GUITARRA BLUES NO BRASIL: DISCUSSÕES SOBRE PERSPECTIVAS METODOLÓGICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: HORA FONTES PEREIRA, ERIC
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33384
Resumo: O presente trabalho propõe reflexões metodológicas no ensino da chamada ―guitarra blues‖ praticado no Brasil, a partir de uma escrita em primeira pessoa. ―Guitarra blues‖ é uma terminologia empregada para designar características técnicas e sonoras inerentes à utilização da guitarra no blues, gênero musical de existência centenária surgido em contexto diaspórico, no sul dos Estados Unidos. A tese busca entender perspectivas metodológicas do ensino da guitarra blues no Brasil, bem como as maneiras pelas quais é possível estabelecer diálogos com as identidades culturais dos guitarristas brasileiros que estudam esta música. Posiciono- me no lugar de músico de blues (guitarrista, cantor e compositor), pesquisador musical, etnomusicólogo e professor de guitarra, entendendo minha subjetividade e vivência cotidiana como elementos válidos na produção de conhecimento. A partir da análise de materiais de estudo de guitarra blues produzidos no Brasil, envolvendo livros, cursos online e videoaulas, o texto discute as metodologias apresentadas e problematiza a existência ou não de diálogos com as questões das identidades culturais dos sujeitos nestas publicações. Então, identifica momentos em que tais articulações acontecem e entrelaça as discussões empreendidas com experiências vividas, em sala de aula, com duas turmas de guitarristas da Graduação em Música da UFBA dedicadas à guitarra blues. Como conclusão, identifica que são escassas as conexões entre o ensino da guitarra blues no Brasil e as identidades culturais dos guitarristas estudantes, e propõe possibilidades que apontem para os referidos diálogos.
id UFBA-2_4b7d6109a8941f7bd478b53657cd7259
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/33384
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling HORA FONTES PEREIRA, ERICHORA FONTES PEREIRA, ERICTOURINHO, ANA CRISTINA GAMA DOS SANTOSTOURINHO, ANA CRISTINA GAMA DOS SANTOSCANDUSSO, FLÁVIA MARIA CHIARASILVA, LUCIANO ANDRÉ ALMEIDA DARIBEIRO, HUGO LEONARDOFILHO, PEDRO AMORIM DE OLIVEIRA2021-05-11T13:17:08Z2021-05-11T13:17:08Z2021-05-112019-10-31http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33384O presente trabalho propõe reflexões metodológicas no ensino da chamada ―guitarra blues‖ praticado no Brasil, a partir de uma escrita em primeira pessoa. ―Guitarra blues‖ é uma terminologia empregada para designar características técnicas e sonoras inerentes à utilização da guitarra no blues, gênero musical de existência centenária surgido em contexto diaspórico, no sul dos Estados Unidos. A tese busca entender perspectivas metodológicas do ensino da guitarra blues no Brasil, bem como as maneiras pelas quais é possível estabelecer diálogos com as identidades culturais dos guitarristas brasileiros que estudam esta música. Posiciono- me no lugar de músico de blues (guitarrista, cantor e compositor), pesquisador musical, etnomusicólogo e professor de guitarra, entendendo minha subjetividade e vivência cotidiana como elementos válidos na produção de conhecimento. A partir da análise de materiais de estudo de guitarra blues produzidos no Brasil, envolvendo livros, cursos online e videoaulas, o texto discute as metodologias apresentadas e problematiza a existência ou não de diálogos com as questões das identidades culturais dos sujeitos nestas publicações. Então, identifica momentos