Dendê em manchas: experimentações artísticas aplicadas ao design de superfície têxtil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Portela, Pablo Luís dos Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39070
Resumo: Esta tese apresentou o dendê enquanto elemento da cultura baiana que carrega simbolismos de identidade negra, no qual promoveu interações e inovação tanto no âmbito da arte como no design contemporâneos por meio de diferentes processos criativos, linguagens visuais e experimentações autorais. Para esse intuito, desenvolveu-se a proposta conceitual de Dendê em manchas que dialogou no campo da cultura, das artes visuais, do design de superfície e do design de moda. Objetivou-se investigar e produzir poéticas visuais sobre o dendezeiro e seus componentes por meio de experimentações artísticas que são referências para o desenvolvimento de design de superfície têxtil. O percurso teórico-metodológico se cercou de bibliografias que abordaram, de modo geral, sobre arte contemporânea, design de superfície, cultura afrorreferenciada, dendê, pertencimento, experiência artística, moda, antropologia, educação, identidade negra, ancestralidade, religiosidade de matriz africana, formatividade, processos criativos, pigmentos naturais. Para tanto, discutiu -se o eixo cultural no Capítulo 1 com o histórico do dendê, os contextos como o são compreendidos, a tipologia e classificação de sua estrutura formal, a relação sagrada que estabeleceu no Candomblé e em uma oficina artístico-cultural. No Capítulo 2 averiguou-se a produção autoral de artes visuais de profissionais brasileiros em que me incluo, a experiência com dendê para a construção do livro de artista “Torrão”, a ação com dendê da performance “Aroma de Dendê”, o laboratório de composição da tinta com dendê, bem como o experimento do tingimento natural e impressão botânica com dendê. O Capítulo 3 contemplou a área do design de superfície destacando elementos técnicos e metodológicos para a construção de projetos, o alicerce metodológico de Aloísio Magalhães para a criação dos Cartemas em que a partir deste fundamento criei a série de padrões intitulada “Cartemas com Dendê” usando a referência do dendê e de seus componentes. O Capítulo 4 se dedicou ao projeto colaborativo “Dendém: Moda Mancha de Dendê” o qual foi realizado em parceria com discentes do curso de Design de Moda para o desenvolvimento de uma coleção cápsula que recebeu o mesmo nome do projeto. Na Conclusão houve o reconhecimento de três resultados significativos na tese dentre os experimentos efetuados que são a produção da tinta com dendê, a série de padrões “Cartemas com Dendê” e a coleção cápsula “Dendém: Moda Mancha de Dendê”, além disso pontos relevantes de contribuição dos capítulos e indicações de desdobramentos da pesquisa. E os Apêndices mostraram a dimensão atual da produção artesanal, semiartesanal e industrial de azeite de dendê no território do Baixo Sul da Bahia. O caráter desta pesquisa se evidenciou pela abordagem multidisciplinar, experimental, qualitativa, no qual se consolidou a construção de variados procedimentos metodológicos em artes e design.
id UFBA-2_556f9799f258d4e58fdbf531678b211a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/39070
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2024-02-22T18:16:34Z2024-02-22T18:16:34Z2023-03-03https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39070Esta tese apresentou o dendê enquanto elemento da cultura baiana que carrega simbolismos de identidade negra, no qual promoveu interações e inovação tanto no âmbito da arte como no design contemporâneos por meio de diferentes processos criativos, linguagens visuais e experimentações autorais. Para esse intuito, desenvolveu-se a proposta conceitual de Dendê em manchas que dialogou no campo da cultura, das artes visuais, do design de superfície e do design de moda. Objetivou-se investigar e produzir poéticas visuais sobre o dendezeiro e seus componentes por meio de experimentações artísticas que são referências para o desenvolvimento de design de superfície têxtil. O percurso teórico-metodológico se cercou de bibliografias que abordaram, de modo geral, sobre arte contemporânea, design de superfície, cultura afrorreferenciada, dendê, pertencimento, experiência artística, moda, antropologia, educação, identidade negra, ancestralidade, religiosidade de matriz africana, formatividade, processos criativos, pigmentos naturais. Para tanto, discutiu -se o eixo cultural no Capítulo 1 com o histórico do dendê, os contextos como o são compreendidos, a tipologia e classificação de sua estrutura formal, a relação sagrada que estabeleceu no Candomblé e em uma oficina artístico-cultural. No Capítulo 2 averiguou-se a produção autoral de artes visuais de profissionais brasileiros em que me incluo, a experiência com dendê para a construção do livro de artista “Torrão”, a ação com dendê da performance “Aroma de Dendê”, o laboratório de composição da tinta com dendê, bem como o experimento do tingimento natural e impressão botânica com dendê. O Capítulo 3 contemplou a área do design de superfície destacando elementos técnicos e metodológicos para a construção de projetos, o alicerce metodológico de Aloísio Magalhães para a criação dos Cartemas em que a partir deste fundamento criei a série de padrões intitulada “Cartemas com Dendê” usando a referência do dendê e de seus componentes. O Capítulo 4 se dedicou ao projeto colaborativo “Dendém: Moda Mancha de Dendê” o qual foi realizado em parceria com discentes do curso de Design de Moda para o desenvolvimento de uma