Comunicação receptiva e expressiva de crianças de um a três anos com a síndrome congênita do zika vírus em Salvador, Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Brenda Sousa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29294
Resumo: Objetivo: descrever a comunicação de crianças com a Síndrome Congênita do Zika Vírus e investigar características associadas ao desempenho comunicativo. Método: estudo observacional exploratório, descritivo, de casuística. A população foi constituída por 165 crianças com a síndrome nascidas em Salvador, Bahia. Foram coletados dados sociodemográficos, sobre o ambiente doméstico (HOME) e sobre comunicação receptiva e expressiva (Escala Bayley III). As principais variáveis foram idade cronológica, idade desenvolvimental e diferença entre estas. As covariáveis foram sexo da criança, quem é, idade, e escolaridade do cuidador principal, sua inserção no mercado de trabalho e recebimento de auxílio no cuidado e em tarefas domésticas, além de outras crianças na residência, renda familiar e escores do HOME. Resultados: a mediana da idade cronológica foi de 20,0 meses e para idade desenvolvimental as medianas foram 7,0 meses para comunicação receptiva e 2,7 meses para comunicação expressiva. As diferenças sumarizadas entre idades cronológica e desenvolvimental foram de 11,6 meses para comunicação receptiva e 15,5 meses para a expressiva. Das 14 habilidades de comunicação receptiva esperadas, seis estiveram presentes e das 19 habilidades de comunicação expressiva esperadas, duas estiveram presentes. Características associadas a um melhor desempenho de comunicação foram: quando o cuidador exercia atividade com vínculo de trabalho ou quando este não recebia auxílio em tarefas domésticas e/ou no cuidado da criança.
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Resultados: a mediana da idade cronológica foi de 20,0 meses e para idade desenvolvimental as medianas foram 7,0 meses para comunicação receptiva e 2,7 meses para comunicação expressiva. As diferenças sumarizadas entre idades cronológica e desenvolvimental foram de 11,6 meses para comunicação receptiva e 15,5 meses para a expressiva. Das 14 habilidades de comunicação receptiva esperadas, seis estiveram presentes e das 19 habilidades de comunicação expressiva esperadas, duas estiveram presentes. Características associadas a um melhor desempenho de comunicação foram: quando o cuidador exercia atividade com vínculo de trabalho ou quando este não recebia auxílio em tarefas domésticas e/ou no cuidado da criança.Submitted by Colegiado de Fono (colegiadofono@gmail.com) on 2019-02-11T17:41:32Z No. of bitstreams: 1 TCC - Brenda Sousa - 2018.2 - Versão Final.pdf: 1058616 bytes, checksum: 23f3ecc1ef9e3d4ee11b7206fb8c38ae (MD5)Approved for entry into archive by Delba Rosa (delba@ufba.br) on 2019-04-12T11:40:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - Brenda Sousa - 2018.2 - Versão Final.pdf: 1058616 bytes, checksum: 23f3ecc1ef9e3d4ee11b7206fb8c38ae (MD5)Made available in DSpace on 2019-04-12T11:40:54Z (GMT). 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