Processos de Transcrição para Violão: Cinco Peças de Ernesto Nazareth
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22832 |
Resumo: | Neste trabalho apresento os procedimentos e recursos por mim utilizados nas transcrições para violão solo de cinco peças para piano do compositor Ernesto Nazareth. Mudança de afinação (scordatura), contornos melódicos, alteração rítmica e uso de digitação e dedilhados são alguns dos recursos utilizados em três gêneros musicais: valsa, polca e tango brasileiro. As peças são: ‘Eponina’ (Valsa), ‘Guerreiro’ (Tango brasileiro), ‘Coração que Sente’ (Valsa), ‘Pipoca’ (Polca) e ‘Furinga’ (Tango brasileiro). O leitor encontrará exemplos musicais comparativos do piano e do violão mostrando os procedimentos acima citados. Na edição das transcrições adicionei sugestões de andamentos e uso de ligaduras técnicas, dentre outras. Há também dois artigos direcionados para o mesmo tema e relatórios referentes às disciplinas de práticas supervisionadas realizadas durante o mestrado. |
id |
UFBA-2_54efbde39a329a33c97fd01ff4511141 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/22832 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Jesus, André Luiz Almeida RamosPeñaranda, Mario Enrique UlloaPeñaranda, Mario Enrique UlloaGondim, Maria Tereza PitaMattos, Robson Barreto2017-06-06T20:36:19Z2017-06-06T20:36:19Z2017-06-062016-12-15TCF - DissertaçãoMemorialhttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22832Neste trabalho apresento os procedimentos e recursos por mim utilizados nas transcrições para violão solo de cinco peças para piano do compositor Ernesto Nazareth. Mudança de afinação (scordatura), contornos melódicos, alteração rítmica e uso de digitação e dedilhados são alguns dos recursos utilizados em três gêneros musicais: valsa, polca e tango brasileiro. As peças são: ‘Eponina’ (Valsa), ‘Guerreiro’ (Tango brasileiro), ‘Coração que Sente’ (Valsa), ‘Pipoca’ (Polca) e ‘Furinga’ (Tango brasileiro). O leitor encontrará exemplos musicais comparativos do piano e do violão mostrando os procedimentos acima citados. Na edição das transcrições adicionei sugestões de andamentos e uso de ligaduras técnicas, dentre outras. Há também dois artigos direcionados para o mesmo tema e relatórios referentes às disciplinas de práticas supervisionadas realizadas durante o mestrado.This paper presents the procedures and resources used in the transcriptions from piano to solo guitar of five pieces by composer Ernesto Nazareth. Change of tuning (scordatura), melodic contours, rhythmic alteration and use of left-hand fingering and right-hand fingering are some of the resources used in three musical genres: waltz, polka and brazilian tango. The pieces are: 'Eponina' (waltz), 'Guerreiro' (brazilian tango), 'Coração que Sente' (waltz), 'Pipoca' (polca) and 'Furinga' (brazilian tango). Comparative musical examples of piano and guitar for the above procedures are shown in the paper. In the edition of transcripts suggestions of movements and use of technical bonds were added, among others. There are also two articles addressed to the same subject and reports on the disciplines of supervised practices carried out during the master's degree.Submitted by André Luiz Almeida Ramos Jesus (andre_arj@hotmail.com) on 2017-04-18T16:43:07Z No. of bitstreams: 1 Processos de transcrição para violão - Final.pdf: 3056003 bytes, checksum: 3671d8b0458f1990795f797f65334fe1 (MD5)Approved for entry into archive by Nilson Nascimento Souza (nilson@ufba.br) on 2017-06-06T20:36:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Processos de transcrição para violão - Final.pdf: 3056003 bytes, checksum: 3671d8b0458f1990795f797f65334fe1 (MD5)Made available in DSpace on 2017-06-06T20:36:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Processos de transcrição para violão - Final.pdf: 3056003 bytes, checksum: 3671d8b0458f1990795f797f65334fe1 (MD5)Violão e transcriçãoViolãoTranscriçãoErnesto NazarethProcessos de Transcrição para Violão: Cinco Peças de Ernesto Nazarethinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de Música da Universidade Federal da BahiaPPGPROM - Programa de Pós-Graduação Profissional em MúsicaEMUS-UFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALProcessos de transcrição para violão - Final.pdfProcessos de transcrição para violão - Final.pdfapplication/pdf3056003https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/22832/1/Processos%20de%20transcri%c3%a7%c3%a3o%20para%20viol%c3%a3o%20-%20Final.pdf3671d8b0458f1990795f797f65334fe1MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/22832/2/license.txt05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34MD52TEXTProcessos de transcrição para violão - Final.pdf.txtProcessos de transcrição para violão - Final.pdf.txtExtracted texttext/plain126747https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/22832/3/Processos%20de%20transcri%c3%a7%c3%a3o%20para%20viol%c3%a3o%20-%20Final.pdf.txt6d9a91ec80f2829144e1cce8042031c3MD53ri/228322022-03-10 15:02:00.816oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-03-10T18:02Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Processos de Transcrição para Violão: Cinco Peças de Ernesto Nazareth |
title |
Processos de Transcrição para Violão: Cinco Peças de Ernesto Nazareth |
spellingShingle |
Processos de Transcrição para Violão: Cinco Peças de Ernesto Nazareth Jesus, André Luiz Almeida Ramos Violão e transcrição Violão Transcrição Ernesto Nazareth |
title_short |
Processos de Transcrição para Violão: Cinco Peças de Ernesto Nazareth |
title_full |
Processos de Transcrição para Violão: Cinco Peças de Ernesto Nazareth |
title_fullStr |
Processos de Transcrição para Violão: Cinco Peças de Ernesto Nazareth |
title_full_unstemmed |
Processos de Transcrição para Violão: Cinco Peças de Ernesto Nazareth |
title_sort |
Processos de Transcrição para Violão: Cinco Peças de Ernesto Nazareth |
author |
Jesus, André Luiz Almeida Ramos |
author_facet |
Jesus, André Luiz Almeida Ramos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus, André Luiz Almeida Ramos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Peñaranda, Mario Enrique Ulloa |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Peñaranda, Mario Enrique Ulloa Gondim, Maria Tereza Pita Mattos, Robson Barreto |
contributor_str_mv |
Peñaranda, Mario Enrique Ulloa Peñaranda, Mario Enrique Ulloa Gondim, Maria Tereza Pita Mattos, Robson Barreto |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Violão e transcrição |
topic |
Violão e transcrição Violão Transcrição Ernesto Nazareth |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Violão Transcrição Ernesto Nazareth |
description |
Neste trabalho apresento os procedimentos e recursos por mim utilizados nas transcrições para violão solo de cinco peças para piano do compositor Ernesto Nazareth. Mudança de afinação (scordatura), contornos melódicos, alteração rítmica e uso de digitação e dedilhados são alguns dos recursos utilizados em três gêneros musicais: valsa, polca e tango brasileiro. As peças são: ‘Eponina’ (Valsa), ‘Guerreiro’ (Tango brasileiro), ‘Coração que Sente’ (Valsa), ‘Pipoca’ (Polca) e ‘Furinga’ (Tango brasileiro). O leitor encontrará exemplos musicais comparativos do piano e do violão mostrando os procedimentos acima citados. Na edição das transcrições adicionei sugestões de andamentos e uso de ligaduras técnicas, dentre outras. Há também dois artigos direcionados para o mesmo tema e relatórios referentes às disciplinas de práticas supervisionadas realizadas durante o mestrado. |
publishDate |
2016 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2016-12-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-06-06T20:36:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-06-06T20:36:19Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-06-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22832 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
TCF - Dissertação Memorial |
identifier_str_mv |
TCF - Dissertação Memorial |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22832 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Música da Universidade Federal da Bahia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PPGPROM - Programa de Pós-Graduação Profissional em Música |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
EMUS-UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Música da Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/22832/1/Processos%20de%20transcri%c3%a7%c3%a3o%20para%20viol%c3%a3o%20-%20Final.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/22832/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/22832/3/Processos%20de%20transcri%c3%a7%c3%a3o%20para%20viol%c3%a3o%20-%20Final.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3671d8b0458f1990795f797f65334fe1 05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34 6d9a91ec80f2829144e1cce8042031c3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459535634923520 |