Ludicidade na constituição da profissionalidade de docentes de uma creche universitária: desafios e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Fernanda Almeida
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23985
Resumo: PEREIRA, Fernanda Almeida. Ludicidade na constituição da profissionalidade de docentes de uma Creche Universitária: desafios e possibilidades. 177p. il. 2017. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017. RESUMO Nas últimas quatro décadas tem crescido o interesse de pesquisadores pelos saberes de que lançam mão os professores no exercício do trabalho docente e como constituem suas profissionalidades. A sociedade, de modo geral, reconhece e valida a ludicidade na prática pedagógica da Educação infantil. Desse modo, diante da constatação da importância da dimensão lúdica na constituição da profissionalidade de docentes neste segmento de ensino, a principal questão de pesquisa foi delineada: Como a ludicidade é referida na constituição da profissionalidade entre docentes do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT), em uma creche universitária da rede federal de ensino? Esta pesquisa tem como lócus empírico uma creche universitária na cidade do Salvador, Bahia, e como sujeitos cinco professoras do EBTT. Dadas as lacunas percebidas no campo de estudos sobre educação infantil em creches universitárias, explicito primeiramente que esta é uma pesquisa do tipo exploratório, sendo esta a contribuição inicial deste estudo. Para a produção de dados utilizei o questionário aberto (primeira fase) e o grupo focal (segunda fase). Para o tratamento e análise dos dados me inspirei na Análise de Conteúdo conforme Bardin (2011). A pesquisa empírica está apresentada, neste trabalho, de forma articulada à fundamentação teórica, na tentativa de formar um todo orgânico, de modo que os dados do campo possam ser tensionados, contrastados com as concepções descritas na literatura. A tese que defendo nesta pesquisa é de que a ludicidade está presente na forma como as professoras constroem e mobilizam os saberes profissionais necessários à docência na Educação Infantil. Como principal resultado, constatei que a ludicidade não se restringe ao ensino, tampouco ao período da infância, estando presente de forma transversal, constituindo e interligando os variados saberes docentes que são construídos a partir da experiência ao longo dos anos, do processo de formação continuada e da ambiência profissional das professoras. Palavras-chave: Ludicidade. Educação Infantil. Profissionalidade docente. Saberes profissionais.
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Desse modo, diante da constatação da importância da dimensão lúdica na constituição da profissionalidade de docentes neste segmento de ensino, a principal questão de pesquisa foi delineada: Como a ludicidade é referida na constituição da profissionalidade entre docentes do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT), em uma creche universitária da rede federal de ensino? Esta pesquisa tem como lócus empírico uma creche universitária na cidade do Salvador, Bahia, e como sujeitos cinco professoras do EBTT. Dadas as lacunas percebidas no campo de estudos sobre educação infantil em creches universitárias, explicito primeiramente que esta é uma pesquisa do tipo exploratório, sendo esta a contribuição inicial deste estudo. Para a produção de dados utilizei o questionário aberto (primeira fase) e o grupo focal (segunda fase). Para o tratamento e análise dos dados me inspirei na Análise de Conteúdo conforme Bardin (2011). A pesquisa empírica está apresentada, neste trabalho, de forma articulada à fundamentação teórica, na tentativa de formar um todo orgânico, de modo que os dados do campo possam ser tensionados, contrastados com as concepções descritas na literatura. A tese que defendo nesta pesquisa é de que a ludicidade está presente na forma como as professoras constroem e mobilizam os saberes profissionais necessários à docência na Educação Infantil. Como principal resultado, constatei que a ludicidade não se restringe ao ensino, tampouco ao período da infância, estando presente de forma transversal, constituindo e interligando os variados saberes docentes que são construídos a partir da experiência ao longo dos anos, do processo de formação continuada e da ambiência profissional das professoras. Palavras-chave: Ludicidade. Educação Infantil. Profissionalidade docente. Saberes profissionais.PEREIRA, Fernanda Almeida. Entertaining Activities in the constitution of professionalism of teachers in a University Daycare Facility: challenges and possibilities. 177p. illustrated. 