O programa de estudantes-convênio de graduação na Universidade Federal da Bahia: percepção dos estudantes PEC-G oriundos de Países de Língua Oficial Portuguesa - anos 2009-2013

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Alzira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18444
Resumo: SOUSA, Alzira Dias de. O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação na Universidade Federa da Bahia: percepção dos estudantes oriundos dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa – anos 2009 – 2013. 117p., il.2014. Dissertação (Mestrado em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade) – Programa de Pós-Graduação Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade. Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014. RESUMO A presente dissertação analisa o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) promovido pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), por meio do estudo de alunos estrangeiros oriundos dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) selecionados para a Universidade Federal da Bahia (UFBA). O programa é desenvolvido com cerca de 55 países, sendo africanos na maioria, e o recorte foi feito em torno deste continente. O Brasil e os países africanos possuem uma longa relação histórica e observa-se que, nos últimos anos, vêm-se ampliando as ações de cooperação internacional entre o Brasil e a África em especial com os PALOP. Essa iniciativa significa um novo olhar do Brasil para a África e uma nova possibilidade de estabelecer relações de cooperação que contribuam para o desenvolvimento social e econômico desses países. O PEC-G relaciona-se com a concepção de cooperação internacional promovida pelo Brasil sendo um dos mais antigos acordos de cooperação em vigor. Este estudo aporta-se na temática da internacionalização da educação superior e salienta os avanços desse processo em Instituições de Ensino Superior brasileiras. Ao se referir à cooperação internacional, utilizou-se como abordagem a Cooperação Internacional para o Desenvolvimento com ênfase na Cooperação Sul-Sul. Para fundamentar a pesquisa, buscou-se descrever o processo histórico da educação superior no Brasil e nos PALOP e caracterizar as discussões sobre o desenvolvimento da política externa do Brasil em relação ao continente africano. Como suporte teórico foi utilizado o conceito de afiliação universitária, tal como desenvolvido por Alain Coulon, e uma revisão da literatura concernente ao processo de migração internacional de jovens com o intuito de realizarem estudos universitários. Esta investigação tem como objetivo descrever as percepções dos estudantes-convênio na UFBA no que diz respeito às suas motivações e experiências da vida universitária, assim como suas perspectivas de futuro a partir de uma abordagem qualitativa no quadro de um estudo de caso. Conclui-se o estudo com uma síntese das percepções dos estudantes-convênio sobre o programa PEC-G na UFBA, assim como as principais motivações para a escolha do Brasil como país de destino para dar prosseguimento aos estudos em nível superior. Os resultados da pesquisa inferem que o acordo de cooperação educacional PEC-G ainda é importante para os países em desenvolvimento que dele participam, mais especificamente, os PALOP. A operacionalização do PEC-G, nas Instituições de Ensino Superior, demanda planejar ações de acolhimento e integração dos estudantes estrangeiros ao espaço universitário visando uma permanência qualificada. A diversidade étnica, cultural e social proporcionada pela presença dos estudantes-convênio nas universidades estimula boas práticas de convivência entre pessoas de diferentes culturas. Palavras-chave: PEC-G, PALOP, Internacionalização da Educação Superior, UFBA.
