O que há do lado de lá? Cartas de um dueto da educação somática com o balé clássico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baldi, Neila Cristina
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16835
Resumo: Este estudo investiga e avalia o uso de procedimentos somáticos no ensino do balé clássico, tendo como campo de atuação o Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Trata-se de um estudo de caso da disciplina Técnica de Corpo II – Introdução à Dança Clássica, ministrada no primeiro semestre de 2014 na Uesb, tendo como abordagem metodológica a cartografia, com inserções da pesquisa somático-performativa e da pesquisa (auto) biográfica. A dissertação foi escrita em formato de cartas e traz as narrativas das alunas que vivenciaram esta disciplina. Busca-se, com a pesquisa, registrar o processo de ensino-aprendizagem desta técnica de dança, por meio da educação somática, elencando como ele se dá e como interfere na constituição deste futuro profissional de dança. O estudo foi sustentado por teorias da dança, educação somática e (auto) biografia. Informações necessárias à análise vieram de diversos instrumentos de coleta: questionários, diários de bordo das alunas, reflexões e inventário pessoal. Neste estudo é discutido, inicialmente, como são tradicionalmente as aulas de balé clássicos, calcadas por uma visão mecanicista de corpo e dual – de separação corpo-mente. Apresentam-se as problemáticas desta concepção de corpo e suas origens, além da perspectiva de outra concepção, não cartesiana. São elencadas, então, as características de uma nova perspectiva para o corpo, a partir do soma, e como esta mudança afetou a dança. Discutem-se, desta forma, as contribuições que a educação somática trouxe à dança e como a mesma pode ser pensada como proposta pedagógica. Por fim, expõe-se o emprego de pressupostos somáticos, a partir de Rudolf Laban e Marie-Madeleine Béziers (Método da Coordenação Motora), em aulas de balé clássico. São discutidos, a partir disso, os resultados do uso da educação somática no balé clássico. A pesquisa revela que a educação somática pode facilitar a aprendizagem do balé clássico, bem como torná-la mais significativa. Do mesmo modo, conclui-se que os pressupostos somáticos aplicados ao balé clássico podem ser utilizados em outras técnicas de dança e, além de favorecer a autonomia do sujeito frente à construção do seu conhecimento em dança no/pelo corpo, auxiliam na mudança de percepção corporal e de visão de mundo.
id UFBA-2_4cbba0a34fabf5caba1e37fb84889656
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/16835
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Baldi, Neila CristinaBaldi, Neila CristinaGrebler, Maria Albertina SilvaFernandes, CianeSanches Neto, Antrifo Ribeiro2014-12-19T14:19:43Z2014-12-19T14:19:43Z2014-12-192014-12-01CDD 793.3http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16835Este estudo investiga e avalia o uso de procedimentos somáticos no ensino do balé clássico, tendo como campo de atuação o Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Trata-se de um estudo de caso da disciplina Técnica de Corpo II – Introdução à Dança Clássica, ministrada no primeiro semestre de 2014 na Uesb, tendo como abordagem metodológica a cartografia, com inserções da pesquisa somático-performativa e da pesquisa (auto) biográfica. A dissertação foi escrita em formato de cartas e traz as narrativas das alunas que vivenciaram esta disciplina. Busca-se, com a pesquisa, registrar o processo de ensino-aprendizagem desta técnica de dança, por meio da educação somática, elencando como ele se dá e como interfere na constituição deste futuro profissional de dança. O estudo foi sustentado por teorias da dança, educação somática e (auto) biografia. Informações necessárias à análise vieram de diversos instrumentos de coleta: questionários, diários de bordo das alunas, reflexões e inventário pessoal. Neste estudo é discutido, inicialmente, como são tradicionalmente as aulas de balé clássicos, calcadas por uma visão mecanicista de corpo e dual – de separação corpo-mente. Apresentam-se as problemáticas desta concepção de corpo e suas origens, além da perspectiva de outra concepção, não cartesiana. São elencadas, então, as características de uma nova perspectiva para o corpo, a partir do soma, e como esta mudança afetou a dança. Discutem-se, desta forma, as contribuições que a educação somática trouxe à dança e como a mesma pode ser pensada como proposta pedagógica. Por fim, expõe-se o emprego de pressupostos somáticos, a partir de Rudolf Laban e Marie-Madeleine Béziers (Método da Coordenação Motora), em aulas de balé clássico. São discutidos, a partir disso, os resultados do uso da educação somática no balé clássico. A pesquisa revela que a educação somática pode facilitar a