O lead no jornalismo digital
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30340 |
Resumo: | Este trabalho está baseado em um estudo de casos e visa identificar se há variações nos leads utilizados em quatro jornais online do país. Partimos de um histórico de criação e principais modificações pelas quais o lead passou e mostramos que ele possibilitou o surgimento da estrutura de construção narrativa conhecida como Pirâmide Invertida. O conceito da pirâmide e a discussão sobre seu uso são pontos de partida para o entendimento do assunto. O boom da Internet (considerando-se suas três etapas de desenvolvimento: transposição, metáfora e webjornalismo), o conhecimento de suas características e potencialidades (multimidialidade, hipertextualidade, memória, instantaneidade, interatividade e customização de conteúdo) e o desenvolvimento desses recursos, abriu espaço para a discussão sobre a aplicabilidade da estrutura da pirâmide invertida nos textos dos jornais digitais. Três hipóteses foram formuladas. A primeira delas considera que, assim como o jornalismo na web apresenta continuidades, potencializações e rupturas, é de se esperar que os leads dos webjornais também o apresentem. Na segunda, visamos mostrar que as características específicas do jornalismo online são fatores que potencialmente afetam a estrutura narrativa e, portanto, o lead. A terceira parte da evidência de que o uso dos leads não é homogêneo no jornalismo impresso, sendo de se esperar que também não seja no jornalismo online. Em canais dos webjornais analisados onde o fator tempo é preponderante, como nas Últimas Notícias, verifica-se continuidade com o sistema de lead tradicional. Já em canais como os Especiais percebe-se uma quebra da lógica de leitura, possibilitada pelo recurso da hipertextualidade. |
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O boom da Internet (considerando-se suas três etapas de desenvolvimento: transposição, metáfora e webjornalismo), o conhecimento de suas características e potencialidades (multimidialidade, hipertextualidade, memória, instantaneidade, interatividade e customização de conteúdo) e o desenvolvimento desses recursos, abriu espaço para a discussão sobre a aplicabilidade da estrutura da pirâmide invertida nos textos dos jornais digitais. Três hipóteses foram formuladas. A primeira delas considera que, assim como o jornalismo na web apresenta continuidades, potencializações e rupturas, é de se esperar que os leads dos webjornais também o apresentem. Na segunda, visamos mostrar que as características específicas do jornalismo online são fatores que potencialmente afetam a estrutura narrativa e, portanto, o lead. A terceira parte da evidência de que o uso dos leads não é homogêneo no jornalismo impresso, sendo de se esperar que também não seja no jornalismo online. Em canais dos webjornais analisados onde o fator tempo é preponderante, como nas Últimas Notícias, verifica-se continuidade com o sistema de lead tradicional. Já em canais como os Especiais percebe-se uma quebra da lógica de leitura, possibilitada pelo recurso da hipertextualidade.Submitted by Bruna Lorrane de Castro Morais (brunalcmorais@gmail.com) on 2019-07-26T14:17:20Z No. of bitstreams: 2 Parte 1.doc: 91136 bytes, checksum: 4f39da7129067d07147751093012599d (MD5) Parte 2.doc: 15773184 bytes, checksum: 83a89fe2321a0a2bfb59d6f26725d046 (MD5)Rejected by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br), reason: A fim de garantir a integridade da informação, favor colocar em PDF on 2019-08-09T15:22:40Z (GMT)Rejected by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br), reason: A fim de garantir a integridade da informação, favor colocar em PDF on 2019-08-09T15:22:38Z (GMT)Submitted by Bruna Lorrane de Castro Morais (brunalcmorais@gmail.com) on 2019-08-09T16:17:40Z No. of bitstreams: 2 Parte 1.pdf: 110803 bytes, checksum: 25ed475d4e73a848bc51e834d4ff0b2d (MD5) Parte 2.pdf: 5458276 bytes, checksum: a546335bc234457594c52168b6dc54ca (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-08-12T14:36:01Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Parte 1.pdf: 110803 bytes, checksum: 25ed475d4e73a848bc51e834d4ff0b2d (MD5) Parte 2.pdf: 5458276 bytes, checksum: a546335bc234457594c52168b6dc54ca (MD5)Made available in DSpace on 2019-08-12T14:36:01Z (GMT). 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Este trabalho está baseado em um estudo de casos e visa identificar se há variações nos leads utilizados em quatro jornais online do país. Partimos de um histórico de criação e principais modificações pelas quais o lead passou e mostramos que ele possibilitou o surgimento da estrutura de construção narrativa conhecida como Pirâmide Invertida. O conceito da pirâmide e a discussão sobre seu uso são pontos de partida para o entendimento do assunto. O boom da Internet (considerando-se suas três etapas de desenvolvimento: transposição, metáfora e webjornalismo), o conhecimento de suas características e potencialidades (multimidialidade, hipertextualidade, memória, instantaneidade, interatividade e customização de conteúdo) e o desenvolvimento desses recursos, abriu espaço para a discussão sobre a aplicabilidade da estrutura da pirâmide invertida nos textos dos jornais digitais. Três hipóteses foram formuladas. A primeira delas considera que, assim como o jornalismo na web apresenta continuidades, potencializações e rupturas, é de se esperar que os leads dos webjornais também o apresentem. Na segunda, visamos mostrar que as características específicas do jornalismo online são fatores que potencialmente afetam a estrutura narrativa e, portanto, o lead. A terceira parte da evidência de que o uso dos leads não é homogêneo no jornalismo impresso, sendo de se esperar que também não seja no jornalismo online. Em canais dos webjornais analisados onde o fator tempo é preponderante, como nas Últimas Notícias, verifica-se continuidade com o sistema de lead tradicional. Já em canais como os Especiais percebe-se uma quebra da lógica de leitura, possibilitada pelo recurso da hipertextualidade. |
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