coleção cápsula que recebeu o mesmo nome do projeto. Na Conclusão houve o reconhecimento de três resultados significativos na tese dentre os experimentos efetuados que são a produção da tinta com dendê, a série de padrões “Cartemas com Dendê” e a coleção cápsula “Dendém: Moda Mancha de Dendê”, além disso pontos relevantes de contribuição dos capítulos e indicações de desdobramentos da pesquisa. E os Apêndices mostraram a dimensão atual da produção artesanal, semiartesanal e industrial de azeite de dendê no território do Baixo Sul da Bahia. O caráter desta pesquisa se evidenciou pela abordagem multidisciplinar, experimental, qualitativa, no qual se consolidou a construção de variados procedimentos metodológicos em artes e design.This thesis presented oil palm as an element of Bahia's culture that carries black identity symbols, which has promoted interactions and innovation in both contemporary art and design in contemporary art and design through different creative processes, visual languages, and authorial different creative processes, visual languages, and authorial experimentation. To this end, the conceptual proposal Oil palm in patches was developed, which dialogued in the field of culture, visual arts, surface design, and fashion design. The objective was to investigate and and produce visual poetics about the palm tree and its components through artistic experimentation that are references for the development of textile surface design. textile surface design. The theoretical and methodological approach was based on bibliographies that in a general way, about contemporary art, surface design, afro-referenced culture afroreferenced culture, palm oil, belonging, artistic experience, fashion, anthropology education, black identity, ancestry, religiosity of African matrix, formativity, creative processes, natural pigments. To this end, the cultural axis was discussed in cultural axis was discussed in Chapter 1 with the history of oil palm, the contexts the typology and classification of its formal structure, the sacred relationship it established in Candomblé and in an artistic-cultural workshop. In Chapter 2, we investigated the visual arts of visual arts by Brazilian professionals, myself included, the experience with palm oil for the the construction of the artist's book "Torrão", the action with palm oil of the performance "Aroma de Dendê", the "Aroma de Dendê", the laboratory of dyeing with palm oil, as well as the experimente experiment in natural dyeing and botanical printing with palm oil. Chapter 3contemplated the area of surface design, highlighting technical and methodological and methodological elements for the construction of projects, Aloísio Magalhães' methodological Magalhães for the creation of Cartemes, in which, based on this foundation, I created the series of patterns entitled "Cartemes with Dendê", using the reference to dendê palm and its components. Chapter 4 is dedicated to the collaborative project "Dendém: Moda Mancha which was carried out in partnership with students from the Fashion Design for the development of a capsule collection that received the same name as the project. In the Conclusion, there was the recognition of three significant results in the thesis among the experiments carried out, which are the production of the dye with palm oil, the series of patterns "and the capsule collection "Dendém: Moda Mancha de Dendê", in addition to relevant relevant points of contribution of the chapters and indications of further developments of the research. And the Appendices showed the current dimension of artisanal production, semi-artisanal and industrial production of palm oil in the territory of the South Bass of Bahia. The Character of this research was evidenced by its multidisciplinary, experimental, and qualitative approach, in which the construction of various methodological procedures in arts and design was consolidated.porUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV )UFBABrasilEscola de Belas ArtesTextile designPalm oilArtistic experimentsInnovationCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESDesign têxtilDendêExperimentações artísticasInovaçãoDendê em manchas: experimentações artísticas aplicadas ao design de superfície têxtilDoutoradoinfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionFactum, Ana Beatriz SimonFactum, Ana Beatriz SimonBiriba, Ricardo BarretoMenezes, Marizilda dos SantosFerreira, Edson DiasCidreira, Renata Pitombohttps://lattes.cnpq.br/7185823323973900Portela, Pablo Luís dos Santosreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTese Pablo Luís dos Santos Portela PPGAV-UFBA.pdfTese Pablo Luís dos Santos Portela PPGAV-UFBA.pdfapplication/pdf40365546https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39070/1/Tese%20Pablo%20Lu%c3%ads%20dos%20Santos%20Portela%20PPGAV-UFBA.pdf4d2c116c1b258dea1f4cde7c5fb2433aMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1720https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39070/2/license.txtd9b7566281c22d808dbf8f29ff0425c8MD52open accessri/390702024-02-22 15:16:34.865open accessoai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322024-02-22T18:16:34Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dendê em manchas: experimentações artísticas aplicadas ao design de superfície têxtil
title Dendê em manchas: experimentações artísticas aplicadas ao design de superfície têxtil
spellingShingle Dendê em manchas: experimentações artísticas aplicadas ao design de superfície têxtil
Portela, Pablo Luís dos Santos
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Design têxtil