em que tais articulações acontecem e entrelaça as discussões empreendidas com experiências vividas, em sala de aula, com duas turmas de guitarristas da Graduação em Música da UFBA dedicadas à guitarra blues. Como conclusão, identifica que são escassas as conexões entre o ensino da guitarra blues no Brasil e as identidades culturais dos guitarristas estudantes, e propõe possibilidades que apontem para os referidos diálogos.The present work proposes methodological reflections on the ―blues guitar‖ teaching in Brazil, from a first person writing. ―Blues guitar‖ is a terminology used to designate technical and sound characteristics found in the way the guitar is played in the blues, a musical genre that exists for over a century, emerged through the black diaspora in the southern United States. This work aims to understand methodological perspectives in the teaching of the blues guitar in Brazil, as well as the ways in which it is possible to deal with the cultural identities of the brazilian guitarists that study this music. I speak as a blues musician (guitarist, singer and songwriter), music researcher, ethnomusicologist and guitar teacher, considering my subjectivity and everyday experience as valid elements in the knowledge construction. From analysis of the blues guitar study materials produced in Brazil, involving books, online courses and video lessons, this text discusses the presented methodologies and the existence or not of dialogues with the subjects' cultural identities issues in these publications. Then, identify moments when such articulations take place and interweave the discussions undertaken with experiences lived in the classroom, with two classes of guitarists from the UFBA Music Graduation, with a subject dedicated to the blues guitar. As a conclusion, points that there are few connections between the teaching of the blues guitar in Brazil and the cultural identities of the student guitarists, and proposes possibilities aiming to these dialogues.Submitted by Eric Hora Fontes Pereira (ericassmar@gmail.com) on 2021-04-30T21:04:32Z No. of bitstreams: 1 TESE - ERIC ASSMAR (VERSÃO DEFINITIVA).pdf: 6506708 bytes, checksum: 1ba7e58dbef05e761c8c25c74107bd83 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca de Musica (bibmus@ufba.br) on 2021-05-11T13:17:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE - ERIC ASSMAR (VERSÃO DEFINITIVA).pdf: 6506708 bytes, checksum: 1ba7e58dbef05e761c8c25c74107bd83 (MD5)Made available in DSpace on 2021-05-11T13:17:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE - ERIC ASSMAR (VERSÃO DEFINITIVA).pdf: 6506708 bytes, checksum: 1ba7e58dbef05e761c8c25c74107bd83 (MD5)CAPESMúsicaEducação MusicalGuitarra blues no BrasilIdentidades culturaisEnsino de guitarra elétricaEducação MusicalBlues guitar in BrazilCultural identitiesElectric guitar teachingMusic EducationGUITARRA BLUES NO BRASIL: DISCUSSÕES SOBRE PERSPECTIVAS METODOLÓGICASinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIAPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICAPPGMUS-UFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTESE - ERIC ASSMAR (VERSÃO DEFINITIVA).pdfTESE - ERIC ASSMAR (VERSÃO DEFINITIVA).pdfapplication/pdf6506708https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33384/1/TESE%20-%20ERIC%20ASSMAR%20%28VERS%c3%83O%20DEFINITIVA%29.pdf1ba7e58dbef05e761c8c25c74107bd83MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33384/2/license.txt817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1aMD52TEXTTESE - ERIC ASSMAR (VERSÃO