E-marketplace colaborativo para suporte a comercialização de café especial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35549 |
Resumo: | Essa pesquisa propõe um e-marketplace colaborativo para comercialização de café especial em grão cru beneficiado produzidos no município de Barra do Choça/BA. A proposta apresentada, representa uma aproximação entre os conceitos de e-marketplace e rede de colaboração, estando estes integrados através do sistema de reputação. Para tal, levantou os principais critérios de diferenciação do café como “especial” e os fatores que possibilitam alcançar tal diferenciação. Buscou-se, também, verificar o conhecimento dos cafeicultores acerca de tais critérios e fatores; as dificuldades destes no mercado de café e o interesse e disponibilidade para o uso de um e-marketplace para atualização, compartilhamento de experiências e comercialização do seu produto. Em termos teóricos, a pesquisa colabora para o aprofundamento do entendimento das temáticas utilizadas, a saber: E-marketplace, Web 2.0, Rede de Colaboração e Sistema de Reputação. |
id |
UFBA-2_506837fa8e55e5d1d3a6c23f901ed1b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/35549 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
2022-06-17T14:54:32Z2022-06-17T14:54:32Z2021-01-06https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35549Essa pesquisa propõe um e-marketplace colaborativo para comercialização de café especial em grão cru beneficiado produzidos no município de Barra do Choça/BA. A proposta apresentada, representa uma aproximação entre os conceitos de e-marketplace e rede de colaboração, estando estes integrados através do sistema de reputação. Para tal, levantou os principais critérios de diferenciação do café como “especial” e os fatores que possibilitam alcançar tal diferenciação. Buscou-se, também, verificar o conhecimento dos cafeicultores acerca de tais critérios e fatores; as dificuldades destes no mercado de café e o interesse e disponibilidade para o uso de um e-marketplace para atualização, compartilhamento de experiências e comercialização do seu produto. Em termos teóricos, a pesquisa colabora para o aprofundamento do entendimento das temáticas utilizadas, a saber: E-marketplace, Web 2.0, Rede de Colaboração e Sistema de Reputação.This project aims to propose a collaborative e-marketplace focused on the commercialization of special coffee, in processed raw beans, produced in the municipality of Barra do Choça / BA. The proposal presented in this document represents an approximation between the concepts of e-marketplace and collaboration network, which are integrated through the reputation system. Therefore, it raised the main criteria for differentiating coffee as “special” and the factors that make it possible to achieve such differentiation. It also verified the knowledge of coffee growers about such criteria and factors; the difficulties of these in the coffee market and the interest and availability to use an e-marketplace to update, share experiences and commercialize their product. In theoretical terms, the research collaborates to understand the following themes: E-marketplace, Collaboration Network, Web 2.0, and Reputation System.Submitted by Glauber de Assunção Moreira (glauber.moreira@ufba.br) on 2022-06-13T20:02:53Z No. of bitstreams: 1 Dissertação de Mestrado.pdf: 3070353 bytes, checksum: 5e51b720b664595da3103b97f1f5b122 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca de Administração (bibadm@ufba.br) on 2022-06-17T14:54:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação de Mestrado.pdf: 3070353 bytes, checksum: 5e51b720b664595da3103b97f1f5b122 (MD5)Made available in DSpace on 2022-06-17T14:54:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação de Mestrado.pdf: 3070353 bytes, checksum: 5e51b720b664595da3103b97f1f5b122 (MD5) Previous issue date: 2021-01-06porUniversidade Federal da BahiaNúcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)UFBABrasilEscola de AdministraçãoSpecialty coffeeE-marketplaceCollaboration networkCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOCafé especialE-marketplaceRedes de colaboraçãoE-marketplace colaborativo para suporte a comercialização de café especialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSampaio, Maria Carolina de Souzahttp://lattes.cnpq.br/0623378474341321Sampaio, Maria Carolina de Souzahttp://lattes.cnpq.br/0623378474341321Sampaio, Leobino Nascimentohttps://orcid.org/0000-0003-4855-0936http://lattes.cnpq.br/1952937182023132Oliveira, Sergio Ricardo Goeshttps://orcid.org/0000-0002-6277-6838http://lattes.cnpq.br/4658046701245462.Não temPaes, Ana Carolina Gonçalvesreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertação de Mestrado.pdfDissertação de Mestrado.pdfapplication/pdf3070353https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35549/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Mestrado.pdf5e51b720b664595da3103b97f1f5b122MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1731https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35549/2/license.txt322b424ca656d7e00c73f5549ccede1aMD52TEXTDissertação de Mestrado.pdf.txtDissertação de Mestrado.pdf.txtExtracted texttext/plain237554https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35549/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Mestrado.pdf.txtf09c88721e5139a1c56bfa1f36b3e1e4MD53ri/355492022-06-18 06:26:00.621oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-06-18T09:26Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
