O Ernesto Nazareth de Sérgio Assad: um estudo de procedimentos de reelaboração ao violão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34733 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.312 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo desvendar os procedimentos técnicos e musicais de Sérgio Assad presentes em suas transcrições para o violão a partir das obras de Ernesto Nazareth que compõem o álbum de partituras The music of Ernesto Nazareth. Tal pesquisa se deu via análise comparativa de partituras, bem como de gravações das obras, recursos estes que permitiram identificar e sistematizar os procedimentos, amparados pelos fundamentos teóricos de Flávia Pereira acerca de reelaboração musical e conceitos relativos ao idiomatismo violonístico de Fábio Scarduelli e Sérgio Ribeiro. No percurso de nossa proposta, percebemos uma considerável liberdade para com a escrita de Nazareth, mas cujo resultado final preserva efeitos análogos aos originais, ou mesmo novos efeitos, ressignificando as relações de contrastes entre seções em algumas das obras. Após uma contextualização sobre reelaboração musical, o leitor encontrará um panorama de categorias de procedimentos permeando todo o álbum, bem como a análise específica de três obras representativas que ilustram também como Assad emprega suas soluções. |
id |
UFU_769a80175a8ae475b8ce68ea26a43b04 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/34733 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
2022-04-13T17:33:56Z2022-04-13T17:33:56Z2021-07-20PAULA, Daniel Pires de. O Ernesto Nazareth de Sérgio Assad: um estudo de procedimentos de reelaboração ao violão. 2021. 114 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.312https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34733http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.312Este trabalho tem como objetivo desvendar os procedimentos técnicos e musicais de Sérgio Assad presentes em suas transcrições para o violão a partir das obras de Ernesto Nazareth que compõem o álbum de partituras The music of Ernesto Nazareth. Tal pesquisa se deu via análise comparativa de partituras, bem como de gravações das obras, recursos estes que permitiram identificar e sistematizar os procedimentos, amparados pelos fundamentos teóricos de Flávia Pereira acerca de reelaboração musical e conceitos relativos ao idiomatismo violonístico de Fábio Scarduelli e Sérgio Ribeiro. No percurso de nossa proposta, percebemos uma considerável liberdade para com a escrita de Nazareth, mas cujo resultado final preserva efeitos análogos aos originais, ou mesmo novos efeitos, ressignificando as relações de contrastes entre seções em algumas das obras. Após uma contextualização sobre reelaboração musical, o leitor encontrará um panorama de categorias de procedimentos permeando todo o álbum, bem como a análise específica de três obras representativas que ilustram também como Assad emprega suas soluções.This work aims to unveil Sérgio Assad's technical and musical procedures present in his classical guitar transcriptions, based on the works by Ernesto Nazareth that make up the musical score album The music of Ernesto Nazareth. Such research was carried out by comparative analysis of scores, as well as recordings of the works, resources that allowed us to identify and systematize the procedures, supported by the theoretical foundations of Flávia Pereira about musical re-elaboration and concepts related to the classical guitar idiomatism by Fábio Scarduelli and Sérgio Ribeiro. In the course of our proposal, we noticed a considerable freedom towards Nazareth's writing, but which final result preserves similar effects to the original ones, or even new effects, giving new meaning to the relations of contrasts between sections in some of the works. After a contextualization of musical re-elaboration, the reader will find an overview of the categories of procedures pervading the entire album, as well as specific analyzes of three representative works, which also illustrate how Assad uses his solutions.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorDissertação (Mestrado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em MúsicaBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICAMúsicaViolão - partiturasTeoria musical - Brasil - Séc. XXSérgio AssadErnesto NazarethAnálise MusicalTranscriçãoIdiomatísmoMusical analysisTranscriptionIdiomatismO Ernesto Nazareth de Sérgio Assad: um estudo de procedimentos de reelaboração ao violãoSérgio Assad's Ernesto Nazareth: a study of guitar re-elaboration proceduresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisOrosco, Maurício Tadeu dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/3268304397002139Barreiro, Daniel Luíshttp://lattes.cnpq.br/9231522389312679Scarduelli, Fabiohttp://lattes.cnpq.br/5068745211460296http://lattes.cnpq.br/5431987838433754Paula, Daniel Pires de114111444077info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFULICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/34733/2/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD52ORIGINALErnestoNazarethDe.pdfErnestoNazarethDe.pdfapplication/pdf6822376https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/34733/3/ErnestoNazarethDe.pdf7904b0f950003336964bd9bc41032139MD53TEXTErnestoNazarethDe.pdf.txtErnestoNazarethDe.pdf.txtExtracted texttext/plain223539https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/34733/4/ErnestoNazarethDe.pdf.txtc450de5aa915a4e5dd1359bec8f5e121MD54THUMBNAILErnestoNazarethDe.pdf.jpgErnestoNazarethDe.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1190https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/34733/5/ErnestoNazarethDe.pdf.jpgbe688c9342d813e7e9430235e28e885aMD55123456789/347332022-04-14 03:26:00.914oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2024-04-26T15:13:23.651911Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O Ernesto Nazareth de Sérgio Assad: um estudo de procedimentos de reelaboração ao violão |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Sérgio Assad's Ernesto Nazareth: a study of guitar re-elaboration procedures |
