O Ernesto Nazareth de Sérgio Assad: um estudo de procedimentos de reelaboração ao violão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Daniel Pires de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34733
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.312
Resumo: Este trabalho tem como objetivo desvendar os procedimentos técnicos e musicais de Sérgio Assad presentes em suas transcrições para o violão a partir das obras de Ernesto Nazareth que compõem o álbum de partituras The music of Ernesto Nazareth. Tal pesquisa se deu via análise comparativa de partituras, bem como de gravações das obras, recursos estes que permitiram identificar e sistematizar os procedimentos, amparados pelos fundamentos teóricos de Flávia Pereira acerca de reelaboração musical e conceitos relativos ao idiomatismo violonístico de Fábio Scarduelli e Sérgio Ribeiro. No percurso de nossa proposta, percebemos uma considerável liberdade para com a escrita de Nazareth, mas cujo resultado final preserva efeitos análogos aos originais, ou mesmo novos efeitos, ressignificando as relações de contrastes entre seções em algumas das obras. Após uma contextualização sobre reelaboração musical, o leitor encontrará um panorama de categorias de procedimentos permeando todo o álbum, bem como a análise específica de três obras representativas que ilustram também como Assad emprega suas soluções.
id UFU_769a80175a8ae475b8ce68ea26a43b04
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/34733
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling 2022-04-13T17:33:56Z2022-04-13T17:33:56Z2021-07-20PAULA, Daniel Pires de. O Ernesto Nazareth de Sérgio Assad: um estudo de procedimentos de reelaboração ao violão. 2021. 114 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.312https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34733http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.312Este trabalho tem como objetivo desvendar os procedimentos técnicos e musicais de Sérgio Assad presentes em suas transcrições para o violão a partir das obras de Ernesto Nazareth que compõem o álbum de partituras The music of Ernesto Nazareth. Tal pesquisa se deu via análise comparativa de partituras, bem como de gravações das obras, recursos estes que permitiram identificar e sistematizar os procedimentos, amparados pelos fundamentos teóricos de Flávia Pereira acerca de reelaboração musical e conceitos relativos ao idiomatismo violonístico de Fábio Scarduelli e Sérgio Ribeiro. No percurso de nossa proposta, percebemos uma considerável liberdade para com a escrita de Nazareth, mas cujo resultado final preserva efeitos análogos aos originais, ou mesmo novos efeitos, ressignificando as relações de contrastes entre seções em algumas das obras. Após uma contextualização sobre reelaboração musical, o leitor encontrará um panorama de categorias de procedimentos permeando todo o álbum, bem como a análise específica de três obras representativas que ilustram também como Assad emprega suas soluções.This work aims to unveil Sérgio Assad's technical and musical procedures present in his classical guitar transcriptions, based on the works by Ernesto Nazareth that make up the musical score album The music of Ernesto Nazareth. Such research was carried out by comparative analysis of scores, as well as recordings of the works, resources that allowed us to identify and systematize the procedures, supported by the theoretical foundations of Flávia Pereira about musical re-elaboration and concepts related to the classical guitar idiomatism by Fábio Scarduelli and Sérgio Ribeiro. In the course of our proposal, we noticed a considerable freedom towards Nazareth's writing, but which final result preserves similar effects to the original ones, or even new effects, giving new meaning to the relations of contrasts between sections in some of the works. After a contextualization of musical re-elaboration, the reader will find an overview of the categories of procedures pervading the entire album, as well as specific analyzes of three representative works, which also illustrate how Assad uses his solutions.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorDissertação (Mestrado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em MúsicaBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICAMúsicaViolão - partiturasTeoria musical - Brasil - Séc. XXSérgio AssadErnesto NazarethAnálise MusicalTranscriçãoIdiomatísmoMusical analysisTranscriptionIdiomatismO Ernesto Nazareth de Sérgio Assad: um estudo de procedimentos de reelaboração ao violãoSérgio Assad's Ernesto Nazareth: a study of guitar re-elaboration proceduresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisOrosco, Maurício Tadeu dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/3268304397002139Barreiro, Daniel Luíshttp://lattes.cnpq.br/9231522389312679Scarduelli, Fabiohttp://lattes.cnpq.br/5068745211460296http://lattes.cnpq.br/5431987838433754Paula, Daniel Pires de114111444077info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFULICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/34733/2/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD52ORIGINALErnestoNazarethDe.pdfErnestoNazarethDe.pdfapplication/pdf6822376https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/34733/3/ErnestoNazarethDe.pdf7904b0f950003336964bd9bc41032139MD53TEXTErnestoNazarethDe.pdf.txtErnestoNazarethDe.pdf.txtExtracted texttext/plain223539https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/34733/4/ErnestoNazarethDe.pdf.txtc450de5aa915a4e5dd1359bec8f5e121MD54THUMBNAILErnestoNazarethDe.pdf.jpgErnestoNazarethDe.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1190https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/34733/5/ErnestoNazarethDe.pdf.jpgbe688c9342d813e7e9430235e28e885aMD55123456789/347332022-04-14 03:26:00.914oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2024-04-26T15:13:23.651911Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Ernesto Nazareth de Sérgio Assad: um estudo de procedimentos de reelaboração ao violão
