A voz e a vez discente: liberdade, produção e difusão de conhecimento científico na pós-graduação stricto sensu da área interdisciplinar no Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bahia, Cinara Ciberia Meireles
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33411
Resumo: Este estudo versa sobre os efeitos do produtivismo acadêmico nas trajetórias doutorais dos discentes da área Interdisciplinar e teve como principal objetivo compreender como e porque o produtivismo acadêmico afeta a liberdade dos discentes inseridos nos programas de pós-graduação stricto sensu da área Interdisciplinar no Brasil. Para atingir o objetivo da tese desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva, exploratória, avançando para a explicativa, adotando procedimentos bibliográficos, documentais e aplicação de entrevistas semiestruturadas, valendo-se da técnica de análise de conteúdo. O lócus da pesquisa foi constituído por dois programas de pósgraduação, pertencentes ao campo científico interdisciplinar, cujos discentes encontramse vinculados, cursando o Doutorado. A metodologia diversificou os instrumentos de coleta de dados para melhor explicar o objeto de estudo. Nesse sentido, realizou-se no primeiro momento um estudo sobre (1) a filosofia política de Hannah Arendt e (2) o produtivismo acadêmico. Em seguida, um levantamento sobre os documentos normatizadores da Capes para a área Interdisciplinar e dos programas de pós-graduação investigados. E, por último, buscou-se observar a percepção dos discentes dos programas estudados em relação aos efeitos do produtivismo acadêmico sobre as atividades discentes. Para fins de análise, cinco conceitos arendtianos foram adotados como categorias conceituais (1) Liberdade; (2) Pensamento; (3) Conhecimento; (4) Homo Faber e; (5) Mercado de Trocas. Acredito que a formação ofertada no interior dos programas de pós-graduação stricto sensu da Área 45 da Capes, em muito, se assemelha à formação do pesquisador homo faber. Um estudo projetado para colaborar na compreensão da política científica da Capes sobre o funcionamento do campo científico interdisciplinar, área de avaliação criada, recentemente, no âmbito da Capes e que ainda não dispõe de estudos aprofundados sobre a percepção dos discentes acerca de suas diretrizes. Apesar dos esforços pessoais dos discentes pesquisadores, visando produzir e publicar conhecimento científico em veículos diversos, a Capes induz a lógica da produtividade sobre a dinâmica dos programas, o que implica na imersão dos discentes a processos regulamentadores que lhes obstruem a capacidade de conhecer, pensar, agir e exercer a liberdade, uma vez que, na condição de homo faber, os pesquisadores em fase de consolidação estão imersos em contextos institucionais, cujas dinâmicas acadêmicas enfatizam o mercado de trocas do conhecimento, resultando na hierarquização entre as notas alcançadas pelos programas e a desigualdade nos resultados das produções científicas veiculadas. Por fim, compreendo que a questão da liberdade vem se dando como um tesouro, cujo mapa se perdeu, logo, praticamente esquecida, como se as regras fossem tão claras que não se constituíssem em objeto de questionamento. Essa temática se faz necessária na agenda científica dos pesquisadores de todos os campos e, em especial, daqueles que atuam no campo interdisciplinar. Aqui, o meu objetivo foi analisar o produtivismo acadêmico a partir dos seus efeitos no fazer discente e, ao que parece, esses sujeitos não são considerados nas discussões sobre os rumos da política científica da pós-graduação brasileira, ainda que essa última só faça sentido se existir o corpo discente.
