Implante coclear e desenvolvimento da linguagem em crianças: uma revisão sistemática de literatura
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26385 |
Resumo: | verificar na literatura os impactos no desenvolvimento da linguagem de indivíduos implantados, considerando fatores associados a essa tecnologia e as especificidades das crianças estudadas. Estratégia de pesquisa: pesquisas na plataforma Pubmed de acordo com os critérios de inclusão e exclusão e da análise crítica dos estudos selecionados. Critérios de seleção: foram incluídos artigos científicos publicados nos últimos dez anos, artigos originais, disponibilizados em inglês, português e espanhol, cujo título aborde o tema e apresente população sem doenças sistêmicas, metabólicas, cognitivas ou comportamentais e os artigos disponíveis na íntegra. Análise dos dados: após avaliação crítica da qualidade dos artigos selecionados, realizou-se a coleta dos dados e sintetização dos achados em um quadro. Resultados: de 149 artigos encontrados, 15 estudos foram selecionados. Dos artigos analisados, seis realizaram comparações entre crianças implantadas e com a audição normal. A maior parte referiu desenvolvimento diferente entre os grupos. 11 estudos afirmam que a precocidade na intervenção promove melhores resultados no desenvolvimento da criança em comparação aos usuários implantados mais tardiamente. Apenas um estudo declarou que o uso de aparelho bilateralmente promove taxas mais rápidas de vocabulário e desenvolvimento de linguagem em comparação ao uso do aparelho unilateral. Conclusão: o Implante Coclear possui papel importante no desenvolvimento da linguagem de crianças com perda auditiva, sobretudo quando o diagnóstico e a implantação do aparelho são realizados de maneira precoce. |
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Resultados: de 149 artigos encontrados, 15 estudos foram selecionados. Dos artigos analisados, seis realizaram comparações entre crianças implantadas e com a audição normal. A maior parte referiu desenvolvimento diferente entre os grupos. 11 estudos afirmam que a precocidade na intervenção promove melhores resultados no desenvolvimento da criança em comparação aos usuários implantados mais tardiamente. Apenas um estudo declarou que o uso de aparelho bilateralmente promove taxas mais rápidas de vocabulário e desenvolvimento de linguagem em comparação ao uso do aparelho unilateral. 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