DEFINITIVA).pdf.txtTESE - ERIC ASSMAR (VERSÃO DEFINITIVA).pdf.txtExtracted texttext/plain544752https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33384/3/TESE%20-%20ERIC%20ASSMAR%20%28VERS%c3%83O%20DEFINITIVA%29.pdf.txte8d1fd4453ac6c6d79f6da4f60920464MD53ri/333842022-07-05 14:03:55.413oai:repositorio.ufba.br:ri/33384VGVybW8gZGUgTGljZW7vv71hLCBu77+9byBleGNsdXNpdm8sIHBhcmEgbyBkZXDvv71zaXRvIG5vIFJlcG9zaXTvv71yaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRkJBLgoKIFBlbG8gcHJvY2Vzc28gZGUgc3VibWlzc8ODwqNvIGRlIGRvY3VtZW50b3MsIG8gYXV0b3Igb3Ugc2V1IHJlcHJlc2VudGFudGUgbGVnYWwsIGFvIGFjZWl0YXIgZXNzZSB0ZXJtbyBkZSBsaWNlbsODwqdhLCBjb25jZWRlIGFvIFJlcG9zaXTDg8KzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZGEgQmFoaWEgbyBkaXJlaXRvIGRlIG1hbnRlciB1bWEgY8ODwrNwaWEgZW0gc2V1IHJlcG9zaXTDg8KzcmlvIGNvbSBhIGZpbmFsaWRhZGUsIHByaW1laXJhLCBkZSBwcmVzZXJ2YcODwqfDg8Kjby4gCgpFc3NlcyB0ZXJtb3MsIG7Dg8KjbyBleGNsdXNpdm9zLCBtYW50w4PCqW0gb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IvY29weXJpZ2h0LCBtYXMgZW50ZW5kZSBvIGRvY3VtZW50byBjb21vIHBhcnRlIGRvIGFjZXJ2byBpbnRlbGVjdHVhbCBkZXNzYSBVbml2ZXJzaWRhZGUuCgogUGFyYSBvcyBkb2N1bWVudG9zIHB1YmxpY2Fkb3MgY29tIHJlcGFzc2UgZGUgZGlyZWl0b3MgZGUgZGlzdHJpYnVpw4PCp8ODwqNvLCBlc3NlIHRlcm1vIGRlIGxpY2Vuw4PCp2EgZW50ZW5kZSBxdWU6CgogTWFudGVuZG8gb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMsIHJlcGFzc2Fkb3MgYSB0ZXJjZWlyb3MsIGVtIGNhc28gZGUgcHVibGljYcODwqfDg8K1ZXMsIG8gcmVwb3NpdMODwrNyaW8gcG9kZSByZXN0cmluZ2lyIG8gYWNlc3NvIGFvIHRleHRvIGludGVncmFsLCBtYXMgbGliZXJhIGFzIGluZm9ybWHDg8Knw4PCtWVzIHNvYnJlIG8gZG9jdW1lbnRvIChNZXRhZGFkb3MgZGVzY3JpdGl2b3MpLgoKIERlc3RhIGZvcm1hLCBhdGVuZGVuZG8gYW9zIGFuc2Vpb3MgZGVzc2EgdW5pdmVyc2lkYWRlIGVtIG1hbnRlciBzdWEgcHJvZHXDg8Knw4PCo28gY2llbnTDg8KtZmljYSBjb20gYXMgcmVzdHJpw4PCp8ODwrVlcyBpbXBvc3RhcyBwZWxvcyBlZGl0b3JlcyBkZSBwZXJpw4PCs2RpY29zLgoKIFBhcmEgYXMgcHVibGljYcODwqfDg8K1ZXMgc2VtIGluaWNpYXRpdmFzIHF1ZSBzZWd1ZW0gYSBwb2zDg8KtdGljYSBkZSBBY2Vzc28gQWJlcnRvLCBvcyBkZXDDg8Kzc2l0b3MgY29tcHVsc8ODwrNyaW9zIG5lc3NlIHJlcG9zaXTDg8KzcmlvIG1hbnTDg8KpbSBvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgbWFzIG1hbnTDg8KpbSBhY2Vzc28gaXJyZXN0cml0byBhb3MgbWV0YWRhZG9zIGUgdGV4dG8gY29tcGxldG8uIEFzc2ltLCBhIGFjZWl0YcODwqfDg8KjbyBkZXNzZSB0ZXJtbyBuw4PCo28gbmVjZXNzaXRhIGRlIGNvbnNlbnRpbWVudG8gcG9yIHBhcnRlIGRlIGF1dG9yZXMvZGV0ZW50b3JlcyBkb3MgZGlyZWl0b3MsIHBvciBlc3RhcmVtIGVtIGluaWNpYXRpdmFzIGRlIGFjZXNzbyBhYmVydG8uCg==Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:55Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv GUITARRA BLUES NO BRASIL: DISCUSSÕES SOBRE PERSPECTIVAS METODOLÓGICAS
title GUITARRA BLUES NO BRASIL: DISCUSSÕES SOBRE PERSPECTIVAS METODOLÓGICAS
spellingShingle GUITARRA BLUES NO BRASIL: DISCUSSÕES SOBRE PERSPECTIVAS METODOLÓGICAS
HORA FONTES PEREIRA, ERIC
Música
Educação Musical
Guitarra blues no Brasil
Identidades culturais
Ensino de guitarra elétrica
Educação Musical
Blues guitar in Brazil
Cultural identities
Electric guitar teaching
Music Education
title_short GUITARRA BLUES NO BRASIL: DISCUSSÕES SOBRE PERSPECTIVAS METODOLÓGICAS
title_full GUITARRA BLUES NO BRASIL: DISCUSSÕES SOBRE PERSPECTIVAS METODOLÓGICAS
title_fullStr GUITARRA BLUES NO BRASIL: DISCUSSÕES SOBRE PERSPECTIVAS METODOLÓGICAS
title_full_unstemmed GUITARRA BLUES NO BRASIL: DISCUSSÕES SOBRE PERSPECTIVAS METODOLÓGICAS
title_sort GUITARRA BLUES NO BRASIL: DISCUSSÕES SOBRE PERSPECTIVAS METODOLÓGICAS
author HORA FONTES PEREIRA, ERIC
author_facet HORA FONTES PEREIRA, ERIC
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv HORA FONTES PEREIRA, ERIC
HORA FONTES PEREIRA, ERIC
