Processos de Transcrição para Violão: Cinco Peças de Ernesto Nazareth

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, André Luiz Almeida Ramos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22832
Resumo: Neste trabalho apresento os procedimentos e recursos por mim utilizados nas transcrições para violão solo de cinco peças para piano do compositor Ernesto Nazareth. Mudança de afinação (scordatura), contornos melódicos, alteração rítmica e uso de digitação e dedilhados são alguns dos recursos utilizados em três gêneros musicais: valsa, polca e tango brasileiro. As peças são: ‘Eponina’ (Valsa), ‘Guerreiro’ (Tango brasileiro), ‘Coração que Sente’ (Valsa), ‘Pipoca’ (Polca) e ‘Furinga’ (Tango brasileiro). O leitor encontrará exemplos musicais comparativos do piano e do violão mostrando os procedimentos acima citados. Na edição das transcrições adicionei sugestões de andamentos e uso de ligaduras técnicas, dentre outras. Há também dois artigos direcionados para o mesmo tema e relatórios referentes às disciplinas de práticas supervisionadas realizadas durante o mestrado.
id UFBA-2_54efbde39a329a33c97fd01ff4511141
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/22832
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Jesus, André Luiz Almeida RamosPeñaranda, Mario Enrique UlloaPeñaranda, Mario Enrique UlloaGondim, Maria Tereza PitaMattos, Robson Barreto2017-06-06T20:36:19Z2017-06-06T20:36:19Z2017-06-062016-12-15TCF - DissertaçãoMemorialhttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22832Neste trabalho apresento os procedimentos e recursos por mim utilizados nas transcrições para violão solo de cinco peças para piano do compositor Ernesto Nazareth. Mudança de afinação (scordatura), contornos melódicos, alteração rítmica e uso de digitação e dedilhados são alguns dos recursos utilizados em três gêneros musicais: valsa, polca e tango brasileiro. As peças são: ‘Eponina’ (Valsa), ‘Guerreiro’ (Tango brasileiro), ‘Coração que Sente’ (Valsa), ‘Pipoca’ (Polca) e ‘Furinga’ (Tango brasileiro). O leitor encontrará exemplos musicais comparativos do piano e do violão mostrando os procedimentos acima citados. Na edição das transcrições adicionei sugestões de andamentos e uso de ligaduras técnicas, dentre outras. Há também dois artigos direcionados para o mesmo tema e relatórios referentes às disciplinas de práticas supervisionadas realizadas durante o mestrado.This paper presents the procedures and resources used in the transcriptions from piano to solo guitar of five pieces by composer Ernesto Nazareth. Change of tuning (scordatura), melodic contours, rhythmic alteration and use of left-hand fingering and right-hand fingering are some of the resources used in three musical genres: waltz, polka and brazilian tango. The pieces are: 'Eponina' (waltz), 'Guerreiro' (brazilian tango), 'Coração que Sente' (waltz), 'Pipoca' (polca) and 'Furinga' (brazilian tango). Comparative musical examples of piano and guitar for the above procedures are shown in the paper. In the edition of transcripts suggestions of movements and use of technical bonds were added, among others. There are also two articles addressed to the same subject and reports on the disciplines of supervised practices carried out during the master's degree.Submitted by André Luiz Almeida Ramos Jesus (andre_arj@hotmail.com) on 2017-04-18T16:43:07Z No. of bitstreams: 1 Processos de transcrição para violão - Final.pdf: 3056003 bytes, checksum: 3671d8b0458f1990795f797f65334fe1 (MD5)Approved for entry into archive by Nilson Nascimento Souza (nilson@ufba.br) on 2017-06-06T20:36:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Processos de transcrição para violão - Final.pdf: 3056003 bytes, checksum: 3671d8b0458f1990795f797f65334fe1 (MD5)Made available in DSpace on 2017-06-06T20:36:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Processos de transcrição para violão - Final.pdf: 3056003 bytes, checksum: 3671d8b0458f1990795f797f65334fe1 (MD5)Violão e transcriçãoViolãoTranscriçãoErnesto NazarethProcessos de Transcrição para Violão: Cinco Peças de Ernesto Nazarethinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de Música da Universidade Federal da BahiaPPGPROM - Programa de Pós-Graduação Profissional em MúsicaEMUS-UFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALProcessos de transcrição para violão - Final.pdfProcessos de transcrição para violão - Final.pdfapplication/pdf3056003https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/22832/1/Processos%20de%20transcri%c3%a7%c3%a3o%20para%20viol%c3%a3o%20-%20Final.pdf3671d8b0458f1990795f797f65334fe1MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/22832/2/license.txt05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34MD52TEXTProcessos de transcrição para violão - Final.pdf.txtProcessos de transcrição para violão - Final.pdf.txtExtracted texttext/plain126747https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/22832/3/Processos%20de%20transcri%c3%a7%c3%a3o%20para%20viol%c3%a3o%20-%20Final.pdf.txt6d9a91ec80f2829144e1cce8042031c3MD53ri/228322022-03-10 15:02:00.816oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-03-10T18:02Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Processos de Transcrição para Violão: Cinco Peças de Ernesto Nazareth
title Processos de Transcrição para Violão: Cinco Peças de Ernesto Nazareth
spellingShingle Processos de Transcrição para Violão: Cinco Peças de Ernesto Nazareth
Jesus, André Luiz Almeida Ramos
Violão e transcrição
Violão
Transcrição
Ernesto Nazareth
title_short Processos de Transcrição para Violão: Cinco Peças de Ernesto Nazareth
title_full Processos de Transcrição para Violão: Cinco Peças de Ernesto Nazareth
title_fullStr Processos de Transcrição para Violão: Cinco Peças de Ernesto Nazareth
title_full_unstemmed Processos de Transcrição para Violão: Cinco Peças de Ernesto Nazareth
title_sort Processos de Transcrição para Violão: Cinco Peças de Ernesto Nazareth
author Jesus, André Luiz Almeida Ramos
author_facet Jesus, André Luiz Almeida Ramos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, André Luiz Almeida Ramos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Peñaranda, Mario Enrique Ulloa
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Peñaranda, Mario Enrique Ulloa
Gondim, Maria Tereza Pita
Mattos, Robson Barreto
contributor_str_mv Peñaranda, Mario Enrique Ulloa
Peñaranda, Mario Enrique Ulloa
Gondim, Maria Tereza Pita
Mattos, Robson Barreto
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Violão e transcrição
topic Violão e transcrição
Violão
Transcrição
Ernesto Nazareth
dc.subject.por.fl_str_mv Violão
Transcrição
Ernesto Nazareth
description Neste trabalho apresento os procedimentos e recursos por mim utilizados nas transcrições para violão solo de cinco peças para piano do compositor Ernesto Nazareth. Mudança de afinação (scordatura), contornos melódicos, alteração rítmica e uso de digitação e dedilhados são alguns dos recursos utilizados em três gêneros musicais: valsa, polca e tango brasileiro. As peças são: ‘Eponina’ (Valsa), ‘Guerreiro’ (Tango brasileiro), ‘Coração que Sente’ (Valsa), ‘Pipoca’ (Polca) e ‘Furinga’ (Tango brasileiro). O leitor encontrará exemplos musicais comparativos do piano e do violão mostrando os procedimentos acima citados. Na edição das transcrições adicionei sugestões de andamentos e uso de ligaduras técnicas, dentre outras. Há também dois artigos direcionados para o mesmo tema e relatórios referentes às disciplinas de práticas supervisionadas realizadas durante o mestrado.
publishDate 2016
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2016-12-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-06T20:36:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-06-06T20:36:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-06-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22832
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv TCF - Dissertação
Memorial
identifier_str_mv TCF - Dissertação
Memorial
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/22832
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Música da Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv PPGPROM - Programa de Pós-Graduação Profissional em Música
dc.publisher.initials.fl_str_mv EMUS-UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Escola de Música da Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/22832/1/Processos%20de%20transcri%c3%a7%c3%a3o%20para%20viol%c3%a3o%20-%20Final.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/22832/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/22832/3/Processos%20de%20transcri%c3%a7%c3%a3o%20para%20viol%c3%a3o%20-%20Final.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3671d8b0458f1990795f797f65334fe1
05eca2f01d0b3307819d0369dab18a34
6d9a91ec80f2829144e1cce8042031c3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459535634923520