aprendizagem do balé clássico, bem como torná-la mais significativa. Do mesmo modo, conclui-se que os pressupostos somáticos aplicados ao balé clássico podem ser utilizados em outras técnicas de dança e, além de favorecer a autonomia do sujeito frente à construção do seu conhecimento em dança no/pelo corpo, auxiliam na mudança de percepção corporal e de visão de mundo.This study investigates and evaluates the use of somatic proceedings in classical ballet teaching, using as field of action the undergraduate degree in Dance of the Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). It is a case study of the class Body Techniques II – Introduction to Classical Dance - taught in the first period of 2014 at the Uesb, with cartography as methodological approach, and with inserts of somatic-performative research and (auto) biographical research. The thesis was written in the form of letters and brings the stories of the students who experienced this class. We aim, with this research, to record the teaching-learning process of this dance technique through somatic education, listing how it happens and how it interferes with the development of this future dance professional. The study was supported by theories of dance, somatic education and (auto) biography. Information needed for the analyses came from various collection instruments: questionnaires, students’ logbooks, reflections and personal inventory. Initially, this study discussed the traditional classical ballet classes, sustained by a mechanistic view of the body and a dual one of mind-body separation. The problems of this conception of the body and its origins are shown, besides of the perspective of another, non Cartesian, conception. The characteristics of a new soma-based perspective of the body are then listed and how this change affected dance. We discuss, in this way, the contributions that somatic education brought to dance and how it can be thought of as pedagogical proposal. Finally, we expose the use of somatic tenets, from Rudolf Laban and Marie-Madeleine Béziers (Method of Motor Coordination), in classical ballet classes. Based on this, we discuss the results of the use of somatic education in classical ballet. The research reveals that somatic education can facilitate the learning of classical ballet as well as make it more meaningful. Similarly, it is concluded that somatic principles applied to classical ballet can be used in other dance techniques and, besides favoring the subject’s autonomy in front of the construction of knowledge in dance in and by the body, assist in changing body perception and view of the world.Submitted by Neila Baldi (neilabaldi@gmail.com) on 2014-12-19T13:32:00Z No. of bitstreams: 1 OQUEHADOLADODELÁ-CARTASDEUMDUETODAEDUCACAOSOMATICACOMOBALECLASSICO.pdf: 1319017 bytes, checksum: 41b2449816469c5d3241f3da236be7d8 (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2014-12-19T14:19:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 OQUEHADOLADODELÁ-CARTASDEUMDUETODAEDUCACAOSOMATICACOMOBALECLASSICO.pdf: 1319017 bytes, checksum: 41b2449816469c5d3241f3da236be7d8 (MD5)Made available in DSpace on 2014-12-19T14:19:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 OQUEHADOLADODELÁ-CARTASDEUMDUETODAEDUCACAOSOMATICACOMOBALECLASSICO.pdf: 1319017 bytes, checksum: 41b2449816469c5d3241f3da236be7d8 (MD5)CAPESDançabalé clássicoeducação somáticaeducaçãodançaO que há do lado de lá? Cartas de um dueto da educação somática com o balé clássicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de TeatroPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasPPGAC/UFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALOQUEHADOLADODELÁ-CARTASDEUMDUETODAEDUCACAOSOMATICACOMOBALECLASSICO.pdfOQUEHADOLADODELÁ-CARTASDEUMDUETODAEDUCACAOSOMATICACOMOBALECLASSICO.pdfapplication/pdf1319017https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16835/1/OQUEHADOLADODEL%c3%81-CARTASDEUMDUETODAEDUCACAOSOMATICACOMOBALECLASSICO.pdf41b2449816469c5d3241f3da236be7d8MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16835/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTOQUEHADOLADODELÁ-CARTASDEUMDUETODAEDUCACAOSOMATICACOMOBALECLASSICO.pdf.txtOQUEHADOLADODELÁ-CARTASDEUMDUETODAEDUCACAOSOMATICACOMOBALECLASSICO.pdf.txtExtracted texttext/plain347775https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16835/3/OQUEHADOLADODEL%c3%81-CARTASDEUMDUETODAEDUCACAOSOMATICACOMOBALECLASSICO.pdf.txtcfd4e4b303ccb727b6872ed4d48f5a77MD53ri/168352022-07-05 14:04:22.931oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:04:22Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O que há do lado de lá? Cartas de um dueto da educação somática com o balé clássico
title O que há do lado de lá? Cartas de um dueto da educação somática com o balé clássico
