a relação entre a ocorrência do transtorno mental e suas repercussões sobre a capacidade de continuar trabalhando, menos ainda sobre o retorno ao trabalho nesses casos. Este projeto objetiva analisar a construção de significados e as práticas adotadas no processo de retorno ao trabalho com base na experiência de trabalhadores afastados com transtorno mental. Para a construção do conjunto de dados da pesquisa, o estudo contou com a participação de sete servidores de uma Instituição Federal de Ensino Superior. Todos os participantes tiveram diagnóstico de transtorno mental e retornaram ao trabalho após afastamento prolongado. Na produção de dados, foram utilizados entrevista narrativa, fontes documentais, roteiro de entrevista e diário de campo. O material obtido na entrevista narrativa foi analisado a partir da abordagem de Paul Ricoeur para a ação transformada em texto. A análise também foi guiada pelos conceito de experiência significativa, mundo da vida e estoque de conhecimento de Alfred Schutz. A presente tese é organizada em cinco artigos com objetivos distintos, porém complementares. O primeiro artigo teve como objetivo analisar e produzir uma metassíntese sobre como a literatura científica aborda as interações entre os atores sociais envolvidos no processo de retorno ao trabalho. Entre os principais resultados nota-se que a compreensão sobre o ethos do desempenho laboral, bem como intervir no processo de retorno ao trabalho a partir de aspectos psicossociais podem ser ferramentas importantes para a condução desse processo. O segundo artigo teve como objetivo apresentar e discutir as bases metodológicas que fundamentam as escolhas analíticas adotadas para estudar as experiências do retorno ao trabalho nos casos de transtorno mental. O artigo deu origem a uma sistematização teórico-metodológica, na qual apresentamos as articulações entre a teoria narrativa e as bases fenomenológicas e hermenêuticas com vistas à interpretação. O terceiro artigo teve como objetivo explorar a construção de significados e as práticas no retorno ao trabalho entre trabalhadores com transtorno mental através da narrativa das experiências desses trabalhadores. Os principais achados apontaram para o fato de que o mundo do retorno ao trabalho nessa instituição parece caracterizar-se por incertezas, desqualificação profissional, clima de competição, mas também de acolhimento no ambiente de trabalho. Os achados revelam também os traços dominantes do trabalho na contemporaneidade e as influências de sua moral no processo de retorno ao trabalho. O quarto artigo objetivou explicar, compreender e analisar como se constroem os significados na experiência de retornar ao trabalho de um docente com diagnóstico de transtorno mental. Este caso tornou evidente o quanto as micropolíticas institucionais de produtividade e de flexibilização no trabalho docente podem interferir nas práticas de retorno ao trabalho. O último artigo teve objetivo semelhante ao anterior, xii porém, desta vez, a informante foi uma técnica em saúde. Os principais resultados apontam para a atuação dos profissionais de saúde e da perícia médica no retorno ao trabalho influenciada pelas noções de reabilitação psicossocial e recovery. Somado a isso o estudo também revelou os traços do trabalho emocional aparecendo como pano de fundo das dificuldades que a participante sinalizava no seu retorno ao trabalho. Concluímos que a análise do retorno ao trabalho pelas lentes da fenomenologia hermenêutica foi factível tanto para a análise dos casos individuais quanto para o conjunto de casos analisados, ambos trouxeram importantes contribuições para o objeto em questão, principalmente, por produzir uma base de diálogo que inclui as outras perspectivas ideológicas e teórico-metodologicas que habitam o campo da saúde do trabalhador no Brasil. Mais que isso, os achados apontaram também para outras possibilidades de pesquisa no árido campo de intersecção entre a saúde mental e a saúde do trabalhador. |
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Este projeto objetiva analisar a construção de significados e as práticas adotadas no processo de retorno ao trabalho com base na experiência de trabalhadores afastados com transtorno mental. Para a construção do conjunto de dados da pesquisa, o estudo contou com a participação de sete servidores de uma Instituição Federal de Ensino Superior. Todos os participantes tiveram diagnóstico de transtorno mental e retornaram ao trabalho após afastamento prolongado. Na produção de dados, foram utilizados entrevista narrativa, fontes documentais, roteiro de entrevista e diário de campo. O material obtido na entrevista narrativa foi analisado a partir da abordagem de Paul Ricoeur para a ação transformada em texto. A análise também foi guiada pelos conceito de experiência significativa, mundo da vida e estoque de conhecimento de Alfred Schutz. A presente tese é organizada em cinco artigos com objetivos distintos, porém complementares. O primeiro artigo teve como objetivo analisar e produzir uma metassíntese sobre como a literatura científica aborda as interações entre os atores sociais envolvidos no processo de retorno ao trabalho. Entre os principais resultados nota-se que a compreensão sobre o ethos do desempenho laboral, bem como intervir no processo de retorno ao trabalho a partir de aspectos psicossociais podem ser ferramentas importantes para a condução desse processo. O segundo artigo teve como objetivo apresentar e discutir as bases metodológicas que fundamentam as escolhas analíticas adotadas para estudar as experiências do retorno ao trabalho nos casos de transtorno mental. O artigo deu origem a uma sistematização teórico-metodológica, na qual apresentamos as articulações entre a teoria narrativa e as bases fenomenológicas e hermenêuticas com vistas à interpretação. O terceiro artigo teve como objetivo explorar a construção de significados e as práticas no retorno ao trabalho entre trabalhadores com transtorno mental através da narrativa das experiências desses trabalhadores. Os principais achados apontaram para o fato de que o mundo do retorno ao trabalho nessa instituição parece caracterizar-se por incertezas, desqualificação profissional, clima de competição, mas também de acolhimento no ambiente de trabalho. Os achados revelam também os traços dominantes do trabalho na contemporaneidade e as influências de sua moral no processo de retorno ao trabalho. O quarto artigo objetivou explicar, compreender e analisar como se constroem os significados na experiência de retornar ao trabalho de um docente com diagnóstico de transtorno mental. Este caso tornou evidente o quanto as micropolíticas institucionais de produtividade e de flexibilização no trabalho docente podem interferir nas práticas de retorno ao trabalho. 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Mais que isso, os achados apontaram também para outras possibilidades de pesquisa no árido campo de intersecção entre a saúde mental e a saúde do trabalhador.Submitted by Maria Creuza Silva (mariakreuza@yahoo.com.br) on 2017-03-09T19:06:43Z No. of bitstreams: 1 Tese Robson Neves. 2016.pdf: 1183796 bytes, checksum: 8172bd858dcc3d9abeee37d01c353314 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Creuza Silva (mariakreuza@yahoo.com.br) on 2017-03-10T11:26:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese Robson Neves. 2016.pdf: 1183796 bytes, checksum: 8172bd858dcc3d9abeee37d01c353314 (MD5)Made available in DSpace on 2017-03-10T11:26:37Z (GMT). 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