Dendê
Experimentações artísticas
Inovação
Textile design
Palm oil
Artistic experiments
Innovation
title_short Dendê em manchas: experimentações artísticas aplicadas ao design de superfície têxtil
title_full Dendê em manchas: experimentações artísticas aplicadas ao design de superfície têxtil
title_fullStr Dendê em manchas: experimentações artísticas aplicadas ao design de superfície têxtil
title_full_unstemmed Dendê em manchas: experimentações artísticas aplicadas ao design de superfície têxtil
title_sort Dendê em manchas: experimentações artísticas aplicadas ao design de superfície têxtil
author Portela, Pablo Luís dos Santos
author_facet Portela, Pablo Luís dos Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Factum, Ana Beatriz Simon
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Factum, Ana Beatriz Simon
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Biriba, Ricardo Barreto
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Menezes, Marizilda dos Santos
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Ferreira, Edson Dias
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Cidreira, Renata Pitombo
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv https://lattes.cnpq.br/7185823323973900
dc.contributor.author.fl_str_mv Portela, Pablo Luís dos Santos
contributor_str_mv Factum, Ana Beatriz Simon
Factum, Ana Beatriz Simon
Biriba, Ricardo Barreto
Menezes, Marizilda dos Santos
Ferreira, Edson Dias
Cidreira, Renata Pitombo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Design têxtil
Dendê
Experimentações artísticas
Inovação
Textile design
Palm oil
Artistic experiments
Innovation
dc.subject.por.fl_str_mv Design têxtil
Dendê
Experimentações artísticas
Inovação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Textile design
Palm oil
Artistic experiments
Innovation
description Esta tese apresentou o dendê enquanto elemento da cultura baiana que carrega simbolismos de identidade negra, no qual promoveu interações e inovação tanto no âmbito da arte como no design contemporâneos por meio de diferentes processos criativos, linguagens visuais e experimentações autorais. Para esse intuito, desenvolveu-se a proposta conceitual de Dendê em manchas que dialogou no campo da cultura, das artes visuais, do design de superfície e do design de moda. Objetivou-se investigar e produzir poéticas visuais sobre o dendezeiro e seus componentes por meio de experimentações artísticas que são referências para o desenvolvimento de design de superfície têxtil. O percurso teórico-metodológico se cercou de bibliografias que abordaram, de modo geral, sobre arte contemporânea, design de superfície, cultura afrorreferenciada, dendê, pertencimento, experiência artística, moda, antropologia, educação, identidade negra, ancestralidade, religiosidade de matriz africana, formatividade, processos criativos, pigmentos naturais. Para tanto, discutiu -se o eixo cultural no Capítulo 1 com o histórico do dendê, os contextos como o são compreendidos, a tipologia e classificação de sua estrutura formal, a relação sagrada que estabeleceu no Candomblé e em uma oficina artístico-cultural. No Capítulo 2 averiguou-se a produção autoral de artes visuais de profissionais brasileiros em que me incluo, a experiência com dendê para a construção do livro de artista “Torrão”, a ação com dendê da performance “Aroma de Dendê”, o laboratório de composição da tinta com dendê, bem como o experimento do tingimento natural e impressão botânica com dendê. O Capítulo 3 contemplou a área do design de superfície destacando elementos técnicos e metodológicos para a construção de projetos, o alicerce metodológico de Aloísio Magalhães para a criação dos Cartemas em que a partir deste fundamento criei a série de padrões intitulada “Cartemas com Dendê” usando a referência do dendê e de seus componentes. O Capítulo 4 se dedicou ao projeto colaborativo “Dendém: Moda Mancha de Dendê” o qual foi realizado em parceria com discentes do curso de Design de Moda para o desenvolvimento de uma coleção cápsula que recebeu o mesmo nome do projeto. Na Conclusão houve o reconhecimento de três resultados significativos na tese dentre os experimentos efetuados que são a produção da tinta com dendê, a série de padrões “Cartemas com Dendê” e a coleção cápsula “Dendém: Moda Mancha de Dendê”, além disso pontos relevantes de contribuição dos capítulos e indicações de desdobramentos da pesquisa. E os Apêndices mostraram a dimensão atual da produção artesanal, semiartesanal e industrial de azeite de dendê no território do Baixo Sul da Bahia. O caráter desta pesquisa se evidenciou pela abordagem multidisciplinar, experimental, qualitativa, no qual se consolidou a construção de variados procedimentos metodológicos em artes e design.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-03-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-22T18:16:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-22T18:16:34Z
dc.type.driver.fl_str_mv Doutorado
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39070
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39070
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV )
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Belas Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39070/1/Tese%20Pablo%20Lu%c3%ads%20dos%20Santos%20Portela%20PPGAV-UFBA.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39070/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4d2c116c1b258dea1f4cde7c5fb2433a
d9b7566281c22d808dbf8f29ff0425c8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459365900877824