“Berenice, segura, nós vamos bater!” processos de circulação, apropriação e uso do ciberacontecimento #BereniceDay no Twitter

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Lucas Rodrigues
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35048
Resumo: O objetivo geral é analisar os processos de circulação, apropriação e uso da informação durante o ciberacontecimento Berenice Day no contexto das fontes de informação na web, especialmente o Twitter. Especificamente pretende-se: contextualizar/narrar a história do Berenice Day; mapear a produção informacional sobre o ciberacontecimento Berenice Day no Twitter; identificar os principais memes e termos utilizados durante o ciberacontecimento Berenice Day; traçar o perfil de usuários que fazem uso dessa informação; entender como esses memes são apropriados e utilizados pelos usuários do Twitter. O referencial teórico ambienta discussões sobre as fontes de informação, os paradigmas informacionais e as fontes na internet, sobre as redes sociais, os sites de redes sociais e as informações que são produzidas, circuladas, disseminadas, apropriadas e utilizadas nesses espaços. Apresenta ainda os conceitos de informação, cultura digital, ciberacontecimento, memes e memes de internet. Quanto à metodologia, esta pesquisa adota uma abordagem quanti-qualitativa, sendo classificada como descritiva, exploratória e documental. Para a análise de dados, assume o método netnográfico e a leitura de imagens. A análises, os resultados e as discussões acontecem a partir de dados coletados no Twitter. Os resultados mostram, a partir das análises dos tweets, dos memes imagéticos e das entrevistas, que os principais termos e memes imagéticos utilizados durante o Berenice Day são oriundos do vídeo viral que funcionou como um propulsor para o ciberacontecimento, sendo esses memes mobilizados principalmente pela comunidade LGBTQIA+, que os utiliza e apropria de múltiplas formas. As considerações finais discorrem sobre a forma como esse ciberacontecimento se desenvolve e é apropriado pelas pessoas no Twitter, e ainda, sobre como a temática da produção de memes de internet pode ser expandida em futuras pesquisas na Biblioteconomia. Entendendo os memes como informação que viabilizam interações sociais entre as pessoas, eles passam a ser considerados elementos essenciais para o desenvolvimento das comunidades virtuais existentes na cultura digital.
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spelling 2022-04-07T16:55:20Z2022-04-07T16:55:20Z2021-11-25ROSA, Lucas R. “Berenice, segura, nós vamos bater!” processos de circulação, apropriação e uso do ciberacontecimento #BereniceDay no Twitter. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia e Documentação) – Instituto de Ciência da Informação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2021.https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35048O objetivo geral é analisar os processos de circulação, apropriação e uso da informação durante o ciberacontecimento Berenice Day no contexto das fontes de informação na web, especialmente o Twitter. Especificamente pretende-se: contextualizar/narrar a história do Berenice Day; mapear a produção informacional sobre o ciberacontecimento Berenice Day no Twitter; identificar os principais memes e termos utilizados durante o ciberacontecimento Berenice Day; traçar o perfil de usuários que fazem uso dessa informação; entender como esses memes são apropriados e utilizados pelos usuários do Twitter. O referencial teórico ambienta discussões sobre as fontes de informação, os paradigmas informacionais e as fontes na internet, sobre as redes sociais, os sites de redes sociais e as informações que são produzidas, circuladas, disseminadas, apropriadas e utilizadas nesses espaços. Apresenta ainda os conceitos de informação, cultura digital, ciberacontecimento, memes e memes de internet. Quanto à metodologia, esta pesquisa adota uma abordagem quanti-qualitativa, sendo classificada como descritiva, exploratória e documental. Para a análise de dados, assume o método netnográfico e a leitura de imagens. A análises, os resultados e as discussões acontecem a partir de dados coletados no Twitter. Os resultados mostram, a partir das análises dos tweets, dos memes imagéticos e das entrevistas, que os principais termos e memes imagéticos utilizados durante o Berenice Day são oriundos do vídeo viral que funcionou como um propulsor para o ciberacontecimento, sendo esses memes mobilizados principalmente pela comunidade LGBTQIA+, que os utiliza e apropria de múltiplas formas. As considerações finais discorrem sobre a forma como esse ciberacontecimento se desenvolve e é apropriado pelas pessoas no Twitter, e ainda, sobre como a temática da produção de memes de internet pode ser expandida em futuras pesquisas na Biblioteconomia. Entendendo os memes como informação que viabilizam interações sociais entre as pessoas, eles passam a ser considerados elementos essenciais para o desenvolvimento das comunidades virtuais existentes na cultura digital.The general objective is to analyze the processes of circulation, appropriation and use of information during the Berenice Day cyberevent in the context of information sources on the web, specially Twitter. Specifically, it is intended to: contextualize/narrate the story of Berenice Day; map the informational production about the Berenice Day cyberevent on Twitter; identify the main memes and terms used during the cyberevent Berenice Day; trace the profile of users who make use of this information; understand how these memes are appropriated and used by Twitter users. The theoretical framework hosts discussions about information sources, informational paradigms and sources on the internet, about social networks, social networking sites and the information that is produced, circulated, disseminated, appropriated and used in these spaces. It also presents the concepts of information, digital culture, cyberevents, memes and internet memes. As for the methodology, this research adopts a quantitative-qualitative approach, being classified as descriptive, exploratory and documentary. For data analysis, it uses the netnographic and image reading methods. Analysis, results and discussions are based on data collected on Twitter. Results show, from the analysis of tweets, imagery memes and interviews, that the main imagery terms and memes used during Berenice Day come from the viral video that propulsed the cyberevent, showing they are mainly mobilized by the LGBTQIA+ community, being used and appropriated in multiple ways. The final considerations discuss how this cyberevent develops and is appropriated by people on Twitter, and also how the theme of internet meme production can be expanded in future research in Library Science. Understanding memes as information that enable social interactions between people, it becomes an essential element for the development of virtual communities existing in digital culture.Submitted by Lucas Rosa (lucasrodrosa@gmail.com) on 2022-02-25T20:21:22Z No. of bitstreams: 1 TCC-Lucas Rodrigues Rosa (2021).pdf: 1754728 bytes, checksum: 5468d3431e5efee8b580b1011fc0a593 (MD5)Approved for entry into archive by Érica Santana (paixaosantana@hotmail.com) on 2022-04-07T16:55:20Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC-Lucas Rodrigues Rosa (2021).pdf: 1754728 bytes, checksum: 5468d3431e5efee8b580b1011fc0a593 (MD5)Made available in DSpace on 2022-04-07T16:55:20Z (GMT). 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