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RESUMO A presente dissertação analisa o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) promovido pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), por meio do estudo de alunos estrangeiros oriundos dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) selecionados para a Universidade Federal da Bahia (UFBA). O programa é desenvolvido com cerca de 55 países, sendo africanos na maioria, e o recorte foi feito em torno deste continente. O Brasil e os países africanos possuem uma longa relação histórica e observa-se que, nos últimos anos, vêm-se ampliando as ações de cooperação internacional entre o Brasil e a África em especial com os PALOP. Essa iniciativa significa um novo olhar do Brasil para a África e uma nova possibilidade de estabelecer relações de cooperação que contribuam para o desenvolvimento social e econômico desses países. O PEC-G relaciona-se com a concepção de cooperação internacional promovida pelo Brasil sendo um dos mais antigos acordos de cooperação em vigor. Este estudo aporta-se na temática da internacionalização da educação superior e salienta os avanços desse processo em Instituições de Ensino Superior brasileiras. Ao se referir à cooperação internacional, utilizou-se como abordagem a Cooperação Internacional para o Desenvolvimento com ênfase na Cooperação Sul-Sul. Para fundamentar a pesquisa, buscou-se descrever o processo histórico da educação superior no Brasil e nos PALOP e caracterizar as discussões sobre o desenvolvimento da política externa do Brasil em relação ao continente africano. Como suporte teórico foi utilizado o conceito de afiliação universitária, tal como desenvolvido por Alain Coulon, e uma revisão da literatura concernente ao processo de migração internacional de jovens com o intuito de realizarem estudos universitários. Esta investigação tem como objetivo descrever as percepções dos estudantes-convênio na UFBA no que diz respeito às suas motivações e experiências da vida universitária, assim como suas perspectivas de futuro a partir de uma abordagem qualitativa no quadro de um estudo de caso. Conclui-se o estudo com uma síntese das percepções dos estudantes-convênio sobre o programa PEC-G na UFBA, assim como as principais motivações para a escolha do Brasil como país de destino para dar prosseguimento aos estudos em nível superior. Os resultados da pesquisa inferem que o acordo de cooperação educacional PEC-G ainda é importante para os países em desenvolvimento que dele participam, mais especificamente, os PALOP. A operacionalização do PEC-G, nas Instituições de Ensino Superior, demanda planejar ações de acolhimento e integração dos estudantes estrangeiros ao espaço universitário visando uma permanência qualificada. A diversidade étnica, cultural e social proporcionada pela presença dos estudantes-convênio nas universidades estimula boas práticas de convivência entre pessoas de diferentes culturas. Palavras-chave: PEC-G, PALOP, Internacionalização da Educação Superior, UFBA.SOUSA, Alzira Dias de. The Students Agreement Program for Undergraduate at the Federal University of Bahia: the perception of students from the Portuguese-Speaking African Countries years 2009 – 2013. 117p., il. 2014. Master theses (Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014. ABSTRACT This master theses, which is based on a study of foreign students from Portuguese-Speaking African Countries (PALOP) selected to attend the Federal University of Bahia (UFBA), analyzes the Students Agreement Program for Undergraduate (PEC-G) promoted by the Ministry of Foreign Affairs (MRE) in partnership with the Ministry of Education (MEC). The PEC-G program involves approximately 55 countries. The majority of these are African and this study focuses specifically on portuguese-speaking African countries. Brazil and Africa have a long historical relationship and especially in recent years, they have expanded their international cooperation, particularly with respect to PALOP. This initiative represents a new view of Africa for Brazil and a new opportunity to establish cooperative relationships that contribute to the social and economic development of both countries. The PEC-G program is one of the oldest international cooperative agreement promoted by the government of Brazil. This study, which deals with the internationalization of higher education, stresses the progress of this process in Brazilian higher educational institutions and in discussions of International Cooperation for Development (CID), with an emphasis on South-South Cooperation. In support of this research, we sought to describe the historical process of higher education in Brazil and in the PALOP and to characterize the discussions on the development of Brazil's foreign policy towards Africa. Theoretical support for this research was provided by the concept of university affiliation, as developed by Alain Coulon, and a literature review related to the international migration of young people pursuing university studies. This research at UFBA, which is a case study based on a qualitative approach, aims to describe the PEC-G students' perceptions with regard to their motivations and their experiences of university life, as well as their future prospects. The conclusion of this study presents a summary of these students’ perceptions of the PEC-G program at the UFBA and the main reasons for their choice of Brazil as a destination to pursue their studies at a higher level. The survey results suggest that the PEC-G educational cooperation agreement is important for developing countries that participate in it. The operationalization of the PEC-G program in Brazilian Higher Education Institutions requires planning measures for reception and integration of these foreign students into the university life in an efective way. The ethnic, cultural and social diversity provided by the presence of PEC-G students at the universities will encourage good practices of coexistence between people of different cultures. Keywords: PEC-G, PALOP, Internationalization of Higher Education, UFBA.Submitted by Alzira Sousa (al50sousa@hotmail.com) on 2016-01-06T13:50:13Z No. of bitstreams: 1 VERSÃO DIGITAL Alzira Dias de Sousa-PPGEISU-UFBA-2015.pdf: 1120555 bytes, checksum: 56e59a9c513b279b1943e0c7a23a40f5 (MD5)Approved for entry into archive by Alda Lima da Silva (sivalda@ufba.br) on 2016-01-06T17:43:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 VERSÃO DIGITAL Alzira Dias de Sousa-PPGEISU-UFBA-2015.pdf: 1120555 bytes, checksum: 56e59a9c513b279b1943e0c7a23a40f5 (MD5)Made available in DSpace on 2016-01-06T17:43:01Z (GMT). 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