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O lócus da pesquisa foi constituído por dois programas de pósgraduação, pertencentes ao campo científico interdisciplinar, cujos discentes encontramse vinculados, cursando o Doutorado. A metodologia diversificou os instrumentos de coleta de dados para melhor explicar o objeto de estudo. Nesse sentido, realizou-se no primeiro momento um estudo sobre (1) a filosofia política de Hannah Arendt e (2) o produtivismo acadêmico. Em seguida, um levantamento sobre os documentos normatizadores da Capes para a área Interdisciplinar e dos programas de pós-graduação investigados. E, por último, buscou-se observar a percepção dos discentes dos programas estudados em relação aos efeitos do produtivismo acadêmico sobre as atividades discentes. Para fins de análise, cinco conceitos arendtianos foram adotados como categorias conceituais (1) Liberdade; (2) Pensamento; (3) Conhecimento; (4) Homo Faber e; (5) Mercado de Trocas. Acredito que a formação ofertada no interior dos programas de pós-graduação stricto sensu da Área 45 da Capes, em muito, se assemelha à formação do pesquisador homo faber. Um estudo projetado para colaborar na compreensão da política científica da Capes sobre o funcionamento do campo científico interdisciplinar, área de avaliação criada, recentemente, no âmbito da Capes e que ainda não dispõe de estudos aprofundados sobre a percepção dos discentes acerca de suas diretrizes. Apesar dos esforços pessoais dos discentes pesquisadores, visando produzir e publicar conhecimento científico em veículos diversos, a Capes induz a lógica da produtividade sobre a dinâmica dos programas, o que implica na imersão dos discentes a processos regulamentadores que lhes obstruem a capacidade de conhecer, pensar, agir e exercer a liberdade, uma vez que, na condição de homo faber, os pesquisadores em fase de consolidação estão imersos em contextos institucionais, cujas dinâmicas acadêmicas enfatizam o mercado de trocas do conhecimento, resultando na hierarquização entre as notas alcançadas pelos programas e a desigualdade nos resultados das produções científicas veiculadas. Por fim, compreendo que a questão da liberdade vem se dando como um tesouro, cujo mapa se perdeu, logo, praticamente esquecida, como se as regras fossem tão claras que não se constituíssem em objeto de questionamento. Essa temática se faz necessária na agenda científica dos pesquisadores de todos os campos e, em especial, daqueles que atuam no campo interdisciplinar. Aqui, o meu objetivo foi analisar o produtivismo acadêmico a partir dos seus efeitos no fazer discente e, ao que parece, esses sujeitos não são considerados nas discussões sobre os rumos da política científica da pós-graduação brasileira, ainda que essa última só faça sentido se existir o corpo discente.ABSTRACT This study deals with the effects of academic productivism on the doctoral trajectories of students in the Interdisciplinary area, and its main objective was to understand how and why academic productivism affects the freedom of students inserted in the strictosensu postgraduate programs in the Interdisciplinary area in Brazil. To achieve the objective of the thesis, a qualitative, descriptive, and exploratory research was developed, advancing towards the explanatory research, adopting bibliographic, documentary and field survey procedures, using the content analysis method. The locus of the research was constituted by two postgraduate programs of the interdisciplinary scientific field, towhich students are linked, attending the Doctorate. The methodology diversified the data collection instruments to better surround the object of study. In this sense, in the first moment, a study on (1) Hannah Arendt's political philosophy and (2) academic productivism was carried out. Then, a survey was carried out on the Capes standardizing documents for the Interdisciplinary area and the investigated postgraduate programs. And, finally, we sought to observe the perception of students of the programs studied in relation to the effects of academic productivism on student activities, through the application of semi-structured interviews. For purposes of analysis, five Arendtian concepts were adopted as conceptual categories (1) Freedom; (2) Thought; (3) Knowledge; (4) Homo Faber; (5) Exchange Market. I believe that the training providedin the strictosensu postgraduate programs in Capes Area 45, is very similar to the training of the homo faber researcher. A study designed to collaborate in the understanding of Capes' scientific policy on the functioning of the Interdisciplinary scientific field, an evaluation area recently created within the scope of Capes and which still does not have in-depth studies on the perception of students about its guidelines. Despite the personal efforts of student researchers, aiming to produce and publish scientific knowledge in different media, Capes induces the logic of productivity on the dynamics of programs, which implies immersing students in regulatory processes that obstruct their ability to know, think , act and exercise freedom, since, in