Voz dançada: corpo organizando voz em movimento de dança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno, Gabriel Peletti
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12694
Resumo: A pesquisa da voz em configurações de dança, visa refletir criticamente acerca do seu uso em trabalhos artísticos coreográficos, emergindo como um elemento compositivo de dança. A partir do princípio que, voz é movimento, no, e, do corpo, seu uso se torna estratégia de dança, probabilidade nas relações de construção de movimento. Este estudo trabalha com a informação que, ações de vocalizar e ações de dançar decorrem da organização de movimentos no corpo, onde, ações operam como matrizes da comunicação e constroem linguagens. E, tem por objetivo discutir as relações entre as ações de vocalizar e as ações de dançar, por meio da observação de quatro obras coreográficas registradas em material videográfico. A construção da hipótese da voz dançada, a inseparabilidade voz, corpo, dança permite a identificação de ações de vocalizar em ações de dançar, e, institui a voz em movimento de dança, nos seus vários modos organizativos no corpo e, em configurações de dança. Com o propósito de rever alguns conceitos sobre voz, linguagem e corpo, o estudo também promove uma mudança na maneira de compreender a voz no campo de conhecimento em dança, entendendo que suas configurações no corpo co-dependem de correlações entre movimentos internos e movimentos externos. Como a hipótese da voz dançada não se limita a um único modo de organização, mas a muitos modos e particularidades, instigando futuras pesquisas sobre o assunto da voz na dança, chega-se ao entendimento que, a existência da voz em configurações artísticas de dança se caracteriza em voz dançada, pois ocorre na dança, ou seja, é da natureza da dança.
id UFBA-2_4cd6a3613b4e2bf1f0d90b38cee0843e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/12694
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Bueno, Gabriel PelettiBueno, Gabriel PelettiSetenta, Jussara Sobreira2013-08-22T18:27:21Z2013-08-22T18:27:21Z2013-08-22http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12694A pesquisa da voz em configurações de dança, visa refletir criticamente acerca do seu uso em trabalhos artísticos coreográficos, emergindo como um elemento compositivo de dança. A partir do princípio que, voz é movimento, no, e, do corpo, seu uso se torna estratégia de dança, probabilidade nas relações de construção de movimento. Este estudo trabalha com a informação que, ações de vocalizar e ações de dançar decorrem da organização de movimentos no corpo, onde, ações operam como matrizes da comunicação e constroem linguagens. E, tem por objetivo discutir as relações entre as ações de vocalizar e as ações de dançar, por meio da observação de quatro obras coreográficas registradas em material videográfico. A construção da hipótese da voz dançada, a inseparabilidade voz, corpo, dança permite a identificação de ações de vocalizar em ações de dançar, e, institui a voz em movimento de dança, nos seus vários modos organizativos no corpo e, em configurações de dança. Com o propósito de rever alguns conceitos sobre voz, linguagem e corpo, o estudo também promove uma mudança na maneira de compreender a voz no campo de conhecimento em dança, entendendo que suas configurações no corpo co-dependem de correlações entre movimentos internos e movimentos externos. Como a hipótese da voz dançada não se limita a um único modo de organização, mas a muitos modos e particularidades, instigando futuras pesquisas sobre o assunto da voz na dança, chega-se ao entendimento que, a existência da voz em configurações artísticas de dança se caracteriza em voz dançada, pois ocorre na dança, ou seja, é da natureza da dança.Submitted by Diana Alves (ppgdancaufba.adm@gmail.com) on 2013-08-02T15:34:31Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO