A incorporação do idioma e das técnicas da guitarra blues guitarra rock e guitarra funk na guitarra jazz: estudo de caso de John Scofield
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/27902 |
Resumo: | O presente trabalho procura realçar a importância da guitarra elétrica como um forte elo de ligação entre diferentes estilos de música, de intérpretes e de públicos, através de um estudo de caso sobre o guitarrista de jazz John Scofield. O ponto de partida é o reconhecimento – após uma breve história da guitarra elétrica, dos seus principais acessórios e da importância vital que estes têm na construção e personalização do som de um instrumento elétrico – da existência de 4 idiomas e técnicas predominantes (guitarra blues, guitarra jazz, guitarra rock e guitarra funk) devidamente explicados, ilustrados e enquadrados num glossário detalhado. Numa segunda parte é apresentada uma pequena biografia de John Scofield e justificado o porquê da sua escolha como estudo de caso. As fundamentações dessa escolha assentam na proposta da existência de 5 habitats musicais preeminentes na discografia de Scofield – Jazz Mainstream, Soul Jazz, Jazz Fusão, Jazz Moderno, Jazz Nativo Americano – onde procuramos constatar (com recurso a transcrições e análise musical de alguns excertos musicais) quaisquer um dos idiomas e técnicas de guitarra elétrica que estejam presentes. Desta forma, tencionamos diagnosticar a migração e mistura dos 4 idiomas e técnicas de guitarra elétrica que Scofield foi experimentando, comprovando assim (direta ou indiretamente) as incorporações que foi introduzindo na guitarra jazz. Através deste documento espero poder comprovar que é possível um guitarrista de jazz preservar o respeito pela tradição, mesmo que aumente a sua permissividade em importar novas técnicas e idiomas, incorporando no seu fraseado e identidade a expressividade da guitarra blues, rock ou funk; Abstract: ''Incorporating Blues, Rock and Funk Guitar Language and Techniques in Jazz Guitar - the John Scofield Case Study'' The following work seeks to highlight the importance of the electric guitar as a strong link between different styles of music, performers and audiences, through a case study about the American guitarist John Scofield. The starting point is the recognition – after a brief history of the electric guitar, its main accessories and the vital importance they have in the development and personalization of the sound of an electric instrument – of the existence of 4 predominant languages (blues guitar, jazz guitar, rock guitar and funk guitar) duly explained, illustrated and framed in a detailed glossary. In a second part is presented a short biography of John Scofield and justified the reason for his choice as a case study. The fundamentals of this choice are based on the proposal of five preeminent musical habitats in Scofield's discography – Mainstream Jazz, Soul Jazz, Jazz Fusion, Modern Jazz, Native American Jazz – where we try to verify (using transcriptions and musical analysis of some musical excerpts) any of the electric guitar languages and techniques that are present. In this way, we intend to diagnose the migration and mixing of the 4 languages and techniques of electric guitar that Scofield was experimenting, thus proving (directly or indirectly) the incorporations that was introducing in jazz guitar. Through this document I hope to be able to prove that it is possible for a jazz guitarist to preserve respect for the jazz guitar tradition, even if he increases his permissiveness in importing new techniques and languages, incorporating in his phrasing and identity the expressiveness of the blues, rock or funk guitar. |
id |
RCAP_f019d74b9c626b506315bcd7a83be0a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/27902 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A incorporação do idioma e das técnicas da guitarra blues guitarra rock e guitarra funk na guitarra jazz: estudo de caso de John ScofieldGuitarraJazzBluesRockFunkGuitarJazzBluesRockFunkO presente trabalho procura realçar a importância da guitarra elétrica como um forte elo de ligação entre diferentes estilos de música, de intérpretes e de públicos, através de um estudo de caso sobre o guitarrista de jazz John Scofield. O ponto de partida é o reconhecimento – após uma breve história da guitarra elétrica, dos seus principais acessórios e da importância vital que estes têm na construção e personalização do som de um instrumento elétrico – da existência de 4 idiomas e técnicas predominantes (guitarra blues, guitarra jazz, guitarra rock e guitarra funk) devidamente explicados, ilustrados e enquadrados num glossário detalhado. Numa segunda parte é apresentada uma pequena biografia de John Scofield e justificado o porquê da sua escolha como estudo de caso. As fundamentações dessa escolha assentam na proposta da existência de 5 habitats musicais preeminentes na discografia de Scofield – Jazz Mainstream, Soul Jazz, Jazz Fusão, Jazz Moderno, Jazz Nativo Americano – onde procuramos constatar (com recurso a transcrições e análise musical de alguns excertos musicais) quaisquer um dos idiomas e técnicas de guitarra elétrica que estejam presentes. Desta forma, tencionamos diagnosticar a migração e mistura dos 4 idiomas e técnicas de guitarra elétrica que Scofield foi experimentando, comprovando assim (direta ou indiretamente) as incorporações que foi introduzindo na guitarra jazz. Através deste documento espero poder comprovar que é possível um guitarrista de jazz preservar o respeito pela tradição, mesmo que aumente a sua permissividade em importar novas técnicas e idiomas, incorporando no seu fraseado e identidade a expressividade da guitarra blues, rock ou funk; Abstract: ''Incorporating Blues, Rock and Funk Guitar Language and Techniques in Jazz Guitar - the John Scofield Case Study'' The following work seeks to highlight the importance of the electric guitar as a strong link between different styles of music, performers and audiences, through a case study about the American guitarist John Scofield. The starting point is the recognition – after a brief history of the electric guitar, its main accessories and the vital importance they have in the development and personalization of the sound of an electric instrument – of the existence of 4 predominant languages (blues guitar, jazz guitar, rock guitar and funk guitar) duly explained, illustrated and framed in a detailed glossary. In a second part is presented a short biography of John Scofield and justified the reason for his choice as a case study. The fundamentals of this choice are based on the proposal of five preeminent musical habitats in Scofield's discography – Mainstream Jazz, Soul Jazz, Jazz Fusion, Modern Jazz, Native American Jazz – where we try to verify (using transcriptions and musical analysis of some musical excerpts) any of the electric guitar languages and techniques that are present. In this way, we intend to diagnose the migration and mixing of the 4 languages and techniques of electric guitar that Scofield was experimenting, thus proving (directly or indirectly) the incorporations that was introducing in jazz guitar. Through this document I hope to be able to prove that it is possible for a jazz guitarist to preserve respect for the jazz guitar tradition, even if he increases his permissiveness in importing new techniques and languages, incorporating in his phrasing and identity the expressiveness of the blues, rock or funk guitar.Universidade de Évora2020-06-08T10:10:08Z2020-06-082020-01-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/27902http://hdl.handle.net/10174/27902TID:202483525porDepartamento de Músicahugotrindadejazz@gmail.com203Trindade, Hugo Miguel Valbom Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:23:42Zoai:dspace.uevora.pt:10174/27902Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:17:51.940629Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A incorporação do idioma e das técnicas da guitarra blues guitarra rock e guitarra funk na guitarra jazz: estudo de caso de John Scofield |
title |
A incorporação do idioma e das técnicas da guitarra blues guitarra rock e guitarra funk na guitarra jazz: estudo de caso de John Scofield |
spellingShingle |
A incorporação do idioma e das técnicas da guitarra blues guitarra rock e guitarra funk na guitarra jazz: estudo de caso de John Scofield Trindade, Hugo Miguel Valbom Marques Guitarra Jazz Blues Rock Funk Guitar Jazz Blues Rock Funk |
title_short |
A incorporação do idioma e das técnicas da guitarra blues guitarra rock e guitarra funk na guitarra jazz: estudo de caso de John Scofield |
title_full |
A incorporação do idioma e das técnicas da guitarra blues guitarra rock e guitarra funk na guitarra jazz: estudo de caso de John Scofield |
title_fullStr |
A incorporação do idioma e das técnicas da guitarra blues guitarra rock e guitarra funk na guitarra jazz: estudo de caso de John Scofield |
title_full_unstemmed |
A incorporação do idioma e das técnicas da guitarra blues guitarra rock e guitarra funk na guitarra jazz: estudo de caso de John Scofield |
title_sort |
A incorporação do idioma e das técnicas da guitarra blues guitarra rock e guitarra funk na guitarra jazz: estudo de caso de John Scofield |
author |
Trindade, Hugo Miguel Valbom Marques |
author_facet |
Trindade, Hugo Miguel Valbom Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trindade, Hugo Miguel Valbom Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Guitarra Jazz Blues Rock Funk Guitar Jazz Blues Rock Funk |
topic |
Guitarra Jazz Blues Rock Funk Guitar Jazz Blues Rock Funk |
description |
O presente trabalho procura realçar a importância da guitarra elétrica como um forte elo de ligação entre diferentes estilos de música, de intérpretes e de públicos, através de um estudo de caso sobre o guitarrista de jazz John Scofield. O ponto de partida é o reconhecimento – após uma breve história da guitarra elétrica, dos seus principais acessórios e da importância vital que estes têm na construção e personalização do som de um instrumento elétrico – da existência de 4 idiomas e técnicas predominantes (guitarra blues, guitarra jazz, guitarra rock e guitarra funk) devidamente explicados, ilustrados e enquadrados num glossário detalhado. Numa segunda parte é apresentada uma pequena biografia de John Scofield e justificado o porquê da sua escolha como estudo de caso. As fundamentações dessa escolha assentam na proposta da existência de 5 habitats musicais preeminentes na discografia de Scofield – Jazz Mainstream, Soul Jazz, Jazz Fusão, Jazz Moderno, Jazz Nativo Americano – onde procuramos constatar (com recurso a transcrições e análise musical de alguns excertos musicais) quaisquer um dos idiomas e técnicas de guitarra elétrica que estejam presentes. Desta forma, tencionamos diagnosticar a migração e mistura dos 4 idiomas e técnicas de guitarra elétrica que Scofield foi experimentando, comprovando assim (direta ou indiretamente) as incorporações que foi introduzindo na guitarra jazz. Através deste documento espero poder comprovar que é possível um guitarrista de jazz preservar o respeito pela tradição, mesmo que aumente a sua permissividade em importar novas técnicas e idiomas, incorporando no seu fraseado e identidade a expressividade da guitarra blues, rock ou funk; Abstract: ''Incorporating Blues, Rock and Funk Guitar Language and Techniques in Jazz Guitar - the John Scofield Case Study'' The following work seeks to highlight the importance of the electric guitar as a strong link between different styles of music, performers and audiences, through a case study about the American guitarist John Scofield. The starting point is the recognition – after a brief history of the electric guitar, its main accessories and the vital importance they have in the development and personalization of the sound of an electric instrument – of the existence of 4 predominant languages (blues guitar, jazz guitar, rock guitar and funk guitar) duly explained, illustrated and framed in a detailed glossary. In a second part is presented a short biography of John Scofield and justified the reason for his choice as a case study. The fundamentals of this choice are based on the proposal of five preeminent musical habitats in Scofield's discography – Mainstream Jazz, Soul Jazz, Jazz Fusion, Modern Jazz, Native American Jazz – where we try to verify (using transcriptions and musical analysis of some musical excerpts) any of the electric guitar languages and techniques that are present. In this way, we intend to diagnose the migration and mixing of the 4 languages and techniques of electric guitar that Scofield was experimenting, thus proving (directly or indirectly) the incorporations that was introducing in jazz guitar. Through this document I hope to be able to prove that it is possible for a jazz guitarist to preserve respect for the jazz guitar tradition, even if he increases his permissiveness in importing new techniques and languages, incorporating in his phrasing and identity the expressiveness of the blues, rock or funk guitar. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-08T10:10:08Z 2020-06-08 2020-01-15T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/27902 http://hdl.handle.net/10174/27902 TID:202483525 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/27902 |
identifier_str_mv |
TID:202483525 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Música hugotrindadejazz@gmail.com 203 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136660927021056 |