A RESSIGNIFICAÇÃO DA PERSONAGEM CIRCE NA OBRA DE MADELINE MILLER ATRAVÉS DA MITOLOGIA REVISIONISTA
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37390 |
Resumo: | Em Homero, Circe é uma personagem feminina que atua como coadjuvante na narrativa principal da Odisseia. Apenas mais um capítulo na história do herói Odisseu. Em Hesíodo, ela é pincelada durante a Teogonia através de suas relações familiares e amorosas. E isso se repete em diversos outros textos da literatura clássica – a deusa, a filha, a irmã, a amante, a mãe, a esposa, a feiticeira. Contudo, Madeline Miller (2019) ressignifica a personagem com a obra contemporânea Circe, na qual a personagem homônima é a protagonista de sua própria história. Nesta obra, ela não está fragmentada através de facetas, ao contrário, todas as nuances, características e atos são explorados de modo a dar maior profundidade para o leitor saber quem é Circe e o que motiva suas ações. Logo, o objetivo deste trabalho é analisar a personagem dentro do contexto da obra contemporânea, assim como através dos textos clássicos Odisseia, Teogonia, Telegonia, Argonáuticas, Eneida, Metamorfoses e Fábulas. Realiza-se uma pesquisa pautada no mito de Circe na Antiguidade Clássica, na importância da literatura para a manutenção dos mitos e na permanência do mito de Circe na contemporaneidade presente na obra de Madeline Miller. Para isto, conta-se com o apoio metodológico de autores como Burkert (1991), Andrade (2003), Martins (2005), Rich (1972)e Ostriker (1982). Contribuindo, assim, para a discussão e reflexão acerca da supracitada personagem feminina, partindo do conceito de mito, o papel da mulher na sociedade, oretorno de narrativas clássicas na contemporaneidade, re-visão e a mitologia revisionista, respectivamente. Palavras-chave: Circe. Mito. Mitologia revisionista. |
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2023-07-21T15:00:43Z2023-07-21T15:00:43Z2022-07-06https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37390Em Homero, Circe é uma personagem feminina que atua como coadjuvante na narrativa principal da Odisseia. Apenas mais um capítulo na história do herói Odisseu. Em Hesíodo, ela é pincelada durante a Teogonia através de suas relações familiares e amorosas. E isso se repete em diversos outros textos da literatura clássica – a deusa, a filha, a irmã, a amante, a mãe, a esposa, a feiticeira. Contudo, Madeline Miller (2019) ressignifica a personagem com a obra contemporânea Circe, na qual a personagem homônima é a protagonista de sua própria história. Nesta obra, ela não está fragmentada através de facetas, ao contrário, todas as nuances, características e atos são explorados de modo a dar maior profundidade para o leitor saber quem é Circe e o que motiva suas ações. Logo, o objetivo deste trabalho é analisar a personagem dentro do contexto da obra contemporânea, assim como através dos textos clássicos Odisseia, Teogonia, Telegonia, Argonáuticas, Eneida, Metamorfoses e Fábulas. Realiza-se uma pesquisa pautada no mito de Circe na Antiguidade Clássica, na importância da literatura para a manutenção dos mitos e na permanência do mito de Circe na contemporaneidade presente na obra de Madeline Miller. Para isto, conta-se com o apoio metodológico de autores como Burkert (1991), Andrade (2003), Martins (2005), Rich (1972)e Ostriker (1982). Contribuindo, assim, para a discussão e reflexão acerca da supracitada personagem feminina, partindo do conceito de mito, o papel da mulher na sociedade, oretorno de narrativas clássicas na contemporaneidade, re-visão e a mitologia revisionista, respectivamente. Palavras-chave: Circe. Mito. Mitologia revisionista.In Homer, Circe is a female character who plays a supporting role in the main narrative of The Odyssey. Just another chapter in the story of the hero Odysseus. In Hesiod, she is set during Theogony through her family and love relationships. And this is repeated in several other texts of classical literature – the goddess, the daughter, the sister, the lover, the mother, the wife, the sorceress. However, Madeline Miller (2019) resignifies the character with the contemporary work Circe, in which the homonymous character is the protagonist of her own story. In this work, she is not fragmented through facets, on the contrary, all the nuances, characteristics and acts are explored to give greater perception to the reader to know who Circe is and what motivates her actions. Therefore, the objective of this work is to analyze the character within the context of the contemporary work, as well as through the classic texts The Odyssey, The Theogony, The Telegony, The Argonautica, The Aeneid, The Metamorphoses and Fabulae. This research is carried out based on the myth of Circe in Classical Antiquity, on the importance of literature for the maintenance of myths, and on the permanence of the myth of Circe in contemporary times present in the work of Madeline Miller. For this, it has the methodological support of authors such as Burkert (1991), Andrade (2003), Martins (2005), Rich (1972) and Ostriker (1982). Thus, contributing to the discussion and reflection on the female character, such as the concept of myth, the social place of women, the return of classic narratives in contemporary times, re-vision and revisionist mythmaking, respectively. Keywords: Circe. Myth. Revisionist mythmaking.Submitted by Silvia Pinto (silviarej@ufba.br) on 2023-07-20T14:18:23Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) TCC - Larissa Cruz Santos - Repositório final.pdf: 685722 bytes, checksum: bd9f9e8f06801131a24339323f05b38f (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2023-07-21T15:00:43Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) TCC - Larissa Cruz Santos - Repositório final.pdf: 685722 bytes, checksum: bd9f9e8f06801131a24339323f05b38f (MD5)Made available in DSpace on 2023-07-21T15:00:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) TCC - Larissa Cruz Santos - Repositório final.pdf: 685722 bytes, checksum: bd9f9e8f06801131a24339323f05b38f (MD5) Previous issue date: 2022-07-06porUniversidade Federal da BahiaLETRAS - INGLÊSUFBABrasilInstituto de LetrasCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCirceMythRevisionist mythmakingCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESCirceMitoMitologia revisionistaA RESSIGNIFICAÇÃO DA PERSONAGEM CIRCE NA OBRA DE MADELINE MILLER ATRAVÉS DA MITOLOGIA REVISIONISTABachareladoinfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCARMO, TEREZA PEREIRA DODANTAS, MICHELLE BIANCA SANTOSREIS , CAMILA MACHADOSANTOS, LARISSA CRUZreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBATEXTTCC - Larissa Cruz Santos - Repositório final.pdf.txtTCC - Larissa Cruz Santos - Repositório final.pdf.txtExtracted texttext/plain146566https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37390/4/TCC%20-%20Larissa%20Cruz%20Santos%20-%20Reposit%c3%b3rio%20final.pdf.txtbd78e9f3b2ac71bffb37bf4826b2c2f3MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37390/3/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8701https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37390/2/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD52ORIGINALTCC - Larissa Cruz Santos - Repositório final.pdfTCC - Larissa Cruz Santos - Repositório final.pdfapplication/pdf685722https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37390/1/TCC%20-%20Larissa%20Cruz%20Santos%20-%20Reposit%c3%b3rio%20final.pdfbd9f9e8f06801131a24339323f05b38fMD51ri/373902023-07-22 02:09:16.161oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-07-22T05:09:16Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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