Corpo e organicidade em práticas grotowskianas: das primeiras encenações ao Príncipe Constante

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sivira, Francisco Farabundo López
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9427
Resumo: 183f.
id UFBA-2_542bfa726565c3fc5a4214338e8e5991
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/9427
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Sivira, Francisco Farabundo LópezSivira, Francisco Farabundo LópezOliveira, Érico José Souza de2013-04-05T14:32:58Z2013-04-05T14:32:58Z2011http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9427183f.Esta dissertação examina as noções de "corpo" e "organicidade" em Grotowski, a partir de suas práticas teatrais, desde os primeiros espetáculos até o Príncipe constante – à exceção de Akropolis -, no intuito de examinar suas buscas, processos de criação, rejeições, retomadas e descobertas. Grotowski manteve, através de reflexões escritas, um diálogo constante com a prática, via de retroalimentação que, algumas vezes, aparece de maneira dicotômica, a depender do contexto de criação. Nesse sentido, existia, por parte do artista, uma necessidade de nomear suas experiências; palavras como "teatro ritual", "ator artificial", "artificialidade", "ator feiticeiro" ou "xamã", "intenção consciente", "intencionalidade", "pilhinhas psíquicas", "transe", "processos psíquicos", "personagem bisturi", "arquétipo", "exercícios de concentração", "relaxamento", "autopenetração", "ator santo", "ato total", "via negativa" são noções associadas aqui a experiências específicas, mas sua contextualização vai depender exclusivamente do processo no qual Grotowski e seus atores se encontravam. Revela-se, desse modo, não uma sistematização de técnicas, mas um compromisso fundamentado principalmente nos seus processos criativos. Demonstra-se uma necessidade do artista por nomear, no seu trabalho, uma série de noções que contribuem no entendimento do seu percurso até a noção de "organicidade" – entendida aqui como ponto cume de suas pesquisas teatrais – que trouxe uma nova compreensão do "corpo" no trabalho do ator.Submitted by Suelen Reis (suziy.ellen@gmail.com) on 2013-03-25T16:19:49Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao%20Francisco%20Farabundo%20Lopez%20Sivira.pdf: 2517312 bytes, checksum: 645c4077e44dfaa268509b895fe2a2fc (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães(ednaide@ufba.br) on 2013-04-05T14:32:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao%20Francisco%20Farabundo%20Lopez%20Sivira.pdf: 2517312 bytes, checksum: 645c4077e44dfaa268509b895fe2a2fc (MD5)Made available in DSpace on 2013-04-05T14:32:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao%20Francisco%20Farabundo%20Lopez%20Sivira.pdf: 2517312 bytes, checksum: 645c4077e44dfaa268509b895fe2a2fc (MD5) Previous issue date: 2011SalvadorGrotowskiCorpoOrganicidadeVia negativaCorpo e organicidade em práticas grotowskianas: das primeiras encenações ao Príncipe Constanteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertação. Francisco SiviraDissertação. Francisco Siviraapplication/pdf2517312https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9427/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o.%20Francisco%20Sivira645c4077e44dfaa268509b895fe2a2fcMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1762https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9427/2/license.txt1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9MD52TEXTDissertacao%20Francisco%20Farabundo%20Lopez%20Sivira.pdf.txtDissertacao%20Francisco%20Farabundo%20Lopez%20Sivira.pdf.txtExtracted texttext/plain472013https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9427/3/Dissertacao%2520Francisco%2520Farabundo%2520Lopez%2520Sivira.pdf.txt700ac61538b6b0ead2bc005d287a5223MD53ri/94272023-11-01 09:27:37.134oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-11-01T12:27:37Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Corpo e organicidade em práticas grotowskianas: das primeiras encenações ao Príncipe Constante
title Corpo e organicidade em práticas grotowskianas: das primeiras encenações ao Príncipe Constante
spellingShingle Corpo e organicidade em práticas grotowskianas: das primeiras encenações ao Príncipe Constante
Sivira, Francisco Farabundo López
Grotowski
Corpo
Organicidade
Via negativa
title_short Corpo e organicidade em práticas grotowskianas: das primeiras encenações ao Príncipe Constante
title_full Corpo e organicidade em práticas grotowskianas: das primeiras encenações ao Príncipe Constante
title_fullStr Corpo e organicidade em práticas grotowskianas: das primeiras encenações ao Príncipe Constante
title_full_unstemmed Corpo e organicidade em práticas grotowskianas: das primeiras encenações ao Príncipe Constante
title_sort Corpo e organicidade em práticas grotowskianas: das primeiras encenações ao Príncipe Constante
author Sivira, Francisco Farabundo López
author_facet Sivira, Francisco Farabundo López
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sivira, Francisco Farabundo López
Sivira, Francisco Farabundo López
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Érico José Souza de
contributor_str_mv Oliveira, Érico José Souza de
dc.subject.por.fl_str_mv Grotowski
Corpo
Organicidade
Via negativa
topic Grotowski
Corpo
Organicidade
Via negativa
description 183f.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-04-05T14:32:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-04-05T14:32:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9427
url http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9427/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o.%20Francisco%20Sivira
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9427/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9427/3/Dissertacao%2520Francisco%2520Farabundo%2520Lopez%2520Sivira.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 645c4077e44dfaa268509b895fe2a2fc
1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9
700ac61538b6b0ead2bc005d287a5223
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502477859684352