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv TOURINHO, ANA CRISTINA GAMA DOS SANTOS
dc.contributor.referee1.fl_str_mv TOURINHO, ANA CRISTINA GAMA DOS SANTOS
CANDUSSO, FLÁVIA MARIA CHIARA
SILVA, LUCIANO ANDRÉ ALMEIDA DA
RIBEIRO, HUGO LEONARDO
FILHO, PEDRO AMORIM DE OLIVEIRA
contributor_str_mv TOURINHO, ANA CRISTINA GAMA DOS SANTOS
TOURINHO, ANA CRISTINA GAMA DOS SANTOS
CANDUSSO, FLÁVIA MARIA CHIARA
SILVA, LUCIANO ANDRÉ ALMEIDA DA
RIBEIRO, HUGO LEONARDO
FILHO, PEDRO AMORIM DE OLIVEIRA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Música
Educação Musical
topic Música
Educação Musical
Guitarra blues no Brasil
Identidades culturais
Ensino de guitarra elétrica
Educação Musical
Blues guitar in Brazil
Cultural identities
Electric guitar teaching
Music Education
dc.subject.por.fl_str_mv Guitarra blues no Brasil
Identidades culturais
Ensino de guitarra elétrica
Educação Musical
Blues guitar in Brazil
Cultural identities
Electric guitar teaching
Music Education
description O presente trabalho propõe reflexões metodológicas no ensino da chamada ―guitarra blues‖ praticado no Brasil, a partir de uma escrita em primeira pessoa. ―Guitarra blues‖ é uma terminologia empregada para designar características técnicas e sonoras inerentes à utilização da guitarra no blues, gênero musical de existência centenária surgido em contexto diaspórico, no sul dos Estados Unidos. A tese busca entender perspectivas metodológicas do ensino da guitarra blues no Brasil, bem como as maneiras pelas quais é possível estabelecer diálogos com as identidades culturais dos guitarristas brasileiros que estudam esta música. Posiciono- me no lugar de músico de blues (guitarrista, cantor e compositor), pesquisador musical, etnomusicólogo e professor de guitarra, entendendo minha subjetividade e vivência cotidiana como elementos válidos na produção de conhecimento. A partir da análise de materiais de estudo de guitarra blues produzidos no Brasil, envolvendo livros, cursos online e videoaulas, o texto discute as metodologias apresentadas e problematiza a existência ou não de diálogos com as questões das identidades culturais dos sujeitos nestas publicações. Então, identifica momentos em que tais articulações acontecem e entrelaça as discussões empreendidas com experiências vividas, em sala de aula, com duas turmas de guitarristas da Graduação em Música da UFBA dedicadas à guitarra blues. Como conclusão, identifica que são escassas as conexões entre o ensino da guitarra blues no Brasil e as identidades culturais dos guitarristas estudantes, e propõe possibilidades que apontem para os referidos diálogos.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019-10-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-11T13:17:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-11T13:17:08Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-05-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33384
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33384
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv PPGMUS-UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33384/1/TESE%20-%20ERIC%20ASSMAR%20%28VERS%c3%83O%20DEFINITIVA%29.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33384/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33384/3/TESE%20-%20ERIC%20ASSMAR%20%28VERS%c3%83O%20DEFINITIVA%29.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1ba7e58dbef05e761c8c25c74107bd83
817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1a
e8d1fd4453ac6c6d79f6da4f60920464
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502724082106368