the condition of homo faber, researchers in the consolidation phase are immersed in institutional contexts, whose academic dynamics emphasize the knowledge exchange market, resulting in the hierarchy between the grades achieved by the programs and the inequality in the results of the published scientific productions. Finally, I understand that the issue of freedom has been taking place as a treasure, whose map was lost, thus almost forgotten, as if the rules were so clear that they did not constitute an object of questioning. This topic is necessary in the scientific agenda of researchers from all fields and, especially, those who work in the interdisciplinary field. Here, my objective was to analyze academic productivism based on its effects on the students’ production, and it seems that these subjects are not considered in the discussions on the directions of the scientific policy of Brazilian postgraduate studies, even though they only make sense if there is a student body.RESUMEN Este estudio trata sobre los efectos del productivismo académico en las trayectorias de doctorado de los estudiantes del área Interdisciplinaria y su principal objetivo fue comprender cómo y por qué el productivismo académico afecta la libertad de los estudiantes insertados en los programas de posgrado stricto sensu en el área Interdisciplinaria en Brasil. Para lograr el objetivo de la tesis se desarrolló una investigación cualitativa, descriptiva, exploratoria, avanzando hacia lo explicativo, adoptando procedimientos bibliográficos, documentales y aplicación de entrevistas semiestructuradas, utilizando la técnica de análisis de contenido. El locus de la investigación estuvo constituido por dos programas de posgrado, pertenecientes al campo científico interdisciplinario, cuyos estudiantes están vinculados, cursando el Doctorado. La metodología diversificó los instrumentos de recolección de datos para explicar mejor el objeto de estudio. En este sentido, se realizó en un primer momento un estudio sobre (1) la filosofía política de Hannah Arendt y (2) el productivismo académico. A continuación, una encuesta sobre los documentos estandarizadores de Capes para el área Interdisciplinar y de los programas de posgrado investigados. Y, por último, se buscó observar la percepción de los estudiantes en los programas estudiados en relación a los efectos del productivismo académico en las actividades de los estudiantes. Para fines de análisis, se adoptaron cinco conceptos arendtianos como categorías conceptuales (1) Libertad; (2) Pensamiento; (3) Conocimiento; (4) Homo Faber e; (5) Mercado Cambiario. Creo que la formación que se ofrece dentro de los programas de posgrado stricto sensu en Capes Area 45 es muy similar a la formación del investigador homo faber. Un estudio diseñado para colaborar en la comprensión de la política científica de Capes sobre el funcionamiento del campo científico interdisciplinario, un área de evaluación recientemente creada en el ámbito de Capes y que aún no cuenta con estudios en profundidad sobre la percepción de los estudiantes sobre sus lineamientos. A pesar del esfuerzo personal de los estudiantes de investigación, con el objetivo de producir y publicar conocimiento científico en diferentes vehículos, Capes induce la lógica de la productividad sobre la dinámica de los programas, lo que implica sumergir a los estudiantes en procesos regulatorios que obstaculizan su capacidad de saber, pensar, actuar y ejercer la libertad, ya que, en la condición de homo faber, los investigadores en la fase de consolidación se encuentran inmersos en contextos institucionales, cuya dinámica académica enfatiza el mercado de intercambio de conocimientos, resultando en la jerarquía entre las calificaciones alcanzadas por los programas y la desigualdad en los resultados de las producciones científicas publicadas. Finalmente, entiendo que el tema de la libertad se ha ido gestando como un tesoro, cuyo mapa pronto se perdió, casi olvidado, como si las reglas fueran tan claras que no fueran objeto de cuestionamientos. Este tema es necesario en la agenda científica de los investigadores de todos los campos y, especialmente, de aquellos que trabajan en el campo interdisciplinario. Aquí, mi objetivo fue analizar el productivismo académico a partir de sus efectos en la formación de estudiantes y, al parecer, estos temas no son considerados en las discusiones sobre los rumbos de la política científica de los posgrados brasileños, aunque este último solo tiene sentido si existe es un cuerpo estudiantil.Submitted by CINARA BAHIA (cinara.meireles@gmail.com) on 2021-05-12T18:34:17Z No. of bitstreams: 1 Tese CINARA Versão Final UFBA.pdf: 1812963 bytes, checksum: 89339377c3c4d59494990c15208be44f (MD5)Approved for entry into archive by Ana Miria Moreira (anamiriamoreira@hotmail.com) on 2021-05-13T15:09:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese CINARA Versão Final UFBA.pdf: 1812963 bytes, checksum: 89339377c3c4d59494990c15208be44f (MD5)Made available in DSpace on 2021-05-13T15:09:46Z (GMT). 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