Corpo e organicidade em práticas grotowskianas: das primeiras encenações ao Príncipe Constante
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9427 |
Resumo: | 183f. |
id |
UFBA-2_542bfa726565c3fc5a4214338e8e5991 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/9427 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Sivira, Francisco Farabundo LópezSivira, Francisco Farabundo LópezOliveira, Érico José Souza de2013-04-05T14:32:58Z2013-04-05T14:32:58Z2011http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9427183f.Esta dissertação examina as noções de "corpo" e "organicidade" em Grotowski, a partir de suas práticas teatrais, desde os primeiros espetáculos até o Príncipe constante – à exceção de Akropolis -, no intuito de examinar suas buscas, processos de criação, rejeições, retomadas e descobertas. Grotowski manteve, através de reflexões escritas, um diálogo constante com a prática, via de retroalimentação que, algumas vezes, aparece de maneira dicotômica, a depender do contexto de criação. Nesse sentido, existia, por parte do artista, uma necessidade de nomear suas experiências; palavras como "teatro ritual", "ator artificial", "artificialidade", "ator feiticeiro" ou "xamã", "intenção consciente", "intencionalidade", "pilhinhas psíquicas", "transe", "processos psíquicos", "personagem bisturi", "arquétipo", "exercícios de concentração", "relaxamento", "autopenetração", "ator santo", "ato total", "via negativa" são noções associadas aqui a experiências específicas, mas sua contextualização vai depender exclusivamente do processo no qual Grotowski e seus atores se encontravam. Revela-se, desse modo, não uma sistematização de técnicas, mas um compromisso fundamentado principalmente nos seus processos criativos. Demonstra-se uma necessidade do artista por nomear, no seu trabalho, uma série de noções que contribuem no entendimento do seu percurso até a noção de "organicidade" – entendida aqui como ponto cume de suas pesquisas teatrais – que trouxe uma nova compreensão do "corpo" no trabalho do ator.Submitted by Suelen Reis (suziy.ellen@gmail.com) on 2013-03-25T16:19:49Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao%20Francisco%20Farabundo%20Lopez%20Sivira.pdf: 2517312 bytes, checksum: 645c4077e44dfaa268509b895fe2a2fc (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães(ednaide@ufba.br) on 2013-04-05T14:32:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao%20Francisco%20Farabundo%20Lopez%20Sivira.pdf: 2517312 bytes, checksum: 645c4077e44dfaa268509b895fe2a2fc (MD5)Made available in DSpace on 2013-04-05T14:32:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao%20Francisco%20Farabundo%20Lopez%20Sivira.pdf: 2517312 bytes, checksum: 645c4077e44dfaa268509b895fe2a2fc (MD5) Previous issue date: 2011SalvadorGrotowskiCorpoOrganicidadeVia negativaCorpo e organicidade em práticas grotowskianas: das primeiras encenações ao Príncipe Constanteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertação. Francisco SiviraDissertação. Francisco Siviraapplication/pdf2517312https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9427/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o.%20Francisco%20Sivira645c4077e44dfaa268509b895fe2a2fcMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1762https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9427/2/license.txt1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9MD52TEXTDissertacao%20Francisco%20Farabundo%20Lopez%20Sivira.pdf.txtDissertacao%20Francisco%20Farabundo%20Lopez%20Sivira.pdf.txtExtracted texttext/plain472013https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9427/3/Dissertacao%2520Francisco%2520Farabundo%2520Lopez%2520Sivira.pdf.txt700ac61538b6b0ead2bc005d287a5223MD53ri/94272023-11-01 09:27:37.134oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-11-01T12:27:37Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Corpo e organicidade em práticas grotowskianas: das primeiras encenações ao Príncipe Constante |
title |
Corpo e organicidade em práticas grotowskianas: das primeiras encenações ao Príncipe Constante |
spellingShingle |
Corpo e organicidade em práticas grotowskianas: das primeiras encenações ao Príncipe Constante Sivira, Francisco Farabundo López Grotowski Corpo Organicidade Via negativa |
title_short |
Corpo e organicidade em práticas grotowskianas: das primeiras encenações ao Príncipe Constante |
title_full |
Corpo e organicidade em práticas grotowskianas: das primeiras encenações ao Príncipe Constante |
title_fullStr |
Corpo e organicidade em práticas grotowskianas: das primeiras encenações ao Príncipe Constante |
title_full_unstemmed |
Corpo e organicidade em práticas grotowskianas: das primeiras encenações ao Príncipe Constante |
title_sort |
Corpo e organicidade em práticas grotowskianas: das primeiras encenações ao Príncipe Constante |
author |
Sivira, Francisco Farabundo López |
author_facet |
Sivira, Francisco Farabundo López |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sivira, Francisco Farabundo López Sivira, Francisco Farabundo López |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Érico José Souza de |
contributor_str_mv |
Oliveira, Érico José Souza de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Grotowski Corpo Organicidade Via negativa |
topic |
Grotowski Corpo Organicidade Via negativa |
description |
183f. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-04-05T14:32:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-04-05T14:32:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9427 |
url |
http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9427 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9427/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o.%20Francisco%20Sivira https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9427/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/9427/3/Dissertacao%2520Francisco%2520Farabundo%2520Lopez%2520Sivira.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
645c4077e44dfaa268509b895fe2a2fc 1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9 700ac61538b6b0ead2bc005d287a5223 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459427564486656 |