Indústria fonográfica gospel a interface entre o campo religioso e o da música massiva
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30312 |
Resumo: | Nas duas últimas décadas do século passado, o cenário evangélico viveu transformações nos seus modos de produção, circulação, consumo e apropriação dos produtos musicais. Essas mudanças se devem à utilização das lógicas dos meios de comunicação de massa pelas instituições religiosas, sendo a indústria fonográfica gospel uma representação deste fenômeno. Nela, há a incorporação de grande parte das dinâmicas da indústria de música massiva, desde a sua forma de produção até as estratégias de circulação e modos de interação entre público, produtos musicais e artistas. Isso foi possibilitado graças à presença de grupos comunicacionais que se ocupam das diversas etapas da produção musical e se assemelham com as empresas presentes na indústria fonográfica em geral. No entanto, trata-se de uma produção específica que está subordinada ao campo religioso, o que pressupõe uma temática e espaços de circulação e consumo restritos. O presente trabalho apresenta os resultados de uma investigação sobre a indústria fonográfica gospel e a relação tensiva que se estabelece entre o campo religioso e o da música massiva. A análise divide-se em três partes: o primeiro capítulo refere-se ao estudo da indústria fonográfica gospel e a uma análise teórico metodológica deste contexto; o segundo capítulo apresenta um breve estudo sobre a banda Catedral, com a finalidade de identificar diferenças discursivas entre produções musicais provenientes do campo religioso e o da música massiva. Na conclusão, há reflexões acerca do campo da música massiva e sua relação com a indústria fonográfica gospel. |
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No entanto, trata-se de uma produção específica que está subordinada ao campo religioso, o que pressupõe uma temática e espaços de circulação e consumo restritos. O presente trabalho apresenta os resultados de uma investigação sobre a indústria fonográfica gospel e a relação tensiva que se estabelece entre o campo religioso e o da música massiva. A análise divide-se em três partes: o primeiro capítulo refere-se ao estudo da indústria fonográfica gospel e a uma análise teórico metodológica deste contexto; o segundo capítulo apresenta um breve estudo sobre a banda Catedral, com a finalidade de identificar diferenças discursivas entre produções musicais provenientes do campo religioso e o da música massiva. Na conclusão, há reflexões acerca do campo da música massiva e sua relação com a indústria fonográfica gospel.Submitted by Bruna Lorrane de Castro Morais (brunalcmorais@gmail.com) on 2019-08-05T13:25:47Z No. of bitstreams: 2 Capa, con[1].pdf: 40698 bytes, checksum: 223f9d931df8bea6d000a667e304083b (MD5) MONO2[1] rebeca.pdf: 256953 bytes, checksum: c6cff5b4afdf0c31828a2ffcfb406c14 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-08-09T15:07:22Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Capa, con[1].pdf: 40698 bytes, checksum: 223f9d931df8bea6d000a667e304083b (MD5) MONO2[1] rebeca.pdf: 256953 bytes, checksum: c6cff5b4afdf0c31828a2ffcfb406c14 (MD5)Made available in DSpace on 2019-08-09T15:07:22Z (GMT). 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Nas duas últimas décadas do século passado, o cenário evangélico viveu transformações nos seus modos de produção, circulação, consumo e apropriação dos produtos musicais. Essas mudanças se devem à utilização das lógicas dos meios de comunicação de massa pelas instituições religiosas, sendo a indústria fonográfica gospel uma representação deste fenômeno. Nela, há a incorporação de grande parte das dinâmicas da indústria de música massiva, desde a sua forma de produção até as estratégias de circulação e modos de interação entre público, produtos musicais e artistas. Isso foi possibilitado graças à presença de grupos comunicacionais que se ocupam das diversas etapas da produção musical e se assemelham com as empresas presentes na indústria fonográfica em geral. No entanto, trata-se de uma produção específica que está subordinada ao campo religioso, o que pressupõe uma temática e espaços de circulação e consumo restritos. O presente trabalho apresenta os resultados de uma investigação sobre a indústria fonográfica gospel e a relação tensiva que se estabelece entre o campo religioso e o da música massiva. A análise divide-se em três partes: o primeiro capítulo refere-se ao estudo da indústria fonográfica gospel e a uma análise teórico metodológica deste contexto; o segundo capítulo apresenta um breve estudo sobre a banda Catedral, com a finalidade de identificar diferenças discursivas entre produções musicais provenientes do campo religioso e o da música massiva. Na conclusão, há reflexões acerca do campo da música massiva e sua relação com a indústria fonográfica gospel. |
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