spellingShingle O que há do lado de lá? Cartas de um dueto da educação somática com o balé clássico
Baldi, Neila Cristina
Dança
balé clássico
educação somática
educação
dança
title_short O que há do lado de lá? Cartas de um dueto da educação somática com o balé clássico
title_full O que há do lado de lá? Cartas de um dueto da educação somática com o balé clássico
title_fullStr O que há do lado de lá? Cartas de um dueto da educação somática com o balé clássico
title_full_unstemmed O que há do lado de lá? Cartas de um dueto da educação somática com o balé clássico
title_sort O que há do lado de lá? Cartas de um dueto da educação somática com o balé clássico
author Baldi, Neila Cristina
author_facet Baldi, Neila Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baldi, Neila Cristina
Baldi, Neila Cristina
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Grebler, Maria Albertina Silva
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Fernandes, Ciane
Sanches Neto, Antrifo Ribeiro
contributor_str_mv Grebler, Maria Albertina Silva
Fernandes, Ciane
Sanches Neto, Antrifo Ribeiro
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Dança
topic Dança
balé clássico
educação somática
educação
dança
dc.subject.por.fl_str_mv balé clássico
educação somática
educação
dança
description Este estudo investiga e avalia o uso de procedimentos somáticos no ensino do balé clássico, tendo como campo de atuação o Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Trata-se de um estudo de caso da disciplina Técnica de Corpo II – Introdução à Dança Clássica, ministrada no primeiro semestre de 2014 na Uesb, tendo como abordagem metodológica a cartografia, com inserções da pesquisa somático-performativa e da pesquisa (auto) biográfica. A dissertação foi escrita em formato de cartas e traz as narrativas das alunas que vivenciaram esta disciplina. Busca-se, com a pesquisa, registrar o processo de ensino-aprendizagem desta técnica de dança, por meio da educação somática, elencando como ele se dá e como interfere na constituição deste futuro profissional de dança. O estudo foi sustentado por teorias da dança, educação somática e (auto) biografia. Informações necessárias à análise vieram de diversos instrumentos de coleta: questionários, diários de bordo das alunas, reflexões e inventário pessoal. Neste estudo é discutido, inicialmente, como são tradicionalmente as aulas de balé clássicos, calcadas por uma visão mecanicista de corpo e dual – de separação corpo-mente. Apresentam-se as problemáticas desta concepção de corpo e suas origens, além da perspectiva de outra concepção, não cartesiana. São elencadas, então, as características de uma nova perspectiva para o corpo, a partir do soma, e como esta mudança afetou a dança. Discutem-se, desta forma, as contribuições que a educação somática trouxe à dança e como a mesma pode ser pensada como proposta pedagógica. Por fim, expõe-se o emprego de pressupostos somáticos, a partir de Rudolf Laban e Marie-Madeleine Béziers (Método da Coordenação Motora), em aulas de balé clássico. São discutidos, a partir disso, os resultados do uso da educação somática no balé clássico. A pesquisa revela que a educação somática pode facilitar a aprendizagem do balé clássico, bem como torná-la mais significativa. Do mesmo modo, conclui-se que os pressupostos somáticos aplicados ao balé clássico podem ser utilizados em outras técnicas de dança e, além de favorecer a autonomia do sujeito frente à construção do seu conhecimento em dança no/pelo corpo, auxiliam na mudança de percepção corporal e de visão de mundo.
publishDate 2014
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2014-12-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-19T14:19:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-12-19T14:19:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-12-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16835
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv CDD 793.3
identifier_str_mv CDD 793.3
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16835
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Teatro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
dc.publisher.initials.fl_str_mv PPGAC/UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Escola de Teatro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16835/1/OQUEHADOLADODEL%c3%81-CARTASDEUMDUETODAEDUCACAOSOMATICACOMOBALECLASSICO.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16835/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16835/3/OQUEHADOLADODEL%c3%81-CARTASDEUMDUETODAEDUCACAOSOMATICACOMOBALECLASSICO.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 41b2449816469c5d3241f3da236be7d8
ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0
cfd4e4b303ccb727b6872ed4d48f5a77
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502552720670720