GABRIEL PELETTI.pdf: 1116831 bytes, checksum: 797c205191043bf480570a7e0de14636 (MD5)Approved for entry into archive by Vilma Conceição(vilmagc@ufba.br) on 2013-08-22T18:27:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO GABRIEL PELETTI.pdf: 1116831 bytes, checksum: 797c205191043bf480570a7e0de14636 (MD5)Made available in DSpace on 2013-08-22T18:27:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO GABRIEL PELETTI.pdf: 1116831 bytes, checksum: 797c205191043bf480570a7e0de14636 (MD5)FAPESBPrograma de Pós Graduação em Dança/Escola de DançaDançaCorpoMovimentoVoz dançadaVoz dançada: corpo organizando voz em movimento de dançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDISSERTAÇÃO GABRIEL PELETTI.pdfDISSERTAÇÃO GABRIEL PELETTI.pdfapplication/pdf1116831https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/12694/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20GABRIEL%20PELETTI.pdf797c205191043bf480570a7e0de14636MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1762https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/12694/2/license.txt1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9MD52TEXTDISSERTAÇÃO GABRIEL PELETTI.pdf.txtDISSERTAÇÃO GABRIEL PELETTI.pdf.txtExtracted texttext/plain199656https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/12694/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20GABRIEL%20PELETTI.pdf.txtc88b7c5eba8b5ab7e511485ca5cbae9cMD53ri/126942022-06-29 14:37:32.161oai:repositorio.ufba.br:ri/12694VGVybW8gZGUgTGljZW7vv71hLCBu77+9byBleGNsdXNpdm8sIHBhcmEgbyBkZXDvv71zaXRvIG5vIHJlcG9zaXTvv71yaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRkJBCgogICAgUGVsbyBwcm9jZXNzbyBkZSBzdWJtaXNz77+9byBkZSBkb2N1bWVudG9zLCBvIGF1dG9yIG91IHNldQpyZXByZXNlbnRhbnRlIGxlZ2FsLCBhbyBhY2VpdGFyIGVzc2UgdGVybW8gZGUgbGljZW7vv71hLCBjb25jZWRlIGFvClJlcG9zaXTvv71yaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkYSBCYWhpYSBvIGRpcmVpdG8KZGUgbWFudGVyIHVtYSBj77+9cGlhIGVtIHNldSByZXBvc2l077+9cmlvIGNvbSBhIGZpbmFsaWRhZGUsIHByaW1laXJhLCAKZGUgcHJlc2VydmHvv73vv71vLiBFc3NlcyB0ZXJtb3MsIG7vv71vIGV4Y2x1c2l2b3MsIG1hbnTvv71tIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIAphdXRvci9jb3B5cmlnaHQsIG1hcyBlbnRlbmRlIG8gZG9jdW1lbnRvIGNvbW8gcGFydGUgZG8gYWNlcnZvIGludGVsZWN0dWFsIGRlc3NhIFVuaXZlcnNpZGFkZS4gCgogICAgUGFyYSBvcyBkb2N1bWVudG9zIHB1YmxpY2Fkb3MgY29tIHJlcGFzc2UgZGUgZGlyZWl0b3MgZGUgZGlzdHJpYnVp77+977+9bywgZXNzZSB0ZXJtbyBkZSBsaWNlbu+/vWEgZW50ZW5kZSBxdWU6IAoKICAgIE1hbnRlbmRvIG9zICBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgcmVwYXNzYWRvcyBhIHRlcmNlaXJvcywgZW0gY2FzbyAKZGUgcHVibGljYe+/ve+/vWVzLCBvIHJlcG9zaXTvv71yaW8gcG9kZSByZXN0cmluZ2lyIG8gYWNlc3NvIGFvIHRleHRvIAppbnRlZ3JhbCwgbWFzIGxpYmVyYSBhcyBpbmZvcm1h77+977+9ZXMgc29icmUgbyBkb2N1bWVudG8gKE1ldGFkYWRvcyBkZXNjcml0aXZvcykuCgogRGVzdGEgZm9ybWEsIGF0ZW5kZW5kbyBhb3MgYW5zZWlvcyBkZXNzYSB1bml2ZXJzaWRhZGUgCmVtIG1hbnRlciBzdWEgcHJvZHXvv73vv71vIGNpZW5077+9ZmljYSBjb20gYXMgcmVzdHJp77+977+9ZXMgaW1wb3N0YXMgcGVsb3MgCmVkaXRvcmVzIGRlIHBlcmnvv71kaWNvcy4gCgogICAgUGFyYSBhcyBwdWJsaWNh77+977+9ZXMgZW0gaW5pY2lhdGl2YXMgcXVlIHNlZ3VlbSBhIHBvbO+/vXRpY2EgZGUgCkFjZXNzbyBBYmVydG8sIG9zIGRlcO+/vXNpdG9zIGNvbXB1bHPvv71yaW9zIG5lc3NlIHJlcG9zaXTvv71yaW8gbWFudO+/vW0gCm9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCBtYXMgbWFudO+/vW0gbyBhY2Vzc28gaXJyZXN0cml0byBhbyBtZXRhZGFkb3MgCmUgdGV4dG8gY29tcGxldG8uIEFzc2ltLCBhIGFjZWl0Ye+/ve+/vW8gZGVzc2UgdGVybW8gbu+/vW8gbmVjZXNzaXRhIGRlIApjb25zZW50aW1lbnRvIHBvciBwYXJ0ZSBkZSBhdXRvcmVzL2RldGVudG9yZXMgZG9zIGRpcmVpdG9zLCBwb3IgCmVzdGFyZW0gZW0gaW5pY2lhdGl2YXMgZGUgYWNlc3NvIGFiZXJ0by4KCiAgICBFbSBhbWJvcyBvIGNhc28sIGVzc2UgdGVybW8gZGUgbGljZW7vv71hLCBwb2RlIHNlciBhY2VpdG8gcGVsbyAKYXV0b3IsIGRldGVudG9yZXMgZGUgZGlyZWl0b3MgZS9vdSB0ZXJjZWlyb3MgYW1wYXJhZG9zIHBlbGEgCnVuaXZlcnNpZGFkZS4gRGV2aWRvIGFvcyBkaWZlcmVudGVzIHByb2Nlc3NvcyBwZWxvIHF1YWwgYSBzdWJtaXNz77+9byAKcG9kZSBvY29ycmVyLCBvIHJlcG9zaXTvv71yaW8gcGVybWl0ZSBhIGFjZWl0Ye+/ve+/vW8gZGEgbGljZW7vv71hIHBvciAKdGVyY2Vpcm9zLCBzb21lbnRlIG5vcyBjYXNvcyBkZSBkb2N1bWVudG9zIHByb2R1emlkb3MgcG9yIGludGVncmFudGVzIApkYSBVRkJBIGUgc3VibWV0aWRvcyBwb3IgcGVzc29hcyBhbXBhcmFkYXMgcG9yIGVzdGEgaW5zdGl0dWnvv73vv71vLgo=Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-06-29T17:37:32Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Voz dançada: corpo organizando voz em movimento de dança