title |
O Ernesto Nazareth de Sérgio Assad: um estudo de procedimentos de reelaboração ao violão |
spellingShingle |
O Ernesto Nazareth de Sérgio Assad: um estudo de procedimentos de reelaboração ao violão Paula, Daniel Pires de CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA Sérgio Assad Ernesto Nazareth Análise Musical Transcrição Idiomatísmo Musical analysis Transcription Idiomatism Música Violão - partituras Teoria musical - Brasil - Séc. XX |
title_short |
O Ernesto Nazareth de Sérgio Assad: um estudo de procedimentos de reelaboração ao violão |
title_full |
O Ernesto Nazareth de Sérgio Assad: um estudo de procedimentos de reelaboração ao violão |
title_fullStr |
O Ernesto Nazareth de Sérgio Assad: um estudo de procedimentos de reelaboração ao violão |
title_full_unstemmed |
O Ernesto Nazareth de Sérgio Assad: um estudo de procedimentos de reelaboração ao violão |
title_sort |
O Ernesto Nazareth de Sérgio Assad: um estudo de procedimentos de reelaboração ao violão |
author |
Paula, Daniel Pires de |
author_facet |
Paula, Daniel Pires de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Orosco, Maurício Tadeu dos Santos |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3268304397002139 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Barreiro, Daniel Luís |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9231522389312679 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Scarduelli, Fabio |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5068745211460296 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5431987838433754 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paula, Daniel Pires de |
contributor_str_mv |
Orosco, Maurício Tadeu dos Santos Barreiro, Daniel Luís Scarduelli, Fabio |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA Sérgio Assad Ernesto Nazareth Análise Musical Transcrição Idiomatísmo Musical analysis Transcription Idiomatism Música Violão - partituras Teoria musical - Brasil - Séc. XX |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sérgio Assad Ernesto Nazareth Análise Musical Transcrição Idiomatísmo Musical analysis Transcription Idiomatism |
dc.subject.autorizado.pt_BR.fl_str_mv |
Música Violão - partituras Teoria musical - Brasil - Séc. XX |
description |
Este trabalho tem como objetivo desvendar os procedimentos técnicos e musicais de Sérgio Assad presentes em suas transcrições para o violão a partir das obras de Ernesto Nazareth que compõem o álbum de partituras The music of Ernesto Nazareth. Tal pesquisa se deu via análise comparativa de partituras, bem como de gravações das obras, recursos estes que permitiram identificar e sistematizar os procedimentos, amparados pelos fundamentos teóricos de Flávia Pereira acerca de reelaboração musical e conceitos relativos ao idiomatismo violonístico de Fábio Scarduelli e Sérgio Ribeiro. No percurso de nossa proposta, percebemos uma considerável liberdade para com a escrita de Nazareth, mas cujo resultado final preserva efeitos análogos aos originais, ou mesmo novos efeitos, ressignificando as relações de contrastes entre seções em algumas das obras. Após uma contextualização sobre reelaboração musical, o leitor encontrará um panorama de categorias de procedimentos permeando todo o álbum, bem como a análise específica de três obras representativas que ilustram também como Assad emprega suas soluções. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-07-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-13T17:33:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-04-13T17:33:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
PAULA, Daniel Pires de. O Ernesto Nazareth de Sérgio Assad: um estudo de procedimentos de reelaboração ao violão. 2021. 114 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.312 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34733 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.312 |
identifier_str_mv |
PAULA, Daniel Pires de. O Ernesto Nazareth de Sérgio Assad: um estudo de procedimentos de reelaboração ao violão. 2021. 114 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.312 |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34733 http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.312 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Música |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/34733/2/license.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/34733/3/ErnestoNazarethDe.pdf https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/34733/4/ErnestoNazarethDe.pdf.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/34733/5/ErnestoNazarethDe.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3 7904b0f950003336964bd9bc41032139 c450de5aa915a4e5dd1359bec8f5e121 be688c9342d813e7e9430235e28e885a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1797425615356297216 |