As racionalidades do mercado religioso: considerações sobre produção e consumo da música gospel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bandeira, Olívia
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Nicolau Netto, Michel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27510
Resumo: BANDEIRA, Olívia; NICOLAU NETTO, Michel. As racionalidades do mercado religioso: considerações sobre produção e consumo da música gospel. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 48, n. 1, p. 269-302, jan./jul. 2017.
id UFC-7_3c5c7f0c4a87f38c3e2975df45ecd413
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/27510
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling As racionalidades do mercado religioso: considerações sobre produção e consumo da música gospelMúsica gospelConsumoIndústria da músicaIndústria fonográficaBANDEIRA, Olívia; NICOLAU NETTO, Michel. As racionalidades do mercado religioso: considerações sobre produção e consumo da música gospel. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 48, n. 1, p. 269-302, jan./jul. 2017.The consumption of gospel products attracted a great amount of attention to it by the Social Sciences. Recently social scientists were engaged on understanding this phenomenon and explaining it. This article parts from these approaches, but find them insufficient. We argue these approaches fail as they do not consider the rationalities of this market and the meanings the consumers give to the gospel products. Focusing on music, this article brings results of an ethnographic research carried out between 2012 and 2015. It will be shown that the own structure of the gospel music industry is of paramount importance to the comprehension of its success. Also, it will be argued that the meanings consumers give to gospel music, in their daily lives, impact its social relevance.O consumo de produtos gospel desperta a atenção recente das ciências sociais, que empreendem esforços em buscar compreendê-lo e o explicar. Este artigo parte dessas abordagens, mas as considera insuficientes. Basicamente, argumenta-se que essas abordagens desconsideram, de um lado, as racionalidades próprias desse mercado e, de outro, os sentidos sociais que os agentes consumidores empregam aos produtos gospel. Tendo como foco a música e como método uma pesquisa etnográfica conduzida entre 2012 e 2015, será demonstrado como a própria estruturação da indústria da música gospel colabora com seu sucesso. Ainda, através de dados da pesquisa, como os sentidos que os consumidores dão a essa música impacta na relevância, em suas vidas, desse consumo.Revista de Ciências Sociais2017-11-14T11:30:56Z2017-11-14T11:30:56Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBandeira, O.; Nicolau Netto, M. (2017)2318-4620 (online)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27510Bandeira, OlíviaNicolau Netto, Michelinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-14T18:29:25Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/27510Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:49:48.954594Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv As racionalidades do mercado religioso: considerações sobre produção e consumo da música gospel
title As racionalidades do mercado religioso: considerações sobre produção e consumo da música gospel
spellingShingle As racionalidades do mercado religioso: considerações sobre produção e consumo da música gospel
Bandeira, Olívia
Música gospel
Consumo
Indústria da música
Indústria fonográfica
title_short As racionalidades do mercado religioso: considerações sobre produção e consumo da música gospel
title_full As racionalidades do mercado religioso: considerações sobre produção e consumo da música gospel
title_fullStr As racionalidades do mercado religioso: considerações sobre produção e consumo da música gospel
title_full_unstemmed As racionalidades do mercado religioso: considerações sobre produção e consumo da música gospel
title_sort As racionalidades do mercado religioso: considerações sobre produção e consumo da música gospel
author Bandeira, Olívia
author_facet Bandeira, Olívia
Nicolau Netto, Michel
author_role author
author2 Nicolau Netto, Michel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bandeira, Olívia
Nicolau Netto, Michel
dc.subject.por.fl_str_mv Música gospel
Consumo
Indústria da música
Indústria fonográfica
topic Música gospel
Consumo
Indústria da música
Indústria fonográfica
description BANDEIRA, Olívia; NICOLAU NETTO, Michel. As racionalidades do mercado religioso: considerações sobre produção e consumo da música gospel. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 48, n. 1, p. 269-302, jan./jul. 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-14T11:30:56Z
2017-11-14T11:30:56Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Bandeira, O.; Nicolau Netto, M. (2017)
2318-4620 (online)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27510
identifier_str_mv Bandeira, O.; Nicolau Netto, M. (2017)
2318-4620 (online)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27510
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista de Ciências Sociais
publisher.none.fl_str_mv Revista de Ciências Sociais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028962570338304