title Voz dançada: corpo organizando voz em movimento de dança
spellingShingle Voz dançada: corpo organizando voz em movimento de dança
Bueno, Gabriel Peletti
Dança
Corpo
Movimento
Voz dançada
title_short Voz dançada: corpo organizando voz em movimento de dança
title_full Voz dançada: corpo organizando voz em movimento de dança
title_fullStr Voz dançada: corpo organizando voz em movimento de dança
title_full_unstemmed Voz dançada: corpo organizando voz em movimento de dança
title_sort Voz dançada: corpo organizando voz em movimento de dança
author Bueno, Gabriel Peletti
author_facet Bueno, Gabriel Peletti
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bueno, Gabriel Peletti
Bueno, Gabriel Peletti
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Setenta, Jussara Sobreira
contributor_str_mv Setenta, Jussara Sobreira
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Corpo
Movimento
Voz dançada
topic Dança
Corpo
Movimento
Voz dançada
description A pesquisa da voz em configurações de dança, visa refletir criticamente acerca do seu uso em trabalhos artísticos coreográficos, emergindo como um elemento compositivo de dança. A partir do princípio que, voz é movimento, no, e, do corpo, seu uso se torna estratégia de dança, probabilidade nas relações de construção de movimento. Este estudo trabalha com a informação que, ações de vocalizar e ações de dançar decorrem da organização de movimentos no corpo, onde, ações operam como matrizes da comunicação e constroem linguagens. E, tem por objetivo discutir as relações entre as ações de vocalizar e as ações de dançar, por meio da observação de quatro obras coreográficas registradas em material videográfico. A construção da hipótese da voz dançada, a inseparabilidade voz, corpo, dança permite a identificação de ações de vocalizar em ações de dançar, e, institui a voz em movimento de dança, nos seus vários modos organizativos no corpo e, em configurações de dança. Com o propósito de rever alguns conceitos sobre voz, linguagem e corpo, o estudo também promove uma mudança na maneira de compreender a voz no campo de conhecimento em dança, entendendo que suas configurações no corpo co-dependem de correlações entre movimentos internos e movimentos externos. Como a hipótese da voz dançada não se limita a um único modo de organização, mas a muitos modos e particularidades, instigando futuras pesquisas sobre o assunto da voz na dança, chega-se ao entendimento que, a existência da voz em configurações artísticas de dança se caracteriza em voz dançada, pois ocorre na dança, ou seja, é da natureza da dança.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-08-22T18:27:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-08-22T18:27:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-08-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12694
url http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12694
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/12694/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20GABRIEL%20PELETTI.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/12694/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/12694/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20GABRIEL%20PELETTI.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 797c205191043bf480570a7e0de14636
1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9
c88b7c5eba8b5ab7e511485ca5cbae9c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459453937221632