E-marketplace colaborativo para suporte a comercialização de café especial |
title |
E-marketplace colaborativo para suporte a comercialização de café especial |
spellingShingle |
E-marketplace colaborativo para suporte a comercialização de café especial Paes, Ana Carolina Gonçalves CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Café especial E-marketplace Redes de colaboração Specialty coffee E-marketplace Collaboration network |
title_short |
E-marketplace colaborativo para suporte a comercialização de café especial |
title_full |
E-marketplace colaborativo para suporte a comercialização de café especial |
title_fullStr |
E-marketplace colaborativo para suporte a comercialização de café especial |
title_full_unstemmed |
E-marketplace colaborativo para suporte a comercialização de café especial |
title_sort |
E-marketplace colaborativo para suporte a comercialização de café especial |
author |
Paes, Ana Carolina Gonçalves |
author_facet |
Paes, Ana Carolina Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sampaio, Maria Carolina de Souza |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0623378474341321 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Sampaio, Maria Carolina de Souza |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0623378474341321 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Sampaio, Leobino Nascimento |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-4855-0936 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1952937182023132 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Oliveira, Sergio Ricardo Goes |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-6277-6838 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4658046701245462 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
.Não tem |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paes, Ana Carolina Gonçalves |
contributor_str_mv |
Sampaio, Maria Carolina de Souza Sampaio, Maria Carolina de Souza Sampaio, Leobino Nascimento Oliveira, Sergio Ricardo Goes |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Café especial E-marketplace Redes de colaboração Specialty coffee E-marketplace Collaboration network |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Café especial E-marketplace Redes de colaboração |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Specialty coffee E-marketplace Collaboration network |
description |
Essa pesquisa propõe um e-marketplace colaborativo para comercialização de café especial em grão cru beneficiado produzidos no município de Barra do Choça/BA. A proposta apresentada, representa uma aproximação entre os conceitos de e-marketplace e rede de colaboração, estando estes integrados através do sistema de reputação. Para tal, levantou os principais critérios de diferenciação do café como “especial” e os fatores que possibilitam alcançar tal diferenciação. Buscou-se, também, verificar o conhecimento dos cafeicultores acerca de tais critérios e fatores; as dificuldades destes no mercado de café e o interesse e disponibilidade para o uso de um e-marketplace para atualização, compartilhamento de experiências e comercialização do seu produto. Em termos teóricos, a pesquisa colabora para o aprofundamento do entendimento das temáticas utilizadas, a saber: E-marketplace, Web 2.0, Rede de Colaboração e Sistema de Reputação. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-01-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-06-17T14:54:32Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-06-17T14:54:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35549 |
url |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35549 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Administração |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35549/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Mestrado.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35549/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35549/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20de%20Mestrado.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5e51b720b664595da3103b97f1f5b122 322b424ca656d7e00c73f5549ccede1a f09c88721e5139a1c56bfa1f36b3e1e4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459645299195904 |