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Sérgio Assad's Ernesto Nazareth: a study of guitar re-elaboration procedures
title O Ernesto Nazareth de Sérgio Assad: um estudo de procedimentos de reelaboração ao violão
spellingShingle O Ernesto Nazareth de Sérgio Assad: um estudo de procedimentos de reelaboração ao violão
Paula, Daniel Pires de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Sérgio Assad
Ernesto Nazareth
Análise Musical
Transcrição
Idiomatísmo
Musical analysis
Transcription
Idiomatism
Música
Violão - partituras
Teoria musical - Brasil - Séc. XX
title_short O Ernesto Nazareth de Sérgio Assad: um estudo de procedimentos de reelaboração ao violão
title_full O Ernesto Nazareth de Sérgio Assad: um estudo de procedimentos de reelaboração ao violão
title_fullStr O Ernesto Nazareth de Sérgio Assad: um estudo de procedimentos de reelaboração ao violão
title_full_unstemmed O Ernesto Nazareth de Sérgio Assad: um estudo de procedimentos de reelaboração ao violão
title_sort O Ernesto Nazareth de Sérgio Assad: um estudo de procedimentos de reelaboração ao violão
author Paula, Daniel Pires de
author_facet Paula, Daniel Pires de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Orosco, Maurício Tadeu dos Santos
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3268304397002139
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Barreiro, Daniel Luís
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9231522389312679
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Scarduelli, Fabio
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5068745211460296
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5431987838433754
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula, Daniel Pires de
contributor_str_mv Orosco, Maurício Tadeu dos Santos
Barreiro, Daniel Luís
Scarduelli, Fabio
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Sérgio Assad
Ernesto Nazareth
Análise Musical
Transcrição
Idiomatísmo
Musical analysis
Transcription
Idiomatism
Música
Violão - partituras
Teoria musical - Brasil - Séc. XX
dc.subject.por.fl_str_mv Sérgio Assad
Ernesto Nazareth
Análise Musical
Transcrição
Idiomatísmo
Musical analysis
Transcription
Idiomatism
dc.subject.autorizado.pt_BR.fl_str_mv Música
Violão - partituras
Teoria musical - Brasil - Séc. XX
description Este trabalho tem como objetivo desvendar os procedimentos técnicos e musicais de Sérgio Assad presentes em suas transcrições para o violão a partir das obras de Ernesto Nazareth que compõem o álbum de partituras The music of Ernesto Nazareth. Tal pesquisa se deu via análise comparativa de partituras, bem como de gravações das obras, recursos estes que permitiram identificar e sistematizar os procedimentos, amparados pelos fundamentos teóricos de Flávia Pereira acerca de reelaboração musical e conceitos relativos ao idiomatismo violonístico de Fábio Scarduelli e Sérgio Ribeiro. No percurso de nossa proposta, percebemos uma considerável liberdade para com a escrita de Nazareth, mas cujo resultado final preserva efeitos análogos aos originais, ou mesmo novos efeitos, ressignificando as relações de contrastes entre seções em algumas das obras. Após uma contextualização sobre reelaboração musical, o leitor encontrará um panorama de categorias de procedimentos permeando todo o álbum, bem como a análise específica de três obras representativas que ilustram também como Assad emprega suas soluções.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-07-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-13T17:33:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-13T17:33:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PAULA, Daniel Pires de. O Ernesto Nazareth de Sérgio Assad: um estudo de procedimentos de reelaboração ao violão. 2021. 114 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.312
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34733
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.312
identifier_str_mv PAULA, Daniel Pires de. O Ernesto Nazareth de Sérgio Assad: um estudo de procedimentos de reelaboração ao violão. 2021. 114 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.312
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/34733
http://doi.org/10.14393/ufu.di.2021.312
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Música
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/34733/2/license.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/34733/3/ErnestoNazarethDe.pdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/34733/4/ErnestoNazarethDe.pdf.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/34733/5/ErnestoNazarethDe.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3
7904b0f950003336964bd9bc41032139
c450de5aa915a4e5dd1359bec8f5e121
be688c9342d813e7e9430235e28e885a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1797425615356297216