2017. Doctorate Thesis – College of Education, Federal University of Bahia, Salvador, 2017. ABSTRACT In the last four decades the interest of researchers on the knowledge teachers use in their teaching work and how their professionalism is constituted has increased. Society, in general, recognizes and validates the entertaining activities in the teaching practice in children’s education. Therefore, in the face of the acknowledgement of the entertaining activities’ dimension in the constitution of the professionalism of teachers in this segment of teaching, the main question of this research was outlined: How are the entertaining activities presented in the constitution of professionalism among teachers of the Technical and Technological Basic Education (EBTT in Portuguese), in a federal university daycare facility? This research has as its empirical locus a university daycare facility in Salvador, Bahia, and as its subjects five teachers of EBTT. Given the gaps noticed in the field of studies about children’s education in university daycare facilities, I clarify beforehand that this is a research of exploratory character, this being the initial contribution to this study. For the data production I made use of an open questionnaire (first stage) and focal group (second stage). For data treatment and analysis I drew on the Content Analysis according to Bardin (2011). The empirical research is presented in this work in connection to the theoretical foundation, in an attempt to form an organic whole, in order to the field data to be tensioned, compared to the conceptions mentioned in the literature. The thesis I defend in this research is that the entertaining activities are present in the way teachers build and mobilize the professional knowledge necessary to the teaching in children’s education. As the main result, I observed that the entertaining activities are not restricted to teaching, neither to the childhood, being present transversely, constituting and interconnecting the many types of teaching knowledge which are built from the experience over the years, from the process of continuous training and the professional ambience of the teachers. Keywords: Entertaining Activities. Children’s Education. Teaching Professionalism. Professional Knowledge.PEREIRA, Fernanda Almeida. Ludicidad en la constitución de la profesionalidad de docentes de una guardería universitaria: desafíos y posibilidades. 177p. Il. 2017. Tesis (Doctorado) - Facultad de Educación, Universidad Federal de Bahía, Salvador, 2017. RESUMEN En las últimas cuatro décadas ha crecido el interés de investigadores por los saberes a los cuales recurren los profesores en el ejercicio del trabajo docente y cómo constituyen sus profesionalidades. La sociedad, de manera general, reconoce y valida la ludicidad en la práctica pedagógica de la Educación infantil. De este modo, ante la constatación de la importancia de la dimensión lúdica en la constitución de la profesionalidad de docentes en este segmento de enseñanza, la principal cuestión de estudio fue delineada: ¿Cómo la ludicidad se refiere en la constitución de la profesionalidad entre docentes de la Enseñanza Básico Técnica y Tecnológica (EBTT), en una guardería universitaria de la red federal de enseñanza? Este estudio se da lugar empíricamente en una guardería universitaria en la ciudad de Salvador, Bahía, y como sujetos, cinco profesoras del EBTT. Dados los vacíos notados en el campo de estudios sobre educación infantil en guarderías universitarias, explicito primeramente que este es un estudio de tipo exploratorio, siendo esta, la contribución inicial de este estudio. Para la producción de datos utilicé el cuestionario abierto (primera fase) y el grupo focal (segunda fase). Para el tratamiento y análisis de los datos me inspiré en el Análisis de Contenido conforme Bardin (2011). El estudio empírico está presentado, en este trabajo, de forma articulada a la fundamentación teórica, con la intención de formar un todo orgánico, de modo que los datos del campo puedan ser tensionados, contrastados con las concepciones descritas en la literatura. La tesis que defiendo en este estudio es que la ludicidad está presente en la forma como las profesoras construyen y movilizan los saberes profesionales necesarios a la docencia en la Educación Infantil. Como principal resultado, constaté que la ludicidad no se restringe a la enseñanza, tampoco al período de la infancia, estando presente de forma transversal, constituyendo e interconectando los variados saberes docentes que son construidos a partir de la experiencia a lo largo de los años, del proceso de formación continuada y de la ambiente profesional de las profesoras. Palabras clave: Ludicidad. Educación Infantil. Profesionalidad docente. Saberes profesionales.Submitted by Fernanda Almeida (nandalpe@yahoo.com.br) on 2017-08-14T21:50:12Z No. of bitstreams: 1 Fernanda Almeida Pereira Tese_VersaoFinal.pdf: 1324268 bytes, checksum: c04ea653a44e0196de6701ebc609c1a9 (MD5)Approved for entry into archive by Uillis de Assis Santos (uillis.assis@ufba.br) on 2017-08-15T16:28:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Fernanda Almeida Pereira Tese_VersaoFinal.pdf: 1324268 bytes, checksum: c04ea653a44e0196de6701ebc609c1a9 (MD5)Made available in DSpace on 2017-08-15T